[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Porque a leitura esperada é permissiva de um pequeno desvio. É natural que um turbo ja gasto consiga geral menos caudal, logo menos ar quantificado. Um colector sujo faz o mesmo. Para nao acusar em qualquer situaçao um erro, permite-se um desvio na leitura. Nao sei de quanto é...
Ha uns meses no carro do ruisobreiros andamos a analisar leituras com EGR ON e EGR OFF e as diferenças de massa de ar lida mesmo ao ralenti sao grandes.

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

as diferencas ao relantim é q devem ser maximas...

tendo em conta o funcionamento dela...
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Sim. Aí, pelo scantool, li valores superiores em quase o dobro.

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Eu tenho a minha desligada pelo tubo de vacuo...no quandrante não me acende qualquer tipo de erro mas no diagnostico ele está lá...só não percebo porque é que uns da erro no painel e outros não...

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

exacto TdiSport, dai eu tb ter as minhas duvidas.
erro dão todos, o erro fica armazenado na memoria de erros, asism que se faz o diagnóstico na máquina acusa logo falha/erro/avaria na EGR.
O que acontece nalguns (dizem) é acender a luz do motor no quadrante, mas isso não sei dizer porquê, talvez pela versão do software da centralina (será o mais provavel).
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

SprinterDrifter
Membro Iniciado
Registado: 22 nov 2007, 19:08
O meu Carro:: BMW 318 F31

Mensagem por SprinterDrifter »

TdiSportR Escreveu:Na MAF é inserida uma tensão e a deslocaçao do ar cria uma diferença de potencial pois existe nesse circuito um termístor. Essa tensao varia de acordo com a temperatura.
A tensao devolvida é analisada numa tabela de um mapa de ECU que indica, por exemplo, para 3V estão a passar 150mgR. Para 3,1V estão 160mgR, etc...
Se bloqueares a EGR, irá ser admitido a totalidade do ar vinda pelas tubagens do filtro, logo mais quantidade de ar o que dará um aumento de mgR lidos e é isto que gera o erro.
Como consegues tu com um simples circuito composto por um relay ( presumo ) simular todos os possíveis mV de leitura da MAF sem que na condução não notes a entrada do relay ou a saida do mesmo. É que a injecção é calculada de acordo com a massa de ar, ou seja, de acordo com a tensao devolvida pela MAF que tem neste momento os valores modificados por esse circuito.
Eu aplaudo a iniciativa, mas queria entender como funciona e se funciona correctamente.
Se realmente funciona correctamente ainda n sei, por isso no meu 1º post pedi a ajuda de alguem para ver se o erro lá estava.
Quanto a ter que se sentir alguma coisa qd o circuito liga e desliga, pois bem, qd a egr abre ou fecha tb n se sente nd embora haja uma variação na massa de ar lida. O que eu presumo é que a ECU qd dá ordem à EGR para abrir ou fechar, automáticamente ajusta os parametros necessários para que n se note nd.
O que gera o erro qd se bloqueia a EGR n é o aumento de mgR lidos mas sim a n detecção por parte da ECU da quebra esperada da medição da massa de ar, ou seja por esse valor se manter igual qd é dada a ordem de abertura ou fecho.
Quanto a se uma simples resistência consegue simular todos os valores da leitura isso depende... Partindo do principio que a quantidade de gases que entram pela EGR é proporcional à quantidade que entra pelo filtro e é quantificada pelo MAF, penso que sim, porque a quebra de tensão provocada pela resistencia é proporcional ao sinal de saida do MAF. Ao entrar mais ar aumenta a tensão no terminal do MAF, aumentando a quebra de tensão provocada pela resistencia simulando assim uma maior entrada de gases pela EGR. O dificil é calcular o valor correcto da resistência...
Desculpem o testamento e se n me faço entender mt bem.
Espero as vossas opinioes, comentários, criticas para se poder passar tanta teoria à prática :lol:
320 Cd .03

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

SprinterDrifter, Se esse sistema funcionar...entao teremos uma admissão limpa sem aumentos de consumo a baixa rotação.

Senão vejamos...em baixa rotação estás a iludir a ECU porque os valores que a MAF le são os normais com EGR aberta.
Mesmo estando esta fechada e o ar que entra na admissão não vir do escape e ser todo limpo e fresco...a ECU controla o combustivel pelos valores da MAF, sendo estes valores de massa de ar baixos...a injecção tambem o será.
O ligeiro aumento de consumo com EGR fechada em trajectos urbanos não se deve notar...até porque o aumento de baixas que se nota quando desligamos a EGR não é só de uma combustão mais limpa e logicamente mais rica mas tambem de um aumento na quantidade de combustivel introduzido.

Desculpem a confusa explicação e corrijam-me se estiver enganado.

Cumps.

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

SprinterDrifter Escreveu:
TdiSportR Escreveu:Na MAF é inserida uma tensão e a deslocaçao do ar cria uma diferença de potencial pois existe nesse circuito um termístor. Essa tensao varia de acordo com a temperatura.
A tensao devolvida é analisada numa tabela de um mapa de ECU que indica, por exemplo, para 3V estão a passar 150mgR. Para 3,1V estão 160mgR, etc...
Se bloqueares a EGR, irá ser admitido a totalidade do ar vinda pelas tubagens do filtro, logo mais quantidade de ar o que dará um aumento de mgR lidos e é isto que gera o erro.
Como consegues tu com um simples circuito composto por um relay ( presumo ) simular todos os possíveis mV de leitura da MAF sem que na condução não notes a entrada do relay ou a saida do mesmo. É que a injecção é calculada de acordo com a massa de ar, ou seja, de acordo com a tensao devolvida pela MAF que tem neste momento os valores modificados por esse circuito.
Eu aplaudo a iniciativa, mas queria entender como funciona e se funciona correctamente.
Se realmente funciona correctamente ainda n sei, por isso no meu 1º post pedi a ajuda de alguem para ver se o erro lá estava.
Quanto a ter que se sentir alguma coisa qd o circuito liga e desliga, pois bem, qd a egr abre ou fecha tb n se sente nd embora haja uma variação na massa de ar lida. O que eu presumo é que a ECU qd dá ordem à EGR para abrir ou fechar, automáticamente ajusta os parametros necessários para que n se note nd.
O que gera o erro qd se bloqueia a EGR n é o aumento de mgR lidos mas sim a n detecção por parte da ECU da quebra esperada da medição da massa de ar, ou seja por esse valor se manter igual qd é dada a ordem de abertura ou fecho.
Quanto a se uma simples resistência consegue simular todos os valores da leitura isso depende... Partindo do principio que a quantidade de gases que entram pela EGR é proporcional à quantidade que entra pelo filtro e é quantificada pelo MAF, penso que sim, porque a quebra de tensão provocada pela resistencia é proporcional ao sinal de saida do MAF. Ao entrar mais ar aumenta a tensão no terminal do MAF, aumentando a quebra de tensão provocada pela resistencia simulando assim uma maior entrada de gases pela EGR. O dificil é calcular o valor correcto da resistência...
Desculpem o testamento e se n me faço entender mt bem.
Espero as vossas opinioes, comentários, criticas para se poder passar tanta teoria à prática :lol:
Nao é correcto. O sintoma de uma EGR suja sao aceleraçoes incostantes pois quando aceleras moderamente ela vai com um duty cycle de 50% portanto abre a passagem de gases de escape a determinada %. Pisas a fundo e o DC passa a 0, obstruíndo essa passagem.
Se a injecçao é calculada pelo ar que é lido na MAF, se ha oscilações na leitura derivado a passagens inconstantes da EGR, tambem se sentem na conduçao.
É difícil o cálculo do valor correcto da resistencia porque este nao existe porque a MAF nao retorna um valor fixo de tensao consoante o estado da EGR, mas sim pelo arrefecimento que é causado no termístor aquando da passagem de ar e esse sinal varia desde 0 a 4,8V tendo um mapa graduado por alguns mV intermédios. Logo quanto muito simularias para uma posição ON/OFF da EGR, mas que nunca é o mesmo pelas condições que ja descrevi noutro topico. Avança com o teu projecto e acabarás por me dar razao.

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

TdiSportR, A não ser que colocasses uma resistencia variavel consoante a informação dada pela electrovalvula de abertura da EGR. Consoante a ECU mandasse abrir ou fechar a EGR a resistencia variava e mantinha os mV enviados pela MAF à ECU "correctos" para aquela determinada abertura.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

seria uma resistência tipo o filamento que está na MAF a controlar a quantidade de ar, digo eu...
uma EGR provoca erro tanto esteja fechada como sempre aberta.
A centralina espera sempre resultados em função da abertura que ordena á EGR, qualquer alteração a esse resultado esperado, provoca erro.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

SprinterDrifter
Membro Iniciado

Concordo que este circuito n prevê as situações de abertura parcial da EGR. Para isso teria de ser um circuito mt + elaborado, algo como o Crow fala. Mas acho que acelerações inconstantes devido a problemas na EGR são casos diferentes.
O calculo foi feito mm on/off e medindo a diferença de valores. Concordo plenamente que n será a solução perfeita, mt longe disso mas pelo que tenho visto, pk ando com uma lampada de minimo dentro do carro ligada à ficha da valvula da EGR, a maior parte do tempo ou anda completamente acesa ou apagada. Espero que nas outras situações a ECU conclua que é apenas um desvio na leitura, como ja se falou aqui, e n acuse erro.
Se der cá estou eu para assumir isso e tentar aprender e melhorar.
Já agora, fui ao Shopping e vim, qd sai de casa pus a media a zero, cheguei agr com uma média de 4.3... De vez enquando dá-me para andar a pastelar para variar mas nc tinha conseguido estes valores... Deve ser psicologico :roll:
320 Cd .03

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

só para brincar um pouco: " ... anda completamente acesa..." como é isso possivel ?, pode acontecer estar só metade acesa ? :D :D
não é psicologico, dá para fazer mesmo médias melhores, assim não se abuse, pois o carro segura melhor as mudanças altas a baixa rotação, logo -> melhores consumos.
Sim, numa coisa tens razão, a tua solução é melhor do que bloquear simplesmente a EGR.
Abr.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

A maneira mais facil e isto tecnicamente falando, é alguem programar a ECU para valores esperados de leitura. Assim para 250mgR a 0% throttle as 900RPM passaria a 350mgR e por aí fora. Sao certamente poucos os espaços a corrigir numa electronica nesse sentido.
Ja o vi fazerem noutros modelos de carros e a resultar.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

TdisportR, creio que é isso que acontece se for fechada/reduzida, "oficialmente".
Não só abre menos como é adaptada a essa nova realidade, por isso creio ser a melhor e unica solução realmente 5*.
É como a minha está.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

SprinterDrifter
Membro Iniciado

Isso de programar a ECU já é mt à frente pra mim, mas claro que seria o ideal.
320dM, o teu software dá para fazer essa codificação para a egr abrir menos? Se der der tens + um cliente em Lisboa.
N tenho tido tempo para a minha engenhoca. O trab dá cabo de mim
320 Cd .03

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”