Dei conta do famoso e incomodativo barulho que um rolamento gripado ou danificado faz ao nos deslocarmos no carro.
é um barulho fácil de identificar, um "vrum" "vrum" que aumenta com a velocidade.
Se levantarem o carro e girarem a roda ou a agarrarem e abanarem provavelmente vão identificar a roda problemática!
Felizmente a minha era a roda dianteira :rezar (a traseira é uma complicação dos diabos para mudar o rolamento) do lado esquerdo fácil de identificar pelo sitio de onde vinha o barulho.

A peça a comprar é o cubo da roda onde vem o tal rolamento novo embutido

Comprei a minha numa loja de peças e costou-me 123€
Tirem a jante fora

Retirem a tampa de protecção

Agora desapertem o parafuso sextavado que segura o disco de travao e dobrem aquelas patilhas de metal que broqueiam a porca grande

Agora temos que libertar a maxila do travão. Ela está segura por dois parafusos na parte de trás. Nesta foto dá para ver os orifícios onde eles agarram.

Podem aliviar as pastilhas de travão e tirar o disco fora ou chegar tudo para o lado (como foi no meu caso).
De qualquer modo nunca deixem a maxila pendurada pelos tubos, prendam-na de alguma maneira. No meu caso o disco ficou preso de lado na cave de roda.
Retirem a porca grande do centro do eixo. Wrench socket WAF 46, 3/4" square

No caso da foto seguinte o disco foi retirado

Agora têm que retirar o cubo fora puxando-o ou dando umas pancadas por de trás. Ele vai sair relativamente bem mas vai deixar um aro do rolamento agarrado ao eixo como podem ver na foto.

Agora vem a parte complicada :duh :duh
Caso não tenham ferramentas de retirar rolamentos como um saca, tipo isto

que foi o meu caso, vão ter que batalhar um pouco
Retirar aquela chapa grande que está por detrás ajuda a ter mais espaço para trabalhar.
Ela só está segura por três parafusos

Podem usar um cinzel para forçar a saída

No meu caso foi mesmo necessário cortar o aro para o retirar :duh
Muito cuidado para não ferir o eixo :naonao :naonao
Agora ATENÇÃO

Agora coloquem o novo cubo com o rolamento novo, e empurrem até onde conseguirem

Depois colocar a porca e ao apertar esta vai empurrar o rolamento até ao fim do curso.
A pressão de aperto desta porca segundo o TIS é 290 Nm http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/03/70/15
Agora é só reverter o processo :dance
Como novo :inlove

Para quem quiser saber onde é o sensor de ABS

que trabalha segundo as ranhuras existentes no rolamento

Espero ter ajudado alguem :fixe
:lovebmw Aqui está ele