Desactivar a ERG de vez... mantendo-a ligada:-)

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Desactivar a ERG de vez... mantendo-a ligada:-)

Mensagem por Rui_318TDS »

Boas, após ter trocado umas ideias com alguns colegas do fórum sobre se desligando apenas o tubo da válvula que faz o vácuo para a EGR abrir ou fechar e se esse procedimento interfere com os parametros da centralina ou não, resolvi meter mãos à obra e fazer isto:

remover a parte plastica que cobre o motor:
Imagem

Desapertar os 2 parafusos que prendem o tubo que traz os gases de escape até à EGR, precisam de uma chave 13, basta tirar a parte plástica que esses dois prafusos vêm se logo. Ficam mesmo aqui:
Imagem

Desapertar uma união que une o tal tubo a outro tubo abaixo, está mesmo em frente à viscosa e abaixo do tensor das correiras, precisam de uma chave 10. Desta fase não tenho foto, mas é fácil, com um pouco de habilidade tiram bem o parafuso.

Retirar o fitro de ar, para terem acesso aos parafusos que prendem a caixa do filtro ao bloco do motor. são 4 parafusos que estão bem visiveis dentro da caixa do filtro de ar. Temos que desapertar duas abraçadeiras, que estão no tubo que leva o ar ao turbo, que depois de sair fora ficamos com este aspecto:

Imagem

Arranjar forma de tapar o buraco que sai dos colectores e que levava os gases de escape até à admissão:
Imagem

Ora a forma como o fiz foi: colocar um pouco de massa de escape no dito buraco, não muita de forma a não entrar muita massa para dentro do colector e fazer uma chapa à medida e isolar tudo com massa de escape ao apertar os parafusos, ficou assim:
Imagem

Fazer uma peça identica para colocar na EGR de forma a não haver perdas na admissão quando a EGR abrir:
Imagem
Nesta fase convém arranjar uma borracha com alguma espessura e que seja resistente ao calor de forma a fazer de vedante entre a ERG e a chapa que colocamos para tapar o buraco. Depois de bem apertado fica muito bem isolado.

Montar tudo no sítio, e verificar se as abraçadeiras do tubo que liga ao turbo ficaram bem apertadas.

Uma foto do dito cujo que levava a sujidade à admissão:

Imagem

No final podem encaixar o tubo da eletroválvula na EGR novamente, isto para quem o tinha desligado.

Imagem

Não sei se compensa este trabalho todo, mas assim os gases vão logo para o sítio correcto e não andam a bater a portas erradas :) .

Deixo também umas fotos para o pessoal que nunca viu o (mini) turbo do 318tds:

Imagem

Imagem

Já agora alguém sabe para que serve aquele buraco que está ali? Dá a ideia de levar um parafuso, pelo menos parece ter rosca.

Cump
Última edição por Rui_318TDS em 29 jan 2007, 22:35, editado 1 vez no total.
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

bruno_mag
Membro Juvenil
Registado: 27 mar 2006, 10:23

Mensagem por bruno_mag »

Boas.
Bom post! ;)
ja me tiras-t as duvidas... eheh ver se domingo tenho tempo...
esse turbo k refrençia é?
GT15? o 18tds aguenta com um superior?? :roll:
PS: esse motor até brilha! :lol:
E30: 316i Coupé Edition 89" | 318i Coupé 87"
E36: 320i Coupe 92" | 318is Coupe 94" | 318is Coupe 92" | 318tds Compact ///M 95"
E39: 530d 01"
E46Compact 320td 03"
Imagem

Rui_318TDS
Membro Senior

bruno_mag Escreveu:Boas.
Bom post! ;)
Sim é um GT15. Em principio aguenta, tens é que ter gasóleo para ele :) no teu caso com a box não há problema. Devia ficar porreiro com um VNT15 dos Tdis de 110cv, pois é de geometria variavel e em baixas é mt melhor, o problem seria controlar essa geometria. :roll:

Cump
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

A geometria controla-se bem... (A vilauto sabe fazer isso)

Para mim o maior problema são as ligações das linhas de oleo de lubrificação do turbo e as adaptações necessárias para ligar o turbo ao colector de escape e ao escape. Ah e os €€

Grande ideia a tua Rui nos 320d também dá para fazer isso há um site espanhol que explica como.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Rui_318TDS
Membro Senior

pedrosousa Escreveu:A geometria controla-se bem... (A vilauto sabe fazer isso)

Para mim o maior problema são as ligações das linhas de oleo de lubrificação do turbo e as adaptações necessárias para ligar o turbo ao colector de escape e ao escape. Ah e os €€

Grande ideia a tua Rui nos 320d também dá para fazer isso há um site espanhol que explica como.
Pois, tens razão a aplicação de um VNT15 não seria plug and play, mas ao preço que andam usados e em bom estado aparente, já os vi a 100 € pois toda a gente que tem TDIs de 110 quer meter o GT17VA/VB e vendem os VNT15 mt baratos. O problema maior seriam os colectores digo eu... :)

É claro que seria coisa para se gastar umas centenas de euros, mas no final penso que iria compensar.

Vi no eu tópico que o tubo é parecido portanto nos 320d o processo é o mesmo. ;)

Cump
Imagem

bruno_mag
Membro Juvenil
Registado: 27 mar 2006, 10:23

Mensagem por bruno_mag »

Rui_318TDS Escreveu:
bruno_mag Escreveu:Boas.
Bom post! ;)
Sim é um GT15. Em principio aguenta, tens é que ter gasóleo para ele :) no teu caso com a box não há problema. Devia ficar porreiro com um VNT15 dos Tdis de 110cv, pois é de geometria variavel e em baixas é mt melhor, o problem seria controlar essa geometria. :roll:

Cump
pois... e eu sei d um VNT15... hmm é uma kestao a pensar :lol:
mas nunca passa d um 1665cc :(
E30: 316i Coupé Edition 89" | 318i Coupé 87"
E36: 320i Coupe 92" | 318is Coupe 94" | 318is Coupe 92" | 318tds Compact ///M 95"
E39: 530d 01"
E46Compact 320td 03"
Imagem

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

Rui_318TDS, grande topico :palmas :palmas :palmas sim senhor já sei o que hei-de fazer ;) eu apenas tenho o tubo de cima fechado :|
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

m compact Escreveu:Rui_318TDS, grande topico :palmas :palmas :palmas
Subscrevo, isto é que é meter mãos ao trabalho. Muito bem.

PS- Não queres fazer no meu? ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Rui_318TDS
Membro Senior

metale Escreveu:
m compact Escreveu:Rui_318TDS, grande topico :palmas :palmas :palmas
Subscrevo, isto é que é meter mãos ao trabalho. Muito bem.

PS- Não queres fazer no meu? ;)
Obg a todos :)

Isto não custa mt, só precisam é de ter um pouco de paciência e vontade e o material necessário para deitar mãos à obra.

Se fosses de perto claro que dava uma ajuda.

Cump
Imagem

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Admiro a paciencia e o espírito entre ajuda que muita gente tem. Tu e o pedrosousa são um deles.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

TdiSportR Escreveu:Admiro a paciencia e o espírito entre ajuda que muita gente tem. Tu e o pedrosousa são um deles.
Próximo DIY é o do breather!! ;) Daqui a 4000km's tenho que trocar o oleo e faço tudo, ou seja +- 4 semanas!

E claro sobre MAF's Pierburg vou trazer noticias dentro de dias...

[EDIT]:
A mulher diz que o meu carro é um lego, que eu ando sempre a montar e desmontar... Fosse mais facil de trocar de turbo e o turbo do 3.0d já lá estava dentro e era eu que o metia... Alias se pudesse parar o carro até já tinha interessados em ajudar ;)

A seu tempo vão existir mais mods do poder ;)
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Rui_318TDS
Membro Senior

TdiSportR Escreveu:Admiro a paciencia e o espírito entre ajuda que muita gente tem. Tu e o pedrosousa são um deles.
Acho que tem mesmo que ser assim, não é só pedir ajuda e esperar que haja gente com boa vontade de nos ajudar e nós quando podemos e sabemos não dar-mos nada em troca. ;)

Cump
Imagem

320D-PP
Membro Gold
Registado: 15 nov 2006, 13:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"

Mensagem por 320D-PP »

Rui_318TDS Escreveu:
Acho que tem mesmo que ser assim, não é só pedir ajuda e esperar que haja gente com boa vontade de nos ajudar e nós quando podemos e sabemos não dar-mos nada em troca. ;)

Cump
koncordo plenamente konvosco!! eu tou por ka ainda a pouko tempo mas vejo k ha mto pessoal por ka k tenta sempre ajudar no k pode. eu kdo sei tb tento dar a minha ajuda e axo k todos o devem fazer. :D
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST

PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

Rui_318TDS, se der um pouco de pressão ao turbo, fica bem melhor :?:

será complicado, aumentar a pressão :?:

aquele tubo de borracha fino, ao lado do turbo, dá para aplicar uma torneira de pressão regulavel.

fiz isso ao fiat uno turbo ie, estou burro com a diferença :shock:

é mesmo brutal :shock:

apenas aumentei 0,4 bar, e os resultados, são fenomenais...

está com 1,2 bar
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Rui_318TDS
Membro Senior

casco Escreveu:Rui_318TDS, se der um pouco de pressão ao turbo, fica bem melhor :?:

será complicado, aumentar a pressão :?:

aquele tubo de borracha fino, ao lado do turbo, dá para aplicar uma torneira de pressão regulavel.

fiz isso ao fiat uno turbo ie, estou burro com a diferença :shock:

é mesmo brutal :shock:

apenas aumentei 0,4 bar, e os resultados, são fenomenais...

está com 1,2 bar
Sim com mais pressão fica sempre melhor, o problema é definir a margem de segurança para o aumento, sou um pouco leigo em termos de turbos e gostava de saber o que realmente se altera com o aumento de pressão, pois a rotação do turbo depende dos gases que saem do colector, logo quanto mais gases mais pressão certo :?: Então quando mexemos no turbo para aumentar a pressão em que é que mexemos mesmo :?: e o que alteramos :?:
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”