[+- DIY] Cortar cone estrangulador/restritor
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- 320dM
- Membro Junior
- Registado: 24 mar 2005, 02:33
- O meu Carro:: 320dM E46 2002
boas, cheguei agora do mecanico.
EGR off com tampa (solução melhor que a chapa...) e restritor off.
1ªs impressões em 4 km: carro muito mais suave, mais silencioso, responde muito melhor, aguenta-se em 4 e 5 mudança onde antes não hesitava. Até ver tudo boas impressões.
A ver vamos quando amanhã o ligar á maquina
Consumos, parece menos, mas é muito cedo para opiniões
mas eu vou dando noticias.
CORRECÇÃO: ONDE ANTES HESITAVA
EGR off com tampa (solução melhor que a chapa...) e restritor off.
1ªs impressões em 4 km: carro muito mais suave, mais silencioso, responde muito melhor, aguenta-se em 4 e 5 mudança onde antes não hesitava. Até ver tudo boas impressões.
A ver vamos quando amanhã o ligar á maquina

Consumos, parece menos, mas é muito cedo para opiniões

mas eu vou dando noticias.
CORRECÇÃO: ONDE ANTES HESITAVA

Última edição por 320dM em 04 fev 2007, 05:21, editado 1 vez no total.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
- pedrosousa
- Membro Gold
- 320dM
- Membro Junior
bem... são 5.21 da manhã... a tampa é isso mesmo, tipo uma cena parecida com uma tampa de garrafa de água, mas em metal, e por coincidência... na medida do tubo de entrada de escape na EGR..., mesmo à medida... encaixa certinho 
O tubo não foi eliminado. simplesmente levou com essa tampa dentro do tubo, 5 estrelas.
Ainda não sei se dá erro, daqui a umas horas vou ligar á maquina para ver..., se não der erro eu peço essa peça ao mec para quem a quiser
continuo com a mesma opinião, o carro está mais suave, mais estável, mais silencioso, responde melhor, aguenta melhor as mudanças, nem parece diesel...
cosigo andar em 4 e 5 dento da cidade na boa, e o meu carro é de 5 vel.
Ainda não testei em AE.
Cumps. vou dormir...

O tubo não foi eliminado. simplesmente levou com essa tampa dentro do tubo, 5 estrelas.
Ainda não sei se dá erro, daqui a umas horas vou ligar á maquina para ver..., se não der erro eu peço essa peça ao mec para quem a quiser

continuo com a mesma opinião, o carro está mais suave, mais estável, mais silencioso, responde melhor, aguenta melhor as mudanças, nem parece diesel...
cosigo andar em 4 e 5 dento da cidade na boa, e o meu carro é de 5 vel.
Ainda não testei em AE.
Cumps. vou dormir...
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- pedrosousa
- Membro Gold
- 320dM
- Membro Junior
bem... á pouco fiz o diagnostico e tinha lá erro, fiquei na duvida se seria o erro anterior e que não tivesse sido apagado...
apaguei o erro, pus o carro a trabalhar e não acusou erro, no entanto, o erro só acusa andando um tempo com ele, por isso, amanhã já tenho a certeza, se voltar a aparecer o erro...
com a passagem de gazes bloqueada vai ser o mesmo que bloquear o tubinho, a valvula fica sem ar/escape para se poder mover e ser aberta pelo vacuo, e o efeito penso que acaba por ser o mesmo
imaginem um grão de arroz dentro de uma caneta, se assoprarem por uma ponta o grão saí disparado, se taparem a ponta da caneta e assoprarem o grão nem se mexe, penso que acontecerá o mesmo ao tapar a passagem do escape, a valvula fica á mesma sem se conseguir mexer, não abre, e volta o erro

a ideia era a valvula abrir mas não passar escape, mas depois de observar aquilo (a egr) penso que ficamos na mesma
ainda há uma ideia meio maluca..., tirar esse tubo de passagem de escape, fechar o buraco que fica no colector de escape, e deixar tudo o resto normal, mal por mal, a EGR abria e entrava ar ambiente, em vez de ser escape, que há-de ser seguramente mais quente e sujo que o ar ambiente no motor, e isto pensando que o erro é detectado pela força aplicada a abrir a valvula EGR.
cumps.

apaguei o erro, pus o carro a trabalhar e não acusou erro, no entanto, o erro só acusa andando um tempo com ele, por isso, amanhã já tenho a certeza, se voltar a aparecer o erro...

com a passagem de gazes bloqueada vai ser o mesmo que bloquear o tubinho, a valvula fica sem ar/escape para se poder mover e ser aberta pelo vacuo, e o efeito penso que acaba por ser o mesmo

imaginem um grão de arroz dentro de uma caneta, se assoprarem por uma ponta o grão saí disparado, se taparem a ponta da caneta e assoprarem o grão nem se mexe, penso que acontecerá o mesmo ao tapar a passagem do escape, a valvula fica á mesma sem se conseguir mexer, não abre, e volta o erro

a ideia era a valvula abrir mas não passar escape, mas depois de observar aquilo (a egr) penso que ficamos na mesma

ainda há uma ideia meio maluca..., tirar esse tubo de passagem de escape, fechar o buraco que fica no colector de escape, e deixar tudo o resto normal, mal por mal, a EGR abria e entrava ar ambiente, em vez de ser escape, que há-de ser seguramente mais quente e sujo que o ar ambiente no motor, e isto pensando que o erro é detectado pela força aplicada a abrir a valvula EGR.
cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Tenho os resultados de consumo feitos num quarto de depósito (após os 100kms iniciais).
6,25 L/100kms (240kms com 15 litros), o que incluiu uma emergência que me obrigou a fazer 120kms a um ritmo infernal (média de 110kms/h em estradas secundárias, com muitas acelerações e travagens), e o resto foi média de 90kms/h em estradas secundárias.
Piorar pelo menos não piorou. O barulho está mais fixe e cavalos pelo menos psicológicos tem.
6,25 L/100kms (240kms com 15 litros), o que incluiu uma emergência que me obrigou a fazer 120kms a um ritmo infernal (média de 110kms/h em estradas secundárias, com muitas acelerações e travagens), e o resto foi média de 90kms/h em estradas secundárias.
Piorar pelo menos não piorou. O barulho está mais fixe e cavalos pelo menos psicológicos tem.
- pedrosousa
- Membro Gold
No meu apagamos o erro, desligamos o carro voltamos a ligar e passado uns minuots já lá estava o erro outra vez.... Isto com o tubo de vacuo desligado.320dM Escreveu:bem... á pouco fiz o diagnostico e tinha lá erro, fiquei na duvida se seria o erro anterior e que não tivesse sido apagado...![]()
apaguei o erro, pus o carro a trabalhar e não acusou erro, no entanto, o erro só acusa andando um tempo com ele, por isso, amanhã já tenho a certeza, se voltar a aparecer o erro...![]()
Não podes deixar a egr a chupar ar livre porque entra ar não filtrado para o circuito...
- 320dM
- Membro Junior
pedro, eu sei disso, mas entre ar livremente e ar do escape, cheio de fuligem...,
estive agora a pensar, ainda podia experimentar fazer um furinho no meio da tampa,
, reduzia a passagem do escape e podia ser que a EGR trabalhasse sem problemas.
Mais logo vou ver se já acusa algum erro ou não.
estive agora a pensar, ainda podia experimentar fazer um furinho no meio da tampa,

Mais logo vou ver se já acusa algum erro ou não.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Continuem o bom trabalho!
Mas aquela de "tirar esse tubo de passagem de escape, fechar o buraco que fica no colector de escape, e deixar tudo o resto normal, mal por mal, a EGR abria e entrava ar ambiente, em vez de ser escape, que há-de ser seguramente mais quente e sujo que o ar ambiente no motor, e isto pensando que o erro é detectado pela força aplicada a abrir a valvula EGR" pode não ser má ideia, desde que se aplique um filtro qualquer, tipo uma esponja ou um tipo de papel poroso usado em filtros ou coisa do género.
Sempre era ar mais fresco, sem carvão e sem resíduos, e filtrado de impurezas do ar ambiente.
Mas aquela de "tirar esse tubo de passagem de escape, fechar o buraco que fica no colector de escape, e deixar tudo o resto normal, mal por mal, a EGR abria e entrava ar ambiente, em vez de ser escape, que há-de ser seguramente mais quente e sujo que o ar ambiente no motor, e isto pensando que o erro é detectado pela força aplicada a abrir a valvula EGR" pode não ser má ideia, desde que se aplique um filtro qualquer, tipo uma esponja ou um tipo de papel poroso usado em filtros ou coisa do género.
Sempre era ar mais fresco, sem carvão e sem resíduos, e filtrado de impurezas do ar ambiente.
Passion can not be explained... just FEEL it!!! BWM ///M!!!
BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

- 320dM
- Membro Junior
se der erro agora com a tampa, vou testar com um furinho a meio, se assim não der erro, podia tirar o tubo do escape, por uma chapa redondo na egr, com um furinho a meio com filtro ou ligar lá um tubinho para ir buscar ar a qualquer sitio com ar fresco e limpo, mas este post é do restritor
:)

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- 320dM
- Membro Junior
Bem, vou postar esta mensagem neste post e no da EGR, uma vez que os dois se misturaram um pouco.
Estive toda a tarde de volta da EGR...
A tampa, estava tão justa que com o calor do escape e a fuligem não a consegui tirar, deve ter colado, entretanto caiu para dentro da área do motor a cabeça da chave de fendas philips, já dizia mal da minha vida..., não me apetecia comprar outra EGR
Acabei por desistir e perdido por 100 perdido por 1000... decidi fazer o tal furinho de 3mm, com a tampa metida na EGR, calculado ao milimetro para não apanhar mais nada (em profundidade) além da tampinha...
Lá fiz... correu bem, limpei, aspirei tudo bem, para limpar ao maxima as limalhas, aspirei até o aspirador ter auto-desligado por excesso de força a aspirar (sobreaqueceu)...
Já devia estar tudo bem aspirado...
Montei tudo de novo, fosse o que Deus quisesse... e a rezar para que a peça da chave de fendas não embrulhasse o motor... e que não houvesse limalha a entrar pela admissão...
Limpei o erro no diagnostico.
Dei á chave e...
o motor não se embrulhou.
quero pensar que não foi limalha para dentro da admissão
Fiz 30 km, voltei a fazer o diagnostico no carro e...
...
...
...
não deu erro
Maravilha.
certo, não tá fechada a 100%, mas ficou reduzida a 3mm, ou seja, quase fechada.
Se o erro entretanto não aparecer, fica confirmado que o mesmo é provocado pelas diferenças de vácuo necessárias para abrir a valvula.
O carro parece-me que está a puxar ligeiramente melhor em baixas rpm, pelo menos para eu sair da garagem, na pequena rampa, ele responde melhor, e sem o erro.
Daqui a uns dias volto a fazer o diagostico, e se não der erro, fica, pelo menos para mim, encerrado e resolvido o mistério da EGR e do seu funcionamento.
Um conselho. Façam o furo antes de meter a tampinha no sitio
Ufff.
Cumps.
Estive toda a tarde de volta da EGR...
A tampa, estava tão justa que com o calor do escape e a fuligem não a consegui tirar, deve ter colado, entretanto caiu para dentro da área do motor a cabeça da chave de fendas philips, já dizia mal da minha vida..., não me apetecia comprar outra EGR

Acabei por desistir e perdido por 100 perdido por 1000... decidi fazer o tal furinho de 3mm, com a tampa metida na EGR, calculado ao milimetro para não apanhar mais nada (em profundidade) além da tampinha...
Lá fiz... correu bem, limpei, aspirei tudo bem, para limpar ao maxima as limalhas, aspirei até o aspirador ter auto-desligado por excesso de força a aspirar (sobreaqueceu)...
Já devia estar tudo bem aspirado...
Montei tudo de novo, fosse o que Deus quisesse... e a rezar para que a peça da chave de fendas não embrulhasse o motor... e que não houvesse limalha a entrar pela admissão...
Limpei o erro no diagnostico.
Dei á chave e...
o motor não se embrulhou.

quero pensar que não foi limalha para dentro da admissão

Fiz 30 km, voltei a fazer o diagnostico no carro e...
...
...
...
não deu erro

Maravilha.
certo, não tá fechada a 100%, mas ficou reduzida a 3mm, ou seja, quase fechada.
Se o erro entretanto não aparecer, fica confirmado que o mesmo é provocado pelas diferenças de vácuo necessárias para abrir a valvula.
O carro parece-me que está a puxar ligeiramente melhor em baixas rpm, pelo menos para eu sair da garagem, na pequena rampa, ele responde melhor, e sem o erro.
Daqui a uns dias volto a fazer o diagostico, e se não der erro, fica, pelo menos para mim, encerrado e resolvido o mistério da EGR e do seu funcionamento.
Um conselho. Façam o furo antes de meter a tampinha no sitio

Ufff.
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
- 320dM
- Membro Junior
YESSSSSS
Não voltou a dar erro.
A unica conclusão é que o erro era provocado por a valvula não se conseguir mexer devido ao bloqueio completo.
Com o furinho de 3mm ficou resolvido. Não dá erro e a passagem de gazes ficou reduzida a 3mm, já me dou por satisfeito.
Por mim, assunto encerrado.
Cumps.
Não voltou a dar erro.
A unica conclusão é que o erro era provocado por a valvula não se conseguir mexer devido ao bloqueio completo.
Com o furinho de 3mm ficou resolvido. Não dá erro e a passagem de gazes ficou reduzida a 3mm, já me dou por satisfeito.
Por mim, assunto encerrado.
Cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯