De certeza que já aconteceu a muita gente ir a conduzir descansadinho e de repente pimba, acende-se a luz da bateria no painel de bordo. Ora bem uma das possíveis e mais prováveis causas é o alternador deixar de carregar a bateria. Isto acontece, na melhor das hipoteses, quando as escovas deixam de fazer contacto devido ao desgaste, o que é normalissimo acontecer passado uns bons kms.
Sendo assim aqui fica um DIY que não se encontra em mais lado nenhum, por isso mesmo decidi fazê-lo, e se existir é porque está mto bem escondido pois eu nao encontrei nada para este carro. Vamos la entao..
Aconselho a lerem tudo e a verem bem as imagens antes de decidirem por maos a obra, pois isto apesar de nao ser mto dificil tb não é mto facil.
Grau de dificuldade(com as ferramentas adequadas) : 7.5/10
Tempo gasto : 4-5 horas
Carro em questão
BMW 320D e46 136cv 1999

Custo das escovas(do alternador)
Menos de 5€ ( as minhas custaram 3,70€ )
Material necessario
Chave 7mm - bocas ou caixa
Chave 8mm - caixa
Chave 10mm - bocas ou caixa
Chave 13mm - bocas e caixa(c/ roquete)
Chave 16mm - caixa ou luneta
Chave torx macho - n me lembro da medida, é para tirar a ventoínha( parafuso lado esquerdo)
Chave sextavada - tb n sei a medida, é para tirar as capas de cima do motor
Alicate - o ideal é ter um normal e um de pontas
Chave de fendas - tamanho medio
Ferro comprido - tem que ser resistente qb e ser ligeiramente estreito numa das pontas
Ferro de soldar + estanho
Broca 2mm - broca de ferro
Berbequim ou aparafusadora - o ideal é uma aparafusadora, porque é mais facil de controlar a rotaçao. Mas pode-se usar o berbequim, é preciso é ter mais cuidado.
Penso que em termos de ferramentas está tudo o que é preciso.
1º Passo
Desligar o borne negativo da bateria.
2º Passo
Tirar as 2 tampas do motor para terem acesso a ventoinha.

3º Passo
Tirar a ventoinha.

Tb têm de desligar a ficha da ventoinha que está do lado esquerdo.
Depois é so puxar a ventoinha para cima com cuidado.

4º Passo
Aliviem só os parafusos, não os tirem já.

5º Passo
Aliviar o tensor para tirar a correia.

Quando o tensor estiver aliviado, puxem a correia para fora.
6º Passo
Agora que a correia está fora ja podem tirar a polie da direcçao assistida.

7º Passo
Começar a tirar parafusos.

Em relação a ficha é assim, o alternador tem na parte de tras uma ficha de encaixe e tem tb o cabo do positivo apertado atraves de uma porca ( chave roquete 13mm). Para já tiram so a ficha e depois quando o alternador estiver solto tentam desapertar a porca para tirar o cabo do positivo.
Não vão ter muito espaço para trabalhar, por isso nao percam a paciencia como eu que tive de fazer uma pausa lol
8º Passo
Alternador fora, começa a parte eletrica

Depois de tirarem o regulador de voltagem tiram tb a tampinha preta que eu estou a segurar, é so dar umas pancadinhas que ela sai bem( desliza na vertical ).

9º Passo
Tirar a escovas velhas para meter as novas.

10º Passo
A broca vai entrar em acção

11º Passo

E pronto coloquem o regulador de voltagem no sitio, e dentro em breve têm o trabalho pronto

Espero que seja util
Abraço a todos e até uma próxima :fixe
Rnhau !
[Editado para actualizar imagens]