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colector admissao
Enviado: 24 mai 2012, 22:50
por adnabaras
alguém me pode explicar pq e que existe 8 saidas no colector admissao de um 320d, por exemplo no de 163cv, os buracos retangulares onde estao as borboletas, e os outros restantes buracos q sao redondos. onde vao ter? e qual o seu objetivo?
qual dos 4 entra o ar para admissao?
esta imagem é de um e46, mas acho q e o mesmo sistema
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 00:02
por mplm
não consigo ver a imagem!
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 01:55
por Miguel000
Ele só tem 4 entradas! Faltam é peças ao motor da foto que metes-te :lol1
Nomeadamente esta

Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 02:00
por ByB
A questão dele não está respondida....
Para que servem os buracos redondos? E para que servem os rectangulares?
Cumps
ByB
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 03:01
por Miguel000
ByB Escreveu:A questão dele não está respondida....
Para que servem os buracos redondos? E para que servem os rectangulares?
Cumps
ByB
Tens razão sim senhor!
Agora vendo melhor também fiquei sem perceber :think :think
Mas a entrada para os cilidros devem ser as partes rectangulares, até porque é ai que se encontram as borbuletas!
Agora os buracos redondos não estou a ver :think
Será que é o que permite passar o ar para o motor quando as borboletas se encontram totalmente fechadas?
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 04:21
por mplm
Não será o colector de admissão de ar juntamente com a recirculação dos gases de escape!?
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 13:52
por ByB
mplm Escreveu:Não será o colector de admissão de ar juntamente com a recirculação dos gases de escape!?
É uma hipotese.... Mas não vejo ligação com a EGR por ali. Acho que a recirculação dos gases vai para a admissão ainda antes daquele colector. Nos carros antigos, nomedamente a gasolina, sei que há uma pequena entrada de ar adicional que está sempre aberta, que é para ajudar no "arranque a frio".
Cumps
ByB
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 16:34
por durza
Basicamente antes de entrar na admissão existe a egr. Esses tais 8 entradas, 4 abertas para baixa rotação, as outras 4 com borboletas é para alta rotação, isto é, admissão variável!
Um exemplo são os turbos de geometria variável, a bmw e porche usam estas borboletas para admissão variável :fixe
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 18:43
por cap
São tudo condutas de admissão, a ideia é haver swirl nas laterais (que têm as borboletas) e o ar entrar directo nas outras, que entram ao lado dos injectores.
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 21:23
por Miguel000
Então há duas entradas de ar por cilindro?! Uma por cima ao lado do injectores e outra!
é isso?
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 21:31
por cap
Exacto. Já o motor 1.4 HDi 16v (92cv) tinha configuração semelhante.. Teoricamente é para combinar as vantagens dos motores 8v (melhores baixas) com as dos 16v (melhores altas). Na minha opinião é uma treta porque só serve mesmo para complicar o desenho do colector. :silenced
Re: colector admissao
Enviado: 26 mai 2012, 21:42
por Miguel000
Olha, esta não sabia! Sempre a aprender
Também não vejo grande jeito nisso! Principalmente porque o pessoal acaba com o swirl tirando as borboletas e vai tudo acabar no mesmo que uma intake normal.
Re: colector admissao
Enviado: 27 mai 2012, 02:19
por mplm
Tem toda a lógica serem todos de admissão de ar!
Será que o facto de estarem nesta posição não terá a ver com a chamada lavagem dos cilindros.
Vi num livro de motores de combustão onde falam da lavagem dos cilindros e figura umas imagens onde a entrada do colector da admissão de ar não ficava no ponto superior do cilindro mas num ponto médio e a admissão de escape ficava no lado oposto.
E outra onde a admissão de ar ficava mesmo por cima do colector de escape.
Dizem que obtinham melhores lavagens com estas arquitecturas.