Reparaçao de vidros E36 coupé Cronico nos anos de 92 a 94
Enviado: 07 jun 2011, 21:54
Pois é pessoal após alguma pesquisa descobri qual o problema do vidro do lado direito do meu carro que só descia por impulsos um problema que já se arrastava a quase 3 anos.
A reparação é muito simples e novamente digo que é comum nos coupés fabricados entre 92 e 94.
Para começar deixo um vídeo encontrado no youtube que da bem para ver o que acontece, como já existe um tópico destes mas em inglês e só com duas imagens decidi tirar eu umas fotos de alguma parte do processo e criar um DIY para os mais preguiçosos com o inglês :fixe
http://www.youtube.com/watch?v=trrhvwrxUqw
Para quem não sabe é necessário retirar a forra da porta ou do condutor ou do passageiro se o problema existir em ambas o trabalho é a dobrar para isso temos de retirar as duas tampas que existem por trás do puxador interior como indica na figura, e usar um jogo de chaves torxs para desapertar os respectivos parafusos.Não liguem aos meus desenhos no paint.

Após retirados os parafusos começar por puxar a forra o ideal é puxar primeiro por baixo pelos compartimentos de guardar objectos e de seguida ir puxando pelos lados para se soltarem todas as molas normalmente sai a forra da porta e as peças coladas na forra ficam agarradas a porta juntamente com as molas :duh outro grande problema dos E36.
Depois da forra tirada temos de retirar o plástico com esponja que tem a separar a chapa da forra logo de seguida já temos acesso a todo o mecanismo do vidro
Como ilustra na próxima imagem já com a parte eléctrica fora temos de desligar as fichas (atenção antes de desapertar os parafusos nos locais com setas a verde desligar as fichas com setas a vermelho) apenas ligam duas fichas uma só com um fio que funciona através do switch que esta no trinco da porta e a outra ficha é o comando geral do motor.Na placa existe um circulo azul são os sensores electromagnético que fazem "leitura" do íman do veio.

A próxima imagem mostra-nos o veio do motor só visível depois de tirada a placa electrónica anterior, onde esta a seta azul mostra-nos o veio e é nesse veio que tem de estar o íman para a placa electrónica detectar através de electromagnetismo se o motor por qualquer razão esta ou não em esforço.

As setas verdes são os parafusos torxs que vamos desapertar para poder chegar o motor atrás para poder empurrar o íman para a frente pois o gajo vai estar junto do cobre(induzido)
Quando tudo estiver com este aspecto:


temos com uma chave de empurrar o íman que esta a azul do lado direito da imagem (parece o género de um rolamento) para a direita ate ficar de frente para a ranhura da segunda imagem que postei.
Normalmente com os anos ele desloca-se para junto do semi-rectângulo que desenhei do lado esquerdo e é dai que vão ter de o empurrar para a ranhura do lado direito.é super fácil metam um pouco de cola para não voltar a acontecer o mesmo e depois e só repor tudo como estava ensaiar antes de meter a forra na porta.Depois de tudo ensaiado é meter a forra ao sitio e esta feito
Espero ter ajudado, alguma complicação pois imagino que o tópico esteja confuso é só perguntar.
Abraços e espero que seja útil. :lovebmw :lovebmw
A reparação é muito simples e novamente digo que é comum nos coupés fabricados entre 92 e 94.
Para começar deixo um vídeo encontrado no youtube que da bem para ver o que acontece, como já existe um tópico destes mas em inglês e só com duas imagens decidi tirar eu umas fotos de alguma parte do processo e criar um DIY para os mais preguiçosos com o inglês :fixe
http://www.youtube.com/watch?v=trrhvwrxUqw
Para quem não sabe é necessário retirar a forra da porta ou do condutor ou do passageiro se o problema existir em ambas o trabalho é a dobrar para isso temos de retirar as duas tampas que existem por trás do puxador interior como indica na figura, e usar um jogo de chaves torxs para desapertar os respectivos parafusos.Não liguem aos meus desenhos no paint.

Após retirados os parafusos começar por puxar a forra o ideal é puxar primeiro por baixo pelos compartimentos de guardar objectos e de seguida ir puxando pelos lados para se soltarem todas as molas normalmente sai a forra da porta e as peças coladas na forra ficam agarradas a porta juntamente com as molas :duh outro grande problema dos E36.
Depois da forra tirada temos de retirar o plástico com esponja que tem a separar a chapa da forra logo de seguida já temos acesso a todo o mecanismo do vidro
Como ilustra na próxima imagem já com a parte eléctrica fora temos de desligar as fichas (atenção antes de desapertar os parafusos nos locais com setas a verde desligar as fichas com setas a vermelho) apenas ligam duas fichas uma só com um fio que funciona através do switch que esta no trinco da porta e a outra ficha é o comando geral do motor.Na placa existe um circulo azul são os sensores electromagnético que fazem "leitura" do íman do veio.

A próxima imagem mostra-nos o veio do motor só visível depois de tirada a placa electrónica anterior, onde esta a seta azul mostra-nos o veio e é nesse veio que tem de estar o íman para a placa electrónica detectar através de electromagnetismo se o motor por qualquer razão esta ou não em esforço.

As setas verdes são os parafusos torxs que vamos desapertar para poder chegar o motor atrás para poder empurrar o íman para a frente pois o gajo vai estar junto do cobre(induzido)
Quando tudo estiver com este aspecto:


temos com uma chave de empurrar o íman que esta a azul do lado direito da imagem (parece o género de um rolamento) para a direita ate ficar de frente para a ranhura da segunda imagem que postei.
Normalmente com os anos ele desloca-se para junto do semi-rectângulo que desenhei do lado esquerdo e é dai que vão ter de o empurrar para a ranhura do lado direito.é super fácil metam um pouco de cola para não voltar a acontecer o mesmo e depois e só repor tudo como estava ensaiar antes de meter a forra na porta.Depois de tudo ensaiado é meter a forra ao sitio e esta feito
Espero ter ajudado, alguma complicação pois imagino que o tópico esteja confuso é só perguntar.
Abraços e espero que seja útil. :lovebmw :lovebmw