E36: x-brace
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- metale
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E36: x-brace
Tendo-me apercebido de que pouca gente aqui no forum conhece a x-brace, e tendo a noção da sua importância, soube que tinha de escrever este DIY. Basta dizer k nos estados unidos cada 8 em 10 E36 têm instalada uma, para se começar a perceber k deve ser algo importante. Passo a explicar:
O que é?
A x-brace é uma armação que veio de origem nos E36 cabrios e nos Z3. O seu objectivo é devolver a rigidez que estes perdem por não terem tecto, sendo que acontecem melhorias de comportamento e diminuição de vibrações.
O k é k isso me interessa?
Graças a deus k alguém se pôs a pensar: "Se a x-brace aumenta rigidez nos cabrio, pk é k não aumenta nos restantes E36??". De facto, aumenta, e bastante. A vantagem quanto às tradicionais barras AA, é que a x brace liga quatro pontos críticos do chassis. Não fica é tão bonito quanto as barras AA, porque a x-brace fica escondida debaixo do motor. É ainda mais barata que muitas barras AA.
E isso é bom pro carro?
Posso dizer que quando a instalei, as primeiras vezes k dei curvas puxadas rápidas notei muito o efeito. O carro apresenta mais serenidade e segurança. Faço curvas a mais 15km/h, e sem sentir o coração na boca. O comportamento é mais maduro no geral.
Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra) de lombas, buracos, acessos a garagens e tudo o mais, prevenindo fugas de óleo e reparações caras. Isto é mais importante ainda num E36 rebaixado.
Quando custa?
Paguei uns cento e sessenta e tal euros mandando vir as peças necessárias do stand. São elas:
- BMW X-Brace #51 71 8 410 212
- 4x BMW M8X20-Z1 parafuso com anilha #07 11 9 915 093
- 4x BMW M8 Blind porca expansível (nutsert) #51 71 8 175 003
Como instalar?
1- Precisas de entre meia hora e duas horas (dependendo da tua habilidade e à-vontade); elevadores ou algo para levantar a frente do carro e que te dê segurança;
2- Existem 6 buracos na frente do carro, por baixo. São 3 de cada lado, e não têm lá nada. Como são lisos, temos de instalar as porcas expansíveis lá para podermos aparafusar a x-brace. vamos usar os dois buracos extremos de cada lado (ou seja, o do meio não usamos, pois os k vêm trazem de fabrica tb não usam, por isso ninguem usa). Limpam-se com um x-acto por dentro e experimenta-se se uma porca expansivel cabe lá. Se não couber, alarga-se um bocadinho com uma broca.
3- Há uma ferramenta para instalar as porcas expansíveis. À falta dela, arranjamos um parafuso M8 mais comprido (e forte), pomo-lhe uma porca normal M8 e depois duas anilhas metálicas. Pomos um pouco de cola super forte numa porca expansível (por fora), depois de também a enroscarmos no parafuso até ao fundo.
4- Parte mais difícil (mais força e bom senso do k jeito): inserimos isso tudo no buraco, com uma chave seguramos o parafuso e impedimos-o de rodar. Com outra, aparafusamos a porca normal (é preciso força). Isto vai puxa-la para baixo, e vai puxar o parafuso e a porca expansível para cima, expandindo-a e fazendo com que ela agarre ao buraco. Repetir para os outros 3.
5- O pior já tá. Agora desmontamos uma barra simples que existe mais atrás no carro, e que liga apenas um lado ao outro. É essa barra que a x-brace subsituí. NÃO CONDUZAM O CARRO SEM NENHUMA DAS DUAS BARRAS. Montamos a x-brace nos mesmos 2 buracos, com os mesmos dois parafusos, e aparafusamos-a às porcas expandidas com os parafusos M8 com anilha k comprámos com a x-brace. Há dois buracos mais atrás, k algumas pessoas pensam k pode levar a barra original montada para ainda mais rigidez, mas não o façam. Em caso de colisão frontal (knock knock...), o motor mergulha e parte a x-brace. Com mais essa barra lá debaixo, o motor não consegue mergulhar, e recúa para o habitáculo. Não é bom, como podem imaginar...
6- vejam se tá tudo bem apertadinho, e já tá
NOTA: simplesmente levei-o à oficina, com as peças, e mandei-os instalar (depois de explicar td bem explicado), mas paguei 6cts.
Aqui fica um link com o melhor DIY de x-brace em inglês (site fantástico, tb), e com FOTOS! http://www.understeer.com/xbrace.shtml Tb tem short shift kits baratos e bons, assim como mais DIYs.
Devo-me ter esquecido de alguma coisa, por isso perguntem ou façam comentários, que eu respondo com prazer.
Conclusão: de 1 a 10, a x-brace é um 9. Tirando o trabalho de a instalar, é um 10 sem dúvida. Só não é bonita como uma barra AA...
O que é?
A x-brace é uma armação que veio de origem nos E36 cabrios e nos Z3. O seu objectivo é devolver a rigidez que estes perdem por não terem tecto, sendo que acontecem melhorias de comportamento e diminuição de vibrações.
O k é k isso me interessa?
Graças a deus k alguém se pôs a pensar: "Se a x-brace aumenta rigidez nos cabrio, pk é k não aumenta nos restantes E36??". De facto, aumenta, e bastante. A vantagem quanto às tradicionais barras AA, é que a x brace liga quatro pontos críticos do chassis. Não fica é tão bonito quanto as barras AA, porque a x-brace fica escondida debaixo do motor. É ainda mais barata que muitas barras AA.
E isso é bom pro carro?
Posso dizer que quando a instalei, as primeiras vezes k dei curvas puxadas rápidas notei muito o efeito. O carro apresenta mais serenidade e segurança. Faço curvas a mais 15km/h, e sem sentir o coração na boca. O comportamento é mais maduro no geral.
Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra) de lombas, buracos, acessos a garagens e tudo o mais, prevenindo fugas de óleo e reparações caras. Isto é mais importante ainda num E36 rebaixado.
Quando custa?
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Como instalar?
1- Precisas de entre meia hora e duas horas (dependendo da tua habilidade e à-vontade); elevadores ou algo para levantar a frente do carro e que te dê segurança;
2- Existem 6 buracos na frente do carro, por baixo. São 3 de cada lado, e não têm lá nada. Como são lisos, temos de instalar as porcas expansíveis lá para podermos aparafusar a x-brace. vamos usar os dois buracos extremos de cada lado (ou seja, o do meio não usamos, pois os k vêm trazem de fabrica tb não usam, por isso ninguem usa). Limpam-se com um x-acto por dentro e experimenta-se se uma porca expansivel cabe lá. Se não couber, alarga-se um bocadinho com uma broca.
3- Há uma ferramenta para instalar as porcas expansíveis. À falta dela, arranjamos um parafuso M8 mais comprido (e forte), pomo-lhe uma porca normal M8 e depois duas anilhas metálicas. Pomos um pouco de cola super forte numa porca expansível (por fora), depois de também a enroscarmos no parafuso até ao fundo.
4- Parte mais difícil (mais força e bom senso do k jeito): inserimos isso tudo no buraco, com uma chave seguramos o parafuso e impedimos-o de rodar. Com outra, aparafusamos a porca normal (é preciso força). Isto vai puxa-la para baixo, e vai puxar o parafuso e a porca expansível para cima, expandindo-a e fazendo com que ela agarre ao buraco. Repetir para os outros 3.
5- O pior já tá. Agora desmontamos uma barra simples que existe mais atrás no carro, e que liga apenas um lado ao outro. É essa barra que a x-brace subsituí. NÃO CONDUZAM O CARRO SEM NENHUMA DAS DUAS BARRAS. Montamos a x-brace nos mesmos 2 buracos, com os mesmos dois parafusos, e aparafusamos-a às porcas expandidas com os parafusos M8 com anilha k comprámos com a x-brace. Há dois buracos mais atrás, k algumas pessoas pensam k pode levar a barra original montada para ainda mais rigidez, mas não o façam. Em caso de colisão frontal (knock knock...), o motor mergulha e parte a x-brace. Com mais essa barra lá debaixo, o motor não consegue mergulhar, e recúa para o habitáculo. Não é bom, como podem imaginar...
6- vejam se tá tudo bem apertadinho, e já tá
NOTA: simplesmente levei-o à oficina, com as peças, e mandei-os instalar (depois de explicar td bem explicado), mas paguei 6cts.
Aqui fica um link com o melhor DIY de x-brace em inglês (site fantástico, tb), e com FOTOS! http://www.understeer.com/xbrace.shtml Tb tem short shift kits baratos e bons, assim como mais DIYs.
Devo-me ter esquecido de alguma coisa, por isso perguntem ou façam comentários, que eu respondo com prazer.
Conclusão: de 1 a 10, a x-brace é um 9. Tirando o trabalho de a instalar, é um 10 sem dúvida. Só não é bonita como uma barra AA...
- AMS
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E para os E46?
Só há para a frente ou também há para trás?
É que o meu cabrio tem uma coisa desse genero a trás, por isso as minhas questões...
Só há para a frente ou também há para trás?
É que o meu cabrio tem uma coisa desse genero a trás, por isso as minhas questões...
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- Pedro///Menezes
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Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.AMS Escreveu:E para os E46?
Só há para a frente ou também há para trás?
Cabe, fica tudo a 100%.m compact Escreveu:e dá para voltar a por lá a forra debaixo do motor novamente ou nao cabe??
Lamento mas não... a não ser k a soldem...Jackyl Escreveu:Para E34?
Existe?
Eu tb gostei muito. Existe fotos, incluindo dela montada, no site do post original.Cebola_1 Escreveu:Eu tenho e estou satisfeito com o comportamento.... deixei de usar a barra AA para não dar tanto nas vistas.
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Re: E36: x-brace
Querias refereir-te ao carter,certo?metale Escreveu:Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra)...
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Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Se é pelo sentido estético aí entendo porque gostos não se discutem!
De qualquer forma não estou a denegrir a x-brace! O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
Se é pelo sentido estético aí entendo porque gostos não se discutem!
De qualquer forma não estou a denegrir a x-brace! O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
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CertoAferreira Escreveu:Querias refereir-te ao carter,certo?
Não são ilegais nem nada k se pareça. Até gosto mto das ver, e nunca vi nenhu 635CSi sem uma. O problema é k há mta gente k as põe (e rascas) só para dar estilo. Tipo barras com partes movíveis (dobradiças nas junções, etc.) k não fazem nada. Mesmo as k fazem, não fazem tanto qt a x-brace, mas para modelos não-E36 já fazem o seu trabalho.Pedro Menezes Escreveu:não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Tenho IPO este mês...
Não batas é c o carro dele, não dá jeito (a x-brace não se sente mto a 20km/h nem em recta, e cm eu ainda é pouco fiz uma efregadela no mercedes do velho... )Pedro Menezes Escreveu:O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
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Das AA sei que sim e tenho uma da AC-Schnitzer.metale Escreveu:Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.AMS Escreveu:E para os E46?
Só há para a frente ou também há para trás?
Quando perguntei pela x-brace para o E46, foi porque o meu cabrio no eixo traseiro tem uma "coisa" desse género...
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Re: E36: x-brace
E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel).
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.Pedro Menezes Escreveu:Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo....
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Segundo o k li noutro forum, barras AA estão autorizadas a passar no IPO, mas sim, a x-brace dá menos "estrilho"Cebola_1 Escreveu: Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo....
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Isso é bem verdade!Cebola_1 Escreveu:
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo....
é como quando colocamos uma suspensão rebaixada, começamos a fazer as curvas bem mais depressa com a mesma segurança... Eu notei isso muito!metale Escreveu:E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel).
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