Depois de estár cansado de entrar no meu carro e ver akelas portas em tecido todas sujas, resolvi pôr mãos à obra e meter pele sintética (Napa) nas quartelas do meu E36 Coupe. Nas fotos a seguir vocês irão acompanhar os progressos, e estarei disponibilizando informações a respeito dos materiais usados bem como os custos, para os que se dispuserem a enveredar por esta empreitada, ou similar.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Para começar, vamos vêr como era a porta ANTES e DEPOIS.
ANTES:


DEPOIS:

O MATERIAL:
NAPA 8 EUROS O METRO COMPREI 1.15 METRO X 140 POR €9.20
COLA DE CONTACTO = €3.88
CANETA PEGUE COM O SEU FILHO
PINCÉL €:0.98
CHAVE SEXTAVADA = SUA CAIXA DE FERRAMENTAS OU ENTÃO VÁ AO CHINÊS MAIS PRÓXIMO
TESOURA = A DE CORTAR CABELO SERVE
SECADOR DE CABELO DOMÉSTICO OU SECADOR PROFISSIONAL = O SECADOR DE CABELO DA SUA MULHER

APÓS RETIRAR A PORTA DO SEU VEÍCULO (EU NÃO MOSTREI AQUI O PROCEDIMENTO, MAS EXISTE UMA MARAVILHA QUE INVENTARAM CHAMADA GOOGLE QUE IRÁ TE DIZER COMO SE FAZ), VAMOS RETIRAR A QUARTELA ONDE IREMOS APLICAR A PELE (SINTÉTICA).
COMEÇAMOS POR RETIRAR O SUPORTE DA PARTE DE TRÁS DO TAMPO DA PORTA:

DEPOIS É SÓ PUXAR COM CUIDADO PARA NÃO PARTIR A QUARTELA


VEJA O ESTADO EM QUE SE ENCONTRAVA ESTA




APÓS FEITO ISTO, IREMOS RETIRAR O TECIDO OU NAPA ANTIGA

APÓS RETIRADO O TECIDO, CONVÉM USA UMA LIXA RAZOAVELMENTE GROSSA, OU ATÉ MESMO UMA REBARBADORA PARA RETIRAR A COLA SECA ANTIGA. NÃO FOI O MEU CASO POIS EU NAO ACHEI QUE HOUVESSE MUITA COLA NA MINHA QUE PUDESSE IMPEDIR A CONCLUSÃO DO MEU PROJETO. (PREGUIÇA

APÓS ISSO IREMOS APROVEITAR O TECIDO ANTIGO PARA USAR COMO MEDIDA DE BASE PARA RECORTARMOS A NAPA E EVITAR DESPERDICIOS
HÁ UM DITADO QUE DIZ: DEVEMOS APRENDER COM OS ERROS DOS OUTROS, PARA EVITARMOS PASSAR PELO MESMO.
COM ISSO QUERO DAR UMA DICA: NÃO USEM O TECIDO RETIRADO COMO MOLDE, POIS O MESMO, APÓS SER RETIRADO DA QUARTELA ENCOLHE, E ISSO PODE FAZER COM QUE VOCÊ FIQUE SEM MUITO COM O QUE TRABALHAR NA HORA EM QUE FOR MOLDAR A NAPA NA QUARTELA. CONVÉM QUE VOCÊ COLOQUE A QUARTELA SOBRE A NAPA E CORTE-A EM FORMA DE UM RETANGULO DEIXANDO UNS 4 A 5 cm PARA OS LADOS PARA QUE ESSA SOBRA LHE SIRVA DE MARGEM DE MANOBRA QUANDO FOR FAZER OS VÍNCOS E RELEVOS.

BEM PESSOAL, AQUI IREMOS USAR O BOM SENSO. ESSAS MEDIDAS SÃO PARA AS MINHAS QUARTELAS. CADA UMA TIRE A SUA PRÓPRIA MEDIDA.



RECOMENDO AOS CAROS COLEGAS A NÃO FAZER ISSO, OU SEJA CORTAR A NAPA BASEADO NO TECIDO RETIRADO, POIS APÓS PASSAR COLA NA NAPA E NA QUARTELA, FICA COMPLICADISSIMO DE SE MOLDAR, POIS AO COLAR, NÃO TEM COMO DESLOCAR A NAPA PRA FRENTE E PARA TRÁS PARA FAZER O MOLDE NAS QUINAS DA QUARTELA.


TENDO DITO ISSO, IREMOS UTILIZAR O PINCEL PARA ESPALHAR A COLA POR SOBRE A QUARTELA E SOBRE A NAPA UNIFORMEMENTE (NÃO USEM COLA DE CONTACTO EM SPRAY POIS NÃO PRESTAM PARA ESTE TIPO DE TRABALHO):

APÓS ISTO, DEIXE A COLA SECAR EM AMBAS AS PARTES POR MAIS OU MENOS 30 A 40 MINUTOS. PARA SABER SE ESTÁ NA HORA DE EFETUAR A UNIÃO, BASTA ENCOSTAR O DEDO NA QUARTELA. O DEDO NAO DEVE SER COLADO, NÃO DEVE SE SENTIR A COLA A COLAR O DEDO. LEMBRE-SE QUE ESTÁ É UMA COLA DE CONTACTO, E COMO TAL ELA COLA APARTIR DE PRESSÃO, FORÇA.
AGORA IREMOS COLAR A NAPA À QUARTELA MOLDANDO-A (A PRÍNCIPIO COLOQUE A LEVEMENTE SOBRE A QUARTELA PARA QUE, CASO HAJA NECESSIDADE POSSA LEVANTA-LA OU RETIRA-LA MAIS FACILMENTE) SOBRE PRESSÃO E SE SENTIR NECESSIDADE, UTILIZE O SECADOR DE CABELO SOBRE A NAPA PARA QUE A MESMA FIQUE MAIS MALEÁVEL.
MAIS UMA VEZ, VOLTO A LEMBRAR: A NAPA DEVE SER POSTA COM ALGUMA PRESSÃO SOBRE A QUARTELA PARA QUE FIQUE BEM FIXADA.





PARA EVITAR ESSE TIPO DE VÍNCOS:

FAÇA ISTO, PRINCIPALMENTE NAS PONTAS:

SE TIVERES FEITO TUDO COMO DEVE SER, SUPOSTAMENTE FICARÁ ASSIM, OU MELHOR DO QUE ISSO:


DEPOIS É SÓ PASSAR COLA NA PARTE TRASEIRA DAS QUARTELAS E TAMBÉM NO TAMPO DA PORTA DE ONDE FOI RETIRADA E ESPERAR MAIS UNS 40 MINUTOS E COLA-LA SOBRE PRESSÃO.
A COLA ESTARÁ COMPLETAMENTE SECA APÓS UMAS 12 HORAS, POR ISSO NÃO SE AVENTURE DEMAIS EM MEXER NA QUARTELA, POIS PODERÁ NÃO FICAR MUITO BEM COLADA.
O RESULTADO DEVERÁ SER ALGO PARECIDO COM ISSO:
http://img853.imageshack.us/i/img0110s.jpg/

VOLTAMOS A COLOCAR O SUPORTE NA PARTE TRASEIRA:

BEM, PESSOAL É ISSO AÍ.
ESPERO TER AJUDADO ALGUÉM E QUE TAMBÉM TENHA FICADO BEM EXPLICADO.
QUALQUER DÚVIDA, BASTA PERGUNTAR.
HAAA DEPOIS EU MOSTRO COMO FICOU APÓS A MONTAGEM NO CARRO