Software para diagnosticos
Moderador: Staff

Não tenho os interfaces, apenas aprendi sozinho e antes de conhecer os foruns, a instalar o DIS e o Progman.
Instalo em qualquer máquina que tenha hardware compativel (não faço milagres) desde que haja drivers !!!
Respondendo ao teu post anterior da necessidade de interface de diagnostico posso te aconselhar o seguinte, leres algo sobre electronica em automoveis e basicamente, I-BUS, K-BUS, MOST e CAN. Assim irás perceber mais facilmente que o interface é importante... Apenas para te ajudar mais um pouco, informa-te acerca do EDIABAS, e por fim o mais importante tenta ver como funciona o DIS, porque simplesmente a ferramenta não foi desenvolvida para comunicar através de RS232 mas sim por rede.
cumps.
- 320dM
- Membro Junior
- Registado: 24 mar 2005, 02:33
- O meu Carro:: 320dM E46 2002
argozelo, és capaz de ter alguma razão, até porque uma coisa que até hoje, aparentemente, só era possivel de ser feita no concessionário, eu descobri um prog que a faz directamente no carro.
Programar, activar, mudar voz, mudar nº chassis, tipo de carroçaria, activar/desativar telematics, split screen. Tou a falar da navegação.
Programar, activar, mudar voz, mudar nº chassis, tipo de carroçaria, activar/desativar telematics, split screen. Tou a falar da navegação.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
- Argozelo
- Membro Junior
- Registado: 20 ago 2006, 19:38
- O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
- Contacto:
Pois mas ai e k entra a conversão do cabo de Rs232 para Ethernet (Rede), porque do outro lado o cabo e obd na mesma, e essa caixa amarela basicamente o k faz e essa conversãotuarego Escreveu:por fim o mais importante tenta ver como funciona o DIS, porque simplesmente a ferramenta não foi desenvolvida para comunicar através de RS232 mas sim por rede.
cumps.
Argozelo, gostava muito que tivesses razão... (digo isto de uma maneira mto sincera e não pra provocar). Se tivesses razão como poderás ver no forum techbentley conseguirias ganhar mto dinheiro !!
No entanto posso te dizer que a aplicação DIS está feita para comunicar via rede, e a primeira coisa que faz é um broadcast a rede para detectar interfaces !!
Depois de detectado o interface é necessário configurar ips na mesma rede e aí estabelecer a ligação entre o interface e a aplicação.
Surgem logo as dificuldades ao inicio porque se usares um conversor de rede para serial a aplicação continua na mesma a procura de interfaces atráves de broadcast e não inicia qualquer diagnostico, que é o que interessa.
Depois disto tudo tens também outro problema para resolver, que é a maneira como a info é enviada para o carro... não basta apenas "despejar" bits para a ficha OBD é necessário um multiplexador, que é uma das funções que este interface tem.
Enfim, existem uma serie de obstaculos que não são nada faceis de ultrapassar e para o conseguir é necessário ter bastante conhecimento em informatica, electronica e imaginação.
Apenas para terminar posso ter informar que o interface utiliza ele proprio um SO, windows CE, se não estou em erro... este windows CE que comunica com o DIS faz toda a gestão da passagem de info para o carro que não é feita no DIS.
Como te referi no inicio, ficava mesmo muito contente que tivesses razão porque não deve haver mta gente a dar a volta a isto usando um interface que custe menos de 5 mil euros.
No entanto não posso deixar de te encorajar porque sem trabalho nada se consegue.
Abraços.

No entanto posso te dizer que a aplicação DIS está feita para comunicar via rede, e a primeira coisa que faz é um broadcast a rede para detectar interfaces !!
Depois de detectado o interface é necessário configurar ips na mesma rede e aí estabelecer a ligação entre o interface e a aplicação.
Surgem logo as dificuldades ao inicio porque se usares um conversor de rede para serial a aplicação continua na mesma a procura de interfaces atráves de broadcast e não inicia qualquer diagnostico, que é o que interessa.
Depois disto tudo tens também outro problema para resolver, que é a maneira como a info é enviada para o carro... não basta apenas "despejar" bits para a ficha OBD é necessário um multiplexador, que é uma das funções que este interface tem.
Enfim, existem uma serie de obstaculos que não são nada faceis de ultrapassar e para o conseguir é necessário ter bastante conhecimento em informatica, electronica e imaginação.
Apenas para terminar posso ter informar que o interface utiliza ele proprio um SO, windows CE, se não estou em erro... este windows CE que comunica com o DIS faz toda a gestão da passagem de info para o carro que não é feita no DIS.
Como te referi no inicio, ficava mesmo muito contente que tivesses razão porque não deve haver mta gente a dar a volta a isto usando um interface que custe menos de 5 mil euros.
No entanto não posso deixar de te encorajar porque sem trabalho nada se consegue.
Abraços.