[DIY/Review] - Interface AUX Grom Audio

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

shining
Membro Iniciado
Registado: 26 ago 2006, 10:50
O meu Carro:: BMW E46 320d Touring

[DIY/Review] - Interface AUX Grom Audio

Mensagem por shining »

Boas,

Antes de mais, desculpem-me se o post é demasiado longo, mas desta forma espero responder antecipadamente a possiveis perguntas.

Como já tinha indicado noutro post instalei um interface AUX da Grom Audio http://www.gromaudio.com/aux.html no meu Radio Navigation System (mais conhecido pelo GPS de setas).

Dentro dos interfaces AUX existem marcas como Grom Audio, connects2, dietz etc.. mas pelos preços, instruções e a facil comunicação com o suporte tecnico da www.indashpc.org acabei por optar pelo primeiro

Onde adquirir:
Para além do ebay, estes equipamentos podem ser adquiridos nos distribuidores autorizados indicados no seguinte link:
http://www.gromaudio.com/distributors.html

Como na altura não estava disponivel nos distribuidores europeus, o interface com o cabo de ligação á parte de trás do radio (só tinham com o cabo para ligar á mala ) encomendei mesmo dos EUA na indashPc o http://www.indashpc.org/new/aux_adapter ... x-bmw.html

Custos e envios pela http://www.indashpc.org :
Tipo pagamento - Paypal
Interface - 55 USD
Portes - 30 USD (é correio registado. Podemos fazer o tracking da encomenda no site da USPOSTAL ou da CTT Expresso)
Alfandega = 24 Euros :evil:
Total= 79 Euros
O envio foi relativamente rápido (10 dias) principalmente se tivermos em consideração de que o mesmo ficou na alfandega 6 dias.

Instalação:
Não tirei fotos da instalação mas podem ver aqui um DIY ( http://www.geekmatica.com/modules.php?n ... cle&sid=23 )com um interface da mesma marca que tem as ligações ao radio exactamente iguais.

2 notas sobre a instalação:
O interface vem com uns connectores que se cravam nos cabos de energia e IBUS do radio. Na minha instalação preferiu-se utilizar uns contactos de melhor qualidade.
Este interface deverá servir para radios de 17 pinos arredondados (o meu caso e é o que aparece no DIY) como nos radios mais recentes com os pinos planos.

Conclusão:

foi montar (cerca de 1 hora) e ligar. ficando a funcionar sem qualquer tipo de problema há cerca de um mês.
Quanto ao som é o que se esperava dele devendo ser semelhante ao da caixa de cd´s.
Tenho um tlm/PDA que utilizo tambem como media player, e basta que o som do mesmo esteja a 75-80% (o habitual para os meus auriculares) para que o nivel do som (volume) seja igual ao do radio.

Notas finais:

Quero esclarecer apenas de que, não tenho o objectivo nem qualquer proveito em incentivar a aquisição deste produto em detrimento de qualquer outro, a intenção é apenas mostrar uma solução, (de certeza que existirão outras igualmente boas) que no meu caso pessoal, pude comprovar que funciona sem problemas.

Para quem tem dispositivos USB, ou CarPc, em http://www.indashpc.org tambem existem interfaces muito interessantes.
Se já alguem tem instalado uma coisa parecida (desta ou outra marca) gostaria de saber o vosso feed-back.

Cumps
Última edição por shining em 30 ago 2008, 19:35, editado 1 vez no total.

quimbarreiros
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2008, 08:51
O meu Carro:: 320d touring - 2003

Mensagem por quimbarreiros »

Boas shining!

Começo por felicitar-te pelo tópico - a mim agrada-me bastante o tema e é provável que um dia destes venha a optar por uma solução semelhante...

Tira-me só 2 dúvidas?

- qual o rádio que tens? é o de k7 com o gps de setas incorporado?
(estes interfaces darão para o rádio em questão e será para ligar à mala ou directamente ao rádio? pergunto isto porque li oseguinte num dos links que indiscaste: "Note: For BMW with navigation you have to select trunk mounting as we do not carry navigation dash mounting cables.")

- que dispositivos podes efectivamente ligar com o interface que instalaste?

abraço e parabéns pelo "DIY"
Imagem

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Pois, boa informaçao, e será que dá nos Buziness CD sendo que a ligaçao trazeira é igual............... :roll:
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

shining
Membro Iniciado

Mensagem por shining »

Boas,
quim barreiros -qual o rádio que tens? é o de k7 com o gps de setas incorporado?
- Sim é esse mesmo, e pelo que vi na tua apresentação é igual ao teu, portanto não devers ter problemas.
quim barreiros - estes interfaces darão para o rádio em questão e será para ligar à mala ou directamente ao rádio?
Se não tiveres instalação de cx de cd´s nem tens outra alternativa senão ligar directamente ao radio.

No meu ponto de vista a ligação á mala só fará sentido em casos especificos (Kit para carpc ou gps profissional, ou se o dispositivo ficar na mala e for controlado pelo radio)
quim barreiros - pergunto isto porque li oseguinte num dos links que indiscaste: "Note: For BMW with navigation you have to select trunk mounting as we do not carry navigation dash mounting cables.")
Essa é que me atrasou durante muito tempo...
O que me parece é que a maior parte destes fornecedores não conhecem o business navigation system (será que não existem nos USA??)e quando se referem a bmw with navigation estão a falar dos profissional 16:9 e 4:3 que são sistemas completamente diferentes do nosso pois o modulo de rádio fica na mala. Acresce a isto o facto de nos USA ser frequente os carros terem pre-instalação de cx de cd´s, assim, os fabricantes em vez de fazerem um cabo especifico para estes modulos de radio, aconselham a ligação á ficha da caixa de cd´s.
quim barreiros - que dispositivos podes efectivamente ligar com o interface que instalaste?
Virtualmente poderás ligar qualquer dispositivo de som que tenha uma saida RCA ou 3,5mm, para os outros casos (tlm, PDA,etc..) existem adaptadores (no meu caso tenho um adaptador 2,5->3,5 mm)

espero ter sido claro...

abraços

shining
Membro Iniciado

Mensagem por shining »

Boas,
jmbfs Escreveu:Pois, boa informaçao, e será que dá nos Buziness CD sendo que a ligaçao trazeira é igual............... :roll:
O DIY cujo link está no meu 1º post é num radio business k7 de 2000, o teu creio ser um business cd do mesmo ano.

Penso que deverá dar...no entanto envia um email para o suporte tecnico da indashpc para teres certeza, ou espreita primeiro no forum deles para veres se eiste alguma instalação num radio igual ao teu.

Cumps

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Okey, obrigado, vou tentar saber, pois era uma coisa destas que queria mesmo adaptar no meu............. :palmas
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

PahLok
Membro Iniciado
Registado: 24 ago 2008, 15:14
Contacto:

Mensagem por PahLok »

Excelente post! E fica mais barato que o 2connect.

Pena é nunca ter tempo de poder ir à Alfândega, como é que te safaste?

Entretanto têm aqui o distribuidor da Grom para a Europa, fica na Alemanha. Pode ser que consigam a bom preço e mais rápido: http://umno-tech.com/catalog/index.php? ... 3af9a3026f

quimbarreiros
Membro Juvenil

Ainda não percebi que tipo de ligação é essa da "T-Trunk mounting"... liga-se à caixa de cds? Liga-se ao cabo que liga a caixa de cds? Permite manter a caixa de cds? :?: já li e reli mas ainda não atinei com esse tipo de ligações :shock:

Alguém me consegue esclarecer?

Obrigado!
Imagem

zaq1
Membro Juvenil
Registado: 06 mai 2006, 17:58
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por zaq1 »

Pelo que conheço desses kits e para o tipo de rádio que tens, gps de setas, se tiveres cx de cd's essa deixa de funcionar e o cabo liga directamente na parte detrás do rádio.
A ligação T-Trunk é para quem tem o modulo de rádio na bagageira ou para fazer a ligação via cx de cd´s, no entanto, esta deixa de funcionar na mesma. :driving

quimbarreiros
Membro Juvenil

ok. esclarecido :!:

Obrigado zaq1
Imagem

shining
Membro Iniciado

Mensagem por shining »

Boas
PahLok Escreveu:Excelente post! E fica mais barato que o 2connect.

Pena é nunca ter tempo de poder ir à Alfândega, como é que te safaste?

Entretanto têm aqui o distribuidor da Grom para a Europa, fica na Alemanha. Pode ser que consigam a bom preço e mais rápido: http://umno-tech.com/catalog/index.php? ... 3af9a3026f
Thanks PahLok

No meu caso não precisei de ir á alfandega, pois efectuei o pagamento directamente ao carteiro no acto de entrega.
Creio que só te obrigam a ir á alfandega se existirem suspeitas de material ilicito e aí podem exigir a tua presença para abrir a encomenda.

Quanto ao distribuidor na europa tens a vantagem de nao pagar os portes da alfandega, mas de acordo com a descrição que está no site deles, o cabo fornecido é o BMW-T-Kabel (trunk- mala) que não é o mais indicado.

Já agora, aproveito para acrescentar que no site que indicas (umno-tech.com), está a lista de radios compativeis que são :

Modelos auto-rádio com CD changer controle (sem DSP - Digital Signal Processor - equalizador)

Todos os Business - sem DSP (Cassete ou CD)
Business Navi (Cass.Radio / Navi pequena /GPS de setas)

Profissionais Navi 4:3 - sem DSP (Cassete ou CD)
Profissionais Navi 16:9 - sem DSP (Cassete ou CD)

BMW REVERSE - não é suportado

Cumps

PahLok
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por PahLok »

shining Escreveu: No meu caso não precisei de ir á alfandega, pois efectuei o pagamento directamente ao carteiro no acto de entrega.
Creio que só te obrigam a ir á alfandega se existirem suspeitas de material ilicito e aí podem exigir a tua presença para abrir a encomenda.
Porra então tás cheio de sorte que eu passo a vida a tratar de papelada e facturar para ali e para acolá, uma vez fiquei com uns calções da fox na alfândega durante 3 meses e geralmente nunca me safo em menos de 1 mês... calha-me sempre um despachante que trabalha para os ctt expresso que é o Rui Pato... encalha sempre tudo nesse gajo.

Jurguen
Membro Juvenil
Registado: 14 abr 2008, 21:30

Mensagem por Jurguen »

Só para que percebam:

A Alfandega NADA TEM A HAVER com os CTT ou ctt Expresso.

A Alfandega é um serviço que por acaso funciona dentro das instalações dos CTT e cujas cobranças também poder ser feitas pelo pessoal dos CTT.

Mais de 90% dos objectos que vêm fora da UE dão entrada verificação aduaneira. Nessa verificação é visto entre outras coisas:

1 - Se se tratar de "piratada", o objecto fica retido na alfandega e a marca e destinatário são contactados;
2 - Se traz factura a acompanhar o objecto. Caso não traga não é possivel à Alfadega calcular as taxas aduneiras (que são compostas por imposto de selo e imposto sobre o tipo de produto comercializado) e IVA;

No caso da 2.ª situação é enviada uma carta para o destinatário a pedir a factura do objecto.
Se forem à alfandega com a factura eles fazem as contas na hora e trazem logo o objecto, mas também podem enviar por carta a factura e eles depois fazem as contas, mandam as contas para casa, pagam, enviam comprovativo e só depois vos é enviado o objecto (este é o processo mais lento).

Compras no eBay, não vale a pena martelarem no photoshop o comprovativo de compra no eBay. Eles têm um user com o qual podem validar o valor que voçês deram pelo artigo.

Papel dos CTT e ctt Expresso neste processo só mesmo no envio do objecto e cedencia de instalações à Alfandega.

Como dizia o outro..... "sei do que estou a falar!" :lol:

PahLok
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por PahLok »

Jurguen Escreveu:Só para que percebam:

A Alfandega NADA TEM A HAVER com os CTT ou ctt Expresso.

A Alfandega é um serviço que por acaso funciona dentro das instalações dos CTT e cujas cobranças também poder ser feitas pelo pessoal dos CTT.

Mais de 90% dos objectos que vêm fora da UE dão entrada verificação aduaneira. Nessa verificação é visto entre outras coisas:

1 - Se se tratar de "piratada", o objecto fica retido na alfandega e a marca e destinatário são contactados;
2 - Se traz factura a acompanhar o objecto. Caso não traga não é possivel à Alfadega calcular as taxas aduneiras (que são compostas por imposto de selo e imposto sobre o tipo de produto comercializado) e IVA;

No caso da 2.ª situação é enviada uma carta para o destinatário a pedir a factura do objecto.
Se forem à alfandega com a factura eles fazem as contas na hora e trazem logo o objecto, mas também podem enviar por carta a factura e eles depois fazem as contas, mandam as contas para casa, pagam, enviam comprovativo e só depois vos é enviado o objecto (este é o processo mais lento).

Compras no eBay, não vale a pena martelarem no photoshop o comprovativo de compra no eBay. Eles têm um user com o qual podem validar o valor que voçês deram pelo artigo.

Papel dos CTT e ctt Expresso neste processo só mesmo no envio do objecto e cedencia de instalações à Alfandega.

eu compreendo que o CTT e o CTT Expresso não tenham nada a ver com alfândega, só estava a dizer que o despachante infezlimente deixa muito a desejar.. especialmente ao nível de comunicação.
Como dizia o outro..... "sei do que estou a falar!" :lol:
Última edição por PahLok em 05 set 2008, 12:49, editado 1 vez no total.

ZeDosBois
Membro Iniciado
Registado: 08 fev 2008, 19:27

Mensagem por ZeDosBois »

Gostava de saber se já alguém montou num E46, estou interessado mas gostava de ter algum feedback primeiro.

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”