Finalmente tenho o meu iPod a funcionar no carro.
Foi uma instalação rápida e sem grandes complicações, funcionou tudo à primeira e o unico desconforto foi que fiquei temporariamente sem as estações memorizadas no autorádio suponho que isso aconteceu porque o autorádio foi desligado da bateria (pelo menos é o meu palpite).
Então cá vai a história, depois de pesquisar muito na internet e de ter falado com outras pessoas em fóruns que já instalaram iPod's cheguei à conclusão que havia 3 soluções para instalar o iPod,
a 1ª através do material de uma empresa dension, americana e pelo que percebi sem representação em portugal. (tem tido muitos problemas nos EUA)
a 2ª através de uma ligação que a apple fornece à bmw em colaboração, e pelo menos nos estado unidos já é usada em portugal não sei. esta solução (muito boas criticas nos EUA) custa lá cerca de 490 dollars.
a 3ª (solução que eu adoptei) através de um conector universal para os rádios que equipa a bmw esse conector custou-me 51€.
As diferenças do conector bmw para as outras duas soluções são que este conector não permite controlar o iPod através do volante multifunções ou do rádio nem permite que a informação sobre as faixas apareça no rádio (as outras duas soluções permitem). Em compensação o conector permite que tenhamos também a caixa de cd's ligada ao rádio. (As outras duas soluções não permitem). este conector é universal permite ligar qualquer leitor de mp3 ao rádio, ou um leitor de cd's portátil, até permite, caso queiram, ligar um simples walkman. porque o conector é um input de 3.5.
referencia do conector : 65120153501
Quanto á instalação em si a minha primeira ideia era colocar o conector na caixa dos óculos (por baixo do ar condicionado, por cima do cinzeiro) mas depois de algumas tentativas deistiu-se, mas eu vi fotos na internet de alguem que conseguiu. Já chega de lenga lenga (peço desculpa) cá vão as fotos.

Lamento não ter fotos do processo de instalação mas posso garantir que foi muito simples