[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv
Moderador: Staff
- 320dM
- Membro Junior
- Registado: 24 mar 2005, 02:33
- O meu Carro:: 320dM E46 2002
emanuel, não percebo bem o que fizeste. como tapaste a egr ? tubo=tubinho de vacuo ? fizeste uma junta no tubo de vacuo ? e onde vai ligar ? com que objectivo ?
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
- Emanuel beja
- Membro Iniciado
- Registado: 15 mar 2008, 19:26
- O meu Carro:: bmw 320d e46-2000/05
- 320dM
- Membro Junior
"320d 150cv full M. - Egr, Restritor, Pré, Butterfly; Off - ", a minha assinatura
ok, mas fizeste uma junta, para juntar o quê ? o que lá ligaste ? qual o objectivo ?

ok, mas fizeste uma junta, para juntar o quê ? o que lá ligaste ? qual o objectivo ?
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- SprinterDrifter
- Membro Iniciado
- Registado: 22 nov 2007, 19:08
- O meu Carro:: BMW 318 F31
Boas.
Ja mt se tem falado sobre a EGR e do erro que aparece qd se desliga. No meu caso varias vezes acendeu mm a luz do motor.
Depois de tirar varias ideias daqui do forum e de de outros lados fiz um circuito para alterar os valores que chegam à centralina para esta n detectar a alteração.
Já anda em testes no meu carro à + de uma semana e pelo menos a luz do motor n acendeu.
N há ng pelos lados de Sintra com o CarSoft que podesse ver se o erro está lá?
Ja mt se tem falado sobre a EGR e do erro que aparece qd se desliga. No meu caso varias vezes acendeu mm a luz do motor.
Depois de tirar varias ideias daqui do forum e de de outros lados fiz um circuito para alterar os valores que chegam à centralina para esta n detectar a alteração.
Já anda em testes no meu carro à + de uma semana e pelo menos a luz do motor n acendeu.
N há ng pelos lados de Sintra com o CarSoft que podesse ver se o erro está lá?
320 Cd .03
- 320dM
- Membro Junior
o erro vai ficar á mesma registado na centralina, pois não estou a ver de que circuito falas.
Circuito electronico ? onde vais e que sinais vais buscar ? e para onde os mandas ? se a centralina fica com a EGR fechada e se não o sabe, nem os parâmetros forem adaptados a essa nova realidade a mistura não vai ser correcta. Notas o motor com falhas ou acelerado ? perda de força ? o que notas ?
Circuito electronico ? onde vais e que sinais vais buscar ? e para onde os mandas ? se a centralina fica com a EGR fechada e se não o sabe, nem os parâmetros forem adaptados a essa nova realidade a mistura não vai ser correcta. Notas o motor com falhas ou acelerado ? perda de força ? o que notas ?
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- SprinterDrifter
- Membro Iniciado
Segundo o que tenho lido, e os meus testes confirmaram isso, quando a egr abre desce o valor lido pelo maf, correspondente à quantidade de ar (fumo) que entra pela egr.
O esquema é o seguinte:

Quando a centralina dá ordem para a egr abrir o relé atraca fechando o circuito. A resistência cria uma quebra de tensão simulando uma diminuição da quantidade de ar que passa no maf.
Espero ter-me feito entender.
Alguma duvida digam
O esquema é o seguinte:

Quando a centralina dá ordem para a egr abrir o relé atraca fechando o circuito. A resistência cria uma quebra de tensão simulando uma diminuição da quantidade de ar que passa no maf.
Espero ter-me feito entender.
Alguma duvida digam
320 Cd .03
Acredito que funcione. Mas o carro deve ser inconstante, mas valia um circuito digital que fornecesse valores de massa de ar esperados pela ECU. Isso, na electrónica da ECU, deve-se resolver. O mesmo problema existe nos TDI's. Retira-se a EGR e acende luz de motor. A avaria nao é da falha de EGR pois nao tem ficha electrica, mas sim de uma maior quantidade de ar que é quantificada pela MAF.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- SprinterDrifter
- Membro Iniciado
Eu já ando com o carro assim à + de 1a semana e não notei nada de anormal.
A quebra de tensão criada pela resistência e sempre proporcional ao valor lido pelo maf, o que penso ser o que a ecu espera.
Para um circuito mais elaborado(complicado) vejam aqui:
Temporary EGR fix
http://www.geocities.com/tech4tdi/
A quebra de tensão criada pela resistência e sempre proporcional ao valor lido pelo maf, o que penso ser o que a ecu espera.
Para um circuito mais elaborado(complicado) vejam aqui:
Temporary EGR fix
http://www.geocities.com/tech4tdi/
320 Cd .03
- 320dM
- Membro Junior
Tou a ver a ideia, mas continuo a achar que a mistura talvez não seja a mesma que a ECU faria se estivesse "de origem"
Eu optei por praticamente fechar a minha por codificação, assim fica tudo OEM, e a centralina adapta-se por ela mesma aos valores que espera receber.
Mas esse circuito deve dar para desenrascar, com o devido perdão da palavra
, alias, é a melhor solução, a seguir á codificação.
Fechar mecanicamente não aconselho.
Abr.
Eu optei por praticamente fechar a minha por codificação, assim fica tudo OEM, e a centralina adapta-se por ela mesma aos valores que espera receber.
Mas esse circuito deve dar para desenrascar, com o devido perdão da palavra

Fechar mecanicamente não aconselho.
Abr.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- SprinterDrifter
- Membro Iniciado
A unica diferença para a mistura é que assim só entra ar limpo, mais O2, maior combustão.
Desde que os meus calculos estejam minimamente correctos espero que a ECU n dê por nd. Pelo menos eu esforcei-me para que estejam correctos, a minha mulher é que n achou muita graça aos fios, multimetro, luzes a acender e apagar...
320dM, n há por aqui um topico sobre vires cá abaixo com o teu software? Assim tiravamos as duvidas
Desde que os meus calculos estejam minimamente correctos espero que a ECU n dê por nd. Pelo menos eu esforcei-me para que estejam correctos, a minha mulher é que n achou muita graça aos fios, multimetro, luzes a acender e apagar...
320dM, n há por aqui um topico sobre vires cá abaixo com o teu software? Assim tiravamos as duvidas

320 Cd .03
- 320dM
- Membro Junior
sim, eu sei que assim só entra ar limpo, além do mais, entra só ar FRESCO e com oxigénio, o que também é muito importante.
sim, se for aí, é uma questão de combinar e posso fazer o diagnostico, a ver se a tua ECU acusa algum erro.
pois, a minha tb não acha graça nenhuma eu estar sempre no pc e de volta do carro...
sim, se for aí, é uma questão de combinar e posso fazer o diagnostico, a ver se a tua ECU acusa algum erro.
pois, a minha tb não acha graça nenhuma eu estar sempre no pc e de volta do carro...

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Na MAF é inserida uma tensão e a deslocaçao do ar cria uma diferença de potencial pois existe nesse circuito um termístor. Essa tensao varia de acordo com a temperatura.
A tensao devolvida é analisada numa tabela de um mapa de ECU que indica, por exemplo, para 3V estão a passar 150mgR. Para 3,1V estão 160mgR, etc...
Se bloqueares a EGR, irá ser admitido a totalidade do ar vinda pelas tubagens do filtro, logo mais quantidade de ar o que dará um aumento de mgR lidos e é isto que gera o erro.
Como consegues tu com um simples circuito composto por um relay ( presumo ) simular todos os possíveis mV de leitura da MAF sem que na condução não notes a entrada do relay ou a saida do mesmo. É que a injecção é calculada de acordo com a massa de ar, ou seja, de acordo com a tensao devolvida pela MAF que tem neste momento os valores modificados por esse circuito.
Eu aplaudo a iniciativa, mas queria entender como funciona e se funciona correctamente.
A tensao devolvida é analisada numa tabela de um mapa de ECU que indica, por exemplo, para 3V estão a passar 150mgR. Para 3,1V estão 160mgR, etc...
Se bloqueares a EGR, irá ser admitido a totalidade do ar vinda pelas tubagens do filtro, logo mais quantidade de ar o que dará um aumento de mgR lidos e é isto que gera o erro.
Como consegues tu com um simples circuito composto por um relay ( presumo ) simular todos os possíveis mV de leitura da MAF sem que na condução não notes a entrada do relay ou a saida do mesmo. É que a injecção é calculada de acordo com a massa de ar, ou seja, de acordo com a tensao devolvida pela MAF que tem neste momento os valores modificados por esse circuito.
Eu aplaudo a iniciativa, mas queria entender como funciona e se funciona correctamente.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power