[diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explicação
Moderador: Staff
- Disturber
- Membro Juvenil
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Re: [diy] - retirar borboletas admissao E46 - grande explica
Falei sobre isto com o meu mecânico e ele disse-me que segundo o conhecimento dele, a partir de 2003 já não havia nenhum motor a trazer borboletas, ou então se trouxerem, não são das que se partem.
O carro em questão é um X5 de 2006, portanto se isto for verdade podes tar descansado... De qq forma n dá mt trabalho retirar a tampa e procurar a tal valvula que faz as borboletas abrir e fechar :fixe
O carro em questão é um X5 de 2006, portanto se isto for verdade podes tar descansado... De qq forma n dá mt trabalho retirar a tampa e procurar a tal valvula que faz as borboletas abrir e fechar :fixe
- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
Disturber, O teu mecanico não sabe do que fala. Todos os motores de 150cv cavalos trazem um colector de admissão com as borboletas em metal.
Até os novos motores de 177cv trazem as ditas borboletas. Em vez de serem em metal são de plastico mas pra mim que ja que as desmontei são tão más ou piores que as outras.
É um veio completo com as 4 borboletas lá enfiadas estilo "espeto" mas uma das pontas, que faz um género de casquilho para encaixar no colector de admissão, estava de tal maneira com desgaste que ja andava a saltar do sitio. O veio abanava por completo e estamos a falar de um carro com 60k reais...
Até os novos motores de 177cv trazem as ditas borboletas. Em vez de serem em metal são de plastico mas pra mim que ja que as desmontei são tão más ou piores que as outras.
É um veio completo com as 4 borboletas lá enfiadas estilo "espeto" mas uma das pontas, que faz um género de casquilho para encaixar no colector de admissão, estava de tal maneira com desgaste que ja andava a saltar do sitio. O veio abanava por completo e estamos a falar de um carro com 60k reais...
- Compackt 007
- Membro Juvenil
- Registado: 11 nov 2005, 13:11
PAra tirares duvidas vai a este topico viewtopic.php?f=6&t=44493&start=15 e na 3ª mensagem da pagina 2 está lá tudo esclarecidoDisturber Escreveu:Falei sobre isto com o meu mecânico e ele disse-me que segundo o conhecimento dele, a partir de 2003 já não havia nenhum motor a trazer borboletas, ou então se trouxerem, não são das que se partem.
- Disturber
- Membro Juvenil
Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
- Compackt 007
- Membro Juvenil
- Registado: 11 nov 2005, 13:11
Tal como os primeiros 20d 136cv os primeiros 30d 184cv não trazem borboletas os mesmo não sei dizer dos de 193cv se não estou em erro os de 204cv já trazemDisturber Escreveu:Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
- Disturber
- Membro Juvenil
Estou à chegar à conclusão que afinal é ao contrário do que eu pensava... Antigamente não tinham, e depois passaram a ter... :lol1Compackt 007 Escreveu:Tal como os primeiros 20d 136cv os primeiros 30d 184cv não trazem borboletas os mesmo não sei dizer dos de 193cv se não estou em erro os de 204cv já trazemDisturber Escreveu:Já não consigo perceber qual foi a lógica que eles seguiram para ter ou não ter borboletas... Segundo a quantidade de relatos que existem, presumia que se tivessem deixado disso, e a ideia do mecânico era essa, sem certezas... Talvez porque só soube de queixas relativamente a carros anteriores a essa data. Fico sem entender porquê que o meu de 02/2000 não as tem
Boas a todos.
Fui recente fazer a revisão do meu E46 320td, 2003, dos 100M Klm á bmw em leiria, fui aconcelhado pelo chefe de óficina a substituir o colector de admissão.
Optei por substituir o colector em vez de tirar as borboletas.
Nota: Nese tópito não vi nenhum comentário a favor de substituir o colector mas sim em sacar as ditas borboletas. Eu por mim penso que elas estão lá para alguma coisa. Para aqueles que as tiraram, será que daqui algum tempo não vão ter problemas.
Cumprimentos.
Fui recente fazer a revisão do meu E46 320td, 2003, dos 100M Klm á bmw em leiria, fui aconcelhado pelo chefe de óficina a substituir o colector de admissão.
Nota: Nese tópito não vi nenhum comentário a favor de substituir o colector mas sim em sacar as ditas borboletas. Eu por mim penso que elas estão lá para alguma coisa. Para aqueles que as tiraram, será que daqui algum tempo não vão ter problemas.
Cumprimentos.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Vamos ter o problema de ter mais €500 no bolso em relação a quem substitui o colector. 

- White_Spot™
- Membro Senior
- Registado: 15 fev 2006, 05:17
- O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
cap :lol1 estiveste bem :lol1.
- Disturber
- Membro Juvenil
Eu que trabalho na Autoeuropa, digo-te que nem sempre certas peças "estão lá para alguma coisa". Algumas estão lá porque alguém queria mostrar trabalho e não sabia como, outras estão lá por exemplo para reduzir minimamente o ruído do motor... Isto para não falar em peças que reduzem o tempo de vida do motor, mas que existem porque são obrigatórias por lei por causa das emissões poluentes, etc etc... Não é que seja contra isso, estou só a querer chegar ao ponto de mostrar que certas peças do motor até o prejudicam.sinfonico Escreveu:Boas a todos.
Cumprimentos.
Eu penso nas borboletas como algo deste género. E mais valia estarem quietos porque acabaram por se tornar peças problemáticas e que não fazem falta para o bom trabalhar do motor. Quanto a substituír os colectores, é desnecessário quando é possível remover as borboletas correctamente sem correr riscos de causar danos.
Boas tive uns problemas com o 20d e resolvi tirar o colector fora, retirei as borboletas primeiro partindo o veio que as segura e encaixando a parte que encaixa no colector mas nao me pareceu muito fiavel dei uma volta com o carro andou igual e nada de diferente a nao ser a descer que perdi o poder de travagem do motor, parei voltei a tirar o colector fora para ver como se mantinham la as partes de fora do veio onde encaixam no actuador, olhei e pareceu-me que aquilo ia deixar perder a pressao nem que fosse ligeira, desloquei-me a uma loja de parafusos e comprei 4 parafusos a medida para aquilo e coloquei, deixei la o actuador ligado á valvula de vacuo, assim o carro sempre vai fazendo ele accionar de um lado po outro sozinho lol. Coloquem um parafuso em cada buraco e assim fica um trabalho em condiçoes. Abri a tempo ja tinha a do cilindro 3 meio empenada. Fui á bmw buscar uma peça e disse que tinha tirado as borboletas e colocado parafusos e que a do 3º cilindro tava empenada, e para meu espanto disseram fez bem nao é que devamos aconselhar isso mas é bom para si pois assim nao corre o risco delas partirem e danificarem o motor. Fiquei espantado eles nao aconselham mas disseram que fiz bem. Abraço a todos.
- Disturber
- Membro Juvenil
Na 3ª feira fui ao mecânico, tava lá no elevador de motor aberto um 530d de 2003, à espera de um pistão e 4 válvulas novas, vítima desse problema... O pistão tava mal tratado, tinha a superficie toda "mastigada".. As válvulas não as vi.
Apos pedir ajuda neste sentido, fui contactado por um user deste forum, que ofereceu a sua ajuda e conhecimento para remover as borboletas.
Ele que se acuse se quiser, e aqueles que o conhecem - devem reconhecer logo o ambiente nas fotos
----
Bem, eu continuo impressionado com os conhecimentos do meu "conselheiro BMW".
O homem saca borboletas com um jeito e precisao descomunal.
Repara umas coisinhas pelo caminho, avisa sobre todos os pontos que precisam de atençao no futuro, explica o funcionamento das peças usando linguagem acessivel ate a um "come'on" (eu).
Lindo. Adorei a visita e vou estimar o nosso conhecimento e a amizade. Foi um grande prazer para mim, ver o querido carro levar tantos mimos de quem os sabe dar!
Fui convidado para mais visitas "produtivas", agradeço com toda a sinceridade, e vou aproveitar o convite!
----
Embora a admissao parecia nova (reparem no estado das borboletas - elas nem foram limpas para as fotos) - foram removidas e agora vao fazer de porta-chaves ou qlqr coisa. EGR tb novinho por dentro - tb desligado.
O carro começou a respirar um pouco mais a voltade em baixas, parece um pouco mais solto em geral. Nao desacelera tanto quando largo o acelerador em 3ª ou 4ª.
E o mais importante - o meu descanso. Ja nao ando a pensar se alguma delas esta torta e prestes a partir.
Obrigado amigo, pela disponibilidade, conhecimento, e dedicaçao. O teu trabalho é mais que apreciado!
Portanto as fotos:

Ele que se acuse se quiser, e aqueles que o conhecem - devem reconhecer logo o ambiente nas fotos

----
Bem, eu continuo impressionado com os conhecimentos do meu "conselheiro BMW".
O homem saca borboletas com um jeito e precisao descomunal.
Repara umas coisinhas pelo caminho, avisa sobre todos os pontos que precisam de atençao no futuro, explica o funcionamento das peças usando linguagem acessivel ate a um "come'on" (eu).
Lindo. Adorei a visita e vou estimar o nosso conhecimento e a amizade. Foi um grande prazer para mim, ver o querido carro levar tantos mimos de quem os sabe dar!
Fui convidado para mais visitas "produtivas", agradeço com toda a sinceridade, e vou aproveitar o convite!
----
Embora a admissao parecia nova (reparem no estado das borboletas - elas nem foram limpas para as fotos) - foram removidas e agora vao fazer de porta-chaves ou qlqr coisa. EGR tb novinho por dentro - tb desligado.
O carro começou a respirar um pouco mais a voltade em baixas, parece um pouco mais solto em geral. Nao desacelera tanto quando largo o acelerador em 3ª ou 4ª.
E o mais importante - o meu descanso. Ja nao ando a pensar se alguma delas esta torta e prestes a partir.
Obrigado amigo, pela disponibilidade, conhecimento, e dedicaçao. O teu trabalho é mais que apreciado!
Portanto as fotos:

-
- Membro Iniciado
- Registado: 28 ago 2010, 17:19
- O meu Carro:: BMW 320d E46 2005/05
boas já li isto do principio ao fim, entendi perfeitamente e tenho uma e46 de 2005, logo agradecia alguém já experiente k
tivesse disponível a ajudar-me já que vontade de fazer tenho mas chaves paro o efectuar não há!!! e já vi que certos mecânicos
percebem menos do que os companheiros aki do forum!!! logo agradecia a alguém que me ajuda-se como é óbvio não estou a
espera que me o façam de borla e nem eu kero, tou disposto a pagar, já que tou preocupado agora :susto !!!!!!
cump . . :lovebmw
tivesse disponível a ajudar-me já que vontade de fazer tenho mas chaves paro o efectuar não há!!! e já vi que certos mecânicos
percebem menos do que os companheiros aki do forum!!! logo agradecia a alguém que me ajuda-se como é óbvio não estou a
espera que me o façam de borla e nem eu kero, tou disposto a pagar, já que tou preocupado agora :susto !!!!!!
cump . . :lovebmw
-
- Membro Iniciado
- Registado: 12 set 2010, 00:18
- O meu Carro:: bmw 520d E60 2007/02
tenho um E60 520d 163CV de 2007 pelo que tenho lido so encontro por ca 320 e46 queria saber se tambem existe esse problema no meu
Abraço
Abraço