[DIY] Substituição de filtro de ar no E46 320d 150cv

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pedrosousa
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[DIY] Substituição de filtro de ar no E46 320d 150cv

Mensagem por pedrosousa »

Vou tentar mais ou menos explicar os passos para substituírem o filtro, neste caso usei um filtro de caixa da JR em tudo idêntico aos famosos K&N.

Vamos começar por retirar as protecções do motor, a protecção grande necessita que se desapertem 5 parafusos.
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Para que a protecção do motor fique completamente solta é preciso desencaixar isto:

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Depois é preciso retirar a tomada de ar, ou seja a peça que tem o símbolo BMW.
Com uma chave de fendas larga ou com um alicate puxam o pino para cima, não é preciso remove-lo totalmente mas também não há problema se tal acontecer. Quando os pinos tiverem para cima, puxam a frente da peça para cima. Essa peça continua presa a trás mas já deve estar solta na frente, se a empurrarem para o motor ela solta-se atrás ficando unicamente presa pelo tubo, tipo tubo de aspirador, aí com jeito tentam soltar o tubo da caixa do filtro de ar.

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O passo seguinte é desmontar o filtro de pólen e caixa do filtro de pólen.

Desapertar os três parafusos a azul, puxar a peça na vossa direcção e retirar o filtro.

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Com o filtro retirado Desapertar os 4 parafusos a vermelho com uma chave Torx30 e tirar a protecção daquela calha de modo a que os fios fiquem soltos. Depois é só puxar a caixa do filtro de pólen para fora.

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O aspecto da zona do filtro é o que se pode ver nesta imagem. Aqui temos que desapertar 5 parafusos, ou 4 a vermelho e depois mais um após retirarmos a peça que tem a seta verde. Depois desencaixamos a cobertura do filtro e ele fica à vista. A seta vermelha indica um parafuso que está num sítio mais manhoso. Os parafusos não saem depois de desapertados, ficam sempre presos à caixa.

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O filtro novo já no lugar dele.

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A partir de agora é andar para trás, vão ver que chegado a este ponto é tudo muito mais fácil... Cuidado ao meter a caixa de ar no sitio, esta com dificuldade em apertar um parafuso e era porque tinha a caixa mal encaixada em baixo, porque tem uma aba que passa para dentro.

Após tudo montado a foto do tócolante:

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Nesta brincadeira demorei quase uma hora, foi a primeira vez a montar demorei perto de metade do tempo que demorei a desmontar, a luz era pouca e por isso mesmo as fotografias não estão grande coisa, mas sempre ajuda mais que nada.

O cone estrangulador é um restritor para diminuir a potência como nos carros de F1, ( :lol: ) acho que tem mais como objectivo diminuir o ruído fazendo assim com que o motor fique mais silencioso, após montar este filtro noto mais ruido mas é normal.

O filtro que lá estava tinha +- 11.000 era igual ao de origem e já estava sujo mas ainda aguentava muito.

Para a próxima vou cortar o cone estrangulador, tenho é que ter um serrote à mão coisa que hoje não tinha...
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Mensagem por Cavaleiro »

belo trabalho :palmas

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Mensagem por pedrosousa »

Obrigado.
Como vou cortar o cone estrangulador aproveito e tiro umas fotos melhores...
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Mensagem por Silver Surfer »

Excelente DIY!!! :palmas :palmas :palmas
Muitos parabéns!!! ;)
Ainda n percebi é essa parte do cortar o cone estrangulador...nem tou bem a ver onde é...
Abraço!
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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Silver Surfer Escreveu: Ainda n percebi é essa parte do cortar o cone estrangulador...nem tou bem a ver onde é...
Como não quero que te falte nada :D

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Mensagem por Albertoliveira »

Não estou a ver os ganho do corte dessa peça... a diferença de caudal entre a entrada de ar com e sem estragulador é insignificante.... é uma entrada directa sem curvas nem angulos... mas pronto cada um com a sua ;)
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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

Eu já o cortei e tambem não vi ganhos... Por exemplo nos 3.0d não faz cone é como se estivesse cortado.
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Albertoliveira
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Mensagem por Albertoliveira »

Mas um 3.0D faz muito menos barulho do que um 320d.... aquele motor é deveras silencioso. A BMW deve ter sacrificado uns 5% do caudal para tornar a entrada de ar mais silenciosa e consequentemente mais silencio no trabalhar do motor.
Eu que até noto a diferença de barulho entre tapetes de alcatrão quanto mais meter ainda mais barulho.... mas não duvido que dê mais qq coisa... mas acho insignificante... deves ganhar mais por exemplo a colocares pneus mais finos e/ou jantes mais leves. ;)
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Mensagem por pedrosousa »

Albertoliveira Escreveu: Eu que até noto a diferença de barulho entre tapetes de alcatrão quanto mais meter ainda mais barulho.... mas não duvido que dê mais qq coisa... mas acho insignificante...
Eu ando sempre com o rádio ligado. :D
Até de panela de escape eu a pensar trocar para ganhar um certo ronco...
Mas não te tiro a razão.
Albertoliveira Escreveu:deves ganhar mais por exemplo a colocares pneus mais finos e/ou jantes mais leves. ;)
Pois mais aí entra a relação ganho/€€
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Mensagem por Yasser »

Melhorias com este filtro??

Aconselhas? :D

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Mensagem por pedrosousa »

Agora nem tenho o K&N no carro tirei-o para limpeza à uns 5000 km's e ainda não tive tempo de o limpar, pode ser que seja nestes dias...
A unica vantagem deste filtro é não teres que comprar mais filtros.
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Mensagem por Yasser »

Tirando essa, em termos de melhorias no motor?
Nada? lol

Nao compro novos, mas tenho trabalho a limpa-los...
(se contigo ficam 5000km's fora, o meu nem te digo :lol: )

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Mensagem por pedrosousa »

Melhorias não notei nada... Talvez uma diferença no consumo minima tipo 0.1l/100 km
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Re: [DIY] Substituição de filtro de ar no E46 320d 150cv

Mensagem por Ricardo J »

Bom DIY. Dá sempre jeito.

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Re: [DIY] Substituição de filtro de ar no E46 320d 150cv

Mensagem por Tunga »

Troquei o meu filtro a uma semana e sempre pensei que seria mais dificil mas com este DIY foi muito mais facil.

Obrigado
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