Página 1 de 4

DIY - Instalação de manometro de pressão de turbo APEXI

Enviado: 20 set 2008, 19:18
por pedrosousa
Vou tentar descrever a operação de montagem do manometro de pressão de turbo no meu carro...

Aqui está ele acabado de sair da caixa de cartão...

Imagem

O resto do material que vinha dentro da caixa...

Imagem

Em primeiro lugar temos que definir qual o lugar para colocar o manometro eu decidi que ia ser junto ao pilar A esquerdo a apontar para o condutor...

Imagem

Após decidir onde ficava, comecei por desmontar o porta objectos do tablier do lado esquerdo e a protecção inferior.

Imagem

Em seguida desmontei a saída de ar e a modulo de luzes, com uma chave de fendas e um pano tira-se o friso, desapertam-se os parafusos e depois é só puxar primeiro a saída de ar e depois o módulo.

Imagem

A imagem a cima serve também para exemplificar onde e como é que fiz as ligações para a iluminação do manometro.

Desliguei a ficha do módulo de luzes, a ficha é constituida por outras duas fichas que podem ser removidas uma a uma, fui buscar sinal ao pino 45 e massa ao pino 31.
Como é que eu fiz a ligação???
Esta é uma das partes mais complicadas para mim que sou um astro nabo na parte electrica, detesto mesmo.
Mas correu lindamente, desencaixei um dos pinos e meti-lhe por cima o fio do manometro, voltei a meter o fio que ficou apertado junto ao pino dentro da ficha, depois fiz o mesmo no outro pino, é super fácil e eficaz...
Como é que eu soube onde ir buscar sinal/ massa?? Tenho o BMW WDS que saquei da net...

Agora a parte que eu pensava ser mais simples, passar o tubo de vacuo para fora, é realmente fácil depois de se fazer...
Ao lado do pedal da embraiagem há uma tampa branca com três parafusos que tem ligação à ECU de onde saem os cabos para o motor... Grande sorte... Vejam as fotos...

Entra por aqui....
Imagem


Sai por aqui....
Imagem

E agora como passar o tubo para fora???
Pensei partir a caixa para fazer uma passagem, não é boa ideia, depois reparei naquela manga que passava ali mesmo onde me dava jeito...

Imagem

Como se pode ver o tubo sai da manga e vai directo para o supressor da EGR, aquilo não ficou assim eu usei fita isoladora para tapar o rasgo e ainda vou meter fita de pano preta para ficar com melhor aspecto.

Depois era preciso passar o tubo para cima, decidi tirar a borracha da porta e passar o tubo, foi fácil mas deu que pensar um pouco....

Imagem


Aqui já só falta encaixar a borracha da porta e o difusor da sofagem, ou seja estava pronto...

Espero que gostem.... Se quizerem tirar duvidas digam....

Enviado: 20 set 2008, 20:55
por 530dpower
Parabens!!! Ficou fixe.... E como se comporta o manometro? Trabalha certinho.... Quando eu tinha a 320d e meti o meu aquilo fazia um certo barulho... talves derivado a qualidade do material.... enfim... Ficou beleza!!!

Enviado: 20 set 2008, 22:50
por 320td
:palmas :palmas

Enviado: 21 set 2008, 00:24
por pedrosousa
Certinho, sem barulhos nem ponteiros a tremer....

Enviado: 21 set 2008, 16:53
por cap
Compraste novo? Se sim, a versão electrónica era muito mais cara?

Thanks pelo DYI, já agora. :D

Como não tenho supressor de EGR vou ter que arranjar outra tomada de pressão para montar um que lá tenho em casa (não apexi).

Enviado: 21 set 2008, 22:19
por pedrosousa
Comprei novo e estou a vender novos.
Nem vi o preço da versão electronica... A DEFI também tem versão electronica e se este já é caro o DEFI é para esquecer...

Enviado: 21 set 2008, 23:34
por cap
Perguntei pq um amigo meu tinha o apexi electrónico e é muito fixe, guarda picos e mais umas mariquices.

Enviado: 22 set 2008, 10:32
por D&G
esta mto porreiro pedro.. parabens.. esse suporte ja vinha com o manometro ou tiveste de adquiri-lo a parte??? o meu manometro nao trazia suporte.. vou ter de inventar um suporte a pressao...

Enviado: 22 set 2008, 11:11
por pedrosousa
Perguntei pq um amigo meu tinha o apexi electrónico e é muito fixe, guarda picos e mais umas mariquices.
É verdade tal como o DEFI, o problema é o preço deles ;)
esta mto porreiro pedro.. parabens.. esse suporte ja vinha com o manometro ou tiveste de adquiri-lo a parte??? o meu manometro nao trazia suporte.. vou ter de inventar um suporte a pressao...
Vinha com tudo, isto é mais caro mas traz tudo o que precisas, até a fita de dupla face para colar ao tablier.... ;)

Enviado: 23 set 2008, 19:56
por 320d
fixou muito bom...

Enviado: 23 set 2008, 21:16
por the_killer
ficou ligado á egr?

grande maluco

Enviado: 23 set 2008, 21:39
por pedrosousa
the_killer Escreveu:ficou ligado á egr?

grande maluco
Ao supressor de EGR, já não tenho EGR!!!!

Enviado: 24 set 2008, 03:57
por cap
pedrosousa Escreveu:Vinha com tudo, isto é mais caro mas traz tudo o que precisas, até a fita de dupla face para colar ao tablier.... ;)
O electrónico de €50 que comprei no ebay também. :D

Claro que esse deve medir a pressão com mais precisão mas tb se paga um bocado a marca. :?

Enviado: 24 set 2008, 07:40
por pedrosousa
O ideal é ter um que não faz ruido e que seja preciso...

Enviado: 24 set 2008, 08:19
por DP86
mto bem explicado ;)

agora só falta um video dele a bulir, hehe

cumps