Posição Correcta de Condução

Área de informações gerais

Moderador: Staff

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Posição Correcta de Condução

Mensagem por Rick »

A posição correcta de condução é fundamental para ter reflexos rápidos.

Os erros mais comuns são os das pessoas se colocarem demasiado perto do volante, numa clara demonstração de falta de confiança, ou mesmo de visão, que torna impossível virar com precisão e suavidade. E pode mesmo ser perigoso devido ao airbag. E existe também o oposto, condutores em que a condução é feita com os braços esticados, lembra os pilotos de F1. Só que estes não necessitam de virar mais do que 1/4 do volante para virar totalmente a direcção...

Qual é a posição correcta?
A óptima posição de condução é aquela em que temos a maior parte do corpo em contacto com o banco. Por isso deve estar sentado com a bacia e as costas bem assentes no banco, e a palma da mão deve alcançar o topo do volante, sem esticar o braço. Isso fará com que todos os comandos estejam ao alcance das suas mãos. Com o carro parado, tente rodar o volante de topo a topo sem que as costas se separem do banco. Estará ai a sua posição ideal.
ImagemImagem
Bem sentado e alinhado com o volante, preste agora atenção aos espelhos. São a sua ajuda mais preciosa e por isso requerem atenção. O espelho interior deve mostrar a maior área possível da estrada atrás de nós e não os passageiros ou outras coisas. Os espelhos exteriores devem mostrar a maior área possível na lateral do veículo, deixando sempre como ponto de referência uma pequena parte do veículo. Não regule os espelhos de forma a que não veja o seu carro, pois isso fâ-lo perder referências e ser perigoso.

Encostos de cabeça
Talvez muita gente não se lembre da importância dos encostos de cabeça, mas em caso de acidente um apoio de cabeça correctamente regulado pode evitar traumatismos na nunca e região cervical, tal como as suas consequências.
ImagemImagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KIx0j1Wqt5c[/youtube]

E o passageiro?
No lado do passageiro também convem ter alguns cuidados, nunca se devem colocar os pés em cima do tablier ou os joelhos contra o tablier de forma a deixar o airbag funcionar em caso de necessidade.

ImagemImagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=urScl_lLNnI[/youtube]

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Posição Correcta de Condução

Mensagem por Manuel S. »

detesto carros com airbag

ponho uma duvida. uma pessoa como eu que usa oculos, quando leva com os airbags na cara nao ha problema? nao ha crise se bater nos oculos, é que ainda estilhaca qquer coisa e pode causar cegueira :S

eu ca se bater morro como um homem, sem abs nem airbag :) :P
Imagem Imagem

Rprata
Membro Juvenil
Registado: 30 jul 2009, 10:15
O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992

Mensagem por Rprata »

Manuel S. Escreveu:detesto carros com airbag

ponho uma duvida. uma pessoa como eu que usa oculos, quando leva com os airbags na cara nao ha problema? nao ha crise se bater nos oculos, é que ainda estilhaca qquer coisa e pode causar cegueira :S

Ou és homem ou não és ... :lol1
ImagemImagemImagemImagem
"taz-me a ouvir?!....Atão sai da frente..."

joao99
Membro Juvenil
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46

Mensagem por joao99 »

o pior é se não morres....os airbags tentam não só preservar a vida como evitar lesões graves...acho eu.. :think
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

Eman...3
Membro Senior
Registado: 01 jun 2008, 00:15
O meu Carro:: BMW 320d e46

Mensagem por Eman...3 »

Rick, Os meus parabens pelos tópicos informativos que tens posto por aqui :fixe

MIKEV
Membro Senior
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Mensagem por MIKEV »

O meu volvo nao tem airbag do passageiro... segundo eles nao é necessario... mesmo assim tenho airbag do condutor, airbag lateral e pre tensores...

Rick
Membro Juvenil

Mensagem por Rick »

Eman...3 Escreveu:Rick, Os meus parabens pelos tópicos informativos que tens posto por aqui :fixe
Obrigado. ;)

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Eman...3 Escreveu:Rick, Os meus parabens pelos tópicos informativos que tens posto por aqui :fixe
X2 :fixe

balakov
Membro Junior
Registado: 17 fev 2010, 01:17
O meu Carro:: BMW 316 E30 (1987)

Mensagem por balakov »

Notlim Escreveu:
X2 :fixe
x3 :palmas

É sempre bom aprender :)

Já agora, uma curiosidade, na tua assinatura ao lado do corsa tens o logotipo da empresa piston heads, trabalhas para eles de alguma forma ou gostas do site como eu? :D

cumps

Rick
Membro Juvenil

Mensagem por Rick »

Obrigado balakov.

O logotipo foi adoptado como simbolismo ao gosto que tenho no mundo automóvel (Piston head / petrol head). A nível de trabalho, não trabalho para eles mas trabalho no ramo, numa loja de peças e acessórios para automóveis.

BMW_blue
Membro Junior
Registado: 06 dez 2009, 02:15
O meu Carro:: bmw 320d e46 Touring (150 cv)

Mensagem por BMW_blue »

Fazes como eu, tiras os oculos antes de bater :lol1 :lol1 :lol1
As máquinas
Imagem ImagemImagemImagem

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

ahahahhah ora ta bem visto LOL!
Imagem Imagem

powerslave
Membro Juvenil
Registado: 24 dez 2005, 17:39
O meu Carro:: E36 318tds 4/95

Mensagem por powerslave »

Pode acontecer-te algo semelhante ao que aconteceu a um senhor que teve um acidente com um E46 pouco tempo depois de eles terem sido lançados no mercado. Todos os sistemas de protecção funcionaram, no entanto o senhor morreu à mesma... quando fizeram a inspecção ao corpo para saber qual a causa... o senhor ia a fumar cachimbo, e com o airbag... digamos que ficou com "graves dificuldades em respirar".
É o homem que faz a máquina, e não o contrário!
Imagem

Disturber
Membro Juvenil
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02

Mensagem por Disturber »

Essa do cachimbo foi muito má... lol.. :wall

Eu infelizmente já passei pela experiência de levar com um airbag na fronha... Posso dizer que provavelmente não fiquei a sangrar do nariz porque conduzo relativamente afastado do volante, mas já foi suficiente para ficar com o nariz dormente. Tinha um corte no dedo polegar que se fosse um pouco maiorjá teria que levar pontos, isto porque tinha a mão junto à tampa do volante no momento do embate. A minha namorada penso que nem sentiu o airbag porque gosta de andar com o banco bastante recuado, e sofreu a consequência disso, que foram umas dores no peito por causa de ter sido o cinto a absorver o movimento todo do corpo.
Não devemos também entrar em pânico por causa do pó dos airbags! Não é tóxico, e é facilmente confundível com fumo, o que leva as pessoas a pensar que o carro está a arder, e devido a isso a ter comportamentos que podem provocar ainda mais lesões.

Portanto, deixo com esta minha experiência o aviso de que não convém andar nem demasiado próximo, nem demasiado afastado. Se possível, virar a cara um pouco para o lado no momento do embate, e não colocar as mãos na tampa do volante (no caso do condutor), ou no tablier (no caso do pendura). As tampas abrem duma forma muito violenta, chegando a partir mesmo o para-brisas como podemos ver no vídeo acima. No caso do condutor, também temos que ter atenção à posição das nossas pernas, devido às lesões que acontecem ao bater com os joelhos na cobertura inferior do tablier (penso que é por este motivo que existem carros com airbag na coluna de direcção).
Uma coisa que também acho importante e muita gente não dá importância, é ao correcto posicionamento do cinto de segurança e do encosto de cabeça. Já desde há muito tempo que os cintos têm regulação em altura no pilar central e muita gente nem chega a mexer nisso.
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

MIKEV
Membro Senior
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Mensagem por MIKEV »

Ha muita gente que gosta de usar os bancos "tipo coupe" mesmo em carros sedan e esse é um grande problema em caso de acidente... com o banco nessa posiçao nao só ficamos com graves lesoes no pescoço como arriscamos a bater com a cabeça no pilar B e com isso ganhar um bilhete para o ceu mais cedo! Pensem nisso todos aqueles que usam o banco nessa posiçao so para o estilo... ;)
O encosto de cabeça deve estar lado a lado com o pilar B, o que para muita gente parece ser dificil! :wall

Responder

Voltar para “Informações Gerais”