Como recuperar pixeis perdidos no quadrante E38/E39

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Como recuperar pixeis perdidos no quadrante E38/E39

Mensagem por gt1progman »

Este pequeno manual serve apenas para ORIENTAR aqueles que pretendem deitar a mão ao quadrante e fazer alguma coisa para recuperar pixeis perdidos no computador de bordo.
Esta info já existe há muito disponivel na net e como podem perceber o manual foi feito com fotos retiradas de outros foruns e algumas que eu também tirei.
O manual NÃO é cura garantida para nenhum quadrante e deve servir apenas como ajuda para quem pretende fazer algo por si.
Eu NÃO assumo qualquer responsabilidade sobre o que possam fazer aos vossos quadrantes e por isso aconselho a lerem o manual do principio ao fim antes de colocarem as mãos ao trabalho.
Se o manual for suficiente para ajudar pelo menos um de vós já valeu a pena o trabalho que deu...

DOWNLOAD AQUI

Nota: isto não tem qualquer revisão ortografica...

Bom trabalho :)

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

:D :D Muito bom mesmo!!! Infelizmente tenho o problema com os pixes..... ja tive ajuda do pessoal aqui do forum mais explicado em portugues e muito mais facil... vou arriscar pois não tenho muito a perder visto que na proxima IPO se os pixes dos kms estiverem marados penso que vou ter problemas :( :( .... so estou com receio e com a historia dos ponteiros..... vamos ver.... quando realizar a tarefa eu deixo o meu testemunho.... :lol:
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

gt1progman
Membro Senior

Sem medos... :)

se o fizeres com calma fazes bem a primeira. perdes duas ou três horas (apenas porque é a primeira vez) mas fazes isso bem.

É importante que arranjes as ferramentas ideais, das quais fazem parte um alicate de pontas finas para segurar os eixos dos motores. Depois com os eixos bem presos vais rodando e puxando suavemente os ponteiros.
Se não te sentires a vontade podes sempre usar a técnica dos furos para chegar aos parafusos sem desmontar o quadrante por completo.

Deves ter também atenção ao descolar a fita com a acetona, porque não podes de maneira alguma puxar a fita se ela oferecer resistencia. Se o fizeres a fita sai mas os condutores que a fita têm ficam colados na placa de circuito impresso e a fita fica estragada. Com acetona aquilo sai facilmente.

Por ultimo caso algo corra mal com os ponteiros este gajo do ebay pode-te valer...
(artigo #120318564326)

bom trabalho.

Camaleão_Ibiza
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2008, 08:53

Mensagem por Camaleão_Ibiza »

EXCELENTE
Parabens :palmas

muito bem explicado. ;)
Cumps
A minha Garagem:
Ford Transit Trophy do Trofeu 2010/2011
Ford Courier
Seat Ibiza GT TDi
Seat Ibiza TDi Sport
BMW E91 320D M-Packet
Fiat Ducato 2.3Multijet (Autocaravana)
DIY: E36 BMW brake upgrade, replacing stock brakes with E46 325x25mm
viewtopic.php?f=43&t=31123

asfer
Membro Iniciado
Registado: 14 set 2007, 18:41
O meu Carro:: BMW E39 525tds

Mensagem por asfer »

Obrigado :lol:

530dpower
Membro Juvenil

Mensagem por 530dpower »

... Semana que vem vou avançar...... penso que ja tenho tudo que e necessario.... inclusive um wisckizinho.... pra relaxar na hora de tirar os ponteiros... :D :D

316i E36 powergas (GPL)

gt1progman
Membro Senior

A cena do wisk é que não me parece boa ideia, no entanto compreendo se no fim quiseres beber a garrafa de penalty !! :D
Esta noite estraguei uma fita de um painel ao tentar descolar... não sei o que aconteceu porque parecia estar a sair bem no entanto os contactos ficaram colados. O facto de a temperatura estar mais baixa pode ter dificultado a descolagem por isso aconselho cuidados redobrados. Felizmente tinha um outro quadrante avariado e com mais calma e duas horas de trabalho lá consegui retirar uma por completo sem stress... no fim o painel ficou a com os pixeis todos bonitinhos...
Comprei também um novo alicate de pontas na robert mauser (custou 10 euros) mas valeu a pena, no entanto as pontas são um pouco grossas e fica-se com pouco espaço para agarrar o eixo. Quero dar um GRANDE conselho, apenas puxem o ponteiro do eixo quando tiverem a certeza que o eixo esta bem preso pelas pontas do alicate-de-pontas... Quando estiverem a puxar o ponteiro vão ouvir o som caracteristico de plastico apertados a chiar... :)
Existe uma outra ferramenta que ainda não experimentei mas gostava de experimentar porque dizem que dá resultado. São os "kelly forceps" (procurem no google por imagens) uma especie de tesoura usada nas cirurgias, so me parece é que é dificil fazer força para apertar e segurar bem o eixo, mas parecem ser porreiras...
Mas o mais importante mesmo é terem atenção a descolagem da fita, demorei duas horas a descolar com um contonete e bastante acetona por isso tenham muita paciencia... no fim compensa porque um quadrante não é barato.

530dpower
Membro Juvenil

Mensagem por 530dpower »

ja agora pergunto: se por acaso partir um contacto da fita não exite mais hipotese de arranjo? fiquei com a ideia que aquilo como e um condutor de corrente (penso eu ) partindo na ponta se cortassemos a parte danificada as coisas não ficariam a funcnionar.... nao sei percebeu a onde quero chegar......

316i E36 powergas (GPL)

gt1progman
Membro Senior

Se um dos contactos da fita for a vida possívelmente poderá haver solução estabelecendo o contacto necessário com um fio bastante fino. No entanto a fita tem cerca de uma centena deles e todos mais estreitos que um milimetro... quando algum vai a vida nunca é apenas um... e se forem vários é praticamente impossivel reconstruir a fita devido ao facto de serem demasiado pequenos para serem "trabalhados". A solução é mesmo muita paciencia e muita acetona...

halo
Membro Juvenil
Registado: 09 mar 2009, 13:11
O meu Carro:: 525 tds

Re: Como recuperar pixeis perdidos no quadrante E38/E39

Mensagem por halo »

gt1progman Escreveu:Este pequeno manual serve apenas para ORIENTAR aqueles que pretendem deitar a mão ao quadrante e fazer alguma coisa para recuperar pixeis perdidos no computador de bordo.
Esta info já existe há muito disponivel na net e como podem perceber o manual foi feito com fotos retiradas de outros foruns e algumas que eu também tirei.
O manual NÃO é cura garantida para nenhum quadrante e deve servir apenas como ajuda para quem pretende fazer algo por si.
Eu NÃO assumo qualquer responsabilidade sobre o que possam fazer aos vossos quadrantes e por isso aconselho a lerem o manual do principio ao fim antes de colocarem as mãos ao trabalho.
Se o manual for suficiente para ajudar pelo menos um de vós já valeu a pena o trabalho que deu...

DOWNLOAD AQUI

Nota: isto não tem qualquer revisão ortografica...

Boas nao a a fita nova para comprar em vez de meter a usada metia uma nova

Bom trabalho :)

gt1progman
Membro Senior

halo Escreveu: Boas nao a a fita nova para comprar em vez de meter a usada metia uma nova
Sim, posso te vender uma fita mas aviso desde já que se não tiveres prática o trabalho pode não sair bem a primeira e a fita queimar. Se a fita queimar fica destruida e já não serve, o que te obrigará a comprares outra.
Para colocar a fita tens também de usar uma ponta especial para o ferro de soldar que eu não tenho para venda, ou então arranjares outra forma de dar calor a fita para que a cola nela derreta e a fita agarre ao pcb.

Ainda assim se quiseres tentar a reparar posso-te arranjar cada fita a 25 euros, mesmo que necessites de duas sempre fica mais barato que mandares reparar o quadrante a algum lado. Mas volto a referir !! tens de arranjar forma de dar calor a fita, sem a derreter, para que a cola nela derreta um pouco e agarre ao pcb.

ct1emj
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2007, 19:40
O meu Carro:: BMW E39 - 520i & E87 Lci

Mensagem por ct1emj »

Boa Noite

Antes de mais os meus parabens pelo artigo da reparação
dos quadrantes e displays com dead pixels, que é uma ajuda
bem grande, para quem tem vontade de reparar o quadrante
e não quer colocar um novo.
A minha pergunta é a seguinte, tenho um E34-525TDS com o
mesmo problema de dead pixels, a forma de reparação é a mesma
dos modelos descritos, incluindo os furos que é necessario efectuar ?

Cumprimentos

Joao Laginha

gt1progman
Membro Senior

Não sei responder porque nunca abri um quadrante de um E34, mas julgo que não deve ser igual. Chamo a atenção que "os furos" apenas fazem parte de um de dois métodos para de poder retirar o display do quadrante sem ter que se retirar os ponteiros. Quem optar por retirar ponteiros não precisa de fazer os furos.

ct1emj
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2007, 19:40
O meu Carro:: BMW E39 - 520i & E87 Lci

Mensagem por ct1emj »

Ok Marco

Já tinha percebido que ou era a solução de retirar os ponteiros
ou de fazer os furos, mas com tantos anos sem terem sido limpos
(1992), desmanchar tudo e limpar, não é má ideia.
Acho que vou ter que comprar o manual da Haynes, antes de me
aventurar e fazer um pequeno artigo para o E34.
O computador de bordo OBC, tambem sofre do mesmo mal, e tal
como um outro E34 a gasolina que tive a uns anos, tem que ser
desmanchado e ver o que se passa.
De qualquer das formas grato pela ajuda.

Um Abraço

Joao Laginha

gt1progman
Membro Senior

Não sei quem é o Marco, mas bom trabalho nesse artigo para os E34. De certeza que irá ajudar muita gente. Se precisares de alguma coisa avisa que tento ajudar no que puder.

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”