Este DYI pode servir a quem pretende substituir os reguladores das ópticas de um E39 com restyling (2000 - 2003). Como sabem a desintegração dos reguladores das ópticas dos E39 é um problema comum e tocou-me a mim ter de enfrentar esse problema. O regulador em causa é o que regulador horizontal que no meu carro partiu há alguns anos. O trabalho foi realizado pelo dedicado user JPimpao01 a quem agradeço as 2 horas que ele dedicou a este projecto.
1. Retirar a óptica com o regulador avariado. Existem 4 parafusos que prendem a óptica ao chassi:

2. Após limpeza colocar as ópticas num forno a 60 graus durante 5 minutos. O objectivo é amolecer a cola que mantém unidas as duas partes do corpo das ópticas. No meu caso as ópticas estavam coladas com um silicone ultra resistente. Por isso, o recurso ao forno foi inútil no meu caso:

Aqui por pouco o desespero não tomou conta das nossas mentes. A óptica estava presa com silicone ultra resistente.
3. Graças a grande capacidade de improvisação do nosso amigo JPimpao01 foi possível instalar o novo regulador sem abrir a óptica. Para isso foi necessário primeiro remover o encaixe da extremidade redonda do regulador, segundo instalar o regulador e por fim recolocar o encaixe:

Foi preciso muito jeito e mãos firmes para conseguir trabalhar num espaço tão limitado.

Com o novo regulador e o encaixe já intalados.

Cabeça redonda do regulador á beira de entrar no encaixe.
4. Voltar a instalar a óptica no carro e alinhar os faróis