
Depois do carro comprado fui logo trocar tudo!
E46 de 136cv.
Fotos e procedimentos para uma revisão amiga da carteir€ :fixe
Material:
Filtro habitáculo carvão
Filtro de ar
Filtro de gasóleo, tudo 48€
Breather 55€
Total 103€.


Procedimento:
Não tem grande grau de dificuldade, é abrir o capô, e começar a rodar os três parafusos do filtro do habitáculo, depois a calha do cabo da bateria:

Depois retirar os quatro parafusos que estão na imagem, para puderem retirar o "caixote" onde está o filtro:


Retirar os parafusos que estão nos plásticos:

Assim sai a primeira cobertura de plástico.

Depois a segunda cobertura, e já se ve o filtro de ar e o breather.


Agora já sem o breather e sem o filtro de ar:

A comparação entre o material novo e velho!!! :susto



Agora o filtro do gasóleo, não tem nada que saber, retirar a tampa e depois rodar o filtro para o tirar.


Agora é só montar!

Já agora aproveitem para limpar os plásticos, sempre fica com outro aspecto!

p.s.- falta só a parte de mudar o óleo, que depois faço um update deste post...
Actualização:
MUDAR O OLEO E FILTRO DE OLEO
-fazer este trabalho com o motor morno ( para o oleo escorrer melhor ).

- retirar o parafuso do carter e deixar o oleo a escorrer para um recipiente para posterior reciclagem.



-Atenção porque quando cortam o garrafão, ele não consegue ter capacidade para tudo... Têm de fazer por duas vezes, ou então um recipiente maior.


- com uma chave 13 ou 14 desapertar a tampa do compartimento do filtro de oleo, esta situada do lado do condutor ao pe do motor de arranque. Neste compartimento temos a tampa , o filtro de oleo e um parafuso /veio . Atenção em cada muda renovem os orings existentes ( sao 2. )


-e quando não têm as chaves todas, nada que a imaginação não resolva...

- depois de tudo limpinho e o filtro no sitio, voltar a fechar e apertar ( um pouco antes de partir hehe ).
- depois de tudo escorrido entretanto, com uma nova anilha de cobre colocar no pararfuso para ser esmagada e nao ter folgas. ( cuidado ao apertar pois o parafuso é oco e por vezes la parte ).

- depois ca em cima no motor, tirar a tampa para ter acesso a por o oleo .
- fazer esta etapa num sitio plano, para se ter nocoes de quantidades e se esta tudo a nivel!
Num BMW E46 de 2002 150cv o filtro de oleo assemelha-se a isto


e o de Gasoleo é algo deste genero


No caso do user penso que seja um 320d de 136cv logo o acho que os filtros são muito identicos e que gera alguma confusão
Filtro Gasoleo

Filtro Oleo

Contribuições que estão no 1º post:
Manuel S.
Poker
:lovebmw