E se colocar uma chapa mais com um furo pequeno para passar alguns gases, será que a centralina ira dectar os gases, embora menos, pela obstrução da passagem, e não ira assumir como erro?
Ideias!!!!!!
Vou tentar fazer a experiência..... Primeiro o tubo e depois a chapa....
320dM, Eu vou tirar as medidas e falar com umas pessoas para ver se alguem me desenrasca e me faz uma ou duas, se os gajos dizem 0.6mm vou tentar usar 1mm. Deixa passar dia 15/2 que fico mais livre para essas coisa
Quanto à chapa com o furo no meio, essa é mais facil de fazer mas não percebo o objectivo ou fica tapada ou fica destapada.
Contudo ao tapar este tubo a ideia é ligar o tubo de vacuo à EGR para a meter a funcionar, quanto à MAF não percebo isso porque a MAF não lê estes valores de entrada de ar... Estão a imaginar a MAF a ler gazes de escape? Não durava duas horas.
Há carros que detectam a junta cega e acusam o erro na ECU na mesma, mas tal não se deve à MAF, talvez devido ao AIT (air intake temperature) que é outro sensor.
de uma coisa podes ter a certeza. no e46 320d 150cv se o tubinho for bloqueado ou desligado acusa na máquina de diagnostico. GARANTIDO. Tanto me faz que o Eng. diga que não, e a detecção de erro faz com que a centralina fique a trabalhar com valores predefinidos na propria centralina.
Só me falta testar a teoria da chapa e da MAF.
Claro que o ideal é o lixo fora e ar fresco e limpo para dentro.
Última edição por 320dM em 02 fev 2007, 00:12, editado 1 vez no total.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
Pedrosousa, tb penso que a MAF não os lê, com o escape a ferver e o carvão ficava cega num instantinho. Acho que a MAF está muito antes desse ponto, não está perto do filtro de ar ? mas ja li essa teoria também.
Furo ? para quê ? ou se tapa ou não !! se for leitura pelo sensor e se der diferenças acredita que ele vai detectar a diferença
Com o furo olha que dá mais trabalho fazer, alem da chapa redonda ainda tens que fazer o furo
A minha ideia tb é fazer com que o tubinho fique ligado e a EGR a funcionar "correctamente", ela abre e tudo, só não há é passagem de gazes, tenho a esperança que o erro seja detectado pela força aplicada/vacuo necessário para abrir a valvula, e assim estava tudo correcto
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.
320dM Escreveu:Pedrosousa, tb penso que a MAF não os lê, com o escape a ferver e o carvão ficava cega num instantinho. Acho que a MAF está muito antes desse ponto, não está perto do filtro de ar ? mas ja li essa teoria também.
venha de lá essa chapa
tenho a sensação que vai resultar
[quote="320dM"]de uma coisa podes ter a certeza. no e46 320d 150cv se o tubinho for bloqueado ou desligado acusa na máquina de diagnostico. GARANTIDO. Tanto me faz que o Eng. diga que não, e a detecção de erro faz com que a centralina fique a trabalhar com valores predefinidos na propria centralina.
Verdade pura e crua. Esta terça-feira fui fazer um diagnóstico a minha e46 320d 136cv e bingo... O erro lá estava. Foi-me recomendado voltar a colocar o tubo no sítio pois desta forma a EGR está a indicar valores errados a centralina. Outro pormenor, até desligar a EGR obtinha consumos na casa dos 7.4l em circuito urbano. E agora passei a fazer 8.0l com muito esforço... Vou voltar a colocar o tubo e fazer nova média aguardando por novos desenvolvimentos a cerca do assunto.
Cumprimentos.
Enfim.....
O negocio e tapar com a chapinha e analizar os resultados.....
Vou tentar arranjar alguma coisa.... O primeiro inventor que tiver os resultados da experiencia passe a palavra a todos nos!!!!!
mikaelis, tem calma :) o pessoal há-de deslindar o mistério, já faltam poucas experiências.
notlim, tb notei o mesmo, egr off, tanto em cidade como em AE, consume, pelo CB, mais meio litro aos 100km, mas espero que seja por a centralina trabalhar com valores prédefinidos.
Com a EGR off a rampa para sair da minha garagem, a frio, é feita sem aceleração. Com a EGR on e a frio, se não der um toque (ou dois) no acelerador, vai abaixo... logo, EGR off o motor reage melhor, o erro é que me chateia, porque fica a trabalhar com valores irreais.
Eu vou aguardando. Mas e isso da chapinha? tens datas? Não sei de onde és mas se fores de perto e precisares de ajuda e der pa combinar... sei pouco mas tenho 2 maozinhas!
Passion can not be explained... just FEEL it!!! BWM ///M!!! BWM E46 320d M47N ///MSport!!!
ok.
EGR off com tampa (solução melhor que a chapa...) e restritor off.
1ªs impressões em alguns km: carro muito mais suave, mais silencioso, responde muito melhor, aguenta-se em 4 e 5 mudança onde antes hesitava. Até ver tudo boas impressões.
A ver vamos quando ligar á maquina...
Consumos, é muito cedo para opiniões .
...
...
bem... á pouco fiz o diagnostico e tinha lá erro, fiquei na duvida se seria o erro anterior e que não tivesse sido apagado...
apaguei o erro, pus o carro a trabalhar e não acusou erro, no entanto, o erro só acusa andando um tempo com ele, por isso, amanhã já tenho a certeza, se voltar a aparecer o erro...
com a passagem de gazes bloqueada vai ser o mesmo que bloquear o tubinho, a valvula fica sem ar/escape para se poder mover e ser aberta pelo vacuo, e o efeito penso que acaba por ser o mesmo
imaginem um grão de arroz dentro de uma caneta, se assoprarem por uma ponta o grão saí disparado, se taparem a ponta da caneta e assoprarem o grão nem se mexe, penso que acontecerá o mesmo ao tapar a passagem do escape, a valvula fica á mesma sem se conseguir mexer, não abre, e volta o erro
a ideia era a valvula abrir mas não passar escape, mas depois de observar aquilo (a egr) penso que ficamos na mesma
ainda há uma ideia meio maluca..., tirar esse tubo de passagem de escape, fechar o buraco que fica no colector de escape, e deixar tudo o resto normal, mal por mal, a EGR abria e entrava ar ambiente, em vez de ser escape, que há-de ser seguramente mais quente e sujo que o ar ambiente no motor, e isto pensando que o erro é detectado pela força aplicada a abrir a valvula EGR.
...
...
estive agora a pensar, ainda podia experimentar fazer um furinho no meio da tampa, , reduzia a passagem do escape e podia ser que a EGR trabalhasse sem problemas.
Mais logo vou ver se já acusa algum erro ou não.
Última edição por 320dM em 05 fev 2007, 12:36, editado 1 vez no total.
eu vi, mas tirei o link e repeti neste post o mesmo, só para não misturar os post, afinal, um é EGR off e o outro é Restritor Off :)