aceder ao diagnóstico dos nossos carros.

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Responder
marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

aceder ao diagnóstico dos nossos carros.

Mensagem por marco pires »

Pois bem pessoal, é o seguinte:

imaginem alguem que compra um bmw pela primeira vez e pretende começar a "navegar" na electrónica do carro, ver erros e configurações, etc, mas não sabe como começar, o que é preciso?

tipo de portátil (um notebook serve?)
tipo de cabos?
quais os programas e onde sacar os mesmos.
como funciona e se usam esses programas, suas funcionalidades, etc.

no fundo um tutorial completo para quem quiser iniciar-se a mexer nisto, mas terá que ser um tutorial orientado para alguem que nunca teve qualquer contacto com isto e portanto imaginem que será como ensinar uma criança.

se alguem estiver na disposição de criar um tutorial sobre o assunto coloquem neste tópico, posteriormente pode-se colocar como fixo e mudado para a secção correcta, mudar o nome do tópico, etc.
assim criavamos uma mais valia para o forum, lembrem-se que a partilha do conhecimento é a mais nobre das causas :wink1

um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

RM1X
Membro Juvenil
Registado: 07 mai 2013, 12:01
O meu Carro:: E46 318d

Re: aceder ao diagnóstico dos nossos carros.

Mensagem por RM1X »

viewtopic.php?f=96&t=57862&start=15

Espero que responda á tua dica do espírito de partilha.

Gostei da forma como esse tópico foi moderado, não incidindo directamente no problema.

Apenas para dar uma dica, posso já dizer o nome de alguns membros cujo a palavra partilhar não está no seu repertório de palavras:

gt1progman
JPimpão
JOFIMO

Aproveitando o topico para responder (embora saiba que isto vai ser apagado), eu posso ser novo, com cerca de 2 meses de casa, mas não sou burro. Sei distinguir o que é espírito de entreajuda e oportunismo.

marco pires
Moderador do Fórum

como eu disse no outro tópico e volto a repetir; ninguem obrigado a nada e a prestação de ajuda, colocação de informação, etc, vai de cada um e da sua postura, tempo e disponibilidade para colaborar ou não nos tópicos.

obviamente que é sempre util e desejável que cada um partilhe os seus conhecimentos, ajuda o forum aumentando a base de dados sobre os mais variados temas, e ajuda individualmente cada um que sabe que vai encontrar informações para as suas duvidas, mas ninguem é obrigado a nada.

da minha parte não teria qualquer problema em dar algum do meu tempo e trabalho ao forum para fazer um DIY sobre este tema, mas infelizmente não tenho os conhecimentos necessários para o fazer.

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

husky
Membro Junior
Registado: 01 set 2013, 00:05
O meu Carro:: Bmw

Mensagem por husky »

Acho que é uma boa ideia um DIY e acho que dava jeito a muita gente :... Assim como eu :)

CSIMAO
Membro Juvenil
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT

Mensagem por CSIMAO »

Bom post e grande iniciativa!! :palmas
Espero que isto vá para a frente e que seja uma grande ajuda para todos que (tal como eu) têm interesse em ver os erros do carro, etc..

É um assunto que me interessa, mas ainda não decidi investir nisso por medo/não ter a certeza do que fazer... lol
Cumprimentos :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

obrigado. :fixe

a ideia era mesmo essa; apelar aos membros que percebam a fundo sobre este assunto e se possivel meterem aqui DIY que começaria pelos passos básicos e depois ir evoluido para materias mais complexas.

uma especie de misto entre DIY e lições sobre o assunto, chegando ao fim todos seriam capazes de mexer minimamente nos programas de diagnóstico e pelo menos saberem detectar os erros dos carros e apagarem os mesmos.

penso de qualquer forma que se alguem pretender abordar o assunto deverá ser algo trabalhoso, mas com boa vontade e calma tudo se faz :wink1

danycas
Membro Juvenil
Registado: 28 dez 2011, 15:26
O meu Carro:: bmw 530d E39 - 2001/05

Mensagem por danycas »

e uma excelente ideia visto que os carros vem cada x mais carregados de electronica. Cumps.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

RM1X Escreveu:viewtopic.php?f=96&t=57862&start=15

Espero que responda á tua dica do espírito de partilha.

Gostei da forma como esse tópico foi moderado, não incidindo directamente no problema.

Apenas para dar uma dica, posso já dizer o nome de alguns membros cujo a palavra partilhar não está no seu repertório de palavras:

gt1progman
JPimpão
JOFIMO

Aproveitando o topico para responder (embora saiba que isto vai ser apagado), eu posso ser novo, com cerca de 2 meses de casa, mas não sou burro. Sei distinguir o que é espírito de entreajuda e oportunismo.
Porque não desistes de ser membro do fórum senão gostas do que lês...... em vez de falares de cor? se não sabes os porquês do que está escrito no link que meteste? fica quieto e não escrevas sobre o que não sabes.
Passa bem....... :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

husky
Membro Junior

Mensagem por husky »

Este tópico serve para partilhar... Quem quiser partilhar partilha...
Apesar de achar que nem toda a gente gosta de partilhar conhecimentos que se demoram adquirir isso é uma verdade..

No que toca a diagnostico BMW nao sei ajudar grande coisa mas VAGCOM posso ajudar ..

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

Bem não vamos generalizar...
o jofimo nunca negou ajuda e é um membro que muito contribui sobretudo em mecanica...
o J pimpao, faz das codificaçoes trabalho e mesmo assim ajuda quem o quer fazer
O gt1 prog... foi quem mais fez para tornar o DIS disponivel para quem não percebe MUITO de electronica, e chegou mesmo a arranjar cabos...mas há membros muito mal agradecidos.

agora para alguns membros(como eu) que não percebem quase nada de electronica, e outros que são muito malandros para pesquisar...às vezes isto não chega.

Mas sou a favor de se fazer este topico...O DIS para tótós eu tambem agradecia.

husky
Membro Junior

Mensagem por husky »

O DIS para totós é boa ideia ainda nao vi esse livro á venda :)

marco pires
Moderador do Fórum

foi por isso que eu coloquei este tópico.

cada vez mais os carros dependem da electrónica, e hoje em dia é tão importante saber mexer nos sistemas electrónicos como na parte mecanica, de certeza que muita gente conseguiria poupar bastante dinheiro se tivesse um conhecimento nem que fosse superficial da parte electrónica.
é que todos nós sabemos que por vezes para apagar um erro ou uma pequena coisa que demora meia duzia de minutos a ser feita bastando ligar à maquina, nas oficinas cobram logo 50 ou 100€, e havendo um tutorial que explicasse como mexer em certas coisas iria poupar deslocações e mão de obra a cada um de nós.

sei que existem membros que poderiam contribuir com esse conhecimento, mas pelos vistos não estão para ai virados, ou não tem tempo ou não querem, claro que como eu sempre disse a isso não estão obrigados, mas era uma mais valia para todos.

se alguem quiser contribuir com esse conhecimento é só fazerem o tópico e depois mete-se fixo na secção que melhor entenderem.

um abraço.

Responder

Voltar para “Discussão Geral”