[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv
Moderador: Staff
- 320dM
- Membro Junior
- Registado: 24 mar 2005, 02:33
- O meu Carro:: 320dM E46 2002
não é bem assim...
principalmente para (re)queimar escape e assim baixar as emissões poluentes, em baixas rotações e com pouco pedal, porque se se carregar bem e/ou andar rápido a EGR fecha completamente, por ordem da propria centralina, assim como assim já tá fechada... hehehe
principalmente para (re)queimar escape e assim baixar as emissões poluentes, em baixas rotações e com pouco pedal, porque se se carregar bem e/ou andar rápido a EGR fecha completamente, por ordem da propria centralina, assim como assim já tá fechada... hehehe
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Oi pessoal. Depois de ler este tópico decidi meter as mãos à obra e inspeccionar o estado da minha EGR. E...
dios mio, que lástima. Parecia que tinham despejado alcatrão lá dentro! Depois de muito trabalho para conseguir limpar aquela porcaria toda decidi que não ficaria mais ligada. Optei por pedir "emprestados" uns collans a minha esposa :angel e recortar um bocado para servir de filtro que prendi com uma abraçadeira. Ainda não experimentei a carrinha, depois dou novidades. Se a centralina não der erro, a minha 320 vai passar andar com a EGR off.
Cumprimentos...

Cumprimentos...
Viva320dM Escreveu:não é bem assim...
e nos motores a gasolina, será a mesma coisa. Ligar/desligar EGR.
Já troquei a minha (acho que enganado) por uma nova...
Abraço
- 320dM
- Membro Junior
pois...

é oficial...
O meu carro hoje esteve na maquina oficial e... infelizmente acusou erro na egr... por estar desligada. Não acusa erro no tablier. Assim a centralina passa a trabalhar com valores prédefinidos de fabrica e ignora leitura de sensores, não sei que alterações reais acontecem.
No meu diagnostico anterior não tinha acusado erro porque, dito por eles, o carro só regista o erro ao fim de algum tempo a circular e se o erro se mantiver.
Só me restam três alternativas: ou vou à bmw para eles me reduzirem a abertura da egr por via de programação, ou ponho a egr a ir buscar ar limpo em vez do escape, ou ligo a egr e esqueço o assunto, por esta ordem de preferências
De qualquer maneira ainda vou tentar descobrir se o consumo muda alguma coisa com ela ligado ou desligada. Enchi o deposito até sair por fora, vou fazer kms, fazer média, ligar egr e repetir este procedimento, sempre tou curioso a ver se altera alguma coisa. Vou fazer vários testes, vou anotar todas as alterações que faço e consumos e quando tiver alguma informação consistente/util, voçês serão os segundos a saber.
Cumps.

é oficial...
O meu carro hoje esteve na maquina oficial e... infelizmente acusou erro na egr... por estar desligada. Não acusa erro no tablier. Assim a centralina passa a trabalhar com valores prédefinidos de fabrica e ignora leitura de sensores, não sei que alterações reais acontecem.
No meu diagnostico anterior não tinha acusado erro porque, dito por eles, o carro só regista o erro ao fim de algum tempo a circular e se o erro se mantiver.
Só me restam três alternativas: ou vou à bmw para eles me reduzirem a abertura da egr por via de programação, ou ponho a egr a ir buscar ar limpo em vez do escape, ou ligo a egr e esqueço o assunto, por esta ordem de preferências

De qualquer maneira ainda vou tentar descobrir se o consumo muda alguma coisa com ela ligado ou desligada. Enchi o deposito até sair por fora, vou fazer kms, fazer média, ligar egr e repetir este procedimento, sempre tou curioso a ver se altera alguma coisa. Vou fazer vários testes, vou anotar todas as alterações que faço e consumos e quando tiver alguma informação consistente/util, voçês serão os segundos a saber.
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Boa!! 
Nao sabia que nos BMW's tambem dava para "mexer" na EGR via programacao!

Nao sabia que nos BMW's tambem dava para "mexer" na EGR via programacao!

www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
BMW 320d LCi F31
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Ora hoje finalmente experimentei a carrinha. Fiz cerca de 60km e não acusou erro algum. Vou deixar andar até ver. Breve irei fazer um diagnóstico e aproveito para ver se a máquina dá erro.
O melhor disto tudo é que, além de não atulhar a admissão com aquela porcaria, parece que a carrinha está mais "ligeira" entre as 1000 e 2000 rpm. Não é abismal, mas dá para perceber uma ligeira diferença.
Cumprimentos
O melhor disto tudo é que, além de não atulhar a admissão com aquela porcaria, parece que a carrinha está mais "ligeira" entre as 1000 e 2000 rpm. Não é abismal, mas dá para perceber uma ligeira diferença.

Cumprimentos
Última edição por Notlim em 15 jan 2007, 23:48, editado 1 vez no total.
- 320dM
- Membro Junior
yasser: nos BMW dá para reduzir a abertura da EGR via programação, mas não dá para fechar, nos audis dá.
Notlim: no diagnostico vai acusar erro na EGR.
Ainda existe uma solução que entretanto me lembrei e não sei se já alguem por aqui não o fez, é deixar a EGR ligada, a trabalhar normalmente, mas fechar com uma tampa circular metálica a passagem entre a EGR e a admissão. não havia erros porque a EGR estava a trabalhar normalmente e nós conseguiamos o nosso objectivo ! penso neste momento ser esta uma solução muito interessante.
editado: já vi um link a realizar a minha ideia
5 estrelas
, é a melhor solução, vejam, é a 2ª parte http://www.bmwfaq.com/showthread.php?t=85425
Notlim: no diagnostico vai acusar erro na EGR.
Ainda existe uma solução que entretanto me lembrei e não sei se já alguem por aqui não o fez, é deixar a EGR ligada, a trabalhar normalmente, mas fechar com uma tampa circular metálica a passagem entre a EGR e a admissão. não havia erros porque a EGR estava a trabalhar normalmente e nós conseguiamos o nosso objectivo ! penso neste momento ser esta uma solução muito interessante.
editado: já vi um link a realizar a minha ideia

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Nao entopem, porque vao directamente para o escape!!
AB!
AB!
www.BMSolutionsPT.com
BMW 320d LCi F31
BMW 320d LCi F31
- 320dM
- Membro Junior
esperasse que os gazes saiam pelo sitio normal... pelo escape, e não pela admissão 
os gazes só passam pelo tubo metálico porque a valvula está aberta, e mesmo que entupissem esse tubo, o que não faz sentido, sempre é melhor entupir esse tubo que a admissão, tal é a lixo que vem do escape
e pensando nisso surge-me uma duvida, se essa valvula abre parcialmente, vai haver mistura de escape e ar limpo saido do turbo, logo, se o turbo tivesse muita força ia empurrar o escape para trás e tb ar limpo por esse tubo, se por outro lado a força do gazes for superior ao turbo, vai acontecer o que contrário, vai empurrar o ar limpo para trás !
os gazes vêm pelo tubo pela força "compressora" da saida dos mesmo do motor, se a valvula abre o tubo eles entram na admissão.
Pelo menos é como eu entendo o funcionamento daquilo

os gazes só passam pelo tubo metálico porque a valvula está aberta, e mesmo que entupissem esse tubo, o que não faz sentido, sempre é melhor entupir esse tubo que a admissão, tal é a lixo que vem do escape

e pensando nisso surge-me uma duvida, se essa valvula abre parcialmente, vai haver mistura de escape e ar limpo saido do turbo, logo, se o turbo tivesse muita força ia empurrar o escape para trás e tb ar limpo por esse tubo, se por outro lado a força do gazes for superior ao turbo, vai acontecer o que contrário, vai empurrar o ar limpo para trás !
os gazes vêm pelo tubo pela força "compressora" da saida dos mesmo do motor, se a valvula abre o tubo eles entram na admissão.

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Bem, como é? Posso desligar a EGR com segurança?
Quero fazer isso da próxima vez que tiver tempo, em breve. E tentar fazer um diagnóstico com o João Pedro (temos de combinar. Obrigado!
) e se der erro da MAF vou comprar um produto pa limpar contactos (ainda não sei onde) e tentar limpar o filamento da MAF (é que já levou uma há uns 3/4 anos), com alguém já escreveu aqui e parece que resultou. Já alguém mais fez isso??
Alguém pode colocar aqui fotos da localização da MAF no 136cv? É que não sei onde fica!
Obrigado!
Quero fazer isso da próxima vez que tiver tempo, em breve. E tentar fazer um diagnóstico com o João Pedro (temos de combinar. Obrigado!

Alguém pode colocar aqui fotos da localização da MAF no 136cv? É que não sei onde fica!
Obrigado!
Passion can not be explained... just FEEL it!!! BWM ///M!!!
BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

- Rui_318TDS
- Membro Senior
- Registado: 11 nov 2004, 00:34
- O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
A ideia esta quase correcta.320dM Escreveu:esperasse que os gazes saiam pelo sitio normal... pelo escape, e não pela admissão

Digo eu...

Cump
- 320dM
- Membro Junior
hehe, rui, já referi isso alguns posts mais atrás. em carga a egr fecha. em ralenti tá tuda aberta. dai ter dito que se fecha em carga, eu a fechava já ao ralenti
faz de conta de já está em carga 
cumps.

cumps.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯