Página 1 de 7

[DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 00:01
por xribeiro
Cá vai o meu primeiro post a sério! :D

Depois do carro comprado fui logo trocar tudo!
E46 de 136cv.

Fotos e procedimentos para uma revisão amiga da carteir€ :fixe

Material:
Filtro habitáculo carvão
Filtro de ar
Filtro de gasóleo, tudo 48€
Breather 55€

Total 103€.


Imagem

Imagem



Procedimento:
Não tem grande grau de dificuldade, é abrir o capô, e começar a rodar os três parafusos do filtro do habitáculo, depois a calha do cabo da bateria:

Imagem

Depois retirar os quatro parafusos que estão na imagem, para puderem retirar o "caixote" onde está o filtro:

Imagem

Imagem

Retirar os parafusos que estão nos plásticos:

Imagem

Assim sai a primeira cobertura de plástico.

Imagem

Depois a segunda cobertura, e já se ve o filtro de ar e o breather.

Imagem

Imagem

Agora já sem o breather e sem o filtro de ar:

Imagem

A comparação entre o material novo e velho!!! :susto

Imagem

Imagem

Imagem


Agora o filtro do gasóleo, não tem nada que saber, retirar a tampa e depois rodar o filtro para o tirar.

Imagem

Imagem

Agora é só montar!

Imagem

Já agora aproveitem para limpar os plásticos, sempre fica com outro aspecto!

Imagem

p.s.- falta só a parte de mudar o óleo, que depois faço um update deste post...

Actualização:

MUDAR O OLEO E FILTRO DE OLEO

-fazer este trabalho com o motor morno ( para o oleo escorrer melhor ). :lol:

- retirar o parafuso do carter e deixar o oleo a escorrer para um recipiente para posterior reciclagem.

Imagem

Imagem

Imagem

-Atenção porque quando cortam o garrafão, ele não consegue ter capacidade para tudo... Têm de fazer por duas vezes, ou então um recipiente maior.

Imagem

Imagem

- com uma chave 13 ou 14 desapertar a tampa do compartimento do filtro de oleo, esta situada do lado do condutor ao pe do motor de arranque. Neste compartimento temos a tampa , o filtro de oleo e um parafuso /veio . Atenção em cada muda renovem os orings existentes ( sao 2. )

Imagem

Imagem

-e quando não têm as chaves todas, nada que a imaginação não resolva...

Imagem


- depois de tudo limpinho e o filtro no sitio, voltar a fechar e apertar ( um pouco antes de partir hehe ).

- depois de tudo escorrido entretanto, com uma nova anilha de cobre colocar no pararfuso para ser esmagada e nao ter folgas. ( cuidado ao apertar pois o parafuso é oco e por vezes la parte ).

Imagem

- depois ca em cima no motor, tirar a tampa para ter acesso a por o oleo .

- fazer esta etapa num sitio plano, para se ter nocoes de quantidades e se esta tudo a nivel!





Num BMW E46 de 2002 150cv o filtro de oleo assemelha-se a isto

Imagem

Imagem

e o de Gasoleo é algo deste genero

Imagem

Imagem


No caso do user penso que seja um 320d de 136cv logo o acho que os filtros são muito identicos e que gera alguma confusão

Filtro Gasoleo
Imagem

Filtro Oleo
Imagem

Contribuições que estão no 1º post:
Manuel S.
Poker

:lovebmw

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 00:19
por xblazer
bom diy...

Se tivesse algum jeito fazia isso também...

CumPZ

:lovebmw

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 03:13
por Ricardo Brandão
Mt bom DIY... Parabens!!

Não te esqueças da parte de mudar o oleo.. heheh

Olha, diz que filtro é este?

Imagem

Obrigado e abraço

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 03:44
por xblazer
deve ser o de carvão do habitáculo...

penso eu de que.

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 04:39
por Ricardo Brandão
Humm.. o filtro do habitáculo em carvao é o grande!!! O comprido..

Este nunca vi mudarem.. por isso é que pergunto!! :evil:

Abraço

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 07:58
por intek
isto é o filtro do turbo!!!

Abraço

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 12:08
por xribeiro
é isso mesmo, é o que eles chamam de: breather, está na tampa das válvulas. já havia um tópico aqui sobre isso.

Aproveito para dizer que os consumos baixaram cerca de 0,4l/100km e pelo que me tenho apercebido, deixou de fazer fumo!

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 13:34
por Fresh
excelente post! Acrescentas a mudança do óleo e fica no ponto. Este post é muito útil pra quem é iniciante mas quer tratar da melhor forma os bmw sem passar pelos chulos dos mecânicos. Abraço

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 14:25
por Militar
Excelente POST...

Muito bom mesmo...ja fiquei a conhecer inclusivê um filtro novo...

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 17:00
por Ricardo Brandão
Ah, Okis!! Não sabia que havia esse filtro no turbo!! Mais 7000 km e mudo esse filtro!

Obrigado!! :)

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 17:22
por niceboy
É o filtro do "respiro do motor"... podias ter aproveitado e meter a nova versão do filtro breather que é vitalício e melhor! Compravas directamente numa BMW Service por cerca de +/- 40€.
Esse filtro que compraste ainda é dos filtros antigos.

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 17:26
por cap
niceboy, Acho que essa versão não há para os 136cv. :?

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 18:20
por SapoCocas
bom tópico...

realmente ao preço das revisões, este diy é indispensavel...

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 19:33
por copeiro
Afinal o filtro do turbo para os 136 arranja se vitalicio ou nao?acabei por nao entender bem...

Cumps

Re: [DIY] Revisão

Enviado: 24 out 2009, 19:40
por xribeiro
Eu comprei na bmw... não sei se há outro, mas agora o próximo a ir comprar que pergunte :P e depois digam qualquer coisa.