[+- DIY] Cortar cone estrangulador/restritor

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

[+- DIY] Cortar cone estrangulador/restritor

Mensagem por pedrosousa »

Esta foto dá uma ideia geral das protecção que vão ter que retirar, não explico aqui, porque já expliquei noutro post. (Como tirei a foto no fim do trabalho a peça já está colocada e o restritor cortado.)
Imagem

Após reirarem as protecções, desapertam o parafuso da zona a vermelho desviam a peça para a esquerda e puxam na vossa direcção.
Imagem




Cortei com um serrote de metal, não ficou com mau aspecto, depois convem limpar a peça a montar pois fica cheia de bocados de plástico.
Aqui fica uma logo após o corte e para que se perceba o que foi cortado:

Imagem
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
320D-PP
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: 15 nov 2006, 13:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"
Localização: Vale Judeu-Loulé

Mensagem por 320D-PP »

e diferenças, notaste algumas em andamento ou em termos de barulho?
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST

PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Pois não notei nada de mais, é capaz de fazer um pouco mais de barulho mas como a insonorização é boa não se nota grande coisa... Em termos de andamento é sempre dificil de dizer.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
320dM
Membro Junior
Mensagens: 362
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002
Localização: Coimbra

Mensagem por 320dM »

mas notas o carro mais solto ? mais consumo ? menos consumo ? notas alguma coisa ?
cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Não fiz km's suficientes para ter opinião formada....
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

Então é pelo gosto de partir coisas? :P

Homens somos mesmo assim :lol:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Eu tenho que andar sempre a inventar com o carro... :lol: :lol: :lol:

Há mais pessoal a fazer isto, é dificil dizer que se ganha ou não... Pois se existirem ganhos são minimos em altas deve-se notar mas não ando em altas, consumo acho que não foi elevado para quem andou sempre na nacional/transito...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
320d
Membro Gold
Mensagens: 1275
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
Localização: V.N.Gaia

Mensagem por 320d »

na minha opiniao axo k o carro fica bem mais solto em altas principalmente em 4a e 5a mudança. faz 1 pc mais de ronco nestas velocidades, mas coisa k quase nem se nota, só quem conheçe.
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

Avatar do Utilizador
casco
Membro Gold
Mensagens: 1265
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d
Localização: Arouca

Mensagem por casco »

tb fiz no meu, mas no meu tirei fora o cone, é diferente no 318tds.

em relação aos resultados, tb não notei grande coisa, apenas acho o carro mais solto em altas.

mas já falei com varios membros aqui do forum dos resultados, e não se chegou a conclusão nenhuma, ou seja alguns dizem que o carro perde em baixas...

vou meter o dito cone de novo, e testar melhor, tenho filtro K&N, e sem o cone acho que funciona melhor, mas depois digo alguma coisa.
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Avatar do Utilizador
320dM
Membro Junior
Mensagens: 362
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002
Localização: Coimbra

Mensagem por 320dM »

ok.
Testa lá isso o melhor possivel e conta coisas.
É que no teu dá para pôr e tirar, no e46 só cortando, depois só peça nova...
Queria ter uma boa dose de certeza antes de cortar...
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

Avatar do Utilizador
Rui_318TDS
Membro Senior
Mensagens: 728
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Localização: Negrelos / Santo Tirso

Mensagem por Rui_318TDS »

Eu tenho assim: Filtro K&N e a ponta do cone serrada :) como o Pedrosousa fez, e já andei sem a peça do cone completo e acho que o melhor compromisso entre rendimento/barulho de motor é como tenho agora. A função desse cone é principalmente silenciadora, apercebi-me disso por experiência própria. Sem a peça completa do cone, o motor fica mais barulhento e ouve-se menos o assobio do turbo, que eu tanto gosto. :)

A ponta do cone restringe bastante a passagem do ar, principalmente em baixa velocidade, pois o ar é sugado para o filtro, e não tem a ajuda nenhuma ao contrário de quando vamos a velocidades mais elevadas.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

Rui_318TDS, tens fotos dessa ponta do cone serrada?

Brigado
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Rui_318TDS
Membro Senior
Mensagens: 728
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Localização: Negrelos / Santo Tirso

Mensagem por Rui_318TDS »

metale Escreveu:Rui_318TDS, tens fotos dessa ponta do cone serrada?

Brigado
Não tenho.

Mais logo já tiro uma e coloco aqui, não é a ponta que fica para dentro da caixa do filtro de ar, mas sim a que fica para fora e que é mais estreita.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

Rui_318TDS, e como é que o tubo flexivel de borracha depois agarra à caixa? Se bem me lembro ele encaixa nisso.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Rui_318TDS
Membro Senior
Mensagens: 728
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Localização: Negrelos / Santo Tirso

Mensagem por Rui_318TDS »

metale Escreveu:Rui_318TDS, e como é que o tubo flexivel de borracha depois agarra à caixa? Se bem me lembro ele encaixa nisso.
Não, o tubo de borracha agarra à própria caixa do filtro do ar, se quiseres até podes tirar a peça completa do cone, sem serrar.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”