Informaçoes sobre bmw e36 320i 318ti e 318tds

Área de informações gerais

Moderador: Staff

Responder
edgar_eg6
Membro Iniciado
Registado: 11 fev 2012, 13:06
O meu Carro:: Honda vti

Informaçoes sobre bmw e36 320i 318ti e 318tds

Mensagem por edgar_eg6 »

Boas malta estou para trocar o meu vti a um bimmer!mas isto dos bmw para mim e um mundo completamento novo pelo que preciso da vossa ajuda!Gostava que me dessem feedback tais como fiabilidade consumos comportamento em curva velocidades de ponta acelaraçoes e tudo o que saibam sobre os seguintes modelos

E36 320i a minha primeira opçao de compra

E36 318ti segunda opçao

E36 318tds (compact) terceira opçao e mais remota pois dizem que o carro e muito "morto2 e eu venho de um Vti que e um carro que nao se mexe mal lol!

Agradeço a ajuda cumps:)

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Informaçoes sobre bmw e36 320i 318ti e 318tds

Mensagem por marco pires »

não são tudo grande opções para dizer a verdade:

o 320i tem um motor que para subir de rotações tem que pedir licença a uma perna para mexer a outra, não contes por isso com grandes acelerações, as reprises são pouco melhores que mediocres, os consumos são muito altos para aquilo que o motor oferece, a velocidade máxima é simpática.

dados oficiais: vel. max. 214 km/h , acel. 0-100 km/h: 9.8s, consumos: 12.9/6.7/9.0 l/100km (cidade, estrada, misto), potencia: 150cv.

o 318ti só existe como compact, o motor é um 4 cilindros contráriamente ao 320i que é um 6 cilindros, equivalem-se nas performances mas ainda assim o 318ti consegue ser inferior, são carros diferentes e motores diferentes, mas falando só em performances são muito parecidos, ou seja; banais e fraquinhos para quem quer boas performances.

dados oficiais: vel. max: 209 , acel. 0-100 km/h: não tenho dados concretos, mas andará em cerca de 10s , consumos: não tenho dados, potencia: 141cv

o 318tds é completamente diferente, é um diesel e como tal tem que ser visto de forma diferente em relação aos outros dois, as performances são muito modestas, e francamente não é um grande motor, provavelmente o pior diesel que a bmw alguma vez fez, e sim, é um carro morto, tem apenas como parte positiva os consumos.

dados oficiais: vel. max.: 183 km/h, acel. 0-100 km/h: 13.5s, consumos: não tenho dados, potencia: 90cv.

resumidamente, nenhum destes modelos são um exemplo de grandes performances, acelerações e reprises fracas em todos eles, com o 318tds a ser o pior.
velocidade máxima simpática no 320i e aceitável no 318ti, no 318tds é para esquecer tudo o que tenha a ver com performances, incluindo a velocidade máxima.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

edgar_eg6
Membro Iniciado
Registado: 11 fev 2012, 13:06
O meu Carro:: Honda vti

Mensagem por edgar_eg6 »

marco pires Escreveu:não são tudo grande opções para dizer a verdade:

o 320i tem um motor que para subir de rotações tem que pedir licença a uma perna para mexer a outra, não contes por isso com grandes acelerações, as reprises são pouco melhores que mediocres, os consumos são muito altos para aquilo que o motor oferece, a velocidade máxima é simpática.

dados oficiais: vel. max. 214 km/h , acel. 0-100 km/h: 9.8s, consumos: 12.9/6.7/9.0 l/100km (cidade, estrada, misto), potencia: 150cv.

o 318ti só existe como compact, o motor é um 4 cilindros contráriamente ao 320i que é um 6 cilindros, equivalem-se nas performances mas ainda assim o 318ti consegue ser inferior, são carros diferentes e motores diferentes, mas falando só em performances são muito parecidos, ou seja; banais e fraquinhos para quem quer boas performances.

dados oficiais: vel. max: 209 , acel. 0-100 km/h: não tenho dados concretos, mas andará em cerca de 10s , consumos: não tenho dados, potencia: 141cv

o 318tds é completamente diferente, é um diesel e como tal tem que ser visto de forma diferente em relação aos outros dois, as performances são muito modestas, e francamente não é um grande motor, provavelmente o pior diesel que a bmw alguma vez fez, e sim, é um carro morto, tem apenas como parte positiva os consumos.

dados oficiais: vel. max.: 183 km/h, acel. 0-100 km/h: 13.5s, consumos: não tenho dados, potencia: 90cv.

resumidamente, nenhum destes modelos são um exemplo de grandes performances, acelerações e reprises fracas em todos eles, com o 318tds a ser o pior.
velocidade máxima simpática no 320i e aceitável no 318ti, no 318tds é para esquecer tudo o que tenha a ver com performances, incluindo a velocidade máxima.

Boas marco nos modelos que falei a gasolina se adquirir algum deles e para por a gas!e em termos de binario tb nao sao grande coisa?e assim eu tb nao procuro um carro que ande muito senao deixava me tar com o meu civic!so que gosto de bmw e sempre da para fazer umas brincadeiras RWD :)!tipo a partida ja sabia que tanto o 318ti como o 320i sao mais lentos que o civic e nao me importo muito com isso mas tb nao queria nenhuma arrastadeira lol agora fiquei um bocado apreensivo!em relaçao ao 318tds nem com uma reprozita o carro fica melhor?
desde ja um aobrigada pela resposta :)

marco pires
Moderador do Fórum

viva :)

não te vou dizer que são umas arrastadeiras porque de facto não o são, mas não são nada de especial em termos de performances nos baixos e médios regimes, são carros que demoram algum tempo a ganhar velocidade e onde frequentemente tens que usar a caixa e andar em regimes mais altos para conseguir manter um andamento mais vivo, mas a melhor forma é sentires mesmo o andamento deles, e para isso tens mesmo que experimentar os carros para conseguires ter uma noção disto que te estou a dizer.

em comportamento é aquilo que se pode esperar dum bmw; uma boa dinamica, feedback completo da estrada e um equilibro de massas que permite algumas brincadeiras engraçadas.

sendo todos eles E36, atenção ao estado e alguns materiais; o tecto tende a descolar, os vidros electricos por vezes não funcionam, e o estado geral da consola tambem pode não estar grande coisa já que os materiais são fracos e de qualidade abaixo da média daquilo que se espera de um bmw.
se tiver estofos de tecido é natural que este já não esteja no melhor estado, portanto convem dar uma vista de olhos geral ao estado do carro por dentro já que os materiais não envelhecem da melhor forma.

em termos de fiabilidade de motor não há nada a dizer, são motores de guerra e aguentam bastante grandes quilometragens.
a partir de 1992 o 320i passou a ter o sistema vanos, normalmente dá problemas mas nada que não se resolva com o kit de reparação que pode ficar na ordem dos 300€ ou pouco mais(na marca metem tudo novo é um uma pequena fortuna), portanto se for um carro anterior a 1992 não trás vanos(é uma mais valia não ter vanos, já que teoricamente o sistema melhora as performances e reduz o consumo, mas na prática as diferenças são residuais, havendo até um maior consumo dos motores com vanos), se for posterior a 1992 já tem vanos e se for do ano de 1992 tanto pode ter como pode não ter(o sistema começou a ser aplicado em meados de setembro de 1992, portanto há carros desse ano sem vanos e com vanos).

posteriormente e se não souberes posso te indicar uma forma fácil e imediata de saberes se o carro tem ou não vanos só de olhares para o motor.

quanto à opção de por a GPL é uma boa ideia, mas atenção aos custos da instalação, se for o 320i é um carro com 6 cilindros, pelo que conta com um valor de instalação a rondar os 1500€, se for o 318ti fica mais barato.
em qualquer dos casos instalar GPL só se o motor estiver em boas condições de funcionamento, caso contrário é altamente desaconselhado e podes vir a ter problemas, convêm por isso ter especial atenção ao estado de conservação e de funcionamento do motor do carro que fores comprar, e teres a garantia que está tudo ok.

em relação ao 318tds, estamos a falar de um motor que é um sucedâneo do 2.5tds, basicamente é o mesmo motor com menos dois cilindros, trata-se de um motor antigo, com injecção indirecta (pré-camara de combustão) e um turbo de geometria fixa, as performances são mesmo muito fracas e para um carro com 90cv, esperava-se muito mais.
sendo um motor antigo com soluções mecanicas antigas para a actualidade, não é um motor em que se faça uma repro como se faz com um motor actual, não permite mexeres na centralina e alterar os valores como se mexe num carro actual visto não ser OBD, neste caso tens mesmo que mexer fisicamente na centralina, portanto uma repro neste motor não é assim tão viável, tanto mais que neste carros o turbo é comandado mecanicamente e não electronicamente.
a melhor solução é uma power box já que a potencia extra é obtida por meio da injecção de mais combustivel, mas entre uma repro e uma power box nestes motores, as opiniões dividem-se, uns preferem uma repro outros power box, no meu caso penso que o mais viável neste motores é a power box, e até é mais barato, em ambos os casos espera um aumento na ordem dos 20cv, parecendo pouco ainda assim dão outra vida, mas não continues a esperar nada do outro mundo.

atenção que é um motor algo problemático, e uma repro ou uma power box fazem os niveis de fiabilidade já de si algo precários, cair drasticamente.
carros anteriores a 1995 tem problemas crónicos de aquecimento, e com um aumento de potencia isso pode agravar a situação de forma brutal.
tambem existem problemas de injectores e a bomba de injecção é quase impossivel não dar problemas.

portanto e em relação ao 318tds, muita atenção em relação a tudo, pessoalmente seria um daqueles bmw pelos quais nunca optaria.

mas é como te disse; melhor do que tudo o que te diga, é experimentares cada um deles e sentires o andamento e as performances, assim já ficas com uma ideia concreta.

um abraço.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Paulo_Alex
Membro Juvenil
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas Marco,

tenho um amigo meu que anda a ver uns 320i, podes indicar-me como se vê se o carro tem ou não sistema Vanos?

Também tenho essa opinião que o sistema Vanos traz mais dores de cabeça do que vantagens, mas até pensei que o Vanos só vinha já na gama dos 323i até aos M3.

Obrigado e cumprimentos.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

marco pires
Moderador do Fórum

o vanos foi aplicado pela primeira vez no motor 2.0i (520i, 320i), e depois foi sendo adicionado aos restantes motores a gasolina.

a diferença visual entre ter ou não ter vanos é esta:

Imagem

Imagem

reparem nas imagens, na primeira é um motor com vanos, na segunda é um motor sem vanos.
na primeira foto com o circulo a vermelho está assinalado aquele genero de cabeça saliente, aquilo é o vanos, na segunda foto temos um motor igual mas como podem ver não existe aquela saliencia, isto quer dizer que não tem vanos.

portanto é facilmente reconhecivel quando um motor tem ou não vanos.
[email protected]

Paulo_Alex
Membro Juvenil
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36

Mensagem por Paulo_Alex »

Obrigado Marco,

é uma excelente dica, pois eu próprio já tinha andado a ver uns 325i e assim logo visualmente exclui-se o Vanos. Basta reparar na "bossa" no motor, heheh :fixe

Um abraço e obrigado.

Sorry pelo off-topic
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

CSIMAO
Membro Juvenil
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT

Mensagem por CSIMAO »

Boas, acho que o marco pires já disse praticamente tudo, agora depende do teu gosto pessoal/orçamento.

Sobre o 318 tds posso dizer mais algumas coisas, para mim não acho que seja o pior motor diesel da bmw (algo que muita gente diz) e não é por ter um 318 tds que digo isso, visto que há bastantes casos de 318tds com 600 e 700 mil km's logo se não fosse um bom motor acho que não faria esta quilometragem.
Trata-se sim de um motor antiquado, o primeiro motor de 4 cilindros a gasóleo da bmw se não estou em erro, com a tecnologia que havia na altura e com pouca potência 90cv.
Não é um carro para velocidades, apesar de poderes dar mais uns pozinhos extra para deixar de ser tão morto, mas já se sabe que também se perda em fiabilidade.
Os cancros do carro o marco também já disse.
Quanto aos consumos, eu tenho feito 6,5 litros em auto estrada a 120km/h e cerca de 10 em cidade isto assim valores em "médias" feitas a marcar km's sem ser por CB.
Agora quanto ao carro, só se pode dizer que é um BMW...logo qualidade de construção, os equipamentos, o conforto, etc.. é algo que se diferencia das outras marcas.

Esta é a minha humilde opinião, resumindo se queres um carro para andar rápido o 318 tds NÃO é o carro para ti, agora para fazer viagens e como carro de dia a dia acho impecável tendo em conta o ano de fabrico do carro claro, não se pode comparar com um carro recente.

Cumprimentos e boa sorte na escolha.
:lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Responder

Voltar para “Informações Gerais”