rafias Escreveu:Comprei um spray da STP de limpeza de carburadores e sistema de admissão. Diz nas instruções para pulverizar a área a limpar e depois ligar o motor, acto contínuo continuar a pulverizar até obter a limpeza pretendida.
Mas fiquei sem perceber se posso aplicar esse produto na EGR+admissão sem necessidade de desmontar ambos. Que acham? É seguro experimentar o produto?
Sim é seguro e a marca STP é conceituada. Aplica com o motor quente, em pequenas vaporizações (pouco a pouco). Entre as aplicações, vai dando pequenas acelerações, para expelir os carvões. No final da aplicação, ou vais á estrada ou parado dás 3 ou 4 acelerações mais fortes (não precisam de ir ao red-line).
Pedro Madeiras
Acabei de ler o TIS sobre remoção do colector de admissão. Aquilo tem umas juntas de borracha que podem ficar estragadas com aplicação do produto da STP. Portanto, limpar a admissão só tirando-a cá para fora. Além disso teria de arranjar juntas de borracha para substituir, pois parece que não posso reutilizar as mesmas.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
rafias Escreveu:Acabei de ler o TIS sobre remoção do colector de admissão. Aquilo tem umas juntas de borracha que podem ficar estragadas com aplicação do produto da STP. Portanto, limpar a admissão só tirando-a cá para fora. Além disso teria de arranjar juntas de borracha para substituir, pois parece que não posso reutilizar as mesmas.
Não percebo essa do colector de admissão. O spray para limpeza dos sistema de alimentação, que é o que vais descorbonizar quimicamente a admissão, é aplicado pela admissão de ar. Retira-se o filtro de ar, e com o motor a trabalhar, vai-se pulverizando, pouco a pouco, uma pequena quantidade do produto para a admissão. Nada tem que ver com o colector de admissão, e todos os dias essas operações são feitas nas oficinas. Outra forma também eficaz mas mais lenta, é a aplicação em vez de ser em spray pela admissão de ar, ser em liquido (aditivo), no depósito de combustível. Nesta forma provávelmente terá de se repetir por 2 ou 3 depósitos, mas também descarboniza quimicamente. Existe ainda quem o faça, com o auxilio de uma máquina de limpeza de injecção, mas nem todas as oficinas têm essa máquina, é caro e nem todos os profissionais sabem fazer isso correctamente. Atenção - Não permitir que desmontem os injectores, essa será só quando se tenha a certeza de existir uma avaria nos injectores, e só se limpam os injectores, e os carvões estão acumulados noutros orgãos, não só nos injectores.
Pedro André, o que escreveste faz perfeito setido. O problema é que eu não tenho a certeza se o produto que tenho é um descarbonante ou para limpeza de carburadores (motores a gasolina). As instruções são pouco claras,... elas falam em dois tipos de carburadores.
As fotos estão a seguir.
Entretanto lembrei-me que só os motores a gasolina têm carburador, que é onde a gasolina se mistura com ar antes de entrar no cilindro. No caso dos diesel o ar é misturado com gasóleo dentro do cilindro. Depois li num forum sobre alguém que tinha aplicado o produto num carburador de moto sem o desmontar e acabou por estragar umas juntas de borracha. Aí lembrei-me que na admissão dos 520d E39 existem juntas de borracha na admissão e fiquei com receio de o aplicar.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Rafias
O spray que tens é para gasolina, não podes aplicar no diesel. Ou encontras um que seja para diesel, ou podes optar por um aditivo no gasóleo. A limpeza em spray pela admissão é mais eficaz e os resultados são imediatos. O aditivo no gasóleo vai limpando há medida que vais andando e consumindo o depósito (essa lentidão na limpeza, poderá levar a que nem a sintas, pelo tempo que leva) enquanto com o spray, aplicas e notas imediatamente a diferença.
Pois, foi isso que suspeitei. Esse spray é para gasolina, mas não vem escrito em lado nenhum. Eu vou optar por aditivo, pois spray para motores diesel nunca vi a venda, mesmo em lojas da especialidade (Norauto, Roady e afins).
Agora um esclarecimento: o aditivo é aquele de limpeza de injectores? Para ter efeito tenho de ligar novamente a EGR, correcto?
Rafias na minha opinião não há volta a dar, se queres limpar o colector e a egr como deve de ser tens de tirar fora, e limpar manualmente! Se desligares a EGR também é trabalho que só fazes uma vez.
O meu foi limpo há uns anos, e continua como novo, ainda há pouco tirei a curva de borracha a seguir à egr e ta tudo limpo. :fixe
525_tds Escreveu:Rafias na minha opinião não há volta a dar, se queres limpar o colector e a egr como deve de ser tens de tirar fora, e limpar manualmente! Se desligares a EGR também é trabalho que só fazes uma vez.
O meu foi limpo há uns anos, e continua como novo, ainda há pouco tirei a curva de borracha a seguir à egr e ta tudo limpo. :fixe
Ok. Estou rendido! Quando mudar o óleo vou pedir para me limparem o colector. :fixe
Entretanto, mandei um mail à STP do Reino Unido, a perguntar o que eles recomendavam para também limpar o colector de admissão. A resposta deles foi a "mãe" de todos os aditivos de limpeza:
Custou 18 Euros no Jumbo. Agora estou a espera que esvazie o depósito para a seguir misturar o aditivo com gasóleo normal. Vou também ligar a EGR para o aditivo chegar ao colector da admissão.
Para tirar alguma conclusão pretendo fazer fotos da EGR antes e depois do tratamento para ver se houve algum efeito de limpeza. Depois relato os resultados.
Rafias
Tenho-me mantido calado, para evitar mais confusões. Quero felicitar-te pela tua decisão.
Concordo que fotografes e controles a EGR, para avaliar os efeitos do aditivo. Porem não vai ser possível com um depósito de combustível (com aditivo) retirar sujidades que se acumularam durantes anos, alguns demasiados calcinados. Vai sendo um trabalho gradual e deves usar de vez em quando o aditivo.
Quanto á eficácia dos aditivos de marcas conceituadas (porque existe por aí, muita "banha da cobra").
Seria possíbel marcas como STP, Bardhal, Liqui-Moly, Sonax, Slick50, e outras, estarem no mercado, e em mercados muitos exigentes, como Americano, Inglês, Alemão, há tantos anos, a enganar as pessoas e continuarem a vender?
Essas marcas hoje, estão a embalar os seus produtos para os fabricantes dos motores, com a sua própria marca (VW, BMW, MB, GM, RENAULT, Etc), é porque os produtos têm qualidade.
Poderia inumerar aqui várias histórias que tenho com descarbonizações quimicas (aditivos), que se passaram entre 1996 e 2003, enquanto vendi equipamentos e produtos desses, mas iria ser longo e para terem credibilidade teria de referir nomes e marcas, e não o devo fazer. Mas está mais que provado que a descarbonização quimica é eficaz, até nas oficinas dos concessionários, porque a outra solução que eles teriam era desmontar o motor todo, e isso teria custos elevadissimos. O que os quimicos auto não fazem é reparações, e muitas pessoas, querem efectuar reparações com eles. Hoje ainda não é possivel.
Caro Pedro André, obrigado por partilhar a sua experiência. Apenas queria esclarecer que não foram anos de acumulação de sujidade no colector de admissão. Isto porque eu mandei limpa-lo em 2009. E desde essa altura para cá, mesmo usando combustível do melhor (GeForce, Ultimate, Invigorate, 10 e+, etc) reparei que a EGR tinha uma camada de 0,5mm de carvão. Portanto na admissão devo ter uma camada mais pequena e mais susceptível de ser limpa com um aditivo poderoso.
Concordo que deverá ser preciso mais do que uma aplicação... e mesmo assim não sei, pois com a EGR ligada sempre vou ter partículas a entrar e a agarrarem-se á admissão.
Nesse caso, se a EGR foi limpa em 2009 e o combustível usado é "em teoria" o melhor, algo está mal, a nível da combustão. Esse excesso de sujidades (carvões), significa que o combustível, não está a ser totalmente queimado, enquanto gasóleo, injectado directamente para a câmara de combustão, como após, já na forma gases (re-circulação de gases), que tem por finalidade aproveitar/queimar, algum combustível que não tenha sido queimado na 1ª vez.
O motor não está a consumir um pouco mais do que seria normal?
Pode ter algum(ns) injector(es) com sujidade/carvões, que em vez de atomizar (injectar em forma de nevoeiro) o combustível, esteja a "mijar" (injectar em esguicho), e nesse caso não consegue queimar todo o combustível. Se isso acontecer, a quantidade de carvões, aquando da re-circulação de gases é tão elevada que uma boa percentagem, fica na EGR, e podem sair ainda pelo escape, sob a forma de fumo negro.
Possíveis soluções !!!
A sugerida anteriormente poderá resolver, se o problema for sujidades.
Outra solução ligeiramente mais cara, será a limpeza (descarbonização quimica), com um equipamento próprio, sem desmontagem. Aqui em Setubal conheço uma oficina que tem esse equipamento, e eu sou defensor da limpeza quimica, porque é efectivamente a mais eficaz, rápida, pratica e económica.
Outra solução mais cara e que eu não sou defensor, é retirar injectores, para limpar e calibrar. Esta solução, só intervêm a nível dos injectores, não da EGR, Valvulas, Sedes de valvulas, etc.
Se eu poder dar mais alguma dica ... cá estarei.
Boas esqueçam os produtos para limpeza do colector de admissão no sítio para não arranjarem problemas pela entrada de sujidade para as sedes das valvulas e cilindros, tirem o colector fora, arranjem um bom produto de limpeza (desengordurante auto) e dentro de um recipente onde ele tem de caber, deixem-no de molho, repitam a operação até sair a porcaria (aquela pasta de carvão com óleo) que está agarrada, e depois lavem-no bem com gasolina e depois àgua à pressão por todo o interior e uma boa segagem, já agora limpem a EGR e desactivem o tubo de vácuo (M47), pois o que faz sujar o colector são os gases de escape que passam pela EGR para a admissão, e como o turbo também envia óleo (normal pouca quantidade) para a admissão cria essa pasta que retira rendimento ao motor pois não o deixa respirar como deveria, os vedantes senão estiverem ressequidos depois de bem limpos servem na mesma, cuidado com os casquilhos que estão no colector e servem de guias nos pernos roscados, para não caírem para dentro do motor! senão lá vem problema grosso, e repito novamente: NÃO LIMPEM O COLECTOR MONTADO NO SITIO.
Cumps.