[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

Ao analisar esta pequena lista de vantagens e desvantagens chego á conclusão que só dá vantagens desligar a EGR...pois poupamos mais a vida util do motor e de algumas peças associadas ao mesmo correcto?

Fazer mal ter a EGR desligada ao motor é que não faz certo?
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

badoni Escreveu:Ao analisar esta pequena lista de vantagens e desvantagens chego á conclusão que só dá vantagens desligar a EGR...pois poupamos mais a vida util do motor e de algumas peças associadas ao mesmo correcto?

Fazer mal ter a EGR desligada ao motor é que não faz certo?
Ao motor só faz é bem, resta saber se a longo prazo não causa problemas à centralina.

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

Por a mesma reconhecer que esta a dar um erro?
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

badoni Escreveu:Por a mesma reconhecer que esta a dar um erro?
Yep. É que depois ela trabalha com valores diferentes, daí o aumento de consumo, etc..

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

o ideal mesmo é ela ser reprogramada para abrir menos, certo ? ;) ;)
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

320dM Escreveu:o ideal mesmo é ela ser reprogramada para abrir menos, certo ? ;) ;)
Certo!!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

cyber998
Membro Iniciado
Registado: 04 out 2007, 15:20

Mensagem por cyber998 »

Boas pedro, Tenho uma 530d com o motor de 193cv e tou com uma pequena duvida... é assim eu desmontei a EGR e limpei-a, depois segui o procedimento do espanhol e o teu, ou seja fiz uma chapa redonda com a medida certa e tapei o tubo metálico dos gases ke vêm do escape, e desliguei o tubo de borracha e tapei-o com um tecido como tu exemplificas-t de modo a que ele possa respirar e filtrar o ar. Agora a minha duvida é a seguinte tu aki dizes ke no caso de se colocar a tal chapa redonda no tubo metálico dos gases de escape, não se deve desligar nem tapar o tubo de borracha, correndo assim o risco do corpo da EGR ficar cheio de carvão e encravar... Portanto a minha duvida é, como tenho a tal chapa redonda a tapar o tubo metálico devo então manter o tubo de borracha ligado, é isso. Obrigado ;)
pedrosousa Escreveu:
320d Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Então limpa a EGR e depois anula-a como está aqui explicado, não a compres :D
eu tava a pensar só em desliga-la, tal como tá aqui. até porque nem sei limpar a EGR. e irei usar meia de vidro das mulheres!

quais as diferenças entre este procedimento e o do site espanhol?
no procedimento do site espanhol, ao colocar a esfera tapam totalmente a circulaçao, pq foram tapar o outro com chapa?
a ideia é mesmo tapar o tubo preto, ou deixa-lo respirar através da meia?
e o outro tubo fino da EGR, n se tapa?

desculpem as questoes.
cumprimentos
Como não sabes limpar a EGR desliga o tubo de vacuo que ele fica sempre fechada.

(Para limpares a EGR tinhas que a desmontar e depois usar um produto que dissolvesse o carvão)

Como é que sabes que ela esta fechada????

É simples ao certo nunca sabes, mas tu sabes que a valvula é normalmente fechada, se não tens vacuo para a abrir ela tem que ficar fechada, por isso embora não tenhas meio de verificar que ela está fecha, ela está fechada.

No meu ponto de vista tapar o tubo pequeno de metal é desnecessário, pois se a EGR está fechada não passa ar para aquela tugabem.
Uma outra mod. que se pode fazer é aplicar aquela pequena peça de metal mas não meter a esfera nem desligar o tubo, assim a EGR abre e como os gases de escape não passam é como se a EGR estivesse fechada... Quanto muito o risco é o corpo da EGR ficar cheio de carvão provocando encravamento da mesma.

A minha ideia era deixar o tubo de vacuo respirar, mas podes sempre tapa-lo com uma esfera. Eu só coloquei o pano na ponta para fazer de filtro, assim não entra lixo para a electrovalvula de comando.

Eu ando com a minha desligada assim é menos uma coisa para avariar... :lol: :lol:

Rui ZS
Membro Juvenil
Registado: 11 jan 2008, 14:49

Mensagem por Rui ZS »

É só tapar o tubo de borracha que vai á electovalvula?
O PRZER DA CONDUÇÃO...

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

Não há necessidade de tapar até porque pode provocar erro. O ideal é isolar a saída do tubo com um bocado de meia de nylon e prender com uma abraçadeira. Dessa forma a electroválvula funciona na mesma.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

dá sempre erro, seja de que maneira for. acreditem, eu já fiz todos os testes possiveis e imaginários.
Até vos posso dizer que a EGR abre com o carro em carga/aceleração !!! com esta é que eu não contava !!, só com codificação fica um trabalho em condições.
Leiam os meus post sobre a EGR.
Mas posso tirar as duvidas que vos surjam.
Para a egr deixar de trabalhar basta tão simplesmente desligar o tubinho de vácuo, mais nada.
Ou bloquear o tubo e voltar a ligar, para ele não ficar á solta.
Abr.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

Eu falava de erro no quadrante. Pelos vistos nos 150cv avisa logo. Na minha (136cv) não dá erro no quadrante mas se ligar à máquina acusa logo. Não há hipótese. Agora tenho uma dúvida. Ando com a EGR desligada. O que acontece aos gases? Não vou ficar com a tubagem que traz os gases à EGR entupida?

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Notlim, Tapado ou destapado não da erro no quadrante dos 150cv...so se desligares mesmo a electrovalvula.

O erro que se fala é erro de diagnostico...supostamente o vacuo é testado...

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

Eu sei que é de diagnóstico. Mas houve casos em que acendeu a luz no quadrante de alguns 150.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

exacto, é no diagnostico.
o erro não é detectato pelo vacuo, pois já tive aquilo tudo a trabalhar com o tubo de ligação do escape á egr, logo tudo a trabalhar "correctamente" , só que entrava ar limpo em vez do escape, e acusava o erro á mesma !!!, deve ter a ver com massas de ar, pressões internas, além de que aconteceu uma coisa que nunca esperei e toda a gente diz que não acontece, mas aconteceu.... a EGR abria em carga/aceleração !! em 3ª e 4ª a acelerar a EGR abria e claro.... como a pressão interna na admissão era superior á pressão ambiente, o ar escapava pela EGR quando esta abria, o barulho do ar a escapar era giro, parecia as descargas de pressão que se houve nos camiões !! :lol: :lol: , mas claro, o carro perdia a força toda, por cauda da fuga na admissão.
Abr.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Emanuel beja
Membro Iniciado
Registado: 15 mar 2008, 19:26
O meu Carro:: bmw 320d e46-2000/05

Mensagem por Emanuel beja »

boas ta tudo andar espero que sim, estamos sempre aprender , tambem tapei o egr mas nao desliguei esse tubo , tapei mais abaixo dessa valvula fiz uma jumta será uma boa opçao ? (e46 de 2000 136cv)

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”