[DIY] converter radio reverse para business cd E39
Enviado: 06 out 2011, 01:11
projecto de conversão de um rádio reverse RDS para um business CD
embora o trabalho tenha sido executado por mim, toda a informação técnica em relação à montagem bem como em relação ao material a adquirir, foi fornecido pelo user rafias o qual tornou possivel este projecto, o meu muito obrigado por tudo rafias.
1º- material necessário. juntem ainda uma chave allen e um alicate.

cabo MID

grampos de ligação entre os fios do carros e os fios do MID (incluidos na compra do cabo MID)

rádio bmw business CD + MID

2º- retirar o rádio original

puxar o botão do som/liga-desliga para fora, colocar uma chave de fendas fina na ranhura e rodar.

mantendo a chave rodada, colocar os dedos na ranhura das casseste e puxar o rádio para fora.

vista geral do painel traseiro.

desligar a ficha do rádio: colocar uma chave na ficha e puxar para cima com cuidado.

vista da ficha depois de desligada.

3º- ligar o MID ao carro.

usar os grampos que fazem connecção entre os fios do carro e os do MID, para tal descarna-se cerca de meio centimetro os fios do carro, em alternativa não se usa os grampas e opta-se pela normal fita isoladora.
neste caso vê-se o cabo do carro a rosa e o do MID a azul, o grampo vermelho faz contacto entre os dois cabos.

ao todo as ligações entre os cabos do carro e os do cabo MID são 5, o esquema abaixo vem incluido com o cabo MID e mostra como devem ser feitas as ligações, a numeração da ficha quadrada do carro(lado esquerdo da imagem), pode não ser exatamente igual de carro para carro, contudo a propria ficha do carro contem a numeração marcada tal como se pode ver na 10ª foto, as ligações devem ser sempre tal e qual como está na folha:
pin 5 da ficha do carro com fio azul do cabo MID
pin 7 da ficha do carro com fio cinzento/vermelho do cabo MID
pin 9 da ficha do carro com fio castanho/rosa do cabo MID
pin 13 da ficha do carro com fio amarelo/castanho do cabo MID
pin 15 da ficha do carro com fio preto/verde do cabo MID

4º- após as ligações estarem feitas o cabo MID deve ser ligado ao MID na lateral tal como mostra na imagem 11ª (ficha azul)
e do MID estamos resolvidos, agora é ligar a ficha quadrada do carro ao rádio cd na parte de trás (não fazer caso do circulo a vermelho e da seta, foram para outra questão anterior), não esquecer tambem de ligar a antena do rádio, não esquecer tambem de verificar se o fusivel vermelho que se encontra na parte de trás do rádio está bom, sem ele o rádio não funciona.

5º- após as ligações estarem todas feitas, o equipamento deve estar a funcionar, aqui nesta foto em testes antes de encaixar tudo.

6º- após confirmação do bom funcionamento do equipamento, encaixa-se o rádio cd, para tal empurra-se para trás e depois de estar alinhado com o tablier, apertam-se dois pequenos parafusos(um de cada lado), que ficam por baixo do rádio, desta forma o mesmo fica fixo e não sai para fora.

5º- depois encaixa-se o MID, é só empurrar para dentro até dar um pequeno estalo, sinal que está encaixado.
está pronto, e o resultado final é este:

aqui numa foto tirada esta noite:

custos:
Rádio BMW Business CD com MID incluido e portes de envio: 300€
Cabo MID com portes incluidos: 28€
total: 328€
dificuldade: facil/média.
tempo: cerca de uma hora.
espero que este pequeno tutorial seja util caso um dia pretendam fazer esta conversão.
cumprimentos.
embora o trabalho tenha sido executado por mim, toda a informação técnica em relação à montagem bem como em relação ao material a adquirir, foi fornecido pelo user rafias o qual tornou possivel este projecto, o meu muito obrigado por tudo rafias.
1º- material necessário. juntem ainda uma chave allen e um alicate.

cabo MID

grampos de ligação entre os fios do carros e os fios do MID (incluidos na compra do cabo MID)

rádio bmw business CD + MID

2º- retirar o rádio original

puxar o botão do som/liga-desliga para fora, colocar uma chave de fendas fina na ranhura e rodar.

mantendo a chave rodada, colocar os dedos na ranhura das casseste e puxar o rádio para fora.

vista geral do painel traseiro.

desligar a ficha do rádio: colocar uma chave na ficha e puxar para cima com cuidado.

vista da ficha depois de desligada.

3º- ligar o MID ao carro.

usar os grampos que fazem connecção entre os fios do carro e os do MID, para tal descarna-se cerca de meio centimetro os fios do carro, em alternativa não se usa os grampas e opta-se pela normal fita isoladora.
neste caso vê-se o cabo do carro a rosa e o do MID a azul, o grampo vermelho faz contacto entre os dois cabos.

ao todo as ligações entre os cabos do carro e os do cabo MID são 5, o esquema abaixo vem incluido com o cabo MID e mostra como devem ser feitas as ligações, a numeração da ficha quadrada do carro(lado esquerdo da imagem), pode não ser exatamente igual de carro para carro, contudo a propria ficha do carro contem a numeração marcada tal como se pode ver na 10ª foto, as ligações devem ser sempre tal e qual como está na folha:
pin 5 da ficha do carro com fio azul do cabo MID
pin 7 da ficha do carro com fio cinzento/vermelho do cabo MID
pin 9 da ficha do carro com fio castanho/rosa do cabo MID
pin 13 da ficha do carro com fio amarelo/castanho do cabo MID
pin 15 da ficha do carro com fio preto/verde do cabo MID

4º- após as ligações estarem feitas o cabo MID deve ser ligado ao MID na lateral tal como mostra na imagem 11ª (ficha azul)
e do MID estamos resolvidos, agora é ligar a ficha quadrada do carro ao rádio cd na parte de trás (não fazer caso do circulo a vermelho e da seta, foram para outra questão anterior), não esquecer tambem de ligar a antena do rádio, não esquecer tambem de verificar se o fusivel vermelho que se encontra na parte de trás do rádio está bom, sem ele o rádio não funciona.

5º- após as ligações estarem todas feitas, o equipamento deve estar a funcionar, aqui nesta foto em testes antes de encaixar tudo.

6º- após confirmação do bom funcionamento do equipamento, encaixa-se o rádio cd, para tal empurra-se para trás e depois de estar alinhado com o tablier, apertam-se dois pequenos parafusos(um de cada lado), que ficam por baixo do rádio, desta forma o mesmo fica fixo e não sai para fora.

5º- depois encaixa-se o MID, é só empurrar para dentro até dar um pequeno estalo, sinal que está encaixado.
está pronto, e o resultado final é este:

aqui numa foto tirada esta noite:

custos:
Rádio BMW Business CD com MID incluido e portes de envio: 300€
Cabo MID com portes incluidos: 28€
total: 328€
dificuldade: facil/média.
tempo: cerca de uma hora.
espero que este pequeno tutorial seja util caso um dia pretendam fazer esta conversão.
cumprimentos.