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Tipo de Oleos a usar (beneficios)???

Enviado: 07 set 2012, 22:38
por peoples
Saudações pessoal

Abri este tópico para tentar esclarecer umas duvidas (mais relacionado para os k tem motores n47)

Andei a pesquisar no site da Castrol, e reparei no seguinte: A Castrol aconselha um dos seus melhores óleos o EDGE 10W-60 para os modelos 123d:

http://www.castrol.com/castrol/iframe.d ... Id=7066865

e achei estranho indicar para as restantes gamas desse mesmo motor os óleos EDGE 0W-30 e 5W-30

Se repararem por exemplo da gama 123d, temos o e81,e82,e87,e88, k são referentes ao de 5p, 3p, coupé e convertível, como sabem, mas todos esses modelos tem em comum o motor, por isso estranhar a Castrol propor óleos diferentes para o mesmo motor.

Lí algures, alguém mencionar que tal como eu utilizava o 5W-30 e passou para o Edge 10W-60, basicamente por achar que com este oleo de melhor qualidade preserva a muito delicada corrente de distribuição.

Agora a pergunta que faço é... até k ponto isto poderá ser verdade??? E pelo k sei n me lembro de ouvir ou ler que os 123d terem problemas de corrente de distribuição...

Agora confesso-vós estou a ponderar também mudar, visto que ja tive de trocar a minha, e n me apetece estar a ter chatices no futuro.

Venha daí as vossas opiniões... :think

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 08 set 2012, 23:20
por germanii
Se para o Teu carro dizem 10w60 que queres mais ? ;)

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 09 set 2012, 04:11
por sccurtido
se reparares bem...
por exemplo o 123d 2007-2008 leva o 10W-60
mas se for o do ano de 2008 pa frente ja leva o 0W-30
repara nos E82... é pk algo aconteceu nos motores... a 09/2009 os serie 1 levaram um upgrade... a nivel de electronica... penso tb ke deve ter sido +/- nessa altura que o 18d 143cv veio substituir o 122cv... e o 20d de 177cv substituir o 163cv, e apareceu o 16d... pode ter algo a ver com isso... suponho..

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 09 set 2012, 22:50
por peoples
germanii Escreveu:Se para o Teu carro dizem 10w60 que queres mais ? ;)
Nada disso, para o meu o aconselhado é o 5W-30, k é o que ando a utilizar, ou em alternativa o 0w-30, ambos respeitam as normas para o meu motor relativamente ao uso do Filtro de partículas, já o 10W-60 n diz nada sobre respeitar a Fap, apesar disso nesta altura n me preocupar com A Fap, pois ela já cá n mora :)

Pelo k me dá a parecer o 10W-60 é um melhor óleo para evitar o desgaste dos órgãos internos, e como disse no 1º post salvaguardar a tão delicada corrente de distribuição.

Estou seriamente a pensar mudar para o 10W-60 na próxima muda do óleo, apenas queria ter nesta altura o feedback de quem utiliza 10W-60.

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 11 set 2012, 17:04
por nunorsilva
Também já li alguma coisa nesse sentido, apesar de nesta recente muda de óleo ter colocado 5W30.
Se houver mais alguém com feedback e/ou conhecimento, digam :)

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 14 set 2012, 10:54
por rafias
Eu no teu lugar usava o 0W-40 já que quanto menor o valor à esquerda do 'W' menor a viscosidade a frio, o que significa que o óleo vai lubrificar mais eficientemente nos arranques a frio (mais rapidez a proteger criando um fino filme de óleo, menor resistência na circulação do óleo). A corrente agradece ;)

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 14 set 2012, 11:36
por navigator
Pois...óleos muito finos para proteger a frio e depois a quente?

Se os motores levam aqueços, mais vale ter uma pelicula mais grossa do que depois andar a desgastar metal.

Re: Tipo de Oleos a usar (benefisios)???

Enviado: 14 set 2012, 12:16
por rafias
A quente, o óleo 0W40 já está espalhado pelo motor, e comporta-se como óleo SAE40, que é mais viscoso (mais grosso, mais resistente à passagem, logo mais lento) do que os óleos 0W-30 ou 5W-30. Portanto se a vossa preocupação é a viscosidade do óleo a quente usem óleos com valores à direita do 'W' mais alto. Por exemplo: 0W-60. O melhor é mesmo consultar o manual do carro. Por exemplo no manual do meu diz: "Approved oils are in SAE classes 5W-40 and 5W-30. These oils may be used for driving in all ambient temperatures". Isso leva-me a concluir que qualquer uma das viscosidade SAE30 ou SAE40 são as indicadas para proteger o motor a quente.

Assim, o óleo 0W-40 é um óleo fino a frio, mas grosso a quente.