E36: x-brace

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

E36: x-brace

Mensagem por metale »

Tendo-me apercebido de que pouca gente aqui no forum conhece a x-brace, e tendo a noção da sua importância, soube que tinha de escrever este DIY. Basta dizer k nos estados unidos cada 8 em 10 E36 têm instalada uma, para se começar a perceber k deve ser algo importante. Passo a explicar:

O que é?
A x-brace é uma armação que veio de origem nos E36 cabrios e nos Z3. O seu objectivo é devolver a rigidez que estes perdem por não terem tecto, sendo que acontecem melhorias de comportamento e diminuição de vibrações.

O k é k isso me interessa?
Graças a deus k alguém se pôs a pensar: "Se a x-brace aumenta rigidez nos cabrio, pk é k não aumenta nos restantes E36??". De facto, aumenta, e bastante. A vantagem quanto às tradicionais barras AA, é que a x brace liga quatro pontos críticos do chassis. Não fica é tão bonito quanto as barras AA, porque a x-brace fica escondida debaixo do motor. É ainda mais barata que muitas barras AA.

E isso é bom pro carro?
Posso dizer que quando a instalei, as primeiras vezes k dei curvas puxadas rápidas notei muito o efeito. O carro apresenta mais serenidade e segurança. Faço curvas a mais 15km/h, e sem sentir o coração na boca. O comportamento é mais maduro no geral.

Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra) de lombas, buracos, acessos a garagens e tudo o mais, prevenindo fugas de óleo e reparações caras. Isto é mais importante ainda num E36 rebaixado.

Quando custa?
Paguei uns cento e sessenta e tal euros mandando vir as peças necessárias do stand. São elas:
- BMW X-Brace #51 71 8 410 212
- 4x BMW M8X20-Z1 parafuso com anilha #07 11 9 915 093
- 4x BMW M8 Blind porca expansível (nutsert) #51 71 8 175 003

Como instalar?

1- Precisas de entre meia hora e duas horas (dependendo da tua habilidade e à-vontade); elevadores ou algo para levantar a frente do carro e que te dê segurança;

2- Existem 6 buracos na frente do carro, por baixo. São 3 de cada lado, e não têm lá nada. Como são lisos, temos de instalar as porcas expansíveis lá para podermos aparafusar a x-brace. vamos usar os dois buracos extremos de cada lado (ou seja, o do meio não usamos, pois os k vêm trazem de fabrica tb não usam, por isso ninguem usa). Limpam-se com um x-acto por dentro e experimenta-se se uma porca expansivel cabe lá. Se não couber, alarga-se um bocadinho com uma broca.

3- Há uma ferramenta para instalar as porcas expansíveis. À falta dela, arranjamos um parafuso M8 mais comprido (e forte), pomo-lhe uma porca normal M8 e depois duas anilhas metálicas. Pomos um pouco de cola super forte numa porca expansível (por fora), depois de também a enroscarmos no parafuso até ao fundo.

4- Parte mais difícil (mais força e bom senso do k jeito): inserimos isso tudo no buraco, com uma chave seguramos o parafuso e impedimos-o de rodar. Com outra, aparafusamos a porca normal (é preciso força). Isto vai puxa-la para baixo, e vai puxar o parafuso e a porca expansível para cima, expandindo-a e fazendo com que ela agarre ao buraco. Repetir para os outros 3.

5- O pior já tá. Agora desmontamos uma barra simples que existe mais atrás no carro, e que liga apenas um lado ao outro. É essa barra que a x-brace subsituí. NÃO CONDUZAM O CARRO SEM NENHUMA DAS DUAS BARRAS. Montamos a x-brace nos mesmos 2 buracos, com os mesmos dois parafusos, e aparafusamos-a às porcas expandidas com os parafusos M8 com anilha k comprámos com a x-brace. Há dois buracos mais atrás, k algumas pessoas pensam k pode levar a barra original montada para ainda mais rigidez, mas não o façam. Em caso de colisão frontal (knock knock...), o motor mergulha e parte a x-brace. Com mais essa barra lá debaixo, o motor não consegue mergulhar, e recúa para o habitáculo. Não é bom, como podem imaginar... :)

6- vejam se tá tudo bem apertadinho, e já tá :)

NOTA: simplesmente levei-o à oficina, com as peças, e mandei-os instalar (depois de explicar td bem explicado), mas paguei 6cts.

Aqui fica um link com o melhor DIY de x-brace em inglês (site fantástico, tb), e com FOTOS! :) http://www.understeer.com/xbrace.shtml Tb tem short shift kits baratos e bons, assim como mais DIYs.

Devo-me ter esquecido de alguma coisa, por isso perguntem ou façam comentários, que eu respondo com prazer.

Conclusão: de 1 a 10, a x-brace é um 9. Tirando o trabalho de a instalar, é um 10 sem dúvida. Só não é bonita como uma barra AA... :)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?

É que o meu cabrio tem uma coisa desse genero a trás, por isso as minhas questões...

:driving
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
m compact
Membro Gold
Mensagens: 1158
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan
Localização: viseu

Mensagem por m compact »

e dá para voltar a por lá a forra debaixo do motor novamente ou nao cabe??
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

Avatar do Utilizador
Jackyl
Membro Junior
Mensagens: 479
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe
Localização: Lisboa/Odivelas

Mensagem por Jackyl »

Para E34?

Existe?

Gracias ;)

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

a parte da protecção de cárter também já o meu E30 tem... ;)

Vou pensar muito nisso.... :D
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Cebola_1
Membro Junior
Mensagens: 609
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Eu tenho e estou satisfeito com o comportamento.... deixei de usar a barra AA para não dar tanto nas vistas.

Se quiserem tenho fotos de como ficou a minha montada.
M Powered

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

AMS Escreveu:E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?
Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.
m compact Escreveu:e dá para voltar a por lá a forra debaixo do motor novamente ou nao cabe??
Cabe, fica tudo a 100%.
Jackyl Escreveu:Para E34?

Existe?
Lamento mas não... a não ser k a soldem... ;)
Cebola_1 Escreveu:Eu tenho e estou satisfeito com o comportamento.... deixei de usar a barra AA para não dar tanto nas vistas.
Eu tb gostei muito. Existe fotos, incluindo dela montada, no site do post original.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Aferreira
Membro Junior
Mensagens: 553
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09
Localização: Estoril

Re: E36: x-brace

Mensagem por Aferreira »

metale Escreveu:Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra)...
Querias refereir-te ao carter,certo? ;)
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...


Se é pelo sentido estético aí entendo porque gostos não se discutem!

De qualquer forma não estou a denegrir a x-brace! O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... ;) Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

Aferreira Escreveu:Querias refereir-te ao carter,certo? ;)
Certo ;)
Pedro Menezes Escreveu:não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Não são ilegais nem nada k se pareça. Até gosto mto das ver, e nunca vi nenhu 635CSi sem uma. O problema é k há mta gente k as põe (e rascas) só para dar estilo. Tipo barras com partes movíveis (dobradiças nas junções, etc.) k não fazem nada. Mesmo as k fazem, não fazem tanto qt a x-brace, mas para modelos não-E36 já fazem o seu trabalho.

Tenho IPO este mês... :(
Pedro Menezes Escreveu:O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... ;) Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
Não batas é c o carro dele, não dá jeito (a x-brace não se sente mto a 20km/h nem em recta, e cm eu ainda é pouco fiz uma efregadela no mercedes do velho... :? )
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

metale Escreveu:
AMS Escreveu:E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?
Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.
Das AA sei que sim e tenho uma da AC-Schnitzer.

Quando perguntei pela x-brace para o E46, foi porque o meu cabrio no eixo traseiro tem uma "coisa" desse género...

:driving
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: E36: x-brace

Mensagem por metale »

metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.

Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel). :D
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Cebola_1
Membro Junior
Mensagens: 609
Registado: 29 dez 2003, 14:14

Mensagem por Cebola_1 »

Pedro Menezes Escreveu:Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:
M Powered

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Mensagem por metale »

Cebola_1 Escreveu: Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:
Segundo o k li noutro forum, barras AA estão autorizadas a passar no IPO, mas sim, a x-brace dá menos "estrilho" :)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

Cebola_1 Escreveu:
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:
Isso é bem verdade!
metale Escreveu:
metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.

Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel). :D
é como quando colocamos uma suspensão rebaixada, começamos a fazer as curvas bem mais depressa com a mesma segurança... Eu notei isso muito!
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”