1º remover a parte plastica que cobre o motor:

2º Desapertar os 2 parafusos que prendem o tubo que traz os gases de escape até à EGR, precisam de uma chave 13, basta tirar a parte plástica que esses dois prafusos vêm se logo. Ficam mesmo aqui:

3º Desapertar uma união que une o tal tubo a outro tubo abaixo, está mesmo em frente à viscosa e abaixo do tensor das correiras, precisam de uma chave 10. Desta fase não tenho foto, mas é fácil, com um pouco de habilidade tiram bem o parafuso.
4º Retirar o fitro de ar, para terem acesso aos parafusos que prendem a caixa do filtro ao bloco do motor. são 4 parafusos que estão bem visiveis dentro da caixa do filtro de ar. Temos que desapertar duas abraçadeiras, que estão no tubo que leva o ar ao turbo, que depois de sair fora ficamos com este aspecto:

5º Arranjar forma de tapar o buraco que sai dos colectores e que levava os gases de escape até à admissão:

6º Ora a forma como o fiz foi: colocar um pouco de massa de escape no dito buraco, não muita de forma a não entrar muita massa para dentro do colector e fazer uma chapa à medida e isolar tudo com massa de escape ao apertar os parafusos, ficou assim:

7º Fazer uma peça identica para colocar na EGR de forma a não haver perdas na admissão quando a EGR abrir:

Nesta fase convém arranjar uma borracha com alguma espessura e que seja resistente ao calor de forma a fazer de vedante entre a ERG e a chapa que colocamos para tapar o buraco. Depois de bem apertado fica muito bem isolado.
8º Montar tudo no sítio, e verificar se as abraçadeiras do tubo que liga ao turbo ficaram bem apertadas.
Uma foto do dito cujo que levava a sujidade à admissão:

9º No final podem encaixar o tubo da eletroválvula na EGR novamente, isto para quem o tinha desligado.

Não sei se compensa este trabalho todo, mas assim os gases vão logo para o sítio correcto e não andam a bater a portas erradas

Deixo também umas fotos para o pessoal que nunca viu o (mini) turbo do 318tds:


Já agora alguém sabe para que serve aquele buraco que está ali? Dá a ideia de levar um parafuso, pelo menos parece ter rosca.
Cump