[DIY] Montagem de kit de admissão artesanal

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Geyser

[DIY] Montagem de kit de admissão artesanal

Mensagem por Geyser »

Quantos é q já pensaram q isto é um erro???

Imagem

Imaginem bem a quantidade de ar fresco q este filtro vai apanhar em movimento!!! Eu não consigo imaginar... A única coisa q imagino é o ar q a ventoinha do radiador manda directamente para cima dele e q ele vai sugar (q não é tão rico em Oxigénio visto q é um ar muito quente e as moléculas expandem-se)...

Neste caso, acho q nao estamos a ter assim tão rendimento como muitos julgam, pois não?

Então o q é q precisamos de fazer???

Antes de mais temos de ir buscar ar o mais abaixo possivel ainda dentro da área do para choques (visto ser o mais fresco), mas agora temos de pensar numa solução....

Ok, eu podia colocar um tubo entre o filtro e a MAF (a caixa preta onde ele liga – q no meu caso é uma MAP) a fazer uma extensão até lá abaixo, mas isso irá causar algumas desvantagens....

1º - Qt maior a extensão, menor o poder de sucção de ar
2º - Estamos a enviar directamente para o filtro todos os mosquitos, poeiras, chuva, etc, etc, etc

Sendo assim, temos de colocar um tubo a levar o ar de baixo para o filtro. Agora, temos de ter muito cuidado, pq nao podemos forçar o ar a entrar dentro do filtro, temos sim de lhe colocar ar fresco envolvente para q ele sugue apenas a quantidade q necessita para ter uma boa combustão!!!!!

Até aqui tudo bem, mas temos de ter em atenção uma coisa, mm q coloque um tubo ao lado do filtro a enviar-lhe o ar de baixo para cima, qd o ar chega cá em cima e é lançado para o filtro, o ar da ventoinha do radiador está sempre la quentinho para aquecer todo o ar do capot....

Ok, vamos então pensar um pouco...

Eu vou precisar de algo q isole o filtro do ar da ventoinha do radiador. Ao mesmo tempo necessito de ir buscar ar fresco em andamento. Mas qd estou parado tb preciso de ter sucção de ar...

Ok, então podemos fazer algo do género...

Imagem Imagem

Com este exemplo bastante artesanal, nada estético, mas muito funcional (garanto-lhes) estamos a impedir q o ar envolvente ao filtro seja o enviado pela ventoinha do radiador, empre q estejamos em andamento, a tubagem secundária (q vem la debaixo do capot) envia ar (fresquinho, fresquinho, fresquinho) para o receptaculo do filtro (mas a sua ligação é feita à frente do filtro para q não envie ar directamtente para ele – apenas para colocar ar fresco dentro do receptaculo) e q sempre q estejamos parados, não vindo ar da tubagem secundária, a tubagem principal é aberta na ponta para receber ar necessário...

A tubagem principal tem, no entanto outras funcionalidades...

1º - Receber ar enquanto parado (dito anteriormente)
2º - Escoar para o exterior todas as impurezas provenientes da tubagem secundária (visto q vai ligar a frente do filtro e com uma ligeira inclinação para a saída da tubagem principal)
3º - Proteger o filtro do ar quente proveniente da ventoinha do radiador

Agora como o fazer??

Bastante simples (aliás, ja devem ter esquematizado provavelmente)....

Basta adquirirem:

1 tubo com diametro suficiente para abranger o filtro + 1 braçadeira para o fixarmos:

Imagem

1 tubo com um diametro mais reduzido para precorrer a distancia necessária entre o fundo do para choques e a tubagem principal (o tubo acima referido)

Imagem

Tintas, se o quiserem pintar da mesma cor do carro (por exmeplo) e um alicate de corte para podermos fazer o corte onde vai haver a junção dos tubos.

Começamos por colocar o tubo secundário por baixo do para choques

Imagem

E depois de colocarmos o tubo envolvente ao filtro, fixamos o tubo secundário no para choques e fazemos a junção a tubagem principal...

Imagem Imagem

Não se esqueçam de da um angulo contrario ao do fluxo de ar da ventoinha do radiador e ligar a tubagem secundária à tubagem principal ligeiramente a frente do filtro e com um angulo muito ligeiro a acompanhar a saida da tubagem principal para q todas as impurezas nao entrem em contacto com o filtro...

Se preferirem, poderão pintar os tubos ao vosso gosto....

Imagem

325i
Membro Juvenil
Registado: 02 set 2003, 22:35
O meu Carro:: Smart Roadster

Mensagem por 325i »

Já tinha visto....mto bem explicado... :) ;)

X3
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2004, 18:39
Contacto:

Mensagem por X3 »

Sim sehor isto sim é que é um explicador com fotos e tudo isto não é em qualquer lado que se arranja hehe.
Abraço ;)

eScOvInHaS
Administrador do Fórum
Registado: 29 mai 2003, 02:38
O meu Carro:: Bayerische Motoren Werke
Contacto:

Mensagem por eScOvInHaS »

5 estrelas! Ou não fosse ele o Geyser ;) :lol:

zorlac
Membro Juvenil
Registado: 11 set 2003, 01:45

Mensagem por zorlac »

é o que eu digo, este eyser é um artista!!Falta agora arranjar maneira de colocar o filtro no meu E46...é que a MAF está na caixa do filtro e retirando a caixa...retira-se a MAF!!
Bem mas isso n interessa, o que interessa é que a explicação tá mto boa e segundo o Geyser, pouco estético mas mto funcional!
Sócio Nº4
Desculpe!?Não...não...aqui só temos automóveis, se quer uma coisa dessas tem que se dirigir à secção de tupperwares e carros de plástico!

Duarte Maymone
Proud owner of BMW E46 316ti & E36 318tds

Luis Costa
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2003, 14:03
O meu Carro:: BMW 520d E61 LCI 2008

Mensagem por Luis Costa »

Como já disseram tem queda para a bricolage pena é não ter onde cair
Sócio Nº32
Cumprimentos

Ivo Mariano
Membro Iniciado
Registado: 21 ago 2003, 12:57

Mensagem por Ivo Mariano »

Está tudo muito bem explicado Geyser!! :P :P deste-me umas boas ideias!! :idea: :idea: Agora quando tiver tempo, será o meu proximo investimento!!

Abraços

Geyser

Mensagem por Geyser »

Se necessitares de ajuda ou esclarecimentos, diz qq coisa... ;)

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Sim Senhor, este é Geyser é um artista 5 *, inventa tudo :lol: :P

Abracos
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

O GEYSER no seu melhor! 5*
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

mpowa
Membro Iniciado
Registado: 04 jul 2004, 16:28
O meu Carro:: M54G30K

Mensagem por mpowa »

Muito bem explicado et detalhado yoooo! :P
Tip Top geyser ;) :P
Tambem vou meter aqui algumas photos do meu exemplo no 325 e36 cab com admisao dinamica da bmc em carbone!
Tuning is not a crime but just a way of live yo !!

Imagem

SpoonShark
Membro Iniciado
Registado: 09 mai 2004, 16:46

Mensagem por SpoonShark »

Mt Bem Geyser tás lá ;)

Agora dix me uma coisa, Esse "Tubo de Esquentador" aguentará ?!!

Tive um a ligar a caixa de origem á frente no ITR e ele c o tempo desintegrou se ;)

Abraços rui
94´ E36 M3

99´ 306 XadTurbo

Geyser

Mensagem por Geyser »

Epá, não está a apresentar indicios disso... Se acontecer mando fazer tubagens a medida... ehehehehe

pkyer
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2004, 20:50

Mensagem por pkyer »

Desta vez eu n estava la, mas estava o Carlos :D Tive conhecimento e dps vi a obra feita e por sinal esta a dar muito bom resultado :D
Bruno Conceição
-------------------------------
Renault Clio Bebop de 1994

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Geyser achei estas imagens e podem ser uteis para explicar o funcionamento do ar e sobre o ar quente e frio:

Imagem
Imagem
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”