Faróis desajustados e IPO

Área de discussão geral

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Faróis desajustados e IPO

Mensagem por rafias »

Olá pessoal,

Neste momento tenho um dos meus faróis com os ajustes partidos (um problema muito comum nos E39). O farol em causa aponta ligeiramente para baixo. Para piorar as coisas os meus faróis são selados com epoxy, uma resina muito resistente, e não é possível abri-los mesmo com calor. Existe a possibilidade de colocar novos ajustes sem abrir o farol tal como o JPimpao01 fez com o outro farol quando instalou uns ajustes de metal. Como preciso de tempo para encontrar a venda ajustes de metal e preciso de ir à inspecção no próximo mês, venho perguntar aos entendidos se um carro com os faróis desajustados chumba ou fica apenas com uma anotação.

Abraço a todos.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Faróis desajustados e IPO

Mensagem por marco pires »

chumba, a não ser que haja muita boa vontade por parte do inspector, mas é uma anomalia que dá chumbo.
no meu caso tenho um farol exatamente com o mesmo problema, fui a uma casa para fazer o alinhamento e não dava exatamente por causa disso.

sabes o que é que me fizeram?:

meteram um bocado de cartão a servir de cunha no farol, à medida que estavam a alinhar ia ajustando o cartão para que a optica ficasse alinhada.

e ficou à meneira, já lá vão 3 anos desde que foi isso e nunca mais mandei alinhar, e cada vez que vou à IPO está impecável.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

:duh :palmas Com esta mataste-me!!! Eu por acaso tenho estado a pensar em maneiras de o fixar. Podes dizer-me em que casa fizeste este belo trabalho???? É que eu não estou a ver onde posso enfiar um cartão em cunha no farol, pois aquilo tem uns foles que impedem a poeira de entrar e depois tem os próprios encaixes onde se ligam as fichas.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

como deves compreender aquilo foi um serviço que não tem nada de profissional, foi mais um desenrasco para ir fazer a IPO, mas eu deixei andar assim (e está assim até hoje), e na verdade ficou tão bem ajustado que a optica ao fim de 3 anos continua alinhada.

aquilo foi metido entre o fole e a parte em metal onde encaixam as fichas, mais ou menos na zona assinalada a vermelho na foto.
Imagem

onde me fizerem isso foi na estação de serviço da galp ali na paiva couçeiro.
não tenho a certeza, mas creio que já encerrou porque estava debaixo de um prédio e eles queriam acabar com as bombas.

de qualquer forma é uma coisa que com jeito consegues fazer, convinha era teres teres a maquina de alinhamento para ires fazendo isso e ires vendo quando é que ficava bom.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Vou ver o que consigo fazer. Tenho de analisar bem o meu encaixe pois o que me mostras na foto é de um farol Xenon e os meus são halogéneo. São encaixes diferentes.
Depois digo qualquer coisa. Obrigado Marco :fixe
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

os meus tambem são de halogeneo, eu não consegui arranjar uma foto em condições sem ser esta, mas penso que nos de halogeneo até é mais fácil.
[email protected]

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

marco pires Escreveu:chumba, a não ser que haja muita boa vontade por parte do inspector, mas é uma anomalia que dá chumbo.
no meu caso tenho um farol exatamente com o mesmo problema, fui a uma casa para fazer o alinhamento e não dava exatamente por causa disso.

sabes o que é que me fizeram?:

meteram um bocado de cartão a servir de cunha no farol, à medida que estavam a alinhar ia ajustando o cartão para que a optica ficasse alinhada.

e ficou à meneira, já lá vão 3 anos desde que foi isso e nunca mais mandei alinhar, e cada vez que vou à IPO está impecável.

Os meus do Ex-E39 tb andavam assim, não era com cartão, mas com outra coisa qq, já nem sei se era com arames, lol
O que é certo é que estava alinhado, a luz tremia com a vibração, mas estava alinhado, na boa.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Vou ver se consigo hoje arranjar o papel de cartão. Talvez dpbre várias vezes e aplico. Vou tentar acertar a "à olho" o farol tendo como referência o foco do outro farol que está acertado. Acredito que não me chumbem se o desvio for pequeno, correcto Marco, jmcdpereira?
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

rafias Escreveu:Vou ver se consigo hoje arranjar o papel de cartão. Talvez dpbre várias vezes e aplico. Vou tentar acertar a "à olho" o farol tendo como referência o foco do outro farol que está acertado. Acredito que não me chumbem se o desvio for pequeno, correcto Marco, jmcdpereira?
Depende se o outro está afinado.
Pelo sim pelo não deixa-os baixos, de modo a que se os afinares por dentro (caso tenha afinador eléctrico) o fico fique mais para baixo que para cima.
Se estiver baixo penso que não chumbam, se estiver alto é que é pior.

Penso eu de que.

jmcdpereira

PS: E não os deixes estrábicos, um a apontar para a estrada e outro para a copa das árvores hehehehe
Dá uma volta depois numa estrada escura para confirmar
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

A ideia do jmcdpereira de prender com arames parece-me muito boa. Vou fazer pelo menos 2 arames ou abraçadeiras em forma de forca, um para acerto horizontal e outro para acerto vertical, e colocá-los à volta do encaixe cerâmico. De seguida passo a outra extremidade entre o plástico do farol e o fole de borracha. Depois é puxar/afrouxar até acertar. Penso que nem vai interferir com o regulador eléctrico de altura. Que acham?
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

convem que não haja muita diferença entre o farol esquerdo e direito, e tal como disse e bem o jmcdpereira, se estiverem mais baixos que o limite normalmente eles não implicam com isso e passa, se estiver mais alto é que esquece lá isso.

alinhares isso a olho é um bocado complicado, porque basta estar um pouco mais alto e se o inspector for picuinhas chumba-te o carro.
se calhar a melhor maneira era teres um ponto de referencia numa parede, e depois apontares o carro para lá e ires tentando fixar o farol para que ficasse à altura desse ponto de referencia.

a ideia de meteres uns arames não é má, se calhar até fica melhor que meteres um bocado de cartão, e não interfere com o regulador electrico, já que no meu com o cartão o regulador continua a funcionar na boa. :fixe

pelo menos seria uma solução provisória (ou efectiva como no meu caso :lol: ), para ires com o carro à IPO e passares, sem estares a gastar dinheiro para já, depois com mais t€mpo poderias resolver o problema de forma definitiva :wink1
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Para já resolvi o problema provisoriamente!! Meti um cartão entre o fole e a ficha do farol, do lado de fora. Tentei meter uma braçadeira e prender com o oring do fole mas aquilo não tinha jeito nenhum. Agora esta alinhado. Eu medi a distancia entre os faróis e depois entre os pontos de projecção à uma distância de 5 metros. As distâncias eram as mesmas. Por fim acertei a altura. Ficou igual à do outro farol que sei que está alinhado.
Agora é andar uns dias e ver se fica fixo, o que eu não acredito muito pois o farol abana por todos os lados. Até o oiço quando passo por desníveis na estrada. Só espero que o inspector não implique com o papel metido lá, pois está visível.

Eu até tenho t€mpo para meter uns faróis alternativos, o problema é encontrar os correctos, pois a maioria dos faróis after-market são para carros entre 1995 e 2000 (pré-facelift). Provavelmente pensaram que não haveria procura e que ninguém iria querer desfazer-se dos "maravilhosos" angel-eyes da Hella, com os "duradouros" ajustes e com o vidro colado com epoxy (Araldite).
Última edição por rafias em 26 jul 2013, 14:42, editado 1 vez no total.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

espero que consigas passar o carro e que não desalinhe até lá, agora é ires o mais rápido possivel, pois quanto mais tempo pior.

no meu caso não está nada solto, eram apenas os ajustes que tinham partido e por isso não se conseguia alinhar.
provavelmente é por não ter o farol a chocalhar que aquilo se mantem, mas no teu caso como isso está tudo a abanar é natural que volte a desalinhar.
de qualquer forma é uma questão de dares uma volta com o carro, e depois e ver se houve alterações na altura da luz do farol, se notares que já não está igual é porque voltou a desalinhar, caso contrário é porque ficou fixo e já dá para ires à IPO.

quanto ao cartão não te preocupes que eles abrem o capot mas não estão a olhar para a traseira dos farois, a menos que seja tenhas colocado uma caixa inteira de cartão e fique a dar muito nas vistas :lol1
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Ontem reparei numa tampa na parte de cima dos faróis, mais ou menos a meio caminho entre o médio e o máximo. Rodei a tampa no sentido contrário aos ponteiros do relógio e era saiu. O buraco resultante dá acesso ao interior do farol, permitindo ver a peça de encosto para um dos ajustadorese uma outra peça que eu presumo seja o "cutoff". Na tampa diz "For adjustment Please ref. user manual" Ora, o "user manual" não diz em lado nenhum como ajustar os faróis. Alguém sabe para que servem esses buracos? Será para se poder substituir a peça de "cutoff" para o caso de ser necessário mudar de standard (por exemplo, UE => EUA)?

Também reparei numa inscrição no farol: EPOXY. Isto vem confirmar que os meus faróis estão selados com a infame resina.
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Acabei de comprar do eBay um par de ajustadores também de plástico mas muito mais resistentes. Depois de passar a IPO vou dedicar-me com calma à sua instalação.
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”