Vamos começar por retirar as protecções do motor, a protecção grande necessita que se desapertem 5 parafusos.

Para que a protecção do motor fique completamente solta é preciso desencaixar isto:

Depois é preciso retirar a tomada de ar, ou seja a peça que tem o símbolo BMW.
Com uma chave de fendas larga ou com um alicate puxam o pino para cima, não é preciso remove-lo totalmente mas também não há problema se tal acontecer. Quando os pinos tiverem para cima, puxam a frente da peça para cima. Essa peça continua presa a trás mas já deve estar solta na frente, se a empurrarem para o motor ela solta-se atrás ficando unicamente presa pelo tubo, tipo tubo de aspirador, aí com jeito tentam soltar o tubo da caixa do filtro de ar.


O passo seguinte é desmontar o filtro de pólen e caixa do filtro de pólen.
Desapertar os três parafusos a azul, puxar a peça na vossa direcção e retirar o filtro.

Com o filtro retirado Desapertar os 4 parafusos a vermelho com uma chave Torx30 e tirar a protecção daquela calha de modo a que os fios fiquem soltos. Depois é só puxar a caixa do filtro de pólen para fora.

O aspecto da zona do filtro é o que se pode ver nesta imagem. Aqui temos que desapertar 5 parafusos, ou 4 a vermelho e depois mais um após retirarmos a peça que tem a seta verde. Depois desencaixamos a cobertura do filtro e ele fica à vista. A seta vermelha indica um parafuso que está num sítio mais manhoso. Os parafusos não saem depois de desapertados, ficam sempre presos à caixa.

O filtro novo já no lugar dele.

A partir de agora é andar para trás, vão ver que chegado a este ponto é tudo muito mais fácil... Cuidado ao meter a caixa de ar no sitio, esta com dificuldade em apertar um parafuso e era porque tinha a caixa mal encaixada em baixo, porque tem uma aba que passa para dentro.
Após tudo montado a foto do tócolante:

Nesta brincadeira demorei quase uma hora, foi a primeira vez a montar demorei perto de metade do tempo que demorei a desmontar, a luz era pouca e por isso mesmo as fotografias não estão grande coisa, mas sempre ajuda mais que nada.
O cone estrangulador é um restritor para diminuir a potência como nos carros de F1, (

O filtro que lá estava tinha +- 11.000 era igual ao de origem e já estava sujo mas ainda aguentava muito.
Para a próxima vou cortar o cone estrangulador, tenho é que ter um serrote à mão coisa que hoje não tinha...