[DIY] Limpeza EGR's E38 740d

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

[DIY] Limpeza EGR's E38 740d

Mensagem por Miguel000 »

Boas pessoal
Na sexta passada lá ganhei coragem e fui limpar as EGR's do meu bimmer
Acho que pelo que li aqui no forum, que esta limpeza não é efectuada nas revisões na marca! Corrijam-me se estou enganado..
Portanto, com perto de 356.000 Km deviam estar espertas :think
Aqui ficam as fotos :fixe

O motor :inlove já sem capa
Imagem

O sistema de admissão com as EGR's
Imagem

Já com as curvas de borracha fora
Imagem

Aqui a curva também suja por sinal e um pouco húmida, foi também limpa
Imagem

Aqui as entradas das EGR's e o facto de estarem bastante diferentes uma da outra (já explico pk)
Imagem

A EGR já fora. Podem ver a valente camada :shock:
Imagem

O que saiu lá de dentro :susto
Imagem

Já bem limpinha :dance
Imagem

Imagem

A entrada para o colector de admissão tá neste estado! Qualquer dia com muito mais tempo logo tiro tudo fora para limpar
Imagem

Depois de tudo isto desliguei as dita cujas, que é muito fácil, só desconectar o tubinho de vácuo e tapa-lo.

Ora bem a EGR esquerda está muito suja porque já há muito tempo que ando com uma enorme fuga de pressão nos tubos que vêm do turbo que fazia uma barulheira desgraçada (assoprar) e me tirava muita potencia e muitos cavalos a fugir.
Durante esta limpeza, finalmente após tanta procura, encontrei um enorme rasgo na curva que liga o intercooler á admissão

Imagem

Já mandei vir a curva e mandei também vir a mesma curva mas do outro lado, aproveito e mudo as duas.
Ai sim vou ter os 245 cavalinhos :driving

Um dos tubos, nomeadamente do lado direito, que em principio não tem fuga nenhuma, apresenta algum oleo :( que deve estar a escapar do turbo para dentro dos tubos que vão para a admissão :!: A propria EGR direita tinha bastante oleo no seu interior (mas por sua vez quase nenhum carvão)
Que me podem dizer sobre a presença deste oleo? :?: é muito anormal?

Espero ter ajudado
Espero o vosso feedback :fixe
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

grifpt
Membro Iniciado
Registado: 27 jul 2009, 22:44
O meu Carro:: BMW 525 tds E39 1997/06

Re: [DIY] Limpeza EGR's E38 740d

Mensagem por grifpt »

Boas,
Um trabalhinho jeitoso que tiveste, eu tenho uma e39 525tds e a minha EGR tem 2 tubinhos ligados ao contrario do que tenho visto que tem só um.

Um dos tubo vai ligar á colassa ou ao bloco e o outro vai a uma valvula electrica junto ao filtro de gasoleo.
A questam é se eu quiser desligar a EGR tenho que tapar os 2 tubos ou qual dos tubos tenho que tapar.

Obrigado

Padno
Membro Juvenil
Registado: 30 ago 2009, 13:44
O meu Carro:: Bmw e39 30d 1999
Contacto:

Mensagem por Padno »

Tenho que aproveitar para dizer o quanto lindo é esse motor :)

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

É completamente normal teres óleo na admissão. O turbo é lubrificado pelo óleo do motor, que por sua vez escapa para a admissão.

Que produto usaste para limpar as EGRs?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Miguel000
Membro Senior

Mensagem por Miguel000 »

Pelo que eu percebi pode haver algum óleo, mas se tiver muito é mau sinal! neste caso eu tinha um com muito mais óleo que o outro! Se estivesse tudo normal tinham que estar os dois iguais. No meu caso posso-te dizer que os tubos que estão mais secos são de um turbo que foi posto á uns anos, os outros tubos mais humidos são do outro turbo que ainda é o de origem e deve estar a passar um bocado de oleo.
Na limpeza, raspei aquilo bem por dentro com paciência, e depois se não me engano foi um bocado de wd40 e sequei tudo bem. Ficou um mimo :fixe
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

nesse caso o turbo + antigo já deve estar nas lonas, com alguma rachadela... e isso é mau sinal...
deve-t ficar + barato tirar fora e mandar reparar, do que meter turbo novo...
se calha o turbo partir, e entrar muito oleo na admissao... pode causar o alvorar do motor...
http://www.youtube.com/watch?v=M-pxsViKF88
o oleo que entra na admissao dá continuidade ao trabalhar do motor, mesmo que se corte o gasoleo, e só para quanto o motor ter comido o oleo todo, servindo assim para lixo.
a unica maneira de parar é se tiver a sorte de ter caixa manual, engrenar uma velocidade alta, e largar a embraiagem para tentar fazer o motor ir abaixo, pisando travao ao mesmo tempo.

faz uma revisao nisso :) tens aí maquina, aproveitas e tiras o carvao do sistema de admissao completo.

Miguel000
Membro Senior

Mensagem por Miguel000 »

Sim tenho k ver isso até porque ele já assobia um bocado de vez em quando :( mas acho que ainda não está muito mal!
Imagem

E38 740d ano 2000
245 hp 560 Nm

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”