portagens nas scuts

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

portagens nas scuts

Mensagem por marco pires »

finalmente estamos a poucas horas da entrada em vigor do diploma que regula o pagamento das scuts,a partir da meia noite de hoje os utilizadores destas vias começam a pagar pelo usufruto das mesmas,acabando assim uma injustiça que desde sempre havia em relação a outras regiões do país,será provavelmente a unica medida de jeito que este governo aplicou e que está prevista no PEC e no orçamento geral do estado para 2010,que foi aprovado pela assembleia da republica,a medida visa integrar o plano de combate ao défice publico mas tambem uma equidade entre os cidadãos deste país e o interesse publico.

entretanto duas providencias cautelares foram intrepostas com o objectivo de fazer parar a cobrança das portagens,mas pelos visto não terá consequencias na questão da cobrança,já que o governo estará a preparar uma resolução em que coloca a medida como de interesse nacional,que tem como consequencia,a não suspensão da cobrança das portagens por acção das providencias cautelares.

a medida a meu ver é justa e fundamenta a universalidade do utilizador pagador,não colocando nos outros contribuintes que não utilizam essas mesmas vias,a carga fiscal que irá ser usada para a manutenção dessas mesmas vias,certamente ninguem deverá achar justo um cidadão de lisboa ou do algarve,estar a pagar com uma parte dos seus impostos,estas vias que provavelmente nunca irá utilizar.

lembro que na area metropolitana de lisboa,paga-se em todas as vias,seja nos acessos dos conselhos a norte de lisboa usando a A1,seja nos conselhos a leste a oeste de lisboa nomeadamente a AE de cascais,seja nos conselhos a sul de lisboa que usam as duas pontes sobre o tejo ambas tributáveis e obviamente sem alternativas,aliás o argumento da falta das alternativas tem expressão maxima não no norte,mas sim em lisboa,onde milhares de pessoas para entrar em lisboa,tem que usar e pagar as duas pontes que atravessam o tejo,se não usarem as pontes,então só podem ir a nado,ou então usar os transportes publicos,no norte para alem dos transportes publicos,ainda podem usar as vias alternativas,boas ou más,sempre existem,enquanto quem tiver que cruzar o tejo para ir trabalhar,só se for a nado.

de saudar o chumbo dos projectos de lei dos BE e PCP para revogação das portagens,para alem de ser uma medida injusta(a suspensão das portagens),tem apenas objectivos eleitoralistas e demagógicos.


compreendo que quem não pagava e vai agora começar a pagar,vai sempre achar esta medida injusta,mas há que olhar não apenas para o umbigo,e pensar que injusto é que outros paguem sem sequer usar essas vias,que outros já pagam e sempre pagaram à muitos anos para irem para o seu local de trabalho,que outros que sempre pagaram nunca tiveram alternativas caso não quisessem pagar(caso da travessia do tejo).

por outro lado argumentos sobre indices per capita e assimetrias entre norte e sul,revelam-se sem fundamento,nomeadamente ao nivel das zonas metropolitanas de Lisboa e Porto,onde o nivel de vida se apresenta semelhante,havendo ainda assim na região de lisboa uma superioridade ligeira em relação á zona do porto no que ao indice per capita diz respeito,de qualquer forma essa vantagem acaba-se por se esbater porque é tambem em lisboa que os preços dos bens essencias são mais caros,de uma forma geral lisboa é a cidade mais cara do país,levando assim a um maior esforço financeiro por parte das familias.
os vários dados que atestam isso podem ser visto no site o Instituito Português de estatistica: www.ine.pt

saudo assim e para terminar esta medida que irá entrar em vigor dentro de cerca de 2 horas,menos uma desigualdade que acaba,embora infelismente muitas outras ainda presistam.

fora isto tudo,lamento e condeno toda a palhaçada em torno das formas de pagamento,nomeadamente o DEM,e a trapalhada que se criou à volta disso,mas tambem não posso deixar de condenar a típica cultura portuguesa do deixar andar até à ultima,dando depois origem ás situações que se viram nas várias lojas da via verde.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: portagens nas scuts

Mensagem por germanii »

Nao sei que dizer ,mas para mim como falas da Ponte do Tejo que se tem que Pagar podia ser de Borla em vez de fazer Pagar aqueles que nunca utilisam a AE (isto se pecebi bem o teu comentario)Quanto a lIsboa ser a Cidade mais Cara ,tambem è aonde se ve Mais Miseria ,mas isto è em Todas as Capitais do Mundo.

Mas resumindo para ficar mais instruido ,quer dizer que todos os Portugueses vao Pagar AE mesmo se nao utilisam ,desculpa a minha Falta de Conhecimento ;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: portagens nas scuts

Mensagem por marco pires »

o contrário; até agora haviam auto estradas onde se pagavam e outras onde não se pagavam(as tais scuts de que se fala),como sabes todas as vias tem despesas de manutenção,principalmente as auto estradas,ora,com esta situação que tinhamos até agora,haviam utilizadores que todos os dias para irem para o seu local de trabalho ou para passear ou seja para o que for,usavam estas vias grátis,enquanto outros para fazerem a mesma coisa como por exemplo na zona de lisboa,tinham(e tem) que pagar.

por isso mesmo eu por exemplo bem como muitos milhares de pessoas que todos os dias tem que usar as auto estradas e as pontes para atravessar o tejo(e não temos alternativas,se queremos entrar em lisboa,temos que ir pelas pontes e pagar),viam parte dos seus impostos serem canalizados para a manutenção e pagamento por parte do estado ás concessionárias destas tais auto estradas em que não se pagava na zona do porto.

se eu não utilizo estas vias que até agora era de grátis,porque é que tinha que ver parte dos impostos que eu pago serem canalizados para essas vias?,quem lá anda que as pague,porque já aqui na zona de lisboa é e sempre foi assim.

imagina tu aí na frança todos os dias para ires para o teu emprego teres que ir na auto estrada e pagares portagem.
agora imagina que um outro cidadão em outra cidade de frança fazia como tu,usava a auto estrada para ir para o emprego,mas ao contrário de ti estava a utilizar uma via que o governo tinha decretado como sendo gratuita.

achavas justo depois todos os anos o governo ir aos impostos que tu pagas ,buscarem 2 ou 3% para financiar a manutenção dessa tal via que o outro cidadão usa mas não paga?

isso era uma injustiça,se tu pagas para utilizar a via e assim estás a contribuir para a manutenção da mesma,o outro na outra cidade deve fazer o mesmo,não é estar a usar à borla e o outro que vive a 300 ou 400km estar a pagar com parte dos seus impostos uma via que provavelmente nunca irá utilizar.

resumidamente o que vai passar a acontecer,é que todos os que utilizarem as auto estradas vão pagar,até agora como eu já disse haviam uns que viviam em zonas onde não pagava,e outros que viviam em zonas onde se pagava,uns eram filhos de deus,outros eram filhos do diabo.
agora todos pagam,e é assim que deve ser.
as coisas para serem justas e para haver igualdade,é todos pagarem,ou então ninguem pagar,agora uns pagarem e outros não,isso é que não pode ser,e até agora era assim que era.


ps- como vão as coisas ai por França amigo germanii?
as noticias por aqui falam que a vossa greve já dura à uns dias e que já começa a haver falta de combustivel nas estações de serviço,isso está mesmo mau por aí.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
intek
Membro Gold
Mensagens: 1011
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5
Localização: Zona Norte e arredores

Re: portagens nas scuts

Mensagem por intek »

marco discordo!! :D Para começar os salários aqui no norte são inferiores do que no sul e depois o norte infelizmente é a zona de portugal mais fustigada pelo desemprego!!! Para mim o problema não é tanto cobrar aqui no norte mas sim, retirar esse principio do utilizador/pagador!!! se reparares bem tu e eu e todos os portugueses pagamos impostos e mais impostos que supostamente são para pagar essas scuts e afins!!!...

Abraço :fixe
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

Avatar do Utilizador
dani_320d
Membro Senior
Mensagens: 816
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra
Localização: ilhavo-aveiro

Re: portagens nas scuts

Mensagem por dani_320d »

acho que a mobilidade gratuita devia ser para todos... as cobranças de portagens dá pa pagar muita manutençao sim senhor... mas não é só a pensar na manutenção que colocam portagens... é na receita que obteem e nós feitos otarios baixamos a coluna e deixamos eles fazerem o que fazem... agora digam-me... quanto dinheiro veio da UE para compartecipar parte da construçao das scuts??? e agora vamos pagar o que já foi comparticipado??? quanto é o ordenado em média em Lisboa??? e em Aveiro??? mas optimo mesmo optimo era não se pagar para se circular uma vez que já pagamos muito em combustivel... porque não retiram as portagens e vão buscar dinheiro á galp??? pois é... voces diriam ai e tal a gota ficava mais cara... pois ficava, mas se tivessemos agora na actualidade a pagar o real valor da gota certamente eram uns centimos a menos... que justificaçao há para termos os combustiveis mais caros da europa???? eu sei... eu sei que o país na alice no pais das maravilhas é uma historia... ...

analizem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=98dUzbV-mug[/youtube]

JMGP
Membro Gold
Mensagens: 1030
Registado: 03 jan 2005, 01:01
Localização: Massamá

Re: portagens nas scuts

Mensagem por JMGP »

Eu quando fui até ao Porto nos feriados de Junho até estranhava andar nas AE's sem pagar.
Aqui por lisboa um gajo paga tudo e já nao estranha. Irá acabar por acontecer o mesmo nas zonas que irão começar a pagar agora.

E não usem a desculpa dos ordenados para tudo... vejam o preço das casas por exemplo.
O meu pequeno T2 na periferia dava uma belíssima vivenda em muitas outras zonas do país onde os ordenados não são assim tão mais baixos.

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: portagens nas scuts

Mensagem por cap »

Pois.. É fdd mas é justo. Passo na 25 de abril todos os dias, pago. Ando meio dúzia de km na A2, pago. Todos os dias A5 po trabalho, pago. Quando quero circular por fora de Lisboa passo na crel, pago. E podia continuar..
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: portagens nas scuts

Mensagem por germanii »

cap Escreveu:Pois.. É fdd mas é justo. Passo na 25 de abril todos os dias, pago. Ando meio dúzia de km na A2, pago. Todos os dias A5 po trabalho, pago. Quando quero circular por fora de Lisboa passo na crel, pago. E podia continuar..
Entao a Soluçao è fazer Pagar os Outros ?de toda a Maneira no Governo a Escola so pega naqueles com um Qi para cima de 150 ,por isso somos uns analfabeticos* à Beira Deles (ou seja 90%)*em Portugues quer dizer Burros :lol1 ,como se diz temos Fè :onfire
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
MarcosFonseca
Membro Gold
Mensagens: 1360
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01
Localização: Viseu

Re: portagens nas scuts

Mensagem por MarcosFonseca »

Estando eu no interior, vou ter que pagar as Sctus, que é o dinheiro que vai pagar 1, 2 e quiçá 3 pontes sobre o Tejo...Que culpa tenho eu que haja um Rio ente a margem sul e Lisboa?

E quando quero andar numa nacional, aquilo até mete dó!

Só está em Lisboa quem quer e quem gosta. O interior também é Portugal. Em Espanha, a capital é no interior, e não é por isso que o pais não evoluiu...

Eu usava uma Scut de semana a semana. Tenho solução para não usar, não vou usar...Por isso do meu bolso não vão ganhar mais...
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Avatar do Utilizador
Carlos Sousa
Membro Iniciado
Mensagens: 13
Registado: 26 set 2010, 23:36
O meu Carro:: BMW 320d Touring - 2004/05
Localização: Vila do Conde

Re: portagens nas scuts

Mensagem por Carlos Sousa »

cap Escreveu:Pois.. É fdd mas é justo. Passo na 25 de abril todos os dias, pago. Ando meio dúzia de km na A2, pago. Todos os dias A5 po trabalho, pago. Quando quero circular por fora de Lisboa passo na crel, pago. E podia continuar..

Entendemos muito bem isso, mas agora imagina que as únicas AE's que aqui podemos utilizar já são a pagar, mas não te dão alternativas pelas nacionais, como por ex. para os pesados em Esposende. Se pelo menos nos dessem algumas alternativas em nacionais, mas em condições...

Agora um individuo que mora em Viana e tem que vir para o porto demora 25 minutos pela A28. Se não quer pagar, vai pela nacional, ou seja, 45 minutos ACIMA do tempo que gastava pela A28.

Além disso temos o valor que se paga, sendo ele um absurdo por meia dúzia de km's paga-se "couro e cabelo".

Tudo bem, se uns pagam os outros tb devem pagar, afinal somos todos da mesma Nação, mas não assim sem alternativas...
Carlos Sousa :lovebmw

Meu BMW: viewtopic.php?f=1&t=46686

Avatar do Utilizador
dani_320d
Membro Senior
Mensagens: 816
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra
Localização: ilhavo-aveiro

Re: portagens nas scuts

Mensagem por dani_320d »

por falar em alternativas eu até quero ver os camioes a voltarem á nacional 109, com a 109 cortada de ilhavo quase ate vagos, devido ás obras e terem de andar em desvios em que mal passa um carro para cada sentido... vai ser lindo vai...

incrivel é o preço por km que se faça na a17... é mesmo um roubo descarado...

Avatar do Utilizador
Mekanics
Membro Juvenil
Mensagens: 84
Registado: 03 nov 2009, 15:00
O meu Carro:: BMW 320d E46 09/1998
Localização: Sobreiro/Mafra

Re: portagens nas scuts

Mensagem por Mekanics »

Dani_320d diz: "incrivel é o preço por km que se faça na a17... é mesmo um roubo descarado..."

Ora ai esta,para mim o problema nao é pagar,mas sim o que se paga.
Aqui em Mafra na A21 para fazermos Mafra/Malveira que sao prai 4km paga se 0,65€.
Mekanics

Avatar do Utilizador
Pedros
Membro Junior
Mensagens: 643
Registado: 18 mar 2009, 15:52
O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
Localização: Estarreja

Re: portagens nas scuts

Mensagem por Pedros »

marco pires, no primeiro post são concelhos e não conselhos :lol1

Quanto as Scut's serem pagas concordo, caso hajam alternativas, embora essas mesma alternativas sejam uma m*rda, e pegando no exemplo do nosso amigo dani_320d a EN 109, não tem condições para voltar a albergar tantos milhares de camiões diariamente, porque assim daqui a 2 anos vão0nos aumentar os impostos outra vez com intuito de fazer a manutenção das estradas nacionais...

Esta não foi uma maneira do estado auto-sustentar as SCUT's, foi sim uma maneira de meter alguns milhões ao bolso para combater e anular o dinheiro que tem em despesa e isso sim está mal e eles não fazem nada para diminuir essa despesa...

Já que estamos a falar da politica de m*rda do nosso país, e coisa que vocês se calhar nunca falaram, foi do rendimento mínimo ou rendimento social de inserção, acham isso justo?? pessoas que passam os dias nos cafés, enquanto eu passo 8 ou mais horas a trabalhar para no fim do mês receber o mesmo ou até menos que essas mesmas pessoas, se em Portugal se tivesse feito o mesmo que fez Sarkozy em França, Portugal poupava Milhões, sim Milhões...

Just my opinion!!
Imagem

Avatar do Utilizador
dani_320d
Membro Senior
Mensagens: 816
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra
Localização: ilhavo-aveiro

Re: portagens nas scuts

Mensagem por dani_320d »

Pedros, sem dúvida, andamos a trabalhar e a sustentar os que nao conseguem viver em sociedade... como se nao basta-se, vamos trabalhar, deixamos a casa vazia um par de horas valentes e quem fica em casa de papo po ar ainda tem o descaramento de me ir gamar o que tenho em casa que tanto sacrificio custou pagar... eu concordo com o que o que fez Sarkozy em França... só tenho pena do (des)governo portugues nao lhe siguir o exemplo como faz em muitas leis de nos ir aos bolsos em que dá exemplos da França e Alemanha, como se tivessem tudo a ver com a realidade Tuga......

-- Sexta Out 15, 2010 9:47 am --

SCUT: Vários utentes da A29 optam por percurso alternativo

Utentes da autoestrada A29, entre Aveiro e Porto, optaram já hoje, no primeiro dia de pagamento de portagens nas Scut, por um percurso alternativo, como a Estrada Nacional 109

Nuno Queiroz, funcionário no Hospital de Gaia, explicou à Agência Lusa que o fez não só pelo encargo diário que as portagens significarão para o seu orçamento familiar, mas também "por uma atitude" que entende que os portugueses devem tomar.

"Eu vim por um percurso alternativo porque, sinceramente, não estou para pagar um euro por dia, por uma estrada que foi feita com fundos europeus", justificou.

http://clix.visao.pt/scut-varios-utente ... vo=f575714

Avatar do Utilizador
liquid
Membro Gold
Mensagens: 1119
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Re: portagens nas scuts

Mensagem por liquid »

Pedros Escreveu:marco pires, no primeiro post são concelhos e não conselhos :lol1

Quanto as Scut's serem pagas concordo, caso hajam alternativas, embora essas mesma alternativas sejam uma m*rda, e pegando no exemplo do nosso amigo dani_320d a EN 109, não tem condições para voltar a albergar tantos milhares de camiões diariamente, porque assim daqui a 2 anos vão0nos aumentar os impostos outra vez com intuito de fazer a manutenção das estradas nacionais...

Esta não foi uma maneira do estado auto-sustentar as SCUT's, foi sim uma maneira de meter alguns milhões ao bolso para combater e anular o dinheiro que tem em despesa e isso sim está mal e eles não fazem nada para diminuir essa despesa...

Já que estamos a falar da politica de m*rda do nosso país, e coisa que vocês se calhar nunca falaram, foi do rendimento mínimo ou rendimento social de inserção, acham isso justo?? pessoas que passam os dias nos cafés, enquanto eu passo 8 ou mais horas a trabalhar para no fim do mês receber o mesmo ou até menos que essas mesmas pessoas, se em Portugal se tivesse feito o mesmo que fez Sarkozy em França, Portugal poupava Milhões, sim Milhões...

:palmas :palmas :palmas :palmas

Just my opinion!!
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”