Faróis desajustados e IPO
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Faróis desajustados e IPO
Olá pessoal,
Neste momento tenho um dos meus faróis com os ajustes partidos (um problema muito comum nos E39). O farol em causa aponta ligeiramente para baixo. Para piorar as coisas os meus faróis são selados com epoxy, uma resina muito resistente, e não é possível abri-los mesmo com calor. Existe a possibilidade de colocar novos ajustes sem abrir o farol tal como o JPimpao01 fez com o outro farol quando instalou uns ajustes de metal. Como preciso de tempo para encontrar a venda ajustes de metal e preciso de ir à inspecção no próximo mês, venho perguntar aos entendidos se um carro com os faróis desajustados chumba ou fica apenas com uma anotação.
Abraço a todos.
Neste momento tenho um dos meus faróis com os ajustes partidos (um problema muito comum nos E39). O farol em causa aponta ligeiramente para baixo. Para piorar as coisas os meus faróis são selados com epoxy, uma resina muito resistente, e não é possível abri-los mesmo com calor. Existe a possibilidade de colocar novos ajustes sem abrir o farol tal como o JPimpao01 fez com o outro farol quando instalou uns ajustes de metal. Como preciso de tempo para encontrar a venda ajustes de metal e preciso de ir à inspecção no próximo mês, venho perguntar aos entendidos se um carro com os faróis desajustados chumba ou fica apenas com uma anotação.
Abraço a todos.
- marco pires
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Re: Faróis desajustados e IPO
chumba, a não ser que haja muita boa vontade por parte do inspector, mas é uma anomalia que dá chumbo.
no meu caso tenho um farol exatamente com o mesmo problema, fui a uma casa para fazer o alinhamento e não dava exatamente por causa disso.
sabes o que é que me fizeram?:
meteram um bocado de cartão a servir de cunha no farol, à medida que estavam a alinhar ia ajustando o cartão para que a optica ficasse alinhada.
e ficou à meneira, já lá vão 3 anos desde que foi isso e nunca mais mandei alinhar, e cada vez que vou à IPO está impecável.
no meu caso tenho um farol exatamente com o mesmo problema, fui a uma casa para fazer o alinhamento e não dava exatamente por causa disso.
sabes o que é que me fizeram?:
meteram um bocado de cartão a servir de cunha no farol, à medida que estavam a alinhar ia ajustando o cartão para que a optica ficasse alinhada.
e ficou à meneira, já lá vão 3 anos desde que foi isso e nunca mais mandei alinhar, e cada vez que vou à IPO está impecável.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: Faróis desajustados e IPO
:duh :palmas Com esta mataste-me!!! Eu por acaso tenho estado a pensar em maneiras de o fixar. Podes dizer-me em que casa fizeste este belo trabalho???? É que eu não estou a ver onde posso enfiar um cartão em cunha no farol, pois aquilo tem uns foles que impedem a poeira de entrar e depois tem os próprios encaixes onde se ligam as fichas.
- marco pires
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Re: Faróis desajustados e IPO
como deves compreender aquilo foi um serviço que não tem nada de profissional, foi mais um desenrasco para ir fazer a IPO, mas eu deixei andar assim (e está assim até hoje), e na verdade ficou tão bem ajustado que a optica ao fim de 3 anos continua alinhada.
aquilo foi metido entre o fole e a parte em metal onde encaixam as fichas, mais ou menos na zona assinalada a vermelho na foto.

onde me fizerem isso foi na estação de serviço da galp ali na paiva couçeiro.
não tenho a certeza, mas creio que já encerrou porque estava debaixo de um prédio e eles queriam acabar com as bombas.
de qualquer forma é uma coisa que com jeito consegues fazer, convinha era teres teres a maquina de alinhamento para ires fazendo isso e ires vendo quando é que ficava bom.
aquilo foi metido entre o fole e a parte em metal onde encaixam as fichas, mais ou menos na zona assinalada a vermelho na foto.

onde me fizerem isso foi na estação de serviço da galp ali na paiva couçeiro.
não tenho a certeza, mas creio que já encerrou porque estava debaixo de um prédio e eles queriam acabar com as bombas.
de qualquer forma é uma coisa que com jeito consegues fazer, convinha era teres teres a maquina de alinhamento para ires fazendo isso e ires vendo quando é que ficava bom.
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Re: Faróis desajustados e IPO
Vou ver o que consigo fazer. Tenho de analisar bem o meu encaixe pois o que me mostras na foto é de um farol Xenon e os meus são halogéneo. São encaixes diferentes.
Depois digo qualquer coisa. Obrigado Marco :fixe
Depois digo qualquer coisa. Obrigado Marco :fixe
- marco pires
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Re: Faróis desajustados e IPO
os meus tambem são de halogeneo, eu não consegui arranjar uma foto em condições sem ser esta, mas penso que nos de halogeneo até é mais fácil.
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Re: Faróis desajustados e IPO
marco pires Escreveu:chumba, a não ser que haja muita boa vontade por parte do inspector, mas é uma anomalia que dá chumbo.
no meu caso tenho um farol exatamente com o mesmo problema, fui a uma casa para fazer o alinhamento e não dava exatamente por causa disso.
sabes o que é que me fizeram?:
meteram um bocado de cartão a servir de cunha no farol, à medida que estavam a alinhar ia ajustando o cartão para que a optica ficasse alinhada.
e ficou à meneira, já lá vão 3 anos desde que foi isso e nunca mais mandei alinhar, e cada vez que vou à IPO está impecável.
Os meus do Ex-E39 tb andavam assim, não era com cartão, mas com outra coisa qq, já nem sei se era com arames, lol
O que é certo é que estava alinhado, a luz tremia com a vibração, mas estava alinhado, na boa.
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Re: Faróis desajustados e IPO
Vou ver se consigo hoje arranjar o papel de cartão. Talvez dpbre várias vezes e aplico. Vou tentar acertar a "à olho" o farol tendo como referência o foco do outro farol que está acertado. Acredito que não me chumbem se o desvio for pequeno, correcto Marco, jmcdpereira?
- jmcdpereira
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Re: Faróis desajustados e IPO
Depende se o outro está afinado.rafias Escreveu:Vou ver se consigo hoje arranjar o papel de cartão. Talvez dpbre várias vezes e aplico. Vou tentar acertar a "à olho" o farol tendo como referência o foco do outro farol que está acertado. Acredito que não me chumbem se o desvio for pequeno, correcto Marco, jmcdpereira?
Pelo sim pelo não deixa-os baixos, de modo a que se os afinares por dentro (caso tenha afinador eléctrico) o fico fique mais para baixo que para cima.
Se estiver baixo penso que não chumbam, se estiver alto é que é pior.
Penso eu de que.
jmcdpereira
PS: E não os deixes estrábicos, um a apontar para a estrada e outro para a copa das árvores hehehehe
Dá uma volta depois numa estrada escura para confirmar
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Re: Faróis desajustados e IPO
A ideia do jmcdpereira de prender com arames parece-me muito boa. Vou fazer pelo menos 2 arames ou abraçadeiras em forma de forca, um para acerto horizontal e outro para acerto vertical, e colocá-los à volta do encaixe cerâmico. De seguida passo a outra extremidade entre o plástico do farol e o fole de borracha. Depois é puxar/afrouxar até acertar. Penso que nem vai interferir com o regulador eléctrico de altura. Que acham?
- marco pires
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Re: Faróis desajustados e IPO
convem que não haja muita diferença entre o farol esquerdo e direito, e tal como disse e bem o jmcdpereira, se estiverem mais baixos que o limite normalmente eles não implicam com isso e passa, se estiver mais alto é que esquece lá isso.
alinhares isso a olho é um bocado complicado, porque basta estar um pouco mais alto e se o inspector for picuinhas chumba-te o carro.
se calhar a melhor maneira era teres um ponto de referencia numa parede, e depois apontares o carro para lá e ires tentando fixar o farol para que ficasse à altura desse ponto de referencia.
a ideia de meteres uns arames não é má, se calhar até fica melhor que meteres um bocado de cartão, e não interfere com o regulador electrico, já que no meu com o cartão o regulador continua a funcionar na boa. :fixe
pelo menos seria uma solução provisória (ou efectiva como no meu caso
), para ires com o carro à IPO e passares, sem estares a gastar dinheiro para já, depois com mais t€mpo poderias resolver o problema de forma definitiva :wink1
alinhares isso a olho é um bocado complicado, porque basta estar um pouco mais alto e se o inspector for picuinhas chumba-te o carro.
se calhar a melhor maneira era teres um ponto de referencia numa parede, e depois apontares o carro para lá e ires tentando fixar o farol para que ficasse à altura desse ponto de referencia.
a ideia de meteres uns arames não é má, se calhar até fica melhor que meteres um bocado de cartão, e não interfere com o regulador electrico, já que no meu com o cartão o regulador continua a funcionar na boa. :fixe
pelo menos seria uma solução provisória (ou efectiva como no meu caso

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Re: Faróis desajustados e IPO
Para já resolvi o problema provisoriamente!! Meti um cartão entre o fole e a ficha do farol, do lado de fora. Tentei meter uma braçadeira e prender com o oring do fole mas aquilo não tinha jeito nenhum. Agora esta alinhado. Eu medi a distancia entre os faróis e depois entre os pontos de projecção à uma distância de 5 metros. As distâncias eram as mesmas. Por fim acertei a altura. Ficou igual à do outro farol que sei que está alinhado.
Agora é andar uns dias e ver se fica fixo, o que eu não acredito muito pois o farol abana por todos os lados. Até o oiço quando passo por desníveis na estrada. Só espero que o inspector não implique com o papel metido lá, pois está visível.
Eu até tenho t€mpo para meter uns faróis alternativos, o problema é encontrar os correctos, pois a maioria dos faróis after-market são para carros entre 1995 e 2000 (pré-facelift). Provavelmente pensaram que não haveria procura e que ninguém iria querer desfazer-se dos "maravilhosos" angel-eyes da Hella, com os "duradouros" ajustes e com o vidro colado com epoxy (Araldite).
Agora é andar uns dias e ver se fica fixo, o que eu não acredito muito pois o farol abana por todos os lados. Até o oiço quando passo por desníveis na estrada. Só espero que o inspector não implique com o papel metido lá, pois está visível.
Eu até tenho t€mpo para meter uns faróis alternativos, o problema é encontrar os correctos, pois a maioria dos faróis after-market são para carros entre 1995 e 2000 (pré-facelift). Provavelmente pensaram que não haveria procura e que ninguém iria querer desfazer-se dos "maravilhosos" angel-eyes da Hella, com os "duradouros" ajustes e com o vidro colado com epoxy (Araldite).
Última edição por rafias em 26 jul 2013, 14:42, editado 1 vez no total.
- marco pires
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Re: Faróis desajustados e IPO
espero que consigas passar o carro e que não desalinhe até lá, agora é ires o mais rápido possivel, pois quanto mais tempo pior.
no meu caso não está nada solto, eram apenas os ajustes que tinham partido e por isso não se conseguia alinhar.
provavelmente é por não ter o farol a chocalhar que aquilo se mantem, mas no teu caso como isso está tudo a abanar é natural que volte a desalinhar.
de qualquer forma é uma questão de dares uma volta com o carro, e depois e ver se houve alterações na altura da luz do farol, se notares que já não está igual é porque voltou a desalinhar, caso contrário é porque ficou fixo e já dá para ires à IPO.
quanto ao cartão não te preocupes que eles abrem o capot mas não estão a olhar para a traseira dos farois, a menos que seja tenhas colocado uma caixa inteira de cartão e fique a dar muito nas vistas :lol1
no meu caso não está nada solto, eram apenas os ajustes que tinham partido e por isso não se conseguia alinhar.
provavelmente é por não ter o farol a chocalhar que aquilo se mantem, mas no teu caso como isso está tudo a abanar é natural que volte a desalinhar.
de qualquer forma é uma questão de dares uma volta com o carro, e depois e ver se houve alterações na altura da luz do farol, se notares que já não está igual é porque voltou a desalinhar, caso contrário é porque ficou fixo e já dá para ires à IPO.
quanto ao cartão não te preocupes que eles abrem o capot mas não estão a olhar para a traseira dos farois, a menos que seja tenhas colocado uma caixa inteira de cartão e fique a dar muito nas vistas :lol1
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Re: Faróis desajustados e IPO
Ontem reparei numa tampa na parte de cima dos faróis, mais ou menos a meio caminho entre o médio e o máximo. Rodei a tampa no sentido contrário aos ponteiros do relógio e era saiu. O buraco resultante dá acesso ao interior do farol, permitindo ver a peça de encosto para um dos ajustadorese uma outra peça que eu presumo seja o "cutoff". Na tampa diz "For adjustment Please ref. user manual" Ora, o "user manual" não diz em lado nenhum como ajustar os faróis. Alguém sabe para que servem esses buracos? Será para se poder substituir a peça de "cutoff" para o caso de ser necessário mudar de standard (por exemplo, UE => EUA)?
Também reparei numa inscrição no farol: EPOXY. Isto vem confirmar que os meus faróis estão selados com a infame resina.
Também reparei numa inscrição no farol: EPOXY. Isto vem confirmar que os meus faróis estão selados com a infame resina.
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Re: Faróis desajustados e IPO
Acabei de comprar do eBay um par de ajustadores também de plástico mas muito mais resistentes. Depois de passar a IPO vou dedicar-me com calma à sua instalação.