Imaginem bem a quantidade de ar fresco q este filtro vai apanhar em movimento!!! Eu não consigo imaginar... A única coisa q imagino é o ar q a ventoinha do radiador manda directamente para cima dele e q ele vai sugar (q não é tão rico em Oxigénio visto q é um ar muito quente e as moléculas expandem-se)...
Neste caso, acho q nao estamos a ter assim tão rendimento como muitos julgam, pois não?
Então o q é q precisamos de fazer???
Antes de mais temos de ir buscar ar o mais abaixo possivel ainda dentro da área do para choques (visto ser o mais fresco), mas agora temos de pensar numa solução....
Ok, eu podia colocar um tubo entre o filtro e a MAF (a caixa preta onde ele liga – q no meu caso é uma MAP) a fazer uma extensão até lá abaixo, mas isso irá causar algumas desvantagens....
1º - Qt maior a extensão, menor o poder de sucção de ar
2º - Estamos a enviar directamente para o filtro todos os mosquitos, poeiras, chuva, etc, etc, etc
Sendo assim, temos de colocar um tubo a levar o ar de baixo para o filtro. Agora, temos de ter muito cuidado, pq nao podemos forçar o ar a entrar dentro do filtro, temos sim de lhe colocar ar fresco envolvente para q ele sugue apenas a quantidade q necessita para ter uma boa combustão!!!!!
Até aqui tudo bem, mas temos de ter em atenção uma coisa, mm q coloque um tubo ao lado do filtro a enviar-lhe o ar de baixo para cima, qd o ar chega cá em cima e é lançado para o filtro, o ar da ventoinha do radiador está sempre la quentinho para aquecer todo o ar do capot....
Ok, vamos então pensar um pouco...
Eu vou precisar de algo q isole o filtro do ar da ventoinha do radiador. Ao mesmo tempo necessito de ir buscar ar fresco em andamento. Mas qd estou parado tb preciso de ter sucção de ar...
Ok, então podemos fazer algo do género...

Com este exemplo bastante artesanal, nada estético, mas muito funcional (garanto-lhes) estamos a impedir q o ar envolvente ao filtro seja o enviado pela ventoinha do radiador, empre q estejamos em andamento, a tubagem secundária (q vem la debaixo do capot) envia ar (fresquinho, fresquinho, fresquinho) para o receptaculo do filtro (mas a sua ligação é feita à frente do filtro para q não envie ar directamtente para ele – apenas para colocar ar fresco dentro do receptaculo) e q sempre q estejamos parados, não vindo ar da tubagem secundária, a tubagem principal é aberta na ponta para receber ar necessário...
A tubagem principal tem, no entanto outras funcionalidades...
1º - Receber ar enquanto parado (dito anteriormente)
2º - Escoar para o exterior todas as impurezas provenientes da tubagem secundária (visto q vai ligar a frente do filtro e com uma ligeira inclinação para a saída da tubagem principal)
3º - Proteger o filtro do ar quente proveniente da ventoinha do radiador
Agora como o fazer??
Bastante simples (aliás, ja devem ter esquematizado provavelmente)....
Basta adquirirem:
1 tubo com diametro suficiente para abranger o filtro + 1 braçadeira para o fixarmos:

1 tubo com um diametro mais reduzido para precorrer a distancia necessária entre o fundo do para choques e a tubagem principal (o tubo acima referido)

Tintas, se o quiserem pintar da mesma cor do carro (por exmeplo) e um alicate de corte para podermos fazer o corte onde vai haver a junção dos tubos.
Começamos por colocar o tubo secundário por baixo do para choques

E depois de colocarmos o tubo envolvente ao filtro, fixamos o tubo secundário no para choques e fazemos a junção a tubagem principal...

Não se esqueçam de da um angulo contrario ao do fluxo de ar da ventoinha do radiador e ligar a tubagem secundária à tubagem principal ligeiramente a frente do filtro e com um angulo muito ligeiro a acompanhar a saida da tubagem principal para q todas as impurezas nao entrem em contacto com o filtro...
Se preferirem, poderão pintar os tubos ao vosso gosto....