barulho estranho
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
barulho estranho
ora vejam lá este video:
http://www.youtube.com/watch?v=wprkzPVo ... e=youtu.be
andava a ver umas coisas na 530d e decidi abrir o bocal do oleo e ouve-se este barulho tipo tractor, quando se fecha não se ouve nada.
em termos de funcionamento não se passa nada, o motor não estava totalmente quente, estava no primeiro ponto e o oleo já está menos de meio na vareta.
será normal?
é que cá fora e não se houve nada para alem do normal funcionamento do motor, mas quando se abre é este barulho, e tambem deita fumo branco, não manda ar pela abertura, apenas o fumo que se vê e o barulho, haverá razão para preocupação?
obrigado.
http://www.youtube.com/watch?v=wprkzPVo ... e=youtu.be
andava a ver umas coisas na 530d e decidi abrir o bocal do oleo e ouve-se este barulho tipo tractor, quando se fecha não se ouve nada.
em termos de funcionamento não se passa nada, o motor não estava totalmente quente, estava no primeiro ponto e o oleo já está menos de meio na vareta.
será normal?
é que cá fora e não se houve nada para alem do normal funcionamento do motor, mas quando se abre é este barulho, e tambem deita fumo branco, não manda ar pela abertura, apenas o fumo que se vê e o barulho, haverá razão para preocupação?
obrigado.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
:humm
Boas Marco, assim à priori não estou a ver nenhum problema, (barulho de corrente :think ) diz-me quantos kms tem o motor, que óleo estás a usar e quantos faltam para a troca de óleo..e à quanto tempo não trocas o breather? que já te respondo melhor :hummmarco pires Escreveu:ora vejam lá este video:
http://www.youtube.com/watch?v=wprkzPVo ... e=youtu.be
andava a ver umas coisas na 530d e decidi abrir o bocal do oleo e ouve-se este barulho tipo tractor, quando se fecha não se ouve nada.
em termos de funcionamento não se passa nada, o motor não estava totalmente quente, estava no primeiro ponto e o oleo já está menos de meio na vareta.
será normal?
é que cá fora e não se houve nada para alem do normal funcionamento do motor, mas quando se abre é este barulho, e tambem deita fumo branco, não manda ar pela abertura, apenas o fumo que se vê e o barulho, haverá razão para preocupação?
obrigado.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: barulho estranho
Antes de mais um muito obrigado pela atenção dispensada amigo JOFIMO.
O carro tem cerca de 350 mil kms, o oleo foi colocado na marca, è 0w30.
Para a revisão ó tenho duas luzes acessas, deve ser oleo com uns 15 mil kms em cima.
O breather que tenho jà deve ter uns 50 mil kms.
E o fumo, è normal?
O carro tem cerca de 350 mil kms, o oleo foi colocado na marca, è 0w30.
Para a revisão ó tenho duas luzes acessas, deve ser oleo com uns 15 mil kms em cima.
O breather que tenho jà deve ter uns 50 mil kms.
E o fumo, è normal?
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
Ora bem assim já consigo fazer o diagnóstico;marco pires Escreveu:Antes de mais um muito obrigado pela atenção dispensada amigo JOFIMO.
O carro tem cerca de 350 mil kms, o oleo foi colocado na marca, è 0w30.
Para a revisão ó tenho duas luzes acessas, deve ser oleo com uns 15 mil kms em cima.
O breather que tenho jà deve ter uns 50 mil kms.
E o fumo, è normal?
1º- se queres ter motor para mais uns anos, troca o óleo e usa sempre 5w40 ou 5w30 no mínimo (para os kms que tem) nunca por nunca usar 0w30. :duh
2º -aí está o mistério do consumo de óleo, se tens ainda 2 luzes verdes acesas não deveria ter consumido tanto óleo (0w30) dá nisso e no barulho da corrente, o tensor não tem a viscosidade necessária para actuar devidamente :ajuda
3º- se não queres ver fumo (gases de óleo do carter) troca o breather a cada INSP (como eu faço) :fixe
4º - para teu conhecimento, o motor da minha já passou os 400.000 tem repro desde os 145.000 o trubo é original (só lhe fiz uma revisão aos 320.000 na HPturbos) e só levou o kit de manutenção :winner, entre INP'S no maximo consome 1/2 litro de óleo (normalíssimo) e para terminar a redacção; só "bebe" Castrol FST 5w40 (inverno-22.000km) 10w60 no verão com troca aos 11.000km e não aos 22.000km
Abraço e pensa no que escrevi :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: barulho estranho
podes crer que li e penso bem no que escreveste e estou muito agradecido, e vou dizer-te uma coisa:
eu sempre fiz as revisões na baviera, até um certo momento meteram-me 0W30 e depois desde cerca dos 200 mil kms, passaram a meter 5W30. entretanto nas duas ultimas revisões passei a ir à autobayern que tambem é um concessionário oficinal, e meteram sempre 0W30 que é o que está ainda no motor, o que dizer disto? se calhar vou voltar à baviera porque se for à autobayern vão meter do mesmo e pode dar-se o caso de dizerem-me que não metem 5W30, não seu se eles metem a especificação do oleo a pedido do cliente :think pelo menos na baviera estavam-me a meter 5W30 desde os 200 mil.
as luzes, tal como disse só tem duas no painel, e não deve estar a faltar muito para apagar uma delas e só ficar uma, o oleo pelo que estive a ver na vareta está menos de meio, digamos que está mais proximo do minimo do que do meio, afinal o 0W30 é só para motores novos e no caso de motores com estes kms vai causar todo este consumo de oleo?
quanto ao fumo que sai pelo bocal, francamente não é que ligue muito, apenas perguntei porque não sabia se era normal ou não :think
achas que devo mudar o oleo e os filtros o mais rápido possivel, ou será que não tem problema em andar assim até apagarem as luzes todas? é que eu faço sempre as revisões na marca, e se calhar não me aceitam o carro sem ter apagado as luzes todas, digo eu :desconfiado :think
eu quando tirei a tampa e ouvi este barulho, até fiquei doente, pensei logo que tinha ali um caso grave, pelo menos durante o tempo que andei de volta do carro depois disto, e foram uns 10 minutos, fumei quase meio maço de tabaco só com os nervos (mau vicio, eu sei
), achas mesmo que este barulho deve-se à situação do oleo, ou será que pode ser algo mais, é que eu abri o bocal no 525tds e não faz este barulho (o 525tds tem 5W40 e mudou à uns 5000 mil kms), eu confio no que dizes porque sei que percebes do assunto, mas tenho medo que seja alguma situação na corrente ou outra coisa qualquer (não percebo muito de mecanica), e possa andar a estragar ou até partir alguma coisa e ficar com o motor nas couves, achas mesmo que não há razão para eu ir a correr para oficina?
um muito obrigado por tudo amigo JOFIMO, estou mesmo agradecido, é que fiquei mesmo preocupado.
um abraço.
ps- entretanto coloquei a situação para analise on line num serviço pago com mecanicos da bmw, e após expor a questão, foi me pedido um esclarecimento se havia sucção de ar para dentro do motor pelo bocal do oleo, eu indiquei que não, pois não chupa qualquer ar nem assopra para fora, após algumas horas responderam-me o seguinte:
"I wouldn't worry about the noise, it does not sound alarming as long as there is no suction, but you should check for any debris in the oil, that would indicate possibly a timing chain problem but I doubt it.
the smoke as well is not a concern
the oil consumption is not an issue either, a small amount of consumption in 9000mi is fine
I would change the oil and top it up to the correct level and keep an eye on it. also switch back to 5w30
if the oil keeps dropping (or drops faster) or the nosie gets worse you may want to have a diesel specialist have a look
please let me know if you have further questions.
Remember, a low rating PUNISHES me for my honesty - thanks.
Please use the "reply" or "continue conversation" link if you have further questions. Otherwise please select a positive feedback rating (FAR RIGHT) so that I may be credited and compensated for the assistance I have provided.
Please do not select either of the left hand ratings - please simply reply if you require anything additional and I will be happy to answer any follow up questions you may have. Thank you and best of luck with your vehicle
JOFIMO, o que achas da resposta? vai ao encontro da que tua inclusive ao ter-me indicado para mudar para 5W30, certo?
bom, e parece que não há razões para preocupações, não fazia ideia é que fazia tanto barulho assim, ele apenas referiu para verificar se há residuos no oleo, mas quanto a isso nunca notei nada portanto creio que não se passa nada. :rezar :rezar
o que achas disto tudo? poderei estar mesmo descansado? penso que sim.... espero :rezar :rezar
eu sempre fiz as revisões na baviera, até um certo momento meteram-me 0W30 e depois desde cerca dos 200 mil kms, passaram a meter 5W30. entretanto nas duas ultimas revisões passei a ir à autobayern que tambem é um concessionário oficinal, e meteram sempre 0W30 que é o que está ainda no motor, o que dizer disto? se calhar vou voltar à baviera porque se for à autobayern vão meter do mesmo e pode dar-se o caso de dizerem-me que não metem 5W30, não seu se eles metem a especificação do oleo a pedido do cliente :think pelo menos na baviera estavam-me a meter 5W30 desde os 200 mil.
as luzes, tal como disse só tem duas no painel, e não deve estar a faltar muito para apagar uma delas e só ficar uma, o oleo pelo que estive a ver na vareta está menos de meio, digamos que está mais proximo do minimo do que do meio, afinal o 0W30 é só para motores novos e no caso de motores com estes kms vai causar todo este consumo de oleo?
quanto ao fumo que sai pelo bocal, francamente não é que ligue muito, apenas perguntei porque não sabia se era normal ou não :think
achas que devo mudar o oleo e os filtros o mais rápido possivel, ou será que não tem problema em andar assim até apagarem as luzes todas? é que eu faço sempre as revisões na marca, e se calhar não me aceitam o carro sem ter apagado as luzes todas, digo eu :desconfiado :think
eu quando tirei a tampa e ouvi este barulho, até fiquei doente, pensei logo que tinha ali um caso grave, pelo menos durante o tempo que andei de volta do carro depois disto, e foram uns 10 minutos, fumei quase meio maço de tabaco só com os nervos (mau vicio, eu sei

um muito obrigado por tudo amigo JOFIMO, estou mesmo agradecido, é que fiquei mesmo preocupado.
um abraço.
ps- entretanto coloquei a situação para analise on line num serviço pago com mecanicos da bmw, e após expor a questão, foi me pedido um esclarecimento se havia sucção de ar para dentro do motor pelo bocal do oleo, eu indiquei que não, pois não chupa qualquer ar nem assopra para fora, após algumas horas responderam-me o seguinte:
"I wouldn't worry about the noise, it does not sound alarming as long as there is no suction, but you should check for any debris in the oil, that would indicate possibly a timing chain problem but I doubt it.
the smoke as well is not a concern
the oil consumption is not an issue either, a small amount of consumption in 9000mi is fine
I would change the oil and top it up to the correct level and keep an eye on it. also switch back to 5w30
if the oil keeps dropping (or drops faster) or the nosie gets worse you may want to have a diesel specialist have a look
please let me know if you have further questions.
Remember, a low rating PUNISHES me for my honesty - thanks.
Please use the "reply" or "continue conversation" link if you have further questions. Otherwise please select a positive feedback rating (FAR RIGHT) so that I may be credited and compensated for the assistance I have provided.
Please do not select either of the left hand ratings - please simply reply if you require anything additional and I will be happy to answer any follow up questions you may have. Thank you and best of luck with your vehicle
JOFIMO, o que achas da resposta? vai ao encontro da que tua inclusive ao ter-me indicado para mudar para 5W30, certo?
bom, e parece que não há razões para preocupações, não fazia ideia é que fazia tanto barulho assim, ele apenas referiu para verificar se há residuos no oleo, mas quanto a isso nunca notei nada portanto creio que não se passa nada. :rezar :rezar
o que achas disto tudo? poderei estar mesmo descansado? penso que sim.... espero :rezar :rezar
Última edição por marco pires em 15 fev 2013, 02:53, editado 1 vez no total.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
Exactamente é indicado para motores 0km (em rodagem) ou pra países muito frios, que não é o nosso caso :lol1JM318is Escreveu:segundo sei, 5w30 e 0w30 apenas tem diferença a frio.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
podes ficar descansado e segue os meus conselhos, mas vou-te enviar PMmarco pires Escreveu:podes crer que li e penso bem no que escreveste e estou muito agradecido, e vou dizer-te uma coisa:
eu sempre fiz as revisões na baviera, até um certo momento meteram-me 0W30 e depois desde cerca dos 200 mil kms, passaram a meter 5W30. entretanto nas duas ultimas revisões passei a ir à autobayern que tambem é um concessionário oficinal, e meteram sempre 0W30 que é o que está ainda no motor, o que dizer disto? se calhar vou voltar à baviera porque se for à autobayern vão meter do mesmo e pode dar-se o caso de dizerem-me que não metem 5W30, não seu se eles metem a especificação do oleo a pedido do cliente :think pelo menos na baviera estavam-me a meter 5W30 desde os 200 mil.
Se queres continuar a ir à marca, porque não exprimentares a Baviera CBR em alvalde?
as luzes, tal como disse só tem duas no painel, e não deve estar a faltar muito para apagar uma delas e só ficar uma, o oleo pelo que estive a ver na vareta está menos de meio, digamos que está mais proximo do minimo do que do meio, afinal o 0W30 é só para motores novos e no caso de motores com estes kms vai causar todo este consumo de oleo? aguenta até acender a amarela, se chegar ao mínimo mete 1 litro de 5w40
quanto ao fumo que sai pelo bocal, francamente não é que ligue muito, apenas perguntei porque não sabia se era normal ou não :think muda o breather, como referi
achas que devo mudar o oleo e os filtros o mais rápido possivel, ou será que não tem problema em andar assim até apagarem as luzes todas? é que eu faço sempre as revisões na marca, e se calhar não me aceitam o carro sem ter apagado as luzes todas, digo eu :desconfiado :think
não, aguenta até chegar a altura de fazeres a revisão
eu quando tirei a tampa e ouvi este barulho, até fiquei doente, pensei logo que tinha ali um caso grave, pelo menos durante o tempo que andei de volta do carro depois disto, e foram uns 10 minutos, fumei quase meio maço de tabaco só com os nervos (mau vicio, eu sei), achas mesmo que este barulho deve-se à situação do oleo, ou será que pode ser algo mais, é que eu abri o bocal no 525tds e não faz este barulho (o 525tds tem 5W40 e mudou à uns 5000 mil kms), eu confio no que dizes porque sei que percebes do assunto, mas tenho medo que seja alguma situação na corrente ou outra coisa qualquer (não percebo muito de mecanica), e possa andar a estragar ou até partir alguma coisa e ficar com o motor nas couves, achas mesmo que não há razão para eu ir a correr para oficina?
não há razão para alarmes
um muito obrigado por tudo amigo JOFIMO, estou mesmo agradecido, é que fiquei mesmo preocupado.
um abraço.
ps- entretanto coloquei a situação para analise on line num serviço pago com mecanicos da bmw, e após expor a questão, foi me pedido um esclarecimento se havia sucção de ar para dentro do motor pelo bocal do oleo, eu indiquei que não, pois não chupa qualquer ar nem assopra para fora, após algumas horas responderam-me o seguinte:
"I wouldn't worry about the noise, it does not sound alarming as long as there is no suction, but you should check for any debris in the oil, that would indicate possibly a timing chain problem but I doubt it.
the smoke as well is not a concern
the oil consumption is not an issue either, a small amount of consumption in 9000mi is fine
I would change the oil and top it up to the correct level and keep an eye on it. also switch back to 5w30
if the oil keeps dropping (or drops faster) or the nosie gets worse you may want to have a diesel specialist have a look
please let me know if you have further questions.
Remember, a low rating PUNISHES me for my honesty - thanks.
Please use the "reply" or "continue conversation" link if you have further questions. Otherwise please select a positive feedback rating (FAR RIGHT) so that I may be credited and compensated for the assistance I have provided.
Please do not select either of the left hand ratings - please simply reply if you require anything additional and I will be happy to answer any follow up questions you may have. Thank you and best of luck with your vehicle
JOFIMO, o que achas da resposta? vai ao encontro da que tua inclusive ao ter-me indicado para mudar para 5W30, certo? eu aconselho-te usar 5w40
a resposta está correcta, apenas referiram mais um barulho que tu não tens, e mandaram-te ir a um especialista em diesel ,por causados injectores dos 184cv darem problemas
bom, e parece que não há razões para preocupações, não fazia ideia é que fazia tanto barulho assim, ele apenas referiu para verificar se há residuos no oleo, mas quanto a isso nunca notei nada portanto creio que não se passa nada. :rezar :rezar
os resíduos de óleo vê-se com o motor desligado tira-se a tampa do óleo e vê-se se há incrustações acastanhadas (queimado) na arvore de cames, por exemplo
o que achas disto tudo? poderei estar mesmo descansado? penso que sim.... espero :rezar :rezar
Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: barulho estranho
viva.
sem palavras a ajuda e conselhos do JOFIMO, simplesmente soberbo :palmas :palmas :palmas :winner :winner
fiquei completamente descansado, e ainda bem que foi falso alarme e não se passa nada :rezar :rezar
mas esta cabeça não para, e ainda assim tenho algumas duvidas e questões que vou tentar explicar, vou enumerar para ser mais fácil:
1º- a Faher tem um produto para adicionar ao oleo que aumenta a viscosidade, é este: http://www.faher.pt/products/AV-Aumenta ... 250ml.html , aconselhas eu mandar vir e meter no oleo até chegar a altura de mudar, ou é melhor não?
2º- a Faher tambem tem um produto para por no oleo com teflon, é este: http://www.faher.pt/products/PTFE-Trata ... eflon.html , isto seria para meter quando fosse à revisão e metesse oleo novo, não é uma ideia que me tivesse surgido agora com esta situação do barulho da correia, nem tem nada a ver, foi uma coisa que vi já à algum tempo e fiquei a pensar se não seria um bom produto para ajudar a manter o motor em bom estado, mas fica sempre a duvida se é aconselhável estar a meter coisas destas dentro do motor, o que achas?
3º- em relação ao oleo, e depois do que disse o JM318is de que os numeros à esquerda do W, significam a viscosidade a frio, então deduzo que quando o motor está quente, tanto faz ser 0W30 ou 5W30, já que nesse caso o que conta é o numero que está à direita do W.
eu hoje estive a ver a quente, e faz mais ou menos o mesmo barulho (ainda não consegui perceber a 100% se o barulho que é percéptivel no video é normal, ou se é um pouco acima do que seria normal).
portanto e em relação ao oleo, ainda não consegui perceber bem quais são as diferenças na lubrificação entre as várias especificações, segundo parece tem a ver com as temperaturas exteriores, mas se a frio é obvio que a temperatura exterior influencia a própria temperatura do motor, a quente não funcionam sempre à mesma temperatura independentemente daquela que se verifica no exterior.
os carros não tem uma temperatura normal de funcionamento a quente, que é sempre igual depois de atingida e que não é influenciada pela temperatura exterior, ou por ser verão ou inverno?
nesse caso, por exemplo, quais as diferenças de um oleo 5W30 para um 5W40 no que concerne à lubrificação do motor quando este está quente, ou melhor, do que é que adianta ter um oleo W40 ou W60 se as temperaturas de funcionamento a quente são sempre as mesmas o ano todo?
peço desculpa se estou a dizer asneiras e a meter as mãos pelos pés, mas é mesmo uma duvida que tenho.
:think
4º- eu tenho cerca de dois litros de Castrol Magnatec 5W40 turbodiesel 100% sintético que me sobrou da mudança que fiz à uns meses no 525tds, tu disseste para atestar caso fosse preciso com 5W40, sempre me fez confusão misturar oleos com especificações diferentes, neste caso não haverá problema em meter um 5W40 com o que está no motor que é 0W30? tenho medo que estrague alguma coisa :think
5º- sempre ouvi dizer que um oleo que seja 0W, lubrifica melhor por exemplo, que um 5W.
isto porque é mais fino, e portanto a frio, chega mais rápido a todas as partes do motor e lubrifica melhor antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
digamos que é um oleo que faz sofrer menos as peças quando o motor está a frio, já que chega muito mais rápido a todas as partes do motor, em contraponto com outros de maior viscosidade, que são mais espessos e portanto tem maior dificuldade de lubrificar com o motor frio causando maior desgaste nas peças.
estou a "vender o peixe" tal como o comprei, será assim ou é uma grande asneirada? :think
apelo à paciencia de santo do JOFIMO (ou dos outros users que quiserem ajudar), para tanta pergunta, mas isto quando não se sabe tudo faz confusão.
obrigado pela PM JOFIMO, muito grato :palmas :palmas
um abraço.

sem palavras a ajuda e conselhos do JOFIMO, simplesmente soberbo :palmas :palmas :palmas :winner :winner
fiquei completamente descansado, e ainda bem que foi falso alarme e não se passa nada :rezar :rezar
mas esta cabeça não para, e ainda assim tenho algumas duvidas e questões que vou tentar explicar, vou enumerar para ser mais fácil:
1º- a Faher tem um produto para adicionar ao oleo que aumenta a viscosidade, é este: http://www.faher.pt/products/AV-Aumenta ... 250ml.html , aconselhas eu mandar vir e meter no oleo até chegar a altura de mudar, ou é melhor não?
2º- a Faher tambem tem um produto para por no oleo com teflon, é este: http://www.faher.pt/products/PTFE-Trata ... eflon.html , isto seria para meter quando fosse à revisão e metesse oleo novo, não é uma ideia que me tivesse surgido agora com esta situação do barulho da correia, nem tem nada a ver, foi uma coisa que vi já à algum tempo e fiquei a pensar se não seria um bom produto para ajudar a manter o motor em bom estado, mas fica sempre a duvida se é aconselhável estar a meter coisas destas dentro do motor, o que achas?
3º- em relação ao oleo, e depois do que disse o JM318is de que os numeros à esquerda do W, significam a viscosidade a frio, então deduzo que quando o motor está quente, tanto faz ser 0W30 ou 5W30, já que nesse caso o que conta é o numero que está à direita do W.
eu hoje estive a ver a quente, e faz mais ou menos o mesmo barulho (ainda não consegui perceber a 100% se o barulho que é percéptivel no video é normal, ou se é um pouco acima do que seria normal).
portanto e em relação ao oleo, ainda não consegui perceber bem quais são as diferenças na lubrificação entre as várias especificações, segundo parece tem a ver com as temperaturas exteriores, mas se a frio é obvio que a temperatura exterior influencia a própria temperatura do motor, a quente não funcionam sempre à mesma temperatura independentemente daquela que se verifica no exterior.
os carros não tem uma temperatura normal de funcionamento a quente, que é sempre igual depois de atingida e que não é influenciada pela temperatura exterior, ou por ser verão ou inverno?
nesse caso, por exemplo, quais as diferenças de um oleo 5W30 para um 5W40 no que concerne à lubrificação do motor quando este está quente, ou melhor, do que é que adianta ter um oleo W40 ou W60 se as temperaturas de funcionamento a quente são sempre as mesmas o ano todo?
peço desculpa se estou a dizer asneiras e a meter as mãos pelos pés, mas é mesmo uma duvida que tenho.

4º- eu tenho cerca de dois litros de Castrol Magnatec 5W40 turbodiesel 100% sintético que me sobrou da mudança que fiz à uns meses no 525tds, tu disseste para atestar caso fosse preciso com 5W40, sempre me fez confusão misturar oleos com especificações diferentes, neste caso não haverá problema em meter um 5W40 com o que está no motor que é 0W30? tenho medo que estrague alguma coisa :think
5º- sempre ouvi dizer que um oleo que seja 0W, lubrifica melhor por exemplo, que um 5W.
isto porque é mais fino, e portanto a frio, chega mais rápido a todas as partes do motor e lubrifica melhor antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
digamos que é um oleo que faz sofrer menos as peças quando o motor está a frio, já que chega muito mais rápido a todas as partes do motor, em contraponto com outros de maior viscosidade, que são mais espessos e portanto tem maior dificuldade de lubrificar com o motor frio causando maior desgaste nas peças.
estou a "vender o peixe" tal como o comprei, será assim ou é uma grande asneirada? :think
apelo à paciencia de santo do JOFIMO (ou dos outros users que quiserem ajudar), para tanta pergunta, mas isto quando não se sabe tudo faz confusão.
obrigado pela PM JOFIMO, muito grato :palmas :palmas
um abraço.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
abraço :lovebmwmarco pires Escreveu:viva.![]()
sem palavras a ajuda e conselhos do JOFIMO, simplesmente soberbo :palmas :palmas :palmas :winner :winner
fiquei completamente descansado, e ainda bem que foi falso alarme e não se passa nada :rezar :rezar
mas esta cabeça não para, e ainda assim tenho algumas duvidas e questões que vou tentar explicar, vou enumerar para ser mais fácil:
1º- a Faher tem um produto para adicionar ao oleo que aumenta a viscosidade, é este: http://www.faher.pt/products/AV-Aumenta ... 250ml.html , aconselhas eu mandar vir e meter no oleo até chegar a altura de mudar, ou é melhor não?
Não metas nada disso por enquanto, só quando trocares o óleo e já te digo qual usar mais abaixo
2º- a Faher tambem tem um produto para por no oleo com teflon, é este: http://www.faher.pt/products/PTFE-Trata ... eflon.html , isto seria para meter quando fosse à revisão e metesse oleo novo, não é uma ideia que me tivesse surgido agora com esta situação do barulho da correia, nem tem nada a ver, foi uma coisa que vi já à algum tempo e fiquei a pensar se não seria um bom produto para ajudar a manter o motor em bom estado, mas fica sempre a duvida se é aconselhável estar a meter coisas destas dentro do motor, o que achas?
Sim é aconselhável devido aos kms do motoreu uso isto: Atomic Metal Conditioner- http://www.xado.es/, já usei o Faher mas este é superior, vais ganhar compressão e deixar de ouvir barulhos
3º- em relação ao oleo, e depois do que disse o JM318is de que os numeros à esquerda do W, significam a viscosidade a frio, então deduzo que quando o motor está quente, tanto faz ser 0W30 ou 5W30, já que nesse caso o que conta é o numero que está à direita do W.
eu hoje estive a ver a quente, e faz mais ou menos o mesmo barulho (ainda não consegui perceber a 100% se o barulho que é percéptivel no video é normal, ou se é um pouco acima do que seria normal).
portanto e em relação ao oleo, ainda não consegui perceber bem quais são as diferenças na lubrificação entre as várias especificações, segundo parece tem a ver com as temperaturas exteriores, mas se a frio é obvio que a temperatura exterior influencia a própria temperatura do motor, a quente não funcionam sempre à mesma temperatura independentemente daquela que se verifica no exterior.
os carros não tem uma temperatura normal de funcionamento a quente, que é sempre igual depois de atingida e que não é influenciada pela temperatura exterior, ou por ser verão ou inverno?
nesse caso, por exemplo, quais as diferenças de um oleo 5W30 para um 5W40 no que concerne à lubrificação do motor quando este está quente, ou melhor, do que é que adianta ter um oleo W40 ou W60 se as temperaturas de funcionamento a quente são sempre as mesmas o ano todo?
peço desculpa se estou a dizer asneiras e a meter as mãos pelos pés, mas é mesmo uma duvida que tenho.:think
vamos a ver se te consigo explicar sintecticamente as diferenças de viscosidade dos óleos; será mais ou menos isto:
-0w30-em arranque a frio o óleo como é mais fino cumpre melhor as funções de lubrificação devido a menor viscosidade (0) e depoid de atingida a temperatura de funcionamento normal ele tem uma viscosidade (30) que tem a ver com a temperatura exterior, 5w30 tem uma resistencia maior ao arranque ao (5) frio exterior (maior viscosidade) mas o comportamento depois de atingir a temperatura de funcionamento é igual (30) (isto num motor novo, num com muitos kms o comportamento é diferente devido a existirem folgas e a pressão do óleo baixar como é lógico), o 5w40 será portanto o mais indicado dos sintécticos, visto ter um comportamento melhor com temperaturas exteriores mais elevadas (40)e conseguir manter a viscosidade, daí eu ter referido antes que usava o 10w60 em certas condições de temperaturas exteriores mais elevadas, (verão quente) e como viajo muito para o alentejo convém e devido à repro também, mas att. com este só faço 11.000km (verão mesmo)
4º- eu tenho cerca de dois litros de Castrol Magnatec 5W40 turbodiesel 100% sintético que me sobrou da mudança que fiz à uns meses no 525tds, tu disseste para atestar caso fosse preciso com 5W40, sempre me fez confusão misturar oleos com especificações diferentes, neste caso não haverá problema em meter um 5W40 com o que está no motor que é 0W30? tenho medo que estrague alguma coisa :think
não vais estragar nada, podes misturar à vontade, não se deve nem pode é misturar óleos minerais com sintécticos e semi-sintécticos, ou utilizar em certos motores do grupo VAG óleo não recomendado (507.000 por ex.) ou reatestar com outro com especificação diferente
5º- sempre ouvi dizer que um oleo que seja 0W, lubrifica melhor por exemplo, que um 5W.
isto porque é mais fino, e portanto a frio, chega mais rápido a todas as partes do motor e lubrifica melhor antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
digamos que é um oleo que faz sofrer menos as peças quando o motor está a frio, já que chega muito mais rápido a todas as partes do motor, em contraponto com outros de maior viscosidade, que são mais espessos e portanto tem maior dificuldade de lubrificar com o motor frio causando maior desgaste nas peças.
estou a "vender o peixe" tal como o comprei, será assim ou é uma grande asneirada? :think
não é asneirada nenhuma mas isso só é correcto para motores com menos de 50.000km ou para países com clima muito frio, se houver desgaste normal com referi mais atrás, vai existir consumo de óleo devido ao desgaste que o motor já tem e que o óleo não consegue lubrificar devidamente em quente por ser muito fino, exprimenta ver a viscosidade do óleo do 530d e do 525tds, na vareta molhas o dedo indicador e encosta-o ao polegar e depois alivia e vês a diferença
apelo à paciencia de santo do JOFIMO (ou dos outros users que quiserem ajudar), para tanta pergunta, mas isto quando não se sabe tudo faz confusão.
obrigado pela PM JOFIMO, muito grato :palmas :palmas
um abraço.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
exactamente isso bem explicado amigo, melhor só com bonecos :fixeJM318is Escreveu:no que te posso responder e mesmo assim nao sei se vai estar correcto, com a mesma temperatura de motor, o w40 é mais fino que um w60, agora imagina que tens um filme de oleo a num apoio da cambota, uma camada de oleo composta apenas por bolas de oleo, em que a distancia entre o apoio da cambota e a cambota é o diametro das bolas, um oleo w60 comparado com um w40 o diametro das bolas pode-se considerar maior, o que permite que a cambota tenha um bocado mais de defeito (desgaste) , com isto quero dizer que a lubrificaçao vai depender do tempo que o motor tenha, acho que é por isso que a medida que o motor for utilizado se coloque um oleo com maior espessura (viscosidade)
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: barulho estranho
Vamos a ver se isto ajuda um pouco
ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóveis). Para motores a gasolina de veículos ligeirosB para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciaisC para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel
API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.
SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas.
Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.
Motores a Gasolina
A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível “Fuel economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade recomendadas são XW-30 e XW-20.
A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.
A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
Motores a Diesel
NORMAS "B":
B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível “Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (corresponde a A1).
B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa.
B5: Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%, em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
NORMAS "C"
C1: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS.
C2: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas.
C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.
C4: Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5 mPas
Olhe o que encontrei :lol1
http://www.youtube.com/watch?v=_HATtHZ5 ... r_embedded
Cumps.

ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóveis). Para motores a gasolina de veículos ligeirosB para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciaisC para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel
API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.
SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas.
Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.
Motores a Gasolina
A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível “Fuel economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade recomendadas são XW-30 e XW-20.
A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.
A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
Motores a Diesel
NORMAS "B":
B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível “Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (corresponde a A1).
B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa.
B5: Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%, em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
NORMAS "C"
C1: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS.
C2: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas.
C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.
C4: Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5 mPas
Olhe o que encontrei :lol1
http://www.youtube.com/watch?v=_HATtHZ5 ... r_embedded
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: barulho estranho
bem, sem palavras :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
JOFIMO e JM318is, vocês são o máximo, alta categoria :palmas :palmas :winner :winner
só mais uma coisa: qual a melhor altura para se verificar o nivel, com o motor quente ou com o motor frio?
um grande abraço aos dois. :fixe
JOFIMO e JM318is, vocês são o máximo, alta categoria :palmas :palmas :winner :winner
só mais uma coisa: qual a melhor altura para se verificar o nivel, com o motor quente ou com o motor frio?
um grande abraço aos dois. :fixe
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)