então é o seguinte:
à cerca de uma semana pouco mais, mudei a bomba de agua e o termóstato porque estava a verter para o chão, tinha uma fuga.
meteram-me uma bomba de agua nova e um termóstato, acontece que desde essa altura para cá que noto no interior do carro uma especie de barulho tipo como se estivesse um motor a trabalhar, um barulho quase do género quando o motor da ventilação está meio gripado e faz ruido, ou quando o cooler de um computador começa a ficar com os rolamentos gripados e faz zoada.
experimentei desligar a ventilação e o barulho continua, parei o carro com tudo desligado e coloquei a chave na posição 2, abri o capot e vi que na zona do alternador/bomba de agua havia uma especie de assoprar que dura com cerca de meio minuto e depois desliga-se, por outro lado se meter as mãos no motor nota-se uma especie de vibração.
portanto está tudo desligado, ventilador do habitáculo, motor, ventoinha do radiador, correias, tudo desligado, mas com a chave na posição dois ouve-se um assoprar que penso ser a bomba de agua a trabalhar e que depois se desliga passado cerca de meio minuto, penso que isto é normal a situação da bomba de agua trabalhar com o motor parado e com a chave na posição dois.
acontece é que é exatamente enquanto a bomba de agua está a trabalhar que noto essa especie de zoada, nada de especial, isto porque já a anterior fazia e penso que todas fazem, mas esta que meteram noto mais, mesmo com o motor a trabalhar nota-se, especialmente ao relantin, porque claro em andamento e com o barulho do motor,etc, a coisa fica disfarçada.
o engraçado é que junto ao sitio onde se nota esse barulho de assoprar, não se ouve nada zoada mas apenas esse assoprar, a zoada nota-se é dentro do habitáculo.
estando então tudo desligado, ventilação, motor, etc e ficando apenas a bomba de agua a trabalhar quando se mete a chave na posição 2, o barulho só pode ser dai.
a bomba como disse é nova bem como o termóstato, o carro aquece normalmente, não há fugas de agua, o liquido está sempre no nivel, portanto não se passa nada para alem deste ruido.
a minha pergunta é se isto é uma situação normal visto a bomba ser nova, será que é uma caracteristica inerente a própria bomba de agua fazer esse barulho ou não?
se me poderem dar umas dicas agradecia porque estou na duvida se vou à oficina onde me meteram isso(baviera), ou se deixo andar e esquecer, ás vezes tambem pode ser psicológico, mas já não sei :desconfiado :think
obrigado. :fixe