É dos Estados Unidos.
A marca é PAC-AUDIO.
Não tem distribuidor cá. Foi através da pagina deles que encontrei o distribuidor da Holanda.
-- Quarta Ago 18, 2010 9:11 am --
Chegou ainda quentinho...
Assim que chegue o suporte da BMW... vai para o sitio.
-- Segunda Ago 23, 2010 0:41 am --
Respondendo às PM's que me têm enviado:
Como a BMW só lá para dia 8 de Setembro me garante o suporte do AC, ontem meti mãos à obra e decidi montar o rádio sem ele. Quando chegar o suporte, acho que dá para montar sem mexer no rádio.
Com a ajuda preciosa de um amigo,
"ambos dois" fizemos a coisa em pouco mais de 1 hora, porque foi com calma e a apalpar terreno para não estragar nada.
A montagem não é fácil à primeira, para quem não percebe muito de
bricolage, claro está. Agora aposto que em menos de 30m montava-o de novo.
Para quem o faça da primeira vez, custa um pouco, mas chega lá... com calma e determinação, tudo chega a bom porto.
Em relação à montagem:
- O suporte do AC (no meu caso) custa 41,60€+iva. É a peça nº 51168230902.
Para saberem se é esta a peça, basta tirarem o pequeno painel que está ao lado do botão do ASC, se tiver estas "janelas" então é mesmo esta, no caso de terem o kit fumador, que é o meu caso.
Há quem não tenha comprado o novo suporte. Não fica 100%, porque fica uma falha de cerca de 5mm entre os comandos do AC e a parte do cinzeiro.
- Os vídeos que referi anteriormente (de um E46 com volante à direita), contem tudo que é preciso para montarem isso em casa. Não há mais segredos.
- Não é só ligar fichas, porque para esconder os fios do microfone, antena TDT, antena TMC, e antena GPS na lateral (se quiserem meter, houve quem não meteu aí e dizem funcionar bem) e encaixar tudo num espaço tão pequeno é o que dá mais trabalho.
Em relação ao Rádio Multimédia/GPS (última versão):
Não tenho qualquer amplificador instalado no carro
Aspectos Positivos:
- Fiquei bastante satisfeito com o profissionalismo da loja online onde comprei, 2 dias depois de ter pago, recebi-o em casa.
- Aspecto OEM total. Luzes âmbar como original. Botões de borracha alterados para ficarem
look OEM.
- Qualidade dos materiais exteriores muito boa. Não parece radio chinês "fatela".
- De todos os
bugs anteriormente assinalados, não encontrei nenhum. Nada de ruídos ou bloqueios. Funciona tudo muito bem. Inclusive os comandos do volante. Até um que não servia para nada anteriormente, passou a ser usado agora (do telefone, serve para fazer
mute ao rádio).
No entanto, nesta última versão, a Dynavin envia duas caixas para filtragem de ruído, se o houver. No meu caso não liguei porque não existe ruído nenhum.
Denota uma preocupação por parte da Dynavin em resolver os problemas
São estas as caixas que falo:

- Qualidade de som: mesmo com colunas OEM originais, fiquei boquiaberto. Com o rádio na potencia máxima, não há perda de qualidade como havia com o Business CD. Graves e agudos muito bem definidos.
Bass mesmo muito bom. Parece que tenho um
subwoofer no carro.
- Qualidade de Imagem: Muito boa para o tamanho. Ecrã totalmente táctil, com comando.
- Depois de por a chave na posição I, liga-se em segundos. Não é como muitos 2din que eu já vi que demora "eternidades" a ligar.
-
Bluetooth aparelha com o telefone facilmente. Já fiz chamadas e com muito boa qualidade quer para ouvir quer para ser ouvido.
- "Pen" e o CD/DVD super rápidos e acessíveis facilmente.
- Comandos rápidos e intuitivos.
- Ligação Ipod funciona como esperado. no que diz respeito à reprodução de música.
- Navegação satélite (GPS): tem 6 tipos de navegadores, desde Tomtom até Igo. Tudo parece funcionar normalmente.
- Aspecto gráfico muito bom. Parece mesmo um radio da BMW. Todos os logótipos com muito bom gosto e bem desenhados.
- Possibilidade de instalar uma câmara traseira.
- Possibilidade de ligar um (ou mais) ecrã, para por exemplo, os encosto de cabeças.
- Segundo a Dynavin, vai ser possivel fazer update dos firmwares, bastando descarrega-los numa PEN ou cartão SD para depois instalar no rádio.
Aspectos Menos Bons:
(Só o instalei ontem, ainda não sei se tudo que vou referir adiante tem solução ou não. Se tiver depois digo como fiz)
- Podemos ouvir música e estar com o GPS a funcionar ao mesmo tempo, porem as indicações de voz tipo: "vire à esquerda" ou "chegou ao seu destino" são dadas muito baixo (no Tomtom, os outros só abri para ver se funciona, mas não usei). A musica pára, para que sejam dadas as instruções, e mesmo assim acho que o som das instruções é baixo demais. Mas desconfio que há alguma configuração que tenho de mudar para ouvir melhor enquanto tenho a música a tocar. Se usar só o GPS sem música, funciona perfeitamente.
RESOLVIDO: Basta ir ao interface windows e no menu das ferramentas, basta por o volume de áudio no máximo.
- Vem "de fábrica" com um
beep horrível sempre que se toque em qualquer comando. Mas isso eu descobri onde tirar esse ruído. É só procurar as opções e retirar o
beep.
- Não consigo reproduzir vídeos directamente do Ipod como faço da Pen, CD/DVD ou cartão SD. Do Ipod ou mesmo Iphone, apenas entra música.
- Na lista de memória das estações de rádio, aparece apenas a frequência, não aparecendo o nome da rádio. A opção RDS existe e aparece quando sintonizada. Na lista de memoria é que aparece apenas os números e não os nomes.
Aspectos Maus:
- A TDT funciona apenas em MPEG-2 (nada que eu já não soubesse ou não estivesse à espera, agora para que a TDT funcione tenho de ter uma box descodificadora MPEG-4)
- Não consigo aceder à lista telefónica do telemóvel através do
Bluetooth. (Falta-me saber se tem ou não solução).
A opinião geral é que estou bastante satisfeito com a compra. Apesar de somente conhecer pelos vídeos apresentados no youtube os rádios das outras duas marcas concorrentes, e respeitando as escolhas feitas por quem optou por outras soluções, mas acho difícil serem melhores.