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Escolha de BMN's
Enviado: 12 nov 2012, 22:40
por Deeper
Boa noite a todos,
Não querendo desvalorizar algumas das informações prestadas no post da minha apresentação quero aqui fazer este post pois estou prestes a comprar o meu primeiro BMW. Estou com um orçamento disponível na ordem dos 2500/2600€ e indeciso entre dois modelos...o 318/25tds de 97 e o 525tds de 96.
Contava com a preciosa ajuda aqui dos entendidos e procuro um post com respostas objetivas sem grandes off-topics.
-Gostava de saber de forma geral quais os problemas frequentes em cada modelo.
-Visto encontrar ambos os modelos praticamente ao mesmo valor aceito opiniões bem fundamentadas sobre a melhor escolha tendo em conta que raramente conduzo em cidade propriamente dita, mas sim será para carro de dia-a-dia.
- Sei que ja me foram dados alguns conselhos mas vamos ser concretos...eu ja tive 3 carros comprados a particular e visto por mim 2 VAG's e um PSA e ai sabia com o que me preocupar quando ia ver o carro. É mesmo isso que quero saber com bmw's o que ter em atenção a nível de mecânica por exemplo e sintomas gerais que revelem problemas de maior e a que deva estar atento.
-Espero as melhores dicas para confirmar kilometragem se é que é possível a "olho nu", confirmar pormenores de mecânica e etc.
Sei que são modelos com bastantes diferenças e estou bastante inclinado para o Serie 5
Desde já agradeço imenso o apoio dos que perderem aqui um bocadinho a dar seu contributo. Espero avançar para a compra o quanto antes para poder começar a participar ativamente neste novo mundo da BMW.
Cumprimentos
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 13 nov 2012, 14:28
por rafias
Deeper, eu pessoalmente aconselho-te o 525tds pelo superior conforto que proporciona. Independentemente da tua escolha deves estar atento aos seguintes sintomas:
Motor
-Ruídos vindos do motor podem indicar polies e correias que precisam ser substituídos.
-Vibrações do motor que podem indicar apoios de motor nas últimas.
-Funcionamento irregular do motor pode indicar injector avariado´
-Fugas de óleo ou combustível
-Tubos de borracha ressequidos
Transmissão:
-Vibrações no carro podem indicar problema na transmissão (veio, volante bi-massa)
-Fugas de óleo na caixa de velocidades
Carroçaria:
-Amortecedores
-Apoios de direcção
-Apoios de suspensão
-Discos e pastilhas de travão
Se fores para a frente com a compra, para além de eventuais reparações, faz também uma revisão completa com troca de todos os filtros, substituição do líquido de refrigeração, substituição do óleo dos travões e limpeza da EGR. Faz também o alinhamento e calibração das rodas.
A nível de problemas frequentes só conheço algo do 525tds:
-Bomba injectora é conhecida por dar problemas
-Alternador costuma dar o berro
-No interior deves ter pixeis queimados no painel de instrumentos.
-São frequentes os problemas com a climatização.
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 13 nov 2012, 15:24
por marco pires
evita o 318tds, é provavelmente o pior motor a diesel da bmw.
quanto aos problemas do 2.5tds o rafias já os enumerou e bem.
a bomba injectora é mesmo o maior cancro desse motor, são raros os que não dado problemas a esse nivel, quanto a performances é lento a subir de regime, mas em auto-estrada ainda é um motor que dá cartas e não são todos os que hoje em dia conseguem passar por ele.
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 13 nov 2012, 15:37
por BRM
Quantos kms fazes por ano?
O carro é para familia, ou andas na maioria das vezes sozinho?
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 13 nov 2012, 23:28
por sccurtido
bom... está tudo dito

o 18tds alem de ser guloso é um pastelao... 90cv... nao é nada...
o 25tds... 2500cc 6cilindros 143cv...280nm
fora a bomba injectora é um grande motor... mas esse que vais comprar, provavelmente ja tem a bomba boa... logo tens de ter atençao aos aspectos que anunciam acima...
boa sorte!
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 01:28
por Deeper
rafias Escreveu:Deeper, eu pessoalmente aconselho-te o 525tds pelo superior conforto que proporciona. Independentemente da tua escolha deves estar atento aos seguintes sintomas:
Motor
-Ruídos vindos do motor podem indicar polies e correias que precisam ser substituídos.
-Vibrações do motor que podem indicar apoios de motor nas últimas.
-Funcionamento irregular do motor pode indicar injector avariado´
-Fugas de óleo ou combustível
-Tubos de borracha ressequidos
Transmissão:
-Vibrações no carro podem indicar problema na transmissão (veio, volante bi-massa)
-Fugas de óleo na caixa de velocidades
Carroçaria:
-Amortecedores
-Apoios de direcção
-Apoios de suspensão
-Discos e pastilhas de travão
Se fores para a frente com a compra, para além de eventuais reparações, faz também uma revisão completa com troca de todos os filtros, substituição do líquido de refrigeração, substituição do óleo dos travões e limpeza da EGR. Faz também o alinhamento e calibração das rodas.
A nível de problemas frequentes só conheço algo do 525tds:
-Bomba injectora é conhecida por dar problemas
-Alternador costuma dar o berro
-No interior deves ter pixeis queimados no painel de instrumentos.
-São frequentes os problemas com a climatização.
Rafias um muitissimo obrigado não podias ter sido mais conclusivo e objectivo. Gostei!

Hoje já fui ver um 318tds senti a famosa questão "arrastadeira" mas para o uso que dou a "velocidade" até me servia adorei o conforto a posição de conduçao e carro em geral do pouco que experimentei.
Amanha quero experimentar um 525tds e dar o veredito final nesta questão.
Quanto a problemas em ambos o modelos so conhecia a questão da bomba injectora mas assim ja fico atento a outras questões.
Um grande abraço e mais uma vez obrigado rafias.
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 01:30
por Deeper
marco pires Escreveu:evita o 318tds, é provavelmente o pior motor a diesel da bmw.
quanto aos problemas do 2.5tds o rafias já os enumerou e bem.
a bomba injectora é mesmo o maior cancro desse motor, são raros os que não dado problemas a esse nivel, quanto a performances é lento a subir de regime, mas em auto-estrada ainda é um motor que dá cartas e não são todos os que hoje em dia conseguem passar por ele.
É certo que ja ouvi falar muito dos 318tds e sua reputação mas sou de uma postura forte e nao tiro logo conclusões. A nivel técnico não sei mas pronto confio nas opiniões dadas
Obrigado
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 01:32
por Deeper
BRM Escreveu:Quantos kms fazes por ano?
O carro é para familia, ou andas na maioria das vezes sozinho?
Nunca ando a dois ha sempre alguem da familia a precisar de vir no carro e estava limitado a 2 lugares num ibiza. Quanto a kilometros varia este ultimo ano foi mais trabalho que conhaque e so fiz 30mil.
Cumpts
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 01:35
por Deeper
sccurtido Escreveu:bom... está tudo dito

o 18tds alem de ser guloso é um pastelao... 90cv... nao é nada...
o 25tds... 2500cc 6cilindros 143cv...280nm
fora a bomba injectora é um grande motor... mas esse que vais comprar, provavelmente ja tem a bomba boa... logo tens de ter atençao aos aspectos que anunciam acima...
boa sorte!
Estive num 318 a ver medias de 5.0/5.2l/100 onde num 525 já me preparei para valores bem mais altos mas pronto o que se gasta mais em gasoleo ha de compensar pelo sitio onde temos o rabo sentado e o que ganhamos com tudo o resto.
Assim espero caso escolha o 525tds.
Amanha vou experimentar um destes mencionado e posto conclusões.
Abraço
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 11:22
por rafias
Esqueci-me de mencionar que se avançares com a compra troca o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Penso que o 525tds não te decepcionará pois está uns bons degraus acima do 318tds. Quanto a consumos o 318tds terá sempre um consumo menor. No entanto se fizeres bastante autoestrada ou estradas nacionais a diferença de consumo entre o 318tds e o 525tds será menor, especialmente se usares combustível premium (recomendo o Repsol 10e+, para mim o melhor combustível à venda em Portugal).
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 11:30
por Numiga
Para um orçamento tão curto eu iria para o 325tds
As peças são ligeiramente mais em conta no serie 3 do que no serie 5 apesar do motor ser igual
Seja; perdes um pouco no espaço e conforto e ganhas nas prestações do motor
Vê bem o estado de cada carro e toma a melhor decisão possivel
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 13:04
por Deeper
rafias Escreveu:Esqueci-me de mencionar que se avançares com a compra troca o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Penso que o 525tds não te decepcionará pois está uns bons degraus acima do 318tds. Quanto a consumos o 318tds terá sempre um consumo menor. No entanto se fizeres bastante autoestrada ou estradas nacionais a diferença de consumo entre o 318tds e o 525tds será menor, especialmente se usares combustível premium (recomendo o Repsol 10e+, para mim o melhor combustível à venda em Portugal).
Ok muito obrigado por completares tuas dicas

Sim estou a fazer contas e a por algum de lado para uma boa revisao quando comprar seja ele qual for. Sim eu so faço praticamente AE e nacionais nao muito congestionadas. Cidade nem por isso.
Obrigado rafias
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 13:05
por Deeper
Numiga Escreveu:Para um orçamento tão curto eu iria para o 325tds
As peças são ligeiramente mais em conta no serie 3 do que no serie 5 apesar do motor ser igual
Seja; perdes um pouco no espaço e conforto e ganhas nas prestações do motor
Vê bem o estado de cada carro e toma a melhor decisão possivel
Obrigado numiga é de facto o que vou fazer. Quanto a 325 não tenho encontrado nenhum em bom estado que se diga e são todos mais caros. Ainda estou a estudar mas muito obrigado pelas informações e conselhos.
Cumprimentos numiga!
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 13:16
por giwasa
queres o meu conselho.
junta mais uns cobres e compra o e46. 320d.
ja existem alguns na casa dos 5 mil euros.
melhor e mais actual que o e36 e motor mais economico e rapido que o 525tds
Re: Escolha de BMN's
Enviado: 14 nov 2012, 14:40
por Numiga
giwasa Escreveu:queres o meu conselho.
junta mais uns cobres e compra o e46. 320d.
ja existem alguns na casa dos 5 mil euros.
melhor e mais actual que o e36 e motor mais economico e rapido que o 525tds
E46 320d de 136cv entre os 6 e 7000€ é mato