viva.
sem palavras a ajuda e conselhos do JOFIMO, simplesmente soberbo :palmas :palmas :palmas :winner :winner
fiquei completamente descansado, e ainda bem que foi falso alarme e não se passa nada :rezar :rezar
mas esta cabeça não para, e ainda assim tenho algumas duvidas e questões que vou tentar explicar, vou enumerar para ser mais fácil:
1º- a Faher tem um produto para adicionar ao oleo que aumenta a viscosidade, é este:
http://www.faher.pt/products/AV-Aumenta ... 250ml.html , aconselhas eu mandar vir e meter no oleo até chegar a altura de mudar, ou é melhor não?
2º- a Faher tambem tem um produto para por no oleo com teflon, é este:
http://www.faher.pt/products/PTFE-Trata ... eflon.html , isto seria para meter quando fosse à revisão e metesse oleo novo, não é uma ideia que me tivesse surgido agora com esta situação do barulho da correia, nem tem nada a ver, foi uma coisa que vi já à algum tempo e fiquei a pensar se não seria um bom produto para ajudar a manter o motor em bom estado, mas fica sempre a duvida se é aconselhável estar a meter coisas destas dentro do motor, o que achas?
3º- em relação ao oleo, e depois do que disse o JM318is de que os numeros à esquerda do W, significam a viscosidade a frio, então deduzo que quando o motor está quente, tanto faz ser 0W30 ou 5W30, já que nesse caso o que conta é o numero que está à direita do W.
eu hoje estive a ver a quente, e faz mais ou menos o mesmo barulho (ainda não consegui perceber a 100% se o barulho que é percéptivel no video é normal, ou se é um pouco acima do que seria normal).
portanto e em relação ao oleo, ainda não consegui perceber bem quais são as diferenças na lubrificação entre as várias especificações, segundo parece tem a ver com as temperaturas exteriores, mas se a frio é obvio que a temperatura exterior influencia a própria temperatura do motor, a quente não funcionam sempre à mesma temperatura independentemente daquela que se verifica no exterior.
os carros não tem uma temperatura normal de funcionamento a quente, que é sempre igual depois de atingida e que não é influenciada pela temperatura exterior, ou por ser verão ou inverno?
nesse caso, por exemplo, quais as diferenças de um oleo 5W30 para um 5W40 no que concerne à lubrificação do motor quando este está quente, ou melhor, do que é que adianta ter um oleo W40 ou W60 se as temperaturas de funcionamento a quente são sempre as mesmas o ano todo?
peço desculpa se estou a dizer asneiras e a meter as mãos pelos pés, mas é mesmo uma duvida que tenho.

:think
4º- eu tenho cerca de dois litros de Castrol Magnatec 5W40 turbodiesel 100% sintético que me sobrou da mudança que fiz à uns meses no 525tds, tu disseste para atestar caso fosse preciso com 5W40, sempre me fez confusão misturar oleos com especificações diferentes, neste caso não haverá problema em meter um 5W40 com o que está no motor que é 0W30? tenho medo que estrague alguma coisa :think
5º- sempre ouvi dizer que um oleo que seja 0W, lubrifica melhor por exemplo, que um 5W.
isto porque é mais fino, e portanto a frio, chega mais rápido a todas as partes do motor e lubrifica melhor antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
digamos que é um oleo que faz sofrer menos as peças quando o motor está a frio, já que chega muito mais rápido a todas as partes do motor, em contraponto com outros de maior viscosidade, que são mais espessos e portanto tem maior dificuldade de lubrificar com o motor frio causando maior desgaste nas peças.
estou a "vender o peixe" tal como o comprei, será assim ou é uma grande asneirada? :think
apelo à paciencia de santo do JOFIMO (ou dos outros users que quiserem ajudar), para tanta pergunta, mas isto quando não se sabe tudo faz confusão.
obrigado pela PM JOFIMO, muito grato :palmas :palmas
um abraço.