[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Ricardo Brandão
Membro Junior
Registado: 25 out 2008, 19:49
O meu Carro:: BMW 320d E46

Re:

Mensagem por Ricardo Brandão »

Imagem

Boas,

ando com um problema no carro e gostava de "ouvir" a vossa opinião...

Após ter arranjado o motor todo, visto que tinha um problema com água.. o carro andava com o sede do crl lol ..
:arrow: deparo-me com outro problema:

:arrow: Pressão no circuito de refrigeração!! :wall :duh

Já se sangrou o circuito de refrigeração varias vezes e tem sempre pressão!! :duh

Será este radiador de gases, numerado como peça nº1, que estará a passar ar para o circuito de água???? E assim fazer pressão no circuito de refrigeração? Se for, sai já dali este peça...

Será outra causa??

A nível de motor penso que não será..

Eu tenho o tal tubo que vai da bomba de vácuo à EGR, desligado na EGR!! Logo, a EGR está desligada! Mas há contacto neste radiador de gases, e daí ter 51% de certeza que o problema vem daí!!

Eu já coloquei esta peça nova há uns tempos (peça nº1) porque não sabia que a podia retirar..

:arrow: Causa possível da avaria desta peça nº1

Será que por este circuito estar cortado na admissão, visto que retirei o tubo de vácuo, a pressão será tão grande que danificou o radiador de gases? Visto que os gases de escape nunca entram na admissão...

Não será um CONTRA em desligar a EGR deste modo??

Não será aconselhável reduzir, visto que não dá para anular, os gases de admissão electronicamente?

Se sim, reduzir para que valor? Já ouvi falar num valor mas não sei a unidade.. 40!!

:arrow: O meu carro é:
320d e46 7/98 M47

Agradeço toda a ajuda para resolver este problema!! :(

Abraço
Ricardo Brandão - 320d E46

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: [DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Mensagem por cap »

Sendo de 7/98 penso que não terá radiador de egr (peça 1).
Imagem

Ricardo Brandão
Membro Junior

Eu peço desculpa por ter colocado neste topico, mas como penso que se trata de um assunto relacionado com o desligar a EGR, achei por melhor colocar aqui..

cap, e pensas bem!! Poderá não ser a peça 1 (mesma referencia) mas o efeito da peça é o mesmo!

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Isso basicamente só serve para arrefecer os gazes da EGR e como tens a EGR desligada não vais ter gazes a passar por lá. Se não há gases a passar também não aquece e ao mesmo tempo o circuito da água não vai funcionar já que não chega a ser activado.
No fundo sem EGR isso não serve para nada e pode-se remover (pelo menos foi isso que se fez no meu).

No teu caso concreto Ricardo não sei se esta peça ou outra similar te poderá causar os problemas que indicas :think.

Ricardo Brandão
Membro Junior

Se calhar, expressei me mal...

Jorge, a minha duvida é: É possível esse radiador estar "roto" e estar a fazer uma pressão no circuito de arrefecimento e assim, fazer uma pressão tal que avise no quadrante "Baixo nivel de liquido de refrigeração", mas quando se desliga e deixa arrefecer o motor, o nivel da água está bom, ou no meu, caso no máximo?

Outra duvida: Será possível que a origem desse rompimento do radiador de gases tenha sido por desligar a EGR por vácuo?

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Por aquilo que falamos por tlmvl não acredito que esta peça tenha alguma coisa a ver com os sintomas que tens no carro.
Abre lá um tópico sobre isto e faz o pequeno teste que te indiquei :fixe.

P.S. Depois dá-me o link desse tópico por P.M. senão ainda me passa ao lado hehe.

Geek77
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por Geek77 »

Pelos comments no topico - nem todos estao a ver muito bem qual é a peça, onde esta, e para que serve.

Vou aproveitar as fotos da remoçao das borboletas.

Ja agora - concordo plenamente que a EGR tem que ser desligada e borboletas - removidas.

Ja que uma coisa esta aparafusada a outra - aconselho é mesmo tirar a admissao e fazer ambas as coisas com calma.

Espero ajudar a esclarecer a duvida.

P.S. EGR ajuda a neutralizar as emissoes "pesadas", recirculando os gases para admissao de motor (de novo). Este processo tambem arrefece um pouco o motor, pois a mistura torna-se menos inflamavel. É instroduzido 6-10% de gases no fluxo de ar.

Portanto as borboletas e EGR:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

die46
Membro Gold
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Mensagem por die46 »

pedrosousa Escreveu:Agora sim para desligar a EGR só têm que desligar aquele tubo preto, é só puxar se precisarem podem usar uma chave de fendas larga para ajudar o tubo a deslizar.

Imagem
so um esclarecimento, no e46 de 136cv basta tirar esse tubo tambem? é no mesmo sitio?
e convem tapar o tubo preto ou por algo a volta do tubo cinzento?

edit: no diy ha falta de duas fotos antes desta, portanto fiquei sem saber bem se pra desligar a egr basta so tirar o tubo preto..

-- Terça Nov 02, 2010 9:52 pm --

tambem ja o fiz :P
usei uma bucha e empurrei bem pra dentro, mas la pra dentro nao entra mais ;)
notei em baixas alguns ganhos
Imagem

Kamasutra
Membro Iniciado
Registado: 10 set 2010, 21:38
O meu Carro:: Bmw E46 320td compact M

Mensagem por Kamasutra »

Boas pessoal.
Ontem, decidi mexer no meu bimmer, e retirei as borboletas da admissão, e desliguei a EGR pelo modo como esta explicado neste tópico.
Já fiz 150km com ele e não acendeu luz nenhuma, esta tudo ok, exceptuando um barulho quando desligo o motor, que se prolonga cerca de 5 segundos e que pelo que li é a "electrovalvula a voltar á posição normal e faz esse barulho porque o tubo está tapado e não consegue "respirar" normalmente para voltar à posição inicial". A minha questão é se esse barulho é normal tendo desligado a EGR e se isso implica algum mal ao motor. Tambem gostaria de perguntar se preciso de fazer algo mais em relação á EGR ou se é apenas desligar tal como esta explicado neste tópico.

Peço desculpa se estiver a perguntar algo repetitivo, mas gostaria que me informassem.
Obrigado.
Cumprimentos :lovebmw

320cm
Membro Iniciado
Registado: 01 mai 2010, 18:13
O meu Carro:: e46 compact

Mensagem por 320cm »

Kamasutra Escreveu:Boas pessoal.
Ontem, decidi mexer no meu bimmer, e retirei as borboletas da admissão, e desliguei a EGR pelo modo como esta explicado neste tópico.
Já fiz 150km com ele e não acendeu luz nenhuma, esta tudo ok, exceptuando um barulho quando desligo o motor, que se prolonga cerca de 5 segundos e que pelo que li é a "electrovalvula a voltar á posição normal e faz esse barulho porque o tubo está tapado e não consegue "respirar" normalmente para voltar à posição inicial". A minha questão é se esse barulho é normal tendo desligado a EGR e se isso implica algum mal ao motor. Tambem gostaria de perguntar se preciso de fazer algo mais em relação á EGR ou se é apenas desligar tal como esta explicado neste tópico.

Peço desculpa se estiver a perguntar algo repetitivo, mas gostaria que me informassem.
Obrigado.
Eu arranjei um mini filtro e coloquei no tubo preto, e no tubo de aluminio tapei
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Kamasutra Escreveu:Boas pessoal.

Obrigado.
Podes desligar a ficha da electrovalvula, deixa de fazer. É como eu tenho.
Imagem

Kamasutra
Membro Iniciado
Registado: 10 set 2010, 21:38
O meu Carro:: Bmw E46 320td compact M

Mensagem por Kamasutra »

Obrigado pelas dicas. Esqueci-me de referir anteriormente que tapei o tubo preto com um parafuso, que pelo que li há quem use esta técnica....Será conveniente??
Desculpa-me a ignorância mas onde é que desligo a ficha da eletrovalvula?? E ao desligar a ficha não ficará a acusar algo no painel de instrumentos??

Penetra
Membro Junior
Registado: 10 nov 2006, 10:45
O meu Carro:: 320cd e46 - 2005/01

Mensagem por Penetra »

eu tapei o tubo e fica a dar erro. ando com a minha ligada ate saber o k fazer
An BMW is pure sex on wheels

e46 320cd
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Penetra, O teu acende a luz por ser mais recente.

Kamasutra, Não, se não acende luz com o tubo tapado, também não acende com a ficha desligada.
Imagem

Penetra
Membro Junior
Registado: 10 nov 2006, 10:45
O meu Carro:: 320cd e46 - 2005/01

Mensagem por Penetra »

mas existe maneira de desligar sem acender a luz?
An BMW is pure sex on wheels

e46 320cd
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”