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50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 21:17
por marco pires
boas.

decidi abrir este tópico porque tenho um amigo que afirma a pés juntos que a distribuição de peso dos bmw que é normalmente de 50/50,não tem qualquer tipo de eficacia practica,e até pelo contrário,acaba por ser um carro menos equilibrado em termos de peso em andamento:

diz ele que os 50/50 são com o carro vazio,ou quanto muito com o peso do condutor,com passageiros os outros carros que normalmente tem mais peso a frente do que atrás,acabam por ficar mais equilibrados e mais proximos da realidade dos 50/50,do que os bmw,que com o peso adicional dos passageiros,não só deixam de ter os tais 50/50,como passam a ser mais desequilibrados que os outros.
diz ele que com o seu carro(opel vectra ultimo modelo),ao levar passageiros atrás,ou alguma carga no porta bagagens,vai compensar e aproximar mais o seu carro dos tais 50/50,visto ele ter em vazio menos peso atrás do que á frente,do que um bmw,que ao ter essa distribuição em vazio,fica com um desequilibrio superior,e bem mais longe dos 50/50 que qualquer outro carro.

gostava de saber se de facto isto é assim,é que a ser verdade,lá se vai o mito dos 50/50 em termos de dinamica,e estamos perante mais um objecto de marketing do que propriamente uma realidade.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 21:21
por moreira_89
eu acho que tem mais peso á frente do que atras

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 21:50
por David
50/50 com deposito cheio.

Esta distribuiçao é pensada para a utilizaçao do carro nos limites,logo, sem passageiros.Com passageiros a utilizaçao nao deve de ser tao intesiva por razoes diversas. de qualquer modo, em travagem, há tranferencia de peso para a frente...mesmo com peso adicional na traseira vai aumentar a carga na frente voltando o bmw a ser mais equilibrado e, logo,mais seguro.

Mas concordo q um tipico FWD com os cerca de 60/40 é mais facil de utilizar porque é mais previsivel

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 22:19
por metale
Para performance, RWD importa muito mais que 50/50. Logo aí coitadinho do vectra. É comparar maçãs com gafanhotos.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 22:20
por cap
Falar em comportamento dinâmico e depois colocar bmw e opel vectra no mesmo parágrafo faz bons abdominais. De tanto rir. :lol:

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 22:53
por germanii
A meu ver os unicos carros 50/50 sao os carros com motor Central ai as massas estao equilibradas..

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 22:58
por metale
Por acaso esses costumam ser 40/60 ou à volta disso.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 23:11
por marco pires
mas a questão era:

se com passageiros,um carro que diz ter 50/50 em vazio,não acaba por ser menos equilibrado(em função do peso dos ocupantes),do que um que não tem esse equilibrio em vazio,mas depois compensa com os ocupantes.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 23:21
por metale
50/50 só interessa para performance (e não interessa assim tanto). Quando se leva o carro carregado com gente quem é que vai a ligar ao comportamento dinâmico...? ;) Se vai, não devia lol

Reparem na posição dos bancos da frente de um série 3. É praticamente a meio dos dois eixos. Ou seja, o condutor interfere pouco com isso.

Há coisas muito mais críticas do que o 50/50 como sendo o peso leve (coisa que ninguém tem nesta era em que o objectivo do pessoal é encher os carros com extras).

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 01 abr 2010, 23:28
por marco pires
exato,
mas era só para eu conseguir compreender se o argumento dele,de que com o carro com passageiros,os que não tinham os 50/50 em vazio,ficavam depois mais proximos dessa realidade,era verdade ou não.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 02 abr 2010, 01:33
por Dudex
marco pires Escreveu:exato,
mas era só para eu conseguir compreender se o argumento dele,de que com o carro com passageiros,os que não tinham os 50/50 em vazio,ficavam depois mais proximos dessa realidade,era verdade ou não.
Basta pensares que a dinâmica não é apurada ou afinada para um carro cheio, logo em condições normais de utilização isso não se verifica. E sinceramente, é um argumento um pouco idiota pelas várias razões já dadas :lol1

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 02 abr 2010, 03:15
por Cpt.Saveahoe
Os série 1 coupe não têm uma distribuição de 50-50 assumida? Acho que vi algures num site ou revista que era dos carros mais equilibrados em termos de distribuição de peso.

ps.
cap Escreveu:Falar em comportamento dinâmico e depois colocar bmw e opel vectra no mesmo parágrafo faz bons abdominais. De tanto rir. :lol:
Agreed. :fixe

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 02 abr 2010, 11:09
por metale
marco pires, é a tal coisa. Nem se chega a colocar. Há tanta coisa "errada" dinamicamente nesse exemplo (FWD, carregado com passageiros, portanto pesado, com o motor à frente das rodas da frente) que mesmo que chegasse aos 50/50 (que duvido MUITO que chegue), não chegava aos calcanhares de um E36 compact sem pneu suplente, macaco, ferramentas, forras da mala e banco de trás (isto para ir buscar o exemplo de um bmw leve de traseira).

Uma das principais formas da BMW chegar aos 50/50 é as rodas da frente estarem muito à ponta da frente, e as de trás mais para dentro (olhem para um E36 sedan/coupe de lado e vê-se logo). Se virem os FWD, as rodas da frente estão muito mais para dentro e as de trás mais à ponta.

Por isso é que em diagonal junto a passeios, em estaciono FWDs de frente, e RWDs de traseira, para ficarem mais juntos ao passeio.

Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 06 abr 2010, 10:04
por Metralha
Comparar um BMW com um Opel Vectra em termmos dinamicos....sem comentarios....

Deixo umas fotos que tirei em 2007 KL - Malasia, que falam por si...

Imagem
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Re: 50/50 mito ou realidade?

Enviado: 06 abr 2010, 10:44
por navigator
Publicidade na Malasia em inglês? Devem ter muita coisa em inglês então...Sitio bom pa visitar :P

Como foi dito, 50:50 consegue-se se não houverem ocupantes nos bancos de trás. Além disso, quem disse que é o melhor? Há quem defenda 46:54 ou por ai...ligeiramente mais leve de frente...e aí os FWD não chegam, a não ser que os carreguem bem atrás :lol1

Vê os F1 e carros telecomandados apurados, são smp mais atrás, não são?!