Restauro de madeiras de E39

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Bimmer Lover
Membro Juvenil
Registado: 02 mar 2005, 21:09

Restauro de madeiras de E39

Mensagem por Bimmer Lover »

Há já algum tempo que tenho reparado que as madeiras (Vavona) do meu E39 estão cada vez mais cor de cócó.

No outro dia ví um E39 em estado irrepreensível e reparei que as madeiras quando eram novas tínham um tom mais avermelhado, escuro e bonito.

Ontem decidi por mãos à obra. Fui ao Aki, comprei lixa, verniz de cor, verniz de acabamento e uma trincha.

O resultado foi surpreendente. Ainda não acabei, simplesmente lixei com lixa 80 (foi muito agressivo, deveria ter começado com 180), depois passei 240 e dei uma demão de verniz.

Ficou muito bom, só se notam os riscos que fiz com a lixa 80, por isso vou ter que lixar de novo com uma 180, depois 240, depois 600 e quem sabe tenha mesmo que chegar a uma 1000, para que a superfície fique mesmo sem um único risco. Pensei que o verniz escondesse os riscos da lixa, mas não, notam-se todos.

Espero ter a primeira peça acabada este fim de semana, agora vou lixar tudo, dar duas demão de verniz escuro, uma demão de verniz de acabamento para ficar brilhante como de origem e deve ficar bom. As outras peças, vou tentar faze-las todas de uma vez, mas só tenho tempo em Dezembro.

Mais logo ponho aqui o material usado.

Para já deixo três fotos de como está.

Antes:

Imagem

Durante:

Imagem

Agora:

Imagem

Vou dando notícias.
Cumprimentos
BMW 523i - 170CV 245NM
Renault 11 GTC Super - 54CV 78.5NM
Renault Twingo GT - 100Cv 145NM
Imagem

Bimmer Lover
Membro Juvenil

Re: Restauro de madeiras de E39

Uma foto de como eu quero que fique (esta era a carrinha do meu irmão com pouco mais de 80000Km):

Imagem

Isto é como está:

Imagem
BMW 523i - 170CV 245NM
Imagem

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

Bem, ficou muito bom! Parabéns!
O material é mesmo madeira?
Depois de polir, tens bons produtos para acabamentos que deixa as madeiras como novas.

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Tens a certeza de que esse material é mesmo madeira?
Não será uma imitação, tinha na ideia que esse tipo de frisos eram a imitar madeira!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Bimmer Lover
Membro Juvenil

Eu também tinha essa ideia, mas é mesmo madeira, não é imitação. Tem uma placa metálica por trás, mas nas laterais vê-se bem que é madeira e lixando ainda se nota melhor.;)
BMW 523i - 170CV 245NM
Imagem

mcjoyce
Membro Iniciado
Registado: 12 jan 2011, 22:24
O meu Carro:: BMW 320d E46 2000

Mensagem por mcjoyce »

boas amigos.

Tanto é madeira que não é uma madeira qualquer, é raiz de nogueira. mas um aparte foi um erro lixares com lixa 80 pois é muito grossa, como isso é material envernizado bastava uma lixa 320 e depois uma 600 só para tirar as gorduras e despolir o suficiente para envernizar de novo.

Agora para teres ficado com um trabalho em condições deverias ter dado o verniz á pistola com um verniz que não tivesse tanta coloração pois a beleza da raiz de nogueira quase desaparece como mostra na foto que postaste...

Bimmer Lover
Membro Juvenil

mcjoyce Escreveu:boas amigos.

Tanto é madeira que não é uma madeira qualquer, é raiz de nogueira. mas um aparte foi um erro lixares com lixa 80 pois é muito grossa, como isso é material envernizado bastava uma lixa 320 e depois uma 600 só para tirar as gorduras e despolir o suficiente para envernizar de novo.

Agora para teres ficado com um trabalho em condições deverias ter dado o verniz á pistola com um verniz que não tivesse tanta coloração pois a beleza da raiz de nogueira quase desaparece como mostra na foto que postaste...
Tens toda a razão. Só percebi isso depois, tal como disse no primeiro post. Entretanto lixei de novo com lixa 400 depois 600 e ficou muito boa. Baça, mas sem riscos nenhuns, prontinha para levar uma de verniz de cor e mais uma de incolor. Entretanto ontem comprei uma pistola de pintura para ver se o trabalho fica melhor. Esta peça é uma espécie de cobaia, depois de acertar com esta, faço as outras todas de uma vez, assim se estragar, só estrago uma. Dei há bocado uma de mão à pistola, mas ainda não vi o resultado final.

Vou dando notícias.
BMW 523i - 170CV 245NM
Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

O que noto nos meus frisos é em algumas secções pequenas fissuras. Penso que isso não se resolve com lixa e novo verniz.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Luis Rosado
Membro Iniciado
Registado: 12 fev 2009, 19:19
O meu Carro:: BMW E39 530 dA

Mensagem por Luis Rosado »

Cuidado ao dares o verniz nesta epoca de frio, procura informar-te com alguem que realmente saiba do assunto.
De certeza que isso numa carpintaria te ia sair mais barato que aquilo que ja gastaste no Aki em vernizes lixas e outros, depois o resultado nem fica por ai alem.

Eu tambem sou daqueles que gosto de fazer as coisas, mas ha coisas que quando não sei, prefiro entregar a quem sabe.

Madeira, se lixaste ate ficar cru (madeira a vista), então tens que dar um primario que se chama de Tapa-poros, depois voltar a despolir com lixa muuiiiiitttto fina, depois então dar verniz em finas camadas, mas sempre á pistola, com a diluição de verniz certa, e uma secagem demorada, cuidado, não deixar apanhar frio, se não fica branco, mas tambem não aquecer demasiado, ja as pistolas ... essas do Aki e companhias, esquece, é uma m*rda, nem para pintar portões as quero, uma pistola em condições é cara e essas madeiras são para ficar á vista, mesmo em frente dos olhos ;)

Ha coisas que mais vale não mexer e madeiras de carros, se não estiverem mesmo danificadas, não se devem mexer, ate porque teem um acabamento que não sao um simples verniz, um conselho, a partir de agora tem muito cuidado com o que usas para limpar o interior do carro, pois esse verniz que estas a dar, :naonao um limpa vidros mais agressivo e ...

Como te disse, prepara a madeira e entrega a quem sabe, para ficares com isso porreiro, e vais ver se fores cliente numa carpintaria (alguem que ja te tenha feito algum trabalho, cozinhas ou madeiramento de interiores) que ate nem é nada de muito caro e fica com um acabamento porreiro.

RoathemaN
Membro Juvenil
Registado: 24 fev 2010, 13:21
O meu Carro:: Bmw 318i Touring 1996/12

Mensagem por RoathemaN »

Eu acho que ficou porreiro. Por acaso a minha tem acabamentos em madeira mas eu não consigo arranjar um carpinteiro que me trate das madeiras. é por isso que secalhar vou ter que ser eu a por mão á obra.

cumps
BMW E36 Touring Pack M
viewtopic.php?f=101&t=54690

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”