Página 1 de 4

[DIY] Desmontar Turbo de uma 320d/td e46

Enviado: 25 ago 2008, 23:02
por serial
Boas

Gostava de saber se alguem já teve esta experiencia e qual o grau de dificuldade desta operação.
Ando a pensar mandar o turbo para a turbocenter para fazer uma revisão e para desmontar ou peço a um amigo que é mecanico para vir aqui a garagem desmontar ou se a operação não for complicada desmonto eu e envio pelo correio.

Se alguem ja o tiver feito, peço que explique mais ou menos o que fazer e cada fase da desmontagem/montagem

Abraço

Enviado: 26 ago 2008, 00:09
por 320td
eu tambem keria tirar o meu fora pk ele anda a assubiar muito e keria mandar fazer uma revisao

Enviado: 26 ago 2008, 01:01
por serial
Nem mais é exactamente isso.
Tive até agora na garagem a investigar...por baixo n me pareçe que saia, portante tem mesmo que sair por cima...a questão é que pareçe haver mto a desmontar

Enviado: 26 ago 2008, 10:24
por Crow
Ora aí está uma informação que tambem me era util...daquilo que ja desmontei no carro tambem me parece que o turbo sai por cima...não sei exactamente o que puderá ser preciso desmontar...acho que o pedrosousa e o TdiSportR já desmontaram o deles...era bacano umas dicas.

Cumps.

Enviado: 26 ago 2008, 11:01
por serial
Aguardamos então a info de alguem que já tenha feito esta operação.

Enviado: 26 ago 2008, 11:14
por Br][nK
Era uma boa informação para se postar aqui no forum ;)
Ia dar bastante ajuda 8)

Enviado: 26 ago 2008, 12:22
por real22
O turbo sai por baixo!! Até é uma operação simples pra quem tiver um elevador ou poço. É só tirar as proteções do motor, escape e tem-se logo acesso ao turbo.

Enviado: 26 ago 2008, 14:14
por serial
por baixo?????????

cum catano andei la debaixo e aquilo nao se pareçe com nada, achei q saia por cima

Enviado: 26 ago 2008, 22:40
por pedrosousa
O turbo sai por baixo já o tirei por duas vezes.

Passo a descrever os passos.

- Desmontar o filtro de ar.
- Desmontar a proteccão de chapa do motor
- Desmontar o tubo de escape
- Desligar os tubos de ar d turbo
- Tirar e peças redondas de borracha da caixa do filtr de ar
- Desmontar a peça metálica que tapa os furos
- Desapertar os tubos de oleo do turbo
- Bom uma chave 12 desapertar o turbo

É+- isto ;)

Enviado: 27 ago 2008, 10:11
por serial
Ena :) já dá para ter uma ideia.

È que numa oficina deram um 'orçamento' de 3 horas para tirar mais 3 para voltar a montalo.

Entretanto fui ontem visitar uma casa de reparação de turbos,

Auto D.C.S (Disel Car Service)

Em Negrais(Sintra) em frente ao Caneira(Leitões).

Ainda tou a tentar formular uma opinião sobre o que vi...

Muita maquinaria de qualidade, muitos turbos recondicionados, reparados e por reparar....pareçe ter algum(muito) volume de trabalho o que em principio equivale a alguma experiencia no ramo segundo o que disse trabalha muito com concessionarios de marca tipo MB,FIAT,Peugeot etc.
Tenho um amigo que mandou hibridar la o turbo e ficou bastante contente foi esse amigo que me levou lá.
A pessoa que me atendeu parto do principio que era o dono pareceu ter conhecimento teorico e pratico da reparação/funcionamento de turbocompressores mas...(ha sp um mas...) pareceu muito ratata..do genero direcionou muito a conversa para o 'tuning'....eu faço/reparo os turbos para X Y Z (casas de (X)Tuning). Entrentanto mostrou-me um caracol grandito que estava a montar de raiz para adaptar num ITR encomenda de um casa dessas e tal.
Se ainda estou a tentar formular uma opinião é porque essa pessoa em vez de tentar valorizar o trabalho pela fiabilidade e durabilidade dos turbos que repara recondiciona etc virou logo a conversa para o turbotuning(faço e aconteço).
Pode ser só preconceito meu ou mesmo tecnica de markting mal utilizada a ver vamos...
Os preços dizem todos o mesmo....depende do que precisar. Se for so equilibrar é X se precisar do veio é Y se mesmo assim não ficar dentro das tolerancias é Z.

Abraço

Enviado: 27 ago 2008, 10:57
por Crow
pedrosousa, Isso é operação para se ffazer "bem" com o carro apoiado em preguiças?

Cumps.

Enviado: 27 ago 2008, 12:04
por real22
Crow Escreveu:pedrosousa, Isso é operação para se ffazer "bem" com o carro apoiado em preguiças?

Cumps.
Se tiveres "bom" espaço para trabalhares por baixo, não vejo pk não.

Enviado: 27 ago 2008, 13:00
por swifty69
serial, se quizeres ir vesitar mais uma oficina de turbos em sintra tens a servidiesel.no final da ic30.
qunato a desmontagem do turbo é razoavel. os passos estao praicamente aqui.

cumps

Enviado: 29 ago 2008, 12:34
por Crow
Tambem podes ir ao Acacio. :lol:

Enviado: 29 ago 2008, 14:02
por serial
Quando voltar de ferias vou desmontar eu e dps meto aqui as fotos dos passos etc