[diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explicação

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Disturber
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Disturber »

Falei sobre isto com o meu mecânico e ele disse-me que segundo o conhecimento dele, a partir de 2003 já não havia nenhum motor a trazer borboletas, ou então se trouxerem, não são das que se partem.

O carro em questão é um X5 de 2006, portanto se isto for verdade podes tar descansado... De qq forma n dá mt trabalho retirar a tampa e procurar a tal valvula que faz as borboletas abrir e fechar :fixe
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Crow
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Crow »

Disturber, O teu mecanico não sabe do que fala. Todos os motores de 150cv cavalos trazem um colector de admissão com as borboletas em metal.

Até os novos motores de 177cv trazem as ditas borboletas. Em vez de serem em metal são de plastico mas pra mim que ja que as desmontei são tão más ou piores que as outras.

É um veio completo com as 4 borboletas lá enfiadas estilo "espeto" mas uma das pontas, que faz um género de casquilho para encaixar no colector de admissão, estava de tal maneira com desgaste que ja andava a saltar do sitio. O veio abanava por completo e estamos a falar de um carro com 60k reais...

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Compackt 007
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Compackt 007 »

Disturber Escreveu:Falei sobre isto com o meu mecânico e ele disse-me que segundo o conhecimento dele, a partir de 2003 já não havia nenhum motor a trazer borboletas, ou então se trouxerem, não são das que se partem.

O carro em questão é um X5 de 2006, portanto se isto for verdade podes tar descansado... De qq forma n dá mt trabalho retirar a tampa e procurar a tal valvula que faz as borboletas abrir e fechar :fixe
PAra tirares duvidas vai a este topico viewtopic.php?f=6&t=44493&start=15 e na 3ª mensagem da pagina 2 está lá tudo esclarecido

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Disturber
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Disturber »

Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
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Compackt 007
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Compackt 007 »

Disturber Escreveu:Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
Tal como os primeiros 20d 136cv os primeiros 30d 184cv não trazem borboletas os mesmo não sei dizer dos de 193cv se não estou em erro os de 204cv já trazem

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Disturber
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Disturber »

Compackt 007 Escreveu:
Disturber Escreveu:Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
Tal como os primeiros 20d 136cv os primeiros 30d 184cv não trazem borboletas os mesmo não sei dizer dos de 193cv se não estou em erro os de 204cv já trazem
Estou à chegar à conclusão que afinal é ao contrário do que eu pensava... Antigamente não tinham, e depois passaram a ter... :lol1
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sinfonico
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por sinfonico »

Boas a todos.

Fui recente fazer a revisão do meu E46 320td, 2003, dos 100M Klm á bmw em leiria, fui aconcelhado pelo chefe de óficina a substituir o colector de admissão.
Optei por substituir o colector em vez de tirar as borboletas.

Nota: Nese tópito não vi nenhum comentário a favor de substituir o colector mas sim em sacar as ditas borboletas. Eu por mim penso que elas estão lá para alguma coisa. Para aqueles que as tiraram, será que daqui algum tempo não vão ter problemas.

Cumprimentos.

cap
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por cap »

Vamos ter o problema de ter mais €500 no bolso em relação a quem substitui o colector. :?
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White_Spot™
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por White_Spot™ »

cap :lol1 estiveste bem :lol1.

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Disturber
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Disturber »

sinfonico Escreveu:Boas a todos.

Fui recente fazer a revisão do meu E46 320td, 2003, dos 100M Klm á bmw em leiria, fui aconcelhado pelo chefe de óficina a substituir o colector de admissão.
Optei por substituir o colector em vez de tirar as borboletas.

Nota: Nese tópito não vi nenhum comentário a favor de substituir o colector mas sim em sacar as ditas borboletas. Eu por mim penso que elas estão lá para alguma coisa. Para aqueles que as tiraram, será que daqui algum tempo não vão ter problemas.

Cumprimentos.
Eu que trabalho na Autoeuropa, digo-te que nem sempre certas peças "estão lá para alguma coisa". Algumas estão lá porque alguém queria mostrar trabalho e não sabia como, outras estão lá por exemplo para reduzir minimamente o ruído do motor... Isto para não falar em peças que reduzem o tempo de vida do motor, mas que existem porque são obrigatórias por lei por causa das emissões poluentes, etc etc... Não é que seja contra isso, estou só a querer chegar ao ponto de mostrar que certas peças do motor até o prejudicam.
Eu penso nas borboletas como algo deste género. E mais valia estarem quietos porque acabaram por se tornar peças problemáticas e que não fazem falta para o bom trabalhar do motor. Quanto a substituír os colectores, é desnecessário quando é possível remover as borboletas correctamente sem correr riscos de causar danos.
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jfam
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por jfam »

Boas tive uns problemas com o 20d e resolvi tirar o colector fora, retirei as borboletas primeiro partindo o veio que as segura e encaixando a parte que encaixa no colector mas nao me pareceu muito fiavel dei uma volta com o carro andou igual e nada de diferente a nao ser a descer que perdi o poder de travagem do motor, parei voltei a tirar o colector fora para ver como se mantinham la as partes de fora do veio onde encaixam no actuador, olhei e pareceu-me que aquilo ia deixar perder a pressao nem que fosse ligeira, desloquei-me a uma loja de parafusos e comprei 4 parafusos a medida para aquilo e coloquei, deixei la o actuador ligado á valvula de vacuo, assim o carro sempre vai fazendo ele accionar de um lado po outro sozinho lol. Coloquem um parafuso em cada buraco e assim fica um trabalho em condiçoes. Abri a tempo ja tinha a do cilindro 3 meio empenada. Fui á bmw buscar uma peça e disse que tinha tirado as borboletas e colocado parafusos e que a do 3º cilindro tava empenada, e para meu espanto disseram fez bem nao é que devamos aconselhar isso mas é bom para si pois assim nao corre o risco delas partirem e danificarem o motor. Fiquei espantado eles nao aconselham mas disseram que fiz bem. Abraço a todos.

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Disturber
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Disturber »

Na 3ª feira fui ao mecânico, tava lá no elevador de motor aberto um 530d de 2003, à espera de um pistão e 4 válvulas novas, vítima desse problema... O pistão tava mal tratado, tinha a superficie toda "mastigada".. As válvulas não as vi.
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Geek77
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por Geek77 »

Apos pedir ajuda neste sentido, fui contactado por um user deste forum, que ofereceu a sua ajuda e conhecimento para remover as borboletas.

Ele que se acuse se quiser, e aqueles que o conhecem - devem reconhecer logo o ambiente nas fotos :D

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Bem, eu continuo impressionado com os conhecimentos do meu "conselheiro BMW".

O homem saca borboletas com um jeito e precisao descomunal.

Repara umas coisinhas pelo caminho, avisa sobre todos os pontos que precisam de atençao no futuro, explica o funcionamento das peças usando linguagem acessivel ate a um "come'on" (eu).

Lindo. Adorei a visita e vou estimar o nosso conhecimento e a amizade. Foi um grande prazer para mim, ver o querido carro levar tantos mimos de quem os sabe dar!

Fui convidado para mais visitas "produtivas", agradeço com toda a sinceridade, e vou aproveitar o convite!

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Embora a admissao parecia nova (reparem no estado das borboletas - elas nem foram limpas para as fotos) - foram removidas e agora vao fazer de porta-chaves ou qlqr coisa. EGR tb novinho por dentro - tb desligado.

O carro começou a respirar um pouco mais a voltade em baixas, parece um pouco mais solto em geral. Nao desacelera tanto quando largo o acelerador em 3ª ou 4ª.

E o mais importante - o meu descanso. Ja nao ando a pensar se alguma delas esta torta e prestes a partir.

Obrigado amigo, pela disponibilidade, conhecimento, e dedicaçao. O teu trabalho é mais que apreciado!

Portanto as fotos:

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tiago200.7
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por tiago200.7 »

boas já li isto do principio ao fim, entendi perfeitamente e tenho uma e46 de 2005, logo agradecia alguém já experiente k

tivesse disponível a ajudar-me já que vontade de fazer tenho mas chaves paro o efectuar não há!!! e já vi que certos mecânicos

percebem menos do que os companheiros aki do forum!!! logo agradecia a alguém que me ajuda-se como é óbvio não estou a

espera que me o façam de borla e nem eu kero, tou disposto a pagar, já que tou preocupado agora :susto !!!!!!

cump . . :lovebmw

josemsantos
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Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica

Mensagem por josemsantos »

tenho um E60 520d 163CV de 2007 pelo que tenho lido so encontro por ca 320 e46 queria saber se tambem existe esse problema no meu
Abraço

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