Página 1 de 3

BMW 330 D

Enviado: 15 out 2011, 23:26
por oscar
Boas,

Não necessito de comprar viatura, porque estou bem servido, contudo apareceu-me um negócio que achei bom e que me agradou, pelo que ainda pensei em trocar.

Contudo deixei-o fugir por não ter reais conhecimentos da motorização do veículo em causa, pelo que foi vendido.

Já pesquisei no forum e não encontrei muito sobre esta motorização, pois já é antiga.

Assim, solicito informações, como o consumo, andamento, problemas crónicos, manutenções, prazos e preço das mesmas, se usa corrente de distribuição, se conhecem veículos destes com elevadas quilometragens e tudo o resto que se recordem.

O veículo era uma 330 D Touring de 2000, com 184 Cv.

Se surgir outra já saberei se vale a pena ou não efectuar uma troca.

Desde já agradeço antecipademente a enventual ajuda.

Melhores cumprimentos.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 00:04
por marco pires
estás simplesmente a falar do melhor motor do mundo a gasoleo feito nas ultimas décadas.

o 3.0d é tecnicamente perfeito e não tem quaisquer problemas crónicos, as manutenções variam a uma média de 15000km e exigem muito pouco, embora seja sempre aconselhável não abandalhar e cumprir a tempo e horas, eu faço sempre na marca e um serviço de oleo fica em cerca de 250€, uma inspecção I uma média de 300€ e uma inspecção um pouco mais cara na ordem dos 400€.
usa corrente de distribuição que virtualmente dura a vida util do carro.

queres um veiculo com uma elevada quilometragem? a minha 530d, tem cerca de 320000kms e continua a trabalhar como um relógio, já levou um turbo novo porque o outro assobiava, mas isso acontece em todos os diesel com turbo à medida que vão tendo muitos kms.

este motor exibe uma fiabilidade e robustez ao nivel dos melhores motores mercedes dos anos 70 que eram virtualmente indestrutiveis, as performances são do melhor, o motor tem uma pujança que nunca mais acaba, e os consumos são muito bons para o que anda, estamos a falar em consumos na ordem dos 7.5 litros aos 100 num andamento normal, tipo 140/150 km/h em auto estrada.

o motor é super moderno, é common rail, turbo VNT e 24 valvulas.

perdestes a oportunidade de adquirir algo unico, e num serie 3 que ainda é mais leve que um serie 5 nem te conto o prazer que podes extrair.

e isto que te estou a dizer, não é por ter uma carrinha com esse motor, mas sim porque é verdade, mais pessoal vai passar por aqui e confirma-te isto que estou a dizer.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 00:30
por oscar
Começo a entusiasmar-me!!!! Tinha a ideia que era bom, mas agora confirma-se, optimo.
O trabalhar do motor é espectacular.
Não tive o prazer de a experimentar, pois a carrinha estava no norte.
Tenho que experimentar uma para aquilatar das sensações que descreveste.
Obrigado.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 00:46
por ricgon
Sim é uma excelente opçao.

Penso que o Marco Pires conseguiu de forma perfeita demonstrar o que é de facto esse conjunto carro/motor.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 16:45
por FDC
Ja tive um 530d ca em casa com esse motor e posso confirmar que deixou saudades, alem de confirmar a descriçao feita acima.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 19:09
por giwasa
sem duvida. o melhor motor do mundo a
diesel na minha opiniao.
e mais fiavel do mundo diesel da actualidade.

zero problemas nestes motores.
desde a 1 versao de 184 cvs ate aos 245 actuais.

e nos 3.5d ja possuem 306 cvs. o
motor è o mesmo que no 3.0d.
claro que
desde 2000 ja levou mil melhorias.

mas
acredita ... o motor de 184 cvs dura
uma
vida.
o meu antigo 330xd fez 275 mil kms.
sempre com repro. e zero problemas de motor.

tem um barulho lindo. puxa ainda muito bem.
e com uma simples repro fica um demonio.

so pecava pela caixa de 5. porque a concorrencia ja possuia 6v.
mas em compensacao a caixa è mais precisa que a de 6. isto na opiniao.

mae
com 6
faz melhores
consumos e ponta.

investe
num
destes. vais ficar louco.

prefiro um 330 d de 184 cvs que um 320d de 163 mesmo mais
recente.

motor brutal

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 21:26
por oscar
Obrigado a todos.

A ver vamos se aparece outra coisa boa e a bom preço.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 21:29
por marco pires
não te metas é num 320d, a bomba injectora desse modelo é super problemática, o motor é pouco pujante e tem pouca margem de evolução.

quanto ao 330d, isso sim é maquinão :fixe

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 21:52
por DP86
30d 184:
potência especifica stock 63,45cv/litro

20d 150:
potencia especifica stock 75cv/litro

30d 184:
common rail 30d 184 1ª geração 1350Bar

20d 150:
common rail 20d 150 2ª geração 1600Bar


Será assim tão maravilhosa mecânica como voçês o pintam?
:ajuda

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:00
por marco pires
sem duvida, a nobreza dos 6 cilindros, a suavidade e o equilibrio perfeito da arquitectura, a fiabilidade e o facto de na primeira geração ser um motor muito pouco puxado tendo uma boa margem de trabalho para aumentos de potencia sem por em causa a fiabilidade.

motor do ano na categoria 2.5-3.0 litros em 1999/2000/2001/2002/2005(535d que é o mesmo bloco)/2006/2009

quanto ao motor 2.0d, ganhou apenas o ano passado e este ano na categoria 1.8-2.0 e apenas na variante biturbo, a versão original bem como todas as outras ditas "normais", nunca ganharam qualquer trofeu e alem disso este motor é o N47( novo motor), e não o M47 dos E46 e outros modelos anteriores a 2007( este motor saiu apenas em 2007).

o bloco 3.0d é o motor a diesel mais premiado de sempre.

The BMW M57 is a straight-6 diesel engine produced from 1998. It won the "2.5–3 L" category of the International Engine of the Year award for 1999 through 2002. The downgraded twin-turbocharger version won that same award in 2005 and 2006. Again in 2009 it won the award.

e continua a ser produzido: Production 1998–present

entretanto o M47(2.0d), começou a sua produção em 1998 e terminou em 2007.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:04
por DP86
têm os 2 uma boa margem de evolução...

talves o 20 tenha mais margem % que o 30.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:14
por mlg
marco pires Escreveu:não te metas é num 320d, a bomba injectora desse modelo é super problemática, o motor é pouco pujante e tem pouca margem de evolução.

quanto ao 330d, isso sim é maquinão :fixe
deves te tar a referir na 1º parte aos 320 136cv

quanto a 2º parte não percebo, deves estar na brincadeira outra vez

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:18
por DP86
Equilibrio Perfeito da Arquitectura???

Mas estamos a falar de algum v12? Ou de um 30d 184cv

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:29
por marco pires
equilibrio perfeito em comparação com um 4 cilindros ou com um V6, quando se fala em 6 cilindros um 6 em linha é sempre mais equilibrado que um V6.

quanto a um V12, é excepcional, mas um V16 será o expoente máximo do equilibrio perfeito.

Re: BMW 330 D

Enviado: 16 out 2011, 22:41
por marco pires
para bom entendedor meia palavra basta, se estou a falar em bomba injectora é porque estou a falar nos 136cv, o 150cv que eu saiba é common rail.

quanto a brincadeiras neste forum, só com o pessoal com quem sei que posso brincar, depois da palhaçada que houve no outro tópico fiquei escaldado, não ando aqui à meia duzia de dias nem tenho meia duzia de mensagens para me estar a chatear com mesquinhices.