Bem, vou postar esta mensagem neste post e no do Restritor off, uma vez que os dois se misturaram um pouco.
Estive toda a tarde de volta da EGR...
A tampa, estava tão justa que com o calor do escape e a fuligem não a consegui tirar, deve ter colado, entretanto caiu para dentro da área do motor a cabeça da chave de fendas philips, já dizia mal da minha vida..., não me apetecia comprar outra EGR

Acabei por desistir e perdido por 100 perdido por 1000... decidi fazer o tal furinho de 3mm, com a tampa metida na EGR, calculado ao milimetro para não apanhar mais nada (em profundidade) além da tampinha...
Lá fiz... correu bem, limpei, aspirei tudo bem, para limpar ao maxima as limalhas, aspirei até o aspirador ter auto-desligado por excesso de força a aspirar (sobreaqueceu)...
Já devia estar tudo bem aspirado...
Montei tudo de novo, fosse o que Deus quisesse... e a rezar para que a peça da chave de fendas não embrulhasse o motor... e que não houvesse limalha a entrar pela admissão...
Limpei o erro no diagnostico.
Dei á chave e...
o motor não se embrulhou.
quero pensar que não foi limalha para dentro da admissão
Fiz 30 km, voltei a fazer o diagnostico no carro e...
...
...
...
não deu erro
Maravilha.
certo, não tá fechada a 100%, mas ficou reduzida a 3mm, ou seja, quase fechada.
Se o erro entretanto não aparecer, fica confirmado que o mesmo é provocado pelas diferenças de vácuo necessárias para abrir a valvula.
O carro parece-me que está a puxar ligeiramente melhor em baixas rpm, pelo menos para eu sair da garagem, na pequena rampa, ele responde melhor, e sem o erro.
Daqui a uns dias volto a fazer o diagostico, e se não der erro, fica, pelo menos para mim, encerrado e resolvido o mistério da EGR e do seu funcionamento.
Um conselho. Façam o furo antes de meter a tampinha no sitio

Ufff.
Cumps.