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E36: x-brace

Enviado: 12 mai 2005, 15:04
por metale
Tendo-me apercebido de que pouca gente aqui no forum conhece a x-brace, e tendo a noção da sua importância, soube que tinha de escrever este DIY. Basta dizer k nos estados unidos cada 8 em 10 E36 têm instalada uma, para se começar a perceber k deve ser algo importante. Passo a explicar:

O que é?
A x-brace é uma armação que veio de origem nos E36 cabrios e nos Z3. O seu objectivo é devolver a rigidez que estes perdem por não terem tecto, sendo que acontecem melhorias de comportamento e diminuição de vibrações.

O k é k isso me interessa?
Graças a deus k alguém se pôs a pensar: "Se a x-brace aumenta rigidez nos cabrio, pk é k não aumenta nos restantes E36??". De facto, aumenta, e bastante. A vantagem quanto às tradicionais barras AA, é que a x brace liga quatro pontos críticos do chassis. Não fica é tão bonito quanto as barras AA, porque a x-brace fica escondida debaixo do motor. É ainda mais barata que muitas barras AA.

E isso é bom pro carro?
Posso dizer que quando a instalei, as primeiras vezes k dei curvas puxadas rápidas notei muito o efeito. O carro apresenta mais serenidade e segurança. Faço curvas a mais 15km/h, e sem sentir o coração na boca. O comportamento é mais maduro no geral.

Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra) de lombas, buracos, acessos a garagens e tudo o mais, prevenindo fugas de óleo e reparações caras. Isto é mais importante ainda num E36 rebaixado.

Quando custa?
Paguei uns cento e sessenta e tal euros mandando vir as peças necessárias do stand. São elas:
- BMW X-Brace #51 71 8 410 212
- 4x BMW M8X20-Z1 parafuso com anilha #07 11 9 915 093
- 4x BMW M8 Blind porca expansível (nutsert) #51 71 8 175 003

Como instalar?

1- Precisas de entre meia hora e duas horas (dependendo da tua habilidade e à-vontade); elevadores ou algo para levantar a frente do carro e que te dê segurança;

2- Existem 6 buracos na frente do carro, por baixo. São 3 de cada lado, e não têm lá nada. Como são lisos, temos de instalar as porcas expansíveis lá para podermos aparafusar a x-brace. vamos usar os dois buracos extremos de cada lado (ou seja, o do meio não usamos, pois os k vêm trazem de fabrica tb não usam, por isso ninguem usa). Limpam-se com um x-acto por dentro e experimenta-se se uma porca expansivel cabe lá. Se não couber, alarga-se um bocadinho com uma broca.

3- Há uma ferramenta para instalar as porcas expansíveis. À falta dela, arranjamos um parafuso M8 mais comprido (e forte), pomo-lhe uma porca normal M8 e depois duas anilhas metálicas. Pomos um pouco de cola super forte numa porca expansível (por fora), depois de também a enroscarmos no parafuso até ao fundo.

4- Parte mais difícil (mais força e bom senso do k jeito): inserimos isso tudo no buraco, com uma chave seguramos o parafuso e impedimos-o de rodar. Com outra, aparafusamos a porca normal (é preciso força). Isto vai puxa-la para baixo, e vai puxar o parafuso e a porca expansível para cima, expandindo-a e fazendo com que ela agarre ao buraco. Repetir para os outros 3.

5- O pior já tá. Agora desmontamos uma barra simples que existe mais atrás no carro, e que liga apenas um lado ao outro. É essa barra que a x-brace subsituí. NÃO CONDUZAM O CARRO SEM NENHUMA DAS DUAS BARRAS. Montamos a x-brace nos mesmos 2 buracos, com os mesmos dois parafusos, e aparafusamos-a às porcas expandidas com os parafusos M8 com anilha k comprámos com a x-brace. Há dois buracos mais atrás, k algumas pessoas pensam k pode levar a barra original montada para ainda mais rigidez, mas não o façam. Em caso de colisão frontal (knock knock...), o motor mergulha e parte a x-brace. Com mais essa barra lá debaixo, o motor não consegue mergulhar, e recúa para o habitáculo. Não é bom, como podem imaginar... :)

6- vejam se tá tudo bem apertadinho, e já tá :)

NOTA: simplesmente levei-o à oficina, com as peças, e mandei-os instalar (depois de explicar td bem explicado), mas paguei 6cts.

Aqui fica um link com o melhor DIY de x-brace em inglês (site fantástico, tb), e com FOTOS! :) http://www.understeer.com/xbrace.shtml Tb tem short shift kits baratos e bons, assim como mais DIYs.

Devo-me ter esquecido de alguma coisa, por isso perguntem ou façam comentários, que eu respondo com prazer.

Conclusão: de 1 a 10, a x-brace é um 9. Tirando o trabalho de a instalar, é um 10 sem dúvida. Só não é bonita como uma barra AA... :)

Enviado: 12 mai 2005, 15:13
por AMS
E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?

É que o meu cabrio tem uma coisa desse genero a trás, por isso as minhas questões...

:driving

Enviado: 12 mai 2005, 15:57
por m compact
e dá para voltar a por lá a forra debaixo do motor novamente ou nao cabe??

Enviado: 12 mai 2005, 16:31
por Jackyl
Para E34?

Existe?

Gracias ;)

Enviado: 12 mai 2005, 19:30
por Pedro///Menezes
a parte da protecção de cárter também já o meu E30 tem... ;)

Vou pensar muito nisso.... :D

Enviado: 12 mai 2005, 21:10
por Cebola_1
Eu tenho e estou satisfeito com o comportamento.... deixei de usar a barra AA para não dar tanto nas vistas.

Se quiserem tenho fotos de como ficou a minha montada.

Enviado: 12 mai 2005, 21:40
por metale
AMS Escreveu:E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?
Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.
m compact Escreveu:e dá para voltar a por lá a forra debaixo do motor novamente ou nao cabe??
Cabe, fica tudo a 100%.
Jackyl Escreveu:Para E34?

Existe?
Lamento mas não... a não ser k a soldem... ;)
Cebola_1 Escreveu:Eu tenho e estou satisfeito com o comportamento.... deixei de usar a barra AA para não dar tanto nas vistas.
Eu tb gostei muito. Existe fotos, incluindo dela montada, no site do post original.

Re: E36: x-brace

Enviado: 12 mai 2005, 21:55
por Aferreira
metale Escreveu:Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra)...
Querias refereir-te ao carter,certo? ;)

Enviado: 12 mai 2005, 21:55
por Pedro///Menezes
Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...


Se é pelo sentido estético aí entendo porque gostos não se discutem!

De qualquer forma não estou a denegrir a x-brace! O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... ;) Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...

Enviado: 12 mai 2005, 23:36
por metale
Aferreira Escreveu:Querias refereir-te ao carter,certo? ;)
Certo ;)
Pedro Menezes Escreveu:não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Não são ilegais nem nada k se pareça. Até gosto mto das ver, e nunca vi nenhu 635CSi sem uma. O problema é k há mta gente k as põe (e rascas) só para dar estilo. Tipo barras com partes movíveis (dobradiças nas junções, etc.) k não fazem nada. Mesmo as k fazem, não fazem tanto qt a x-brace, mas para modelos não-E36 já fazem o seu trabalho.

Tenho IPO este mês... :(
Pedro Menezes Escreveu:O meu pai faz anos proximamente vou-lhe oferecer isso para o E36 dele... ;) Depois poderei ver por mim mesmo as diferenças...
Não batas é c o carro dele, não dá jeito (a x-brace não se sente mto a 20km/h nem em recta, e cm eu ainda é pouco fiz uma efregadela no mercedes do velho... :? )

Enviado: 13 mai 2005, 01:14
por AMS
metale Escreveu:
AMS Escreveu:E para os E46?

Só há para a frente ou também há para trás?
Não, só E36, e só para baixo. Mas vcs E46 têm barras AA mto boas.
Das AA sei que sim e tenho uma da AC-Schnitzer.

Quando perguntei pela x-brace para o E46, foi porque o meu cabrio no eixo traseiro tem uma "coisa" desse género...

:driving

Re: E36: x-brace

Enviado: 13 mai 2005, 11:47
por metale
metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.

Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel). :D

Enviado: 13 mai 2005, 12:04
por Cebola_1
Pedro Menezes Escreveu:Sem querer de modo algum tirar o notório mérito da X-brace não entendi o problema nas AA darem nas vistas. É pela IPO? não pode ser porque são barras homologadas. Na ultima IPO do 316i ele viu bem as 2 barras e sabe que não pode dizer nada...
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:

Enviado: 13 mai 2005, 22:07
por metale
Cebola_1 Escreveu: Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:
Segundo o k li noutro forum, barras AA estão autorizadas a passar no IPO, mas sim, a x-brace dá menos "estrilho" :)

Enviado: 14 mai 2005, 07:46
por Pedro///Menezes
Cebola_1 Escreveu:
Vai lá dizer isso ao senhor agente bimbo das autoridades.
Se até multam por não ter os simbolos atrás, já vi multarem pela barra AA...... enfim é uma tristesa este Portugal onde vivemos...... os policias já são mecanicos e tudo.... :roll:
Isso é bem verdade!
metale Escreveu:
metale Escreveu:Faço curvas a mais 15km/h
E embora não pareça muito, estes mais 15km/h permitem-me não perder tanta velocidade qd entro em curva, pelo k mantenho boa parte das rotações do motor, e assim não tenho de reduzir a mudança.

Ao poder manter a 4ª ou mesmo a 5ª em grande parte das curvas, outras partes do carro estão a ser poupadas (caixa de velocidades principalmente, mas também o consumo de combústivel). :D
é como quando colocamos uma suspensão rebaixada, começamos a fazer as curvas bem mais depressa com a mesma segurança... Eu notei isso muito!