[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

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casco
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Mensagem por casco »

bem, parece-me que a egr, não está la a fazer nada, a não ser para sujar a admição :)
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320dM
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Mensagem por 320dM »

não é bem assim...
principalmente para (re)queimar escape e assim baixar as emissões poluentes, em baixas rotações e com pouco pedal, porque se se carregar bem e/ou andar rápido a EGR fecha completamente, por ordem da propria centralina, assim como assim já tá fechada... hehehe
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
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Notlim
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Mensagem por Notlim »

Oi pessoal. Depois de ler este tópico decidi meter as mãos à obra e inspeccionar o estado da minha EGR. E... :shock: dios mio, que lástima. Parecia que tinham despejado alcatrão lá dentro! Depois de muito trabalho para conseguir limpar aquela porcaria toda decidi que não ficaria mais ligada. Optei por pedir "emprestados" uns collans a minha esposa :angel e recortar um bocado para servir de filtro que prendi com uma abraçadeira. Ainda não experimentei a carrinha, depois dou novidades. Se a centralina não der erro, a minha 320 vai passar andar com a EGR off.
Cumprimentos...

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FSR
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Mensagem por FSR »

320dM Escreveu:não é bem assim...
principalmente para (re)queimar escape e assim baixar as emissões poluentes, em baixas rotações e com pouco pedal, porque se se carregar bem e/ou andar rápido a EGR fecha completamente, por ordem da propria centralina, assim como assim já tá fechada... hehehe
Viva

e nos motores a gasolina, será a mesma coisa. Ligar/desligar EGR.

Já troquei a minha (acho que enganado) por uma nova...

Abraço

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320dM
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Mensagem por 320dM »

pois... :( :(
é oficial...
O meu carro hoje esteve na maquina oficial e... infelizmente acusou erro na egr... por estar desligada. Não acusa erro no tablier. Assim a centralina passa a trabalhar com valores prédefinidos de fabrica e ignora leitura de sensores, não sei que alterações reais acontecem.
No meu diagnostico anterior não tinha acusado erro porque, dito por eles, o carro só regista o erro ao fim de algum tempo a circular e se o erro se mantiver.
Só me restam três alternativas: ou vou à bmw para eles me reduzirem a abertura da egr por via de programação, ou ponho a egr a ir buscar ar limpo em vez do escape, ou ligo a egr e esqueço o assunto, por esta ordem de preferências :)
De qualquer maneira ainda vou tentar descobrir se o consumo muda alguma coisa com ela ligado ou desligada. Enchi o deposito até sair por fora, vou fazer kms, fazer média, ligar egr e repetir este procedimento, sempre tou curioso a ver se altera alguma coisa. Vou fazer vários testes, vou anotar todas as alterações que faço e consumos e quando tiver alguma informação consistente/util, voçês serão os segundos a saber.
Cumps.
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Yasser
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Mensagem por Yasser »

Boa!! ;)

Nao sabia que nos BMW's tambem dava para "mexer" na EGR via programacao! ;)
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Mensagem por Notlim »

Ora hoje finalmente experimentei a carrinha. Fiz cerca de 60km e não acusou erro algum. Vou deixar andar até ver. Breve irei fazer um diagnóstico e aproveito para ver se a máquina dá erro.
O melhor disto tudo é que, além de não atulhar a admissão com aquela porcaria, parece que a carrinha está mais "ligeira" entre as 1000 e 2000 rpm. Não é abismal, mas dá para perceber uma ligeira diferença. :D
Cumprimentos
Última edição por Notlim em 15 jan 2007, 23:48, editado 1 vez no total.

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320dM
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Mensagem por 320dM »

yasser: nos BMW dá para reduzir a abertura da EGR via programação, mas não dá para fechar, nos audis dá.
Notlim: no diagnostico vai acusar erro na EGR.
Ainda existe uma solução que entretanto me lembrei e não sei se já alguem por aqui não o fez, é deixar a EGR ligada, a trabalhar normalmente, mas fechar com uma tampa circular metálica a passagem entre a EGR e a admissão. não havia erros porque a EGR estava a trabalhar normalmente e nós conseguiamos o nosso objectivo ! penso neste momento ser esta uma solução muito interessante.

editado: já vi um link a realizar a minha ideia :) 5 estrelas :), é a melhor solução, vejam, é a 2ª parte http://www.bmwfaq.com/showthread.php?t=85425
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Mensagem por Notlim »

Já agora uma dúvida. Os gases recuperados provêm do escape certo? Os depósitos dos gases sujam a EGR e a admissão. Ao desligar a EGR onde ficam estes depositados? Não irão entupir o tubo metálico que liga a EGR?

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Mensagem por Yasser »

Nao entopem, porque vao directamente para o escape!!

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Mensagem por 320dM »

esperasse que os gazes saiam pelo sitio normal... pelo escape, e não pela admissão ;)
os gazes só passam pelo tubo metálico porque a valvula está aberta, e mesmo que entupissem esse tubo, o que não faz sentido, sempre é melhor entupir esse tubo que a admissão, tal é a lixo que vem do escape :)
e pensando nisso surge-me uma duvida, se essa valvula abre parcialmente, vai haver mistura de escape e ar limpo saido do turbo, logo, se o turbo tivesse muita força ia empurrar o escape para trás e tb ar limpo por esse tubo, se por outro lado a força do gazes for superior ao turbo, vai acontecer o que contrário, vai empurrar o ar limpo para trás !
os gazes vêm pelo tubo pela força "compressora" da saida dos mesmo do motor, se a valvula abre o tubo eles entram na admissão.
Pelo menos é como eu entendo o funcionamento daquilo :)
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Mensagem por Mickaelis »

Bem, como é? Posso desligar a EGR com segurança?

Quero fazer isso da próxima vez que tiver tempo, em breve. E tentar fazer um diagnóstico com o João Pedro (temos de combinar. Obrigado! ;)) e se der erro da MAF vou comprar um produto pa limpar contactos (ainda não sei onde) e tentar limpar o filamento da MAF (é que já levou uma há uns 3/4 anos), com alguém já escreveu aqui e parece que resultou. Já alguém mais fez isso??

Alguém pode colocar aqui fotos da localização da MAF no 136cv? É que não sei onde fica!

Obrigado!
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Mensagem por Mickaelis »

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Mensagem por Rui_318TDS »

320dM Escreveu:esperasse que os gazes saiam pelo sitio normal... pelo escape, e não pela admissão ;)
os gazes só passam pelo tubo metálico porque a valvula está aberta, e mesmo que entupissem esse tubo, o que não faz sentido, sempre é melhor entupir esse tubo que a admissão, tal é a lixo que vem do escape :)
e pensando nisso surge-me uma duvida, se essa valvula abre parcialmente, vai haver mistura de escape e ar limpo saido do turbo, logo, se o turbo tivesse muita força ia empurrar o escape para trás e tb ar limpo por esse tubo, se por outro lado a força do gazes for superior ao turbo, vai acontecer o que contrário, vai empurrar o ar limpo para trás !
os gazes vêm pelo tubo pela força "compressora" da saida dos mesmo do motor, se a valvula abre o tubo eles entram na admissão.
Pelo menos é como eu entendo o funcionamento daquilo :)
A ideia esta quase correcta. :) Só faltou dizer que ao relantin a válvula EGR está totalmente aberta para deixar passar os gases que vêm do escape, no entanto, à medida que vamos precionando o acelerador ela fica cada vez mais fechada até a um ponto em que fecha mesmo para não empobrecer a mistura de O2 na admissão, por isso, nunca se dá o caso de em carga o ar limpo ter restrições na entrada da admissão devido à EGR estar fechada.

Digo eu... ;)

Cump
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Mensagem por 320dM »

hehe, rui, já referi isso alguns posts mais atrás. em carga a egr fecha. em ralenti tá tuda aberta. dai ter dito que se fecha em carga, eu a fechava já ao ralenti :) faz de conta de já está em carga :)
cumps.
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