claro que o filtro serve para alguma coisa

, para filtrar o lixo que ainda passa.
o cone está antes do filtro.
eu expliquei mal, quando digo entrar na admissão, é passar o cone e chegar ao filtro de ar. Todo o lixo/residuos mais pesados, pelas leis da fisica, vão ficar depositados no "fundo" à volta do cone. o que poderá entrar, será mais humidade no ar e poeiras leves que estejam em suspensão.
neste raciocinio, quanto mais comprido e fechado for o cone, mais eficiente se torna, a BMW deve ter achado que a medida actual é a ideal, por isso penso que não se deve cortar, e não sei se os ganhos, se existem alguns, justificam pôr em causa a saúde/longevidade do motor.
Esse 1 pct de dificuldade é que não faço ideia, mas deve ser mais. Penso que terá mais a ver com a proporção da abertura do cone em relação á área/abertura total da caixa onde o mesmo se encontra. Cone muito fechado= grande dificuldade, cone muito aberto=pouca dificuldade, maior probabilidade de passarem lixos maiores.
Claro que isto é só a minha ideia, posso estar errado.
