viva
não te vou dizer que são umas arrastadeiras porque de facto não o são, mas não são nada de especial em termos de performances nos baixos e médios regimes, são carros que demoram algum tempo a ganhar velocidade e onde frequentemente tens que usar a caixa e andar em regimes mais altos para conseguir manter um andamento mais vivo, mas a melhor forma é sentires mesmo o andamento deles, e para isso tens mesmo que experimentar os carros para conseguires ter uma noção disto que te estou a dizer.
em comportamento é aquilo que se pode esperar dum bmw; uma boa dinamica, feedback completo da estrada e um equilibro de massas que permite algumas brincadeiras engraçadas.
sendo todos eles E36, atenção ao estado e alguns materiais; o tecto tende a descolar, os vidros electricos por vezes não funcionam, e o estado geral da consola tambem pode não estar grande coisa já que os materiais são fracos e de qualidade abaixo da média daquilo que se espera de um bmw.
se tiver estofos de tecido é natural que este já não esteja no melhor estado, portanto convem dar uma vista de olhos geral ao estado do carro por dentro já que os materiais não envelhecem da melhor forma.
em termos de fiabilidade de motor não há nada a dizer, são motores de guerra e aguentam bastante grandes quilometragens.
a partir de 1992 o 320i passou a ter o sistema vanos, normalmente dá problemas mas nada que não se resolva com o kit de reparação que pode ficar na ordem dos 300€ ou pouco mais(na marca metem tudo novo é um uma pequena fortuna), portanto se for um carro anterior a 1992 não trás vanos(é uma mais valia não ter vanos, já que teoricamente o sistema melhora as performances e reduz o consumo, mas na prática as diferenças são residuais, havendo até um maior consumo dos motores com vanos), se for posterior a 1992 já tem vanos e se for do ano de 1992 tanto pode ter como pode não ter(o sistema começou a ser aplicado em meados de setembro de 1992, portanto há carros desse ano sem vanos e com vanos).
posteriormente e se não souberes posso te indicar uma forma fácil e imediata de saberes se o carro tem ou não vanos só de olhares para o motor.
quanto à opção de por a GPL é uma boa ideia, mas atenção aos custos da instalação, se for o 320i é um carro com 6 cilindros, pelo que conta com um valor de instalação a rondar os 1500€, se for o 318ti fica mais barato.
em qualquer dos casos instalar GPL só se o motor estiver em boas condições de funcionamento, caso contrário é altamente desaconselhado e podes vir a ter problemas, convêm por isso ter especial atenção ao estado de conservação e de funcionamento do motor do carro que fores comprar, e teres a garantia que está tudo ok.
em relação ao 318tds, estamos a falar de um motor que é um sucedâneo do 2.5tds, basicamente é o mesmo motor com menos dois cilindros, trata-se de um motor antigo, com injecção indirecta (pré-camara de combustão) e um turbo de geometria fixa, as performances são mesmo muito fracas e para um carro com 90cv, esperava-se muito mais.
sendo um motor antigo com soluções mecanicas antigas para a actualidade, não é um motor em que se faça uma repro como se faz com um motor actual, não permite mexeres na centralina e alterar os valores como se mexe num carro actual visto não ser OBD, neste caso tens mesmo que mexer fisicamente na centralina, portanto uma repro neste motor não é assim tão viável, tanto mais que neste carros o turbo é comandado mecanicamente e não electronicamente.
a melhor solução é uma power box já que a potencia extra é obtida por meio da injecção de mais combustivel, mas entre uma repro e uma power box nestes motores, as opiniões dividem-se, uns preferem uma repro outros power box, no meu caso penso que o mais viável neste motores é a power box, e até é mais barato, em ambos os casos espera um aumento na ordem dos 20cv, parecendo pouco ainda assim dão outra vida, mas não continues a esperar nada do outro mundo.
atenção que é um motor algo problemático, e uma repro ou uma power box fazem os niveis de fiabilidade já de si algo precários, cair drasticamente.
carros anteriores a 1995 tem problemas crónicos de aquecimento, e com um aumento de potencia isso pode agravar a situação de forma brutal.
tambem existem problemas de injectores e a bomba de injecção é quase impossivel não dar problemas.
portanto e em relação ao 318tds, muita atenção em relação a tudo, pessoalmente seria um daqueles bmw pelos quais nunca optaria.
mas é como te disse; melhor do que tudo o que te diga, é experimentares cada um deles e sentires o andamento e as performances, assim já ficas com uma ideia concreta.
um abraço.