Dúvidas/Ajuda

Área de discussão geral

Moderador: Staff

cmneto
Membro Iniciado
Registado: 16 jul 2013, 16:20
O meu Carro:: BMW serie 5

Dúvidas/Ajuda

Mensagem por cmneto »

Boas pessoal, estou a pensar em adquirir uma BMW só que ainda não sei qual. Portanto a minha dúvida está mais na base do motor e com quantos quilómetros no máximo posso comprar uma coisinha assim jeitosa e depois claro fazer os upgrades necessários. Pronto as minhas dúvidas baseiam na Serie # ou seja a 320d tanto carro mas mais virado para a carrinha apartir de 2000 até 2004 e na Serie 5 a 525tds pois axo que a 530 já é demais :), desta virado mais pro carro do que para a carrinha apartir de 1996 a 2003. Ja agora também gostava de saber de há muita diferença a nível de motor e electrónica em ambas mais na serie 5 por começar em 96!! Agradeço o esclarecimento de alguém,
Fico a aguardar a vossa ajuda.
Obrigado e cumprimentos.

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Re: Dúvidas/Ajuda

Mensagem por rafias »

Na minha modesta opinião um Serie 5 é melhor do que qualquer Serie 3, eu no teu lugar comprava mesmo o 530d E39. Se o €€€€ não for suficiente então o 525d ou o 523i. Não aconselho o 520d ou 520i pois é um pouco fraco em termos de prestações, apesar de mais económicos em termos de consumos. Desaconselho vivamente o 525tds, pois é um design de motor mais antigo e terias maiores despesas quando algo avariasse. Além disso o 525tds é um formidável consumidor de combustível.
A nível de electrónica e motor entre o Serie 3 e o Serie 5 não há grande diferença. Depende dos extras. A grande diferença é no conforto, isolamento de ruído, qualidade dos materiais.
Já agora quanto pretendes gastar?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

Eu iria para um 320 de 150cv.
Caso surgisse uma boa oportunidade iria sem duvida para o E39- 530 é fiável e equilibrado.
Aproveita a vida!
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

a serie 5 E39 é um serie 7 E38 mais pequeno, porque de resto partilha dos mesmos luxos da serie 7, o mesmo conforto, a mesma insonorização, segurança e estabilidade em estrada.
já o serie 3 é completamente diferente, nota-se claramente que é um veiculo de uma gama abaixo e não tem os mesmo padrões que os outros dois, do ponto de vista da condução numa area mais abrangente, a serie 5 transmite uma clara sensação de ser um carro premium diferente da generalidade dos outros carros que circulam na estrada, encontrando equivalencia num mercedes E, e superior a um mais banal audi A6.

o serie 3 transmite a sensação clara de ser o cavalo de vendas da bmw, o modelo que abre portas à marca (na altura, agora é a serie 1), e portanto desprovido daquele feeling de carro de luxo e embora sendo um carro premium do marca premium, está mais próximo do universo das marcas generalistas (com exceção da dinamica que neste caso é claramente superior, inclusive à da serie 5), é um carro concebido mais para criar volume de vendas, existindo um fosso qualitativo entre a serie 3 e a serie 5 (actualmente ambas as series encontram-se mais próximas).

este facto tem a ver com aquela que era a politica da marca na altura; após o grande sucesso da serie E34, a bmw tinha o desafio de criar algo que fosse ainda melhor o que era dificil, para tal inspirou-se e foi buscar grande parte das soluções que tinha aplicado um ano antes no topo de gama serie 7 E38, com isto criou um carro que na altura foi tido como o melhor sedan do mundo e considerado ainda hoje um dos melhores bmw de sempre, a serie 5 que o substituiu (E60), conseguiu ter o desmérito de não ter a qualidade dos materiais do E39, e por incrivel que pareça, até na segurança oferecida aos ocupantes o E39 é melhor que o E60 tanto para o condutor como para os ocupantes (ver teste no site do euroncap), sendo o E60 mais seguro apenas no embate lateral, em termos de rigidez do chassis o E39 era tão bom que a bme decidiu manter a mesma plataforma e o mesmo tipo de rigidez.

portanto tudo isto serve para explanar as diferenças que podem ser encontradas entre a serie 3 E46 e a serie 5 E39, longe de ser um carro mau (é um bom carro), mas a serie 3 está muitos furos abaixo da serie 5, para quem já teve a hipotese de conduzir um e outro, nota-se e bem as soluções de na atenção ao detalhe e da qualidade de vida a bordo.
o E46 veio suceder o E36 que no geral era um mau carro em termos de qualidade dos materiais e de vida a bordo, em certa medida inferior ao E30.
a concepção do E46 foi feita pela DesignworksUSA baseada na carroçaria do E36, mais do que um carro completamente novo, o E46 foi uma evolução do E36, completamente novo foi o interior e as soluções tecnológicas.

se as opções são apenas e tão só um E39 525tds, e um E46 320d, a minha preferencia poderá ser contrária a tudo o que disse anteriormente, mas iria para o 320d, e digo isto pelas razões que o rafias apontou.
o motor 2.0d não está isento de problemas e tambem tem a bomba VP44 que é famosa pelos problemas que causa, mas o 2.5tds é um motor que tolera pouco mais tratos, é um motor que exige as revisões a tempo e horas e tem uma bomba ainda mais problemática que a do 320d, é um motor que foi concebido no inicio dos anos 90 e portanto está tecnologicamente ultrapassado, o 2.0d não é nenhuma joia de relojoaria e tambem já está ultrapassado tecnologicamente, mas comparativamente é mais modernos e menos propenso a dar problemas.
as despesas que podem advir serão sempre superiores num 2.5tds do que num 2.0d, bem como os problemas, para alem disso arranjar actualmente um 525tds que tivesse sido bem mantido ao longo da vida, não é muito fácil, e isso é fundamental.

pessoalmente eu procuraria um 520d, a mecanica é a mesma do 320d mas num veiculo muito superior, claro que as performances não são nada de espectacular, mas as diferenças a esses nivel não são assim tantas que invalide essa opção.

portanto se queres um carro de luxo, um carro de estado com tudo aquilo que tem um topo de gama num conjunto mais pequeno mas com uma qualidade e requinte a toda a prova, tens a serie 5.

se queres um carro mais banal, mais próximo (mas melhor) daquilo que se vê no universo das marcas generalistas, menos filtrado e portanto com o enfoque de uma condução baseada na eficácia dinamica ( e na dinamica a serie 3 é claramente superior à serie 5) num conjunto muito equibrado e bastante simpático, então tens a serie 3.

no conjunto entre carro e motor as minhas opções dentro de modelos mais acessiveis (penso ser este o orçamento de que dispões), a minha opção seria esta:

1º- 520d
2º- 320d (150cv)
3º- 320d (136cv)
4º- 525tds

penso que um 525d ou um 530d não são equacionáveis, caso sejam então temos matéria para muito mais, é algo que nada tem a ver com aquilo de que estamos a falar, é outro nivel, outro patamar, outra realidade, e caso se coloque essa opção falaremos sobre o assunto :wink1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

cmneto
Membro Iniciado

Mensagem por cmneto »

hmm muito obrigado!! bem depois disto e de mais algumas coisas que tenho ouvido já fiquei tentado ao 530 ehhe, e pronto definitivamente teria de ser o carro pois a carrinha é um pouco grande e não tem tanta estetica não concordas :s? o 320 era carrinha claro! mas pronto diz me lá o que tens a dizer então sobre o 530

marco pires
Moderador do Fórum

sobre o 530d há a dizer que nada tem a ver com os motores de que estivemos a falar anteriormente:

o motor 2.0d de igual só tem o facto de consumir o mesmo tipo de combustivel, e o 2.5tds junta a isso o facto de ser um 6 cilindros tal como o 3.0d, tirando estes dois pormenores são coisas completamente diferentes.

o bloco 3.0d é considerado o melhor diesel do mundo e a base de trabalho para os mais potentes motores a diesel que a bmw possui actualmente, quando saiu foi um motor que estreou o common rail na bmw e trouxe niveis de refinamento e de performances que nenhum motor diesel da bmw jamais conseguiu até então.
trata-se de um motor que continua perfeitamente actualizado, seja a nivel das performances onde mesmo agora poucos o batem, seja a nivel tecnológico.

é um motor que nunca mais acaba, tem uma entrega de potencia e uma disponibilidade fantásticas, é super silencioso e em grande parte dos regimes nem se ouve a trabalhar no interior do carro, as soluções técnicas empregadas torna o motor para alem de silencioso, um motor que não treme nem transmite ao habitaculo qualquer vibração, seja a frio seja a quente.

este motor é uma peça de relojoaria e teve um cuidado tal no seu desenvolvimento, que é uma referencia em performances, refinamento e fiabilidade, não lhe conhecendo problemas crónicos dignos de assinalar.
por incrivel que pareça trata-se de um motor que possui a mais moderna tecnologia, mas partilha com alguns motores a diesel da velha escola, a durabilidade e a fiabilidade.

para alem disso é um motor que admite perfeitamente e sem grandes stresses, alterações mais ou menos simples que podem dar origem a aumentos de potencia e binário assinaláveis numa máquina ao qual muitos poucos diesel actuais serão capazes de superar, sem que com isso a fiabilidade sofra grandemente.

para ter a clara percepção de tudo isto que eu disse, basta conduzir um 530d e depois conduzir um 320d ou um 525tds, basta dar à chave e meter o motor a trabalhar, e só nesse pequeno pormenor ficarão patente as diferenças quase da noite para o dia entre um 530d e os outros, as suas qualidades tiveram reflexo em ter sido o motor diesel mais premiado de sempre.

em questões de carroçaria eu sou da mesma opinião que tu, prefiro o sedan, embora ache que as carrinhas envelhecem melhor.
as carrinhas tem a vantagem de ter suspensão autonivelante (serie 5).

entretanto podes tambem colocar como opção um 525d, trata-se do mesmo motor do 530d, com todas as suas qualidade, mas com cerca de menos 20cv, ainda assim é um motor que não deixa de oferecer performances muito boas e incomparavelente superiores a um motor 2.0d ou 2.5tds.

em todo o caso e se tiveres condições de ir para um serie 5, nem olhes para trás, é que as diferenças são enormes (tal como disse no outro meu post), um serie 3 e volto a repetir; não sendo um mau carro nem nada que se pareça, é ainda assim uma quase banalidade, o serie 5 é outro mundo completamente diferente, é um serie 7 um pouco mais pequeno, e um serie 3 não é nem nada que se pareça com um um serie 5 mais pequeno, seria bom que fosse...mas não é.

mas melhor que todas as palavras que te possa dizer, nada supera experimentares e sentires pessoalmente os carros, experimenta um serie 3 e um serie 5, podes mesmo experimentar um 320d e um 520d já ambos tem o mesmo motor, podes até experimentar um 330d e um 530d tambem com motores iguais, e depois diz-me alguma coisa :wink1

um abraço.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

cmneto
Membro Iniciado

Mensagem por cmneto »

muito bom mesmo, era o que eu precisava! muito obrigado mesmo, vou agora ver o que anda por aí e depois dou notícias, abraço!!

cmneto
Membro Iniciado

Mensagem por cmneto »

só mais uma coisa, quanto a caixa de velocidades, manual ou automática??

cmneto
Membro Iniciado

Mensagem por cmneto »

e já agora os km, já estou a ver algumas! agora com o maximo de km recomendas?

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

tendo tido um 530d(muito pouco tempo), e tendo um x5(e53 tem base e39) e comparando com os e46( m3 e compact) não acho que o 5 seja muito superior, acho os e39 abanheirados comparados com os e46...mais confortaveis sem duvidas mas de resto...acho o e46 mais jovem.

quanto a caixas gosto de todas, tenho 1 steptronic, 1 manual de 5v e 1 smg :lol1 dependes do que queres...

marco pires
Moderador do Fórum

uma caixa manual será sempre mais fiável, há alguns relatos de problema na caixas auto, mas não é um problema crónico pelo que na minha opinião se optares por um automático ficarás muito bem servido, embora tal como disse as caixas manuais tem menos tendencias a dar problemas, e quando dão os custos de reparação são sempre mais baratos.

em termos de kms vai ser dificil encontrar um que tenha poucos, os E39 usados que andam por ai já tem muitos kms em cima, se achares algum com poucos kms (e quando falo em poucos falo 100000mil ou 150000mil), desconfia sempre, pois o que não falta por ai são carros desses com os kms martelados, seja como for e antes de fechares negócio, aconselho sempre a ires com o carro á marca para fazerem um diagnóstico completo e verificação dos kms para ver se são reais ou se foi mexido.

nunca esqueçer que um bmw seja ele qual for, é um carro muito fiável e que dá muitos milhares de kms de prazer e qualidade a quem os adquire, mas quando tem problemas escondidos eles mais tarde vem ao de cima, e os custos de reparação são sempre altos.
por isso convem por o carro na marca para fazer um diagnóstico completo, é certo que vai sempre aparecer alguma coisa que eles vão dizer que necessita de reparação ou substituição de peças, faz parte da praxe das oficinas oficiais, mas pequenas coisas são de pouca importancia, quando são componentes fundamentais é que a conversa já é outra.

os bmw são carros que exigem uma manutenção a tempo e horas, convem por isso saber se as revisões foram seguidas à linha e se o carro foi bem mantido, caso contrário e de certeza que terá algum material que vai ter que ser substituido, tais como bomba de agua, MAF (as de origem deram quase todas barraca), e o tipico material de desgaste )amortecedores, discos e pastilhas, apoios do motor, etc)
atenção tambem ao veio de transmissão se está com folgas, isso nota-se em andamento entre os 120/140km/h com vibrações por baixo do carro.
vê tambem se os elevadores dos vidros funcionam bem, pois costumam avariar, o estágio final da ventilação tambem e isso dá origem a que o ar condicionado/ventilação funcione de forma irregular.
leva tambem o carro a uma lavagem automática e vem se tem entradas de agua, se houver agua nos tapetes é da forra interior das portas que costuma descolar, mas não é nada de grave e fácil de resolver.
tem atenção se o carro pega bem a quente, se pegar mal é indicação que o sensor da arvore de cames está a dar o berro, tambem é algo fácil e barato de resolver.
o ponteiro da temperatura não pode passar do meio, tem mesmo que aqueçer e ficar no meio, se passar do meio para a frente foge desse carro, é quase sempre um problema mais grave.

pixeis queimados faz parte mesmo do carro, por isso não te admires com essa situação.

quantos aos kms se achares um até aos 250/300 mil não é nada de assustar, são motores que aguentem parfeitamente meio milhão de kms se dar qualquer tipo de problemas, mas uma vez mais volto a repetir que isso só se aplica se o anterior dono(s), teve o cuidado de fazer as revisões a tempo e horas e ter mudado alguns componentes à medida que foram fazendo falta, e um uso consciente, se foi um carro abandalhado mais vale esqueceres porque com esses kms vai dar-te problemas pela certa.

um abraço.
[email protected]

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

marco pires Escreveu:podes até experimentar um 330d e um 530d tambem com motores iguais, e depois diz-me alguma coisa :wink1

um abraço.
Não recomendo isso... É que depois de experimentar o 6cyl, é dificil ficar satisfeito com algo abaixo... :D ehehe
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Depende do que procuras num carro... Tanto o E46 como o E39 são segmentos diferentes.

Caso queiras um carro familiar/espaçoso/confortável/grande, sem dúvida (e apenas) um E39 530d.
Se quiseres um carro de gama média, confortável q.b., mais pequeno, com um motor muito fiável, (e apenas) E46 320d 150cv ou um 330d.

Tudo o resto para mim, não ponderava devido aos motores. :)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

cmneto
Membro Iniciado

Mensagem por cmneto »

Sem dúvidas nenhumas é a e39 530d!!

marco pires
Moderador do Fórum

resposta sintética e acertada da parte do ode_joy :fixe

o Marco c tambem referiu um ponto que acho distintivo entre os E46 e os E39: o E46 é um carro mais jovial, enquanto o E39 é um carro de estatuto e de pose, o E46 consegue ter um chamamento mais jovem e descontraido, e sem a aquela sensação de banheira, mas claro aqui é tudo uma questão de gostos, eu como gosto mais de banheiras sinto-me melhor num 39 :lol1

um aparte em relação tema para salientar a referencia que o ode_joy fez ao E46 320d de 150cv:

de facto esse motor é mais evoluido (já é common rail), e performante quando comparado com o de 136cv, mas permite-me dizer algo que não é baseado em experiencia própria (nunca conduzi nenhum 320d de 150cv, mas já conduzi e até por bastante tempo os de 136cv), mas sem daquilo que tenho ouvido e lido aqui e ali:

ao que parece (e volto a frisar que não é por experiencia própria), esse motor não tem uma entrega de potencia ao nivel do que seria de esperar para 150cv, é tema corrente as comparações entre os 320d 150cv e os tdi tambem de 150cv, e pelo que li os tdi levam sempre a melhor, tem mais pujança e mais alma, onde o bmw consegue ser superior é na velocidade máxima, mas perde em tudo o resto já que os tdi tem um disparo que lhes permite manterem-se e deixarem para trás os 320d.

isto não tem como objectivo iniciar nenhum off topic, é apenas um aparte. :wink1
[email protected]

Responder

Voltar para “Discussão Geral”