Boas
A lavagem dos motores deve ser feita com alguns cuidados, e também não aconselho a ser feita todas as semanas como a chapa, mas com os devidos cuidados e caso o motor esteja de perfeita saúde não existe problema.
Vou deixar-vos umas imagens e metodos sobre a limpeza de um motor a um BMW M3.
Os processos foram :
1º com o motor a 1/5 da temperatura normal de funcionamento , borrifar um
desengordurante de alto poder em diversas secções, agitar com pincel e retirar com água corrente, SEM PRESSÂO.
2º Por o motor a trabalhar durante uns 10 minutos, e se possivel dar uma voltinha para a água que esteja em algum orificio mais fundo, sair ou evaporar.
2.1 - se tiverem ar comprimido é o ideal para as áreas menos acessiveis, mas smp com pouca pressão.
3- Depois disto uso produtos para condicionar as borrachas, alguns cromados e selante de pintura para as partes pintadas.
Finalmente uso um condicionador geral para o motor todo, deixo o produto actuar cerca de 45 minutos, e limpo o excedente com pano de microfibras.
Os resultados são excelentes e em termos de duração também, vejam então o motor como ficou :
O segredo é nunca usar água com pressão, petroleos ( atacam e deterioram as borrachas e plásticos ) e metodos/produtos correctos.
Sobre a parafina , não aconselho mesmo nada, antigamente era costume fazer isso mas hoje em dia com as protecções inferiores da carroçaria não vale a pena, além do mais só serve para o lixo ficar agarrado.
Akele abraço